Motor VM

citação:Originalmente colocada por gonexplorer

"..."opá, isso para o verão o melhor é meter-lhe mesmo água. Aquilo com o líquido refrigerante também corrói, não muda nada."

Cuidado com esse mecanico :(

Epá, segundo percebi não será ele a fazer a revisão, mas sim outro, ele vai é combinar a cena. Agora, fico admirado que ele se tenha saído com uma dessas, uma vez que ele comercializa peças da Jeep e trabalha com a marca há bastante tempo, além de ter imediatamente identificado os males das minhas queixas (resta saber se tem mesmo razão).

De qualquer forma, vou-me certificar qual o óleo que ele vai usar, de resto a mudança dos óleos da caixa, motor, diferenciais, mudança de filtros e das borrachas da caixa das redutoras devem ser acções simples.

Epá, segundo percebi não será ele a fazer a revisão, mas sim outro, ele vai é combinar a cena. Agora, fico admirado que ele se tenha saído com uma dessas, uma vez que ele comercializa peças da Jeep e trabalha com a marca há bastante tempo, além de ter imediatamente identificado os males das minhas queixas (resta saber se tem mesmo razão).

De qualquer forma, vou-me certificar qual o óleo que ele vai usar, de resto a mudança dos óleos da caixa, motor, diferenciais, mudança de filtros e das borrachas da caixa das redutoras devem ser acções simples.

Secalhar e por causa desse mecanico que os Jeep's dão raia com fartura... hehhheehheehhe joking...

Bem, lá fiz a tal revisão... Coreu mais ou menos... Então foi assim:

Mudança de óleo
Filtro de óleo
Filtro de ar
Valvolina
Conjunto de borrachas da alavanca 4x4 para deixar de vibrar
Aditivo para o diferencial traseiro

Então, o que correu mais ou menos? Acontece que o esperto que arranjava as peças da Jeep apenas se lembrou de trazer 2 litros de valvolina da Mopar. Depois de reparar nisso fingiu que ia buscar mais, mas disse ao outro para tirar o que faltava do diferencial da frente (o óleo é o mesmo da caixa), cujo o óleo já estava preto e usado. O gajo até me atraiu para ver um Jeep em ruínas que lá estava enquanto o companheiro fazia isso. Eu topei a cena toda, mas não disse nada. Preferi que deixassem a caixa com óleo suficiente do que sem óleo. Para falar a verdade, a caixa está mais suave, talvez por causa do óleo Mopar que é mesmo da Jeep, mas não gostei da atitude dos gajos de fazerem a cena à sucapa. Mais valia terem-me dito logo de uma vez e tentavamos resolver a cena pacificamente.

O melhor foi o preço: 138€ pela "revisão". Tirando essa cena do óleo da caixa, penso que não foi caro. Isto tendo em conta que na Precision me pediam cerca de 360€ para fazer mais ou menos o mesmo.

O que me preocupa agora é se não terei ficado com óleo a menos no diferencial da frente (o cherokee tem tracção traseira).

de resto é como digo, se não fosse essa cena tinha sido perfeito porque o gajo arranja mesmo peças baratas da Jeep.

Boas, os motores VM (pelo menos os 2.5TD dos RR) não têm correia nem corrente, a distribuição é feita por carreto, dai akele barulho caracteristico tipo traineira...

AbRRaço

Ps.: Essa da agua por amor de deus, nem a minha mulher dizia tal barbaridade... Eu fugia já dai... até apagava o nº de telefone do meu telemovel, pra não ter ideias...

De facto essa cena da água arrepiou-me profundamente, mas por outro lado o gajo conseguiu identificr imediatamente e resolver dois males de que eu me queixava (ruído na caixa e barulho no diferencial traseiro) além de ter demonstrado um grande conhecimento sobre esses carros. No entanto a macaquice que fizeram com a valvolina e essa cena da água ficaram-me atravessadas.

Conheço 1 individuo que tem RR de 90, motor VM, com 320.000KM. E não gasta ponta de oleo.

Ele diz ter 1 colega que tem 1 jipe igualzinho ao dele que já conta com 700.000KM.

O motor VM é o k tem maior binário de tds os outros motores diesel para o range rover, com excepção do 3.0td6.

É um excelente motor!

3.0 Td6
Cilidrata / Capacity (cc.) 2926
Potenza Max / Max Power 177 Hp / 132 Kw @ 4000 rpm
Coppia Max / Max Torque 390 Nm / 39,7 Kgm / 287,6 lb-ft @ 2000 rpm

citação:Originalmente colocada por vadio

3.0 Td6
Cilidrata / Capacity (cc.) 2926
Potenza Max / Max Power 177 Hp / 132 Kw @ 4000 rpm
Coppia Max / Max Torque 390 Nm / 39,7 Kgm / 287,6 lb-ft @ 2000 rpm

Ja sei é o do range novo. So me lembrava do 2.7 TDv6....

O 2.7 e um belo motor, o 3.0 nunca conduzi.

atençao companheiro. Esse mecanico parece-me artista. Se o jipe fosse meu, nunca mais lá entrava, com essas brincadeiras da água e da valvolina....isso para mim não dá. Faz-me lembrar um que eu conheço que é um excelente mecânico, mas eu um dia meti lá o carro para mudar flitros e óleo....ele cobrou o filtro de gasóleo e tenho a certeza que não mudou. Tb não lhe disse nada, prefiro assim, ele se tiver de esperto como tem de "manhoso" descobre pq é que deixei de lá ir. não foi por 18 euros que fiquei mais pobre, mas fiquei a conhecer um sujeito que nunca mais me prova 1 centimo. E tenho a certeza que ele já percebeu. Isso é o que me dá gozo.

Abraço

Humberto Pereira

Utilizar apenas água? Já agora da torneira não? Um dos problemas que podes vir a ter é corrosão nas relas e depois um dia mais tarde perfuram. Mete logo que possas liquido refrigerante adequado! O problema da valvulina do diferencial da frente não percebi. Não mudaste a valvulina nos dois diferenciais?
Coloca a nível a valvulina com urgência, mesmo que o carro tenha cubos de roda livre em qualquer momento pode precisar de utilizar o carro em 4x4.

Pelo que percebi, só trocou a valvulina da cx e não dos diferenciais.
Em relação a esse "mecânico" só digo uma coisa: CUIDADO com esses fdp chulos que andam aí. O barato sai caro!
Mecânicos há muitos e eu prefiro ser roubado a pagar 35€ de mão-de-obra/hora do que ser roubado por um parvalhão que não sabr o que anda a fazer. E atenção que eu não me refiro "ir à marca", porque poucas são as marcas que têm "mecânicos", a maioria tem "substituidores de peças"...

Pois, de facto fiquei chateado não pela macaquice, mas por me terem querido "enganar". A verdade é que os tipos até mostraram perceber alguma coisa da mecânica daquilo (tirando a cena da água que nunca chegaram a pôr...).

A minha dúvida é esta: Em princípio terei de atestar o diferencial da frente, cuja parte do óleo foi para a caixa, mas deverei mudar também o óleo da caixa outra vez, ou deixo estar como está...? É que se for mudar outra vez já não vou pôr o tal da marca, mas sim de outra tipo BP ou Galp...

Depende da marca do lubrificante

BP

http://www.ew2.lubesinfo.com/frameset.asp?sid=209&bid=83&sc=1209&langid=13

Motor (DT) Visco 7000 Sport 5W-40 6.5
Transmissão manual Energear SHX-M 75W-90 3.1
Transmissão automática
Diferencial Energear SHX-M 75W-90 (b,d) 1.2 / 1.4
Refrigerante BP Antifreeze 8
Direcção assistida Produto do construtor
Caixa de Transferências Recomendado Autran MBX 1.4
Alternativo Autran DX III
Pontos de lubrificação Recomendado Energrease LS-EP 2
Alternativo Energrease LC 2
Fluido de Travões BP Super Disc Brake Fluid

CEPSA

http://www.cepsa.com/productos/pages/guia_lubricacion-pt.htm?idi=3

Aplicação Recomendação Capacidade (l)
Motor (DT) 1º STAR TDI-GTI 15W-40 6.5
2ª PLATINUM 15W-40
Transmissão manual TRANSMISIONES EP FE-LD 75W90 3.1
Transmissão automática
Diferencial TRANSMISIONES EP FE-LD 75W90 (b,d) 1.2 / 1.4
Refrigerante ANTICONGELANTE/REFRIGERANTE 50% 8
Direcção assistida
Caixa de Transferências ATF 70 1.4
Pontos de lubrificação ARGA EP-2 ESPECIAL
Fluido de Travões LIQUIDO PARA FRENOS DOT-3

Why?

Sinceramente eu não. Como eu não comprei o Cherokee para trialadas em princípio não me preocupo com esse aspecto. No que toca a passeios e auto estrada, não passo dos 120Km/h e o ponteiro do aquecimento raramente passa dos 90º (marcação antes dos 100º...), mas a verdade é que se mantém sempre nessa marcação, esteja ele a andar a 120, 90 ou 50. Só começa a avançar lentamente em direcção aos 100 se eu puxar um pouco mais por ele numa ultrapassegem ou algo assim. De resto tem-se portado muito bem desde que o comprei há 4000Km atrás. Tenho de lhe fazer a revisão o mais urgentemente possível. Incluindo mudança de valvolina, lubrificação diferenciais, borrachas p/ alavanca das mudanças, oleo, filtros, etc... Será que tenho de lhe mudar as velas e a correia de distribuição?

Quanto à entrada de ar, estava a pensar mais em algo como têm os vitaras ou até mesmo os hummers com um quadrado grande no capot. Acho que essa técnica de levantar o capot atrás dava chumbo na inspecção e não sei se uma entrada de ar "pirata" do género Vitara ou hummer não daria também...
Desculpem aparecer fora de tempo... mas essa de andar só a 120 é mesmo assim?? Não dá para andar na casa dos 140/150. Com o carro carregado e A/C como costuma ser o comportamento????

citação:Originalmente colocada por allen

Sinceramente eu não. Como eu não comprei o Cherokee para trialadas em princípio não me preocupo com esse aspecto. No que toca a passeios e auto estrada, não passo dos 120Km/h e o ponteiro do aquecimento raramente passa dos 90º (marcação antes dos 100º...), mas a verdade é que se mantém sempre nessa marcação, esteja ele a andar a 120, 90 ou 50. Só começa a avançar lentamente em direcção aos 100 se eu puxar um pouco mais por ele numa ultrapassegem ou algo assim. De resto tem-se portado muito bem desde que o comprei há 4000Km atrás. Tenho de lhe fazer a revisão o mais urgentemente possível. Incluindo mudança de valvolina, lubrificação diferenciais, borrachas p/ alavanca das mudanças, oleo, filtros, etc... Será que tenho de lhe mudar as velas e a correia de distribuição?

Quanto à entrada de ar, estava a pensar mais em algo como têm os vitaras ou até mesmo os hummers com um quadrado grande no capot. Acho que essa técnica de levantar o capot atrás dava chumbo na inspecção e não sei se uma entrada de ar "pirata" do género Vitara ou hummer não daria também...
Desculpem aparecer fora de tempo... mas essa de andar só a 120 é mesmo assim?? Não dá para andar na casa dos 140/150. Com o carro carregado e A/C como costuma ser o comportamento????

podes andar depressa, os motores VM ate teem bastante energia e n andam nada mal, tudo depende dos antecedentes do "carro".
Se estiver em bom estado até aguenta umas boas puxadelas, agora se n estiver nas melhores condiçoes só vais fazer com k os problemas apareçam mais cedo.

Como já foi dito algures por aki os VM n são nenhuns bixos papoes, k keimam se acenderes um cigarro lá dentro, agora sao motores com alguns problemas de akecimento quando se puxam por eles (foram concebidos para traineiras). Eu n conheço nenhum JIPE k goste de velocidades, mas se n fizeres disso regra tb ase aguentam.

Eu tenho um mitsu 2.5 k já levou motor todo reparado com 120k km, vitima das AE's e de condutores k n pagavam o gazoleo.

Se gostas de andar depressa compra um SUV, ou entam compra o jipe k keres k a andar a essas velocidades as idas frequentes a bomba controlam-te o pé direito.

Pensa positivo, o k gastas a mais no gazoleo vais poupar nas multas [:p]

Tenho um Jeep grand Cherokee de 98 com motor VM.
Alguem me sabe dizer qual o liquido de refrigeração a usar? è que ouvi dizer que nao pode ser um liquido normal... Tem uma referência especifica!

Obrigado

Back