Motores a diesel menos poluentes ?

citação:Originalmente colocada por Afcivic

então se poluem igual, porquê os limites das normas euro são diferentes no caso do nox dos ottos para os diesel?

Calma ai que ninguém disse que "poluem igual". O que se passa é que têm emissões diferentes em quantidade e grau de nocividade, mas que não se pode dizer que um polui mais que o outro (até porque depende as emissões a que dermos mais importância).

citação:Originalmente colocada por colin

ai. ainda não foi desta. Quem disse que são iguais?

ninguem disse que são iguais, pergunto porque não são.
euro3- otto 0,15 diesel 0,50
euro4- otto 0,08 diesel 0,25
euro5- otto 0,06 diesel 0,20

se poluem igual estes valores deviam ser iguais tambem, e já agora tem-se vindo a falar de particulas que no caso dos otto nunca foi sequer imposto qualquer valor pois são insignificantes, e não vão lá com catalizadores nem com qualquer reação química, apenas são filtradas se lá estiverem os filtros claro.

citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

então se poluem igual, porquê os limites das normas euro são diferentes no caso do nox dos ottos para os diesel?

Calma ai que ninguém disse que "poluem igual". O que se passa é que têm emissões diferentes em quantidade e grau de nocividade, mas que não se pode dizer que um polui mais que o outro (até porque depende as emissões a que dermos mais importância).

eu dou mais importância aquelas que não resolves com reações quimicas ou seja as irreverssiveis como é o caso das particulas, é tudo muito bonito dizer que tem fap, mas quando se fala em manutenção de 600€ ao fim de 80 000km's o pessoal prefere esquecer e em vez do fap venha um a\c.

eu dou mais importância aquelas que não resolves com reações quimicas ou seja as irreverssiveis como é o caso das particulas, é tudo muito bonito dizer que tem fap, mas quando se fala em manutenção de 600€ ao fim de 80 000km's o pessoal prefere esquecer e em vez do fap venha um a\c.
E esses, são os "amigos do ambiente"!:D:D:D

Só terei cuidado com o CO amanha, quando for por o meu trintão Corolla a gasolina à oficina. Hj estou com o Megane que bota NOx pa caraças!

cumps

P.S. : Afcivic: ninguém disse que poluem igual. Tem sido a batalha deste tópico fazer ver que são diferentes devido ao seu modo de funcionamento intrinseco. É praticamente impossível fazer com que um diesel emita tantas partículas como um otto tal como é dificil fazer um otto emitir tão pouco HC como um diesel. É a vida. A investigação tratará de continuar a minimizar os problemas inerentes a cada um, fazendo com que a perigosidade global deles para o ambiente seja cada vez mais reduzida

Afcivic os motores a diesel ainda "não conseguem" baixar para esses valores, não é o caso de uns certos Honda.

Aliás, na California são poucos os carros a diesel autorizados a ser vendidos por causa das leis deles bastante restritasem relação à poluição e aos diesel.

se poluem igual estes valores deviam ser iguais tambem, e já agora tem-se vindo a falar de particulas que no caso dos otto nunca foi sequer imposto qualquer valor pois são insignificantes, e não vão lá com catalizadores nem com qualquer reação química, apenas são filtradas se lá estiverem os filtros claro.

Não são iguais porque as tecnologias são diferentes...

A intenção das normas é obrigar os fabricantes a fazer aquilo que de melhor é possível fazer a determinado momento para cada uma das duas tecnologias dominantes, não é intenção pedir o que é impossível.

Por isso mesmo, as normas não obrigam os otto a ter emissões de HC ao nível de um diesel. Se obrigassem a isso, deixavas de ver otto's nos stands..

Percebes?

citação:Originalmente colocada por mundano
(...)
Por isso mesmo, as normas não obrigam os otto a ter emissões de HC ao nível de um diesel. Se obrigassem a isso, deixavas de ver otto's nos stands..

Percebes?

Exacto, foi isso que acabou por acontecer na California, foi tudo metido no mesmo saco. Por um lado é porreiro porque obriga os fabricantes a encontrar medidas para reduzir drasticamente as emissões.

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Afcivic os motores a diesel ainda "não conseguem" baixar para esses valores, não é o caso de uns certos Honda.

Aliás, na California são poucos os carros a diesel autorizados a ser vendidos por causa das leis deles bastante restritasem relação à poluição e aos diesel.

é exactamente isso que estou a falar, os otto acompanham e ate evoluem mais do que as normas exigidas por quioto enquanto no caso dos diesel têm que andar mais atrás para conseguirem acompanhar.
e ainda dizem que poluem igual? a situação do co2 são diferenças mínimas que os otto com as modernas gestões dos motores consomem muito menos, claro que os diesel estão a evoluir no campo das emissões mas continuam atrás pelo simples factos de serem emissões irreverssiveis (particulas), e quando referi que o pessoal deixa de comprar com fap pela manutenção deste, falo de casos que assisti.
para não falar dos problemas destes fap nalgumas marcas em que se andar constantemente em cidade os gajos ficam entupidos, ou seja não estão assim tão evoluidos.;)

citação:Originalmente colocada por mundano

Não são iguais porque as tecnologias são diferentes...

A intenção das normas é obrigar os fabricantes a fazer aquilo que de melhor é possível fazer a determinado momento para cada uma das duas tecnologias dominantes, não é intenção pedir o que é impossível.

Percebes?

não será bem assim pois não queiras comparar as quantidades emitidas pelos otto destes hidrocarbonetos que a maioria dos carros já cumpre a norma euro 5 a entrar em vigor em 2009, e as emitidas pelos diesel em termos de nox em que nenhum cumpre.;)

Afcivic essa do reversível/irreversível ainda pensei que era uma brincadeira... Mas já que insistem, eu deixo aqui a pergunta..

Sabes quantos milhões de anos levou a natureza a armazenas as toneladas de carbonetos por baixo da terra sobe a forma de petróleo/gás?

Achas mesmo que é possível lançar tudo isso em uma dúzia de décadas de novo para a atmosfera e esperar que a natureza consiga sintetizar tudo isso?

Pode ser reversível, mas não será no meu, nem no teu tempo, nem do dos teus filhos, netos, nem dos teus tetra-netos..

Por isso, vamos tentar ser um bocadinho sérios e ver as coisas como elas são e não apenas tentar de toda e qualquer forma provar que aquilo que temos estacionado na garagem é o melhor..

Enfim.. E voltando ao tema em discussão, tal como eu disse antes, as normas servem para obrigar os fabricantes a aplicarem tudo o que é possível fazer em termos de poluição e para os obrigar a desenvolver novas tecnologias. Não devem servir para proibir os diesel ou os otto, porque é obvio que nem os diesel conseguem ser tão bons como os otto em algumas areas, nem os otto tão bons como os diesel em outras areas..

E já que queres tudo igual.. Eu deixo uma questão.. Porque é que os Otto, não pagam o mesmo nível de imposto automóvel para níveis de emissão de CO2 semelhantes?

citação:E já que queres tudo igual.. Eu deixo uma questão.. Porque é que os Otto, não pagam o mesmo nível de imposto automóvel para níveis de emissão de CO2 semelhantes?

porque no geral de emissões os diesel poluem mais.

Resumindo:
Compradores/utilizadores diesel=coveiros do planeta
Compradores/utilizadores gasolina/GPL/hibridos=amigos do ambiente, tambem conhecidos por cidadãos conscienciosos

Razões economicistas como o preço das viaturas, do combustivel, da manutenção, das preferencias pessoais por marca especifica... não tem nada a ver, claro está.

citação:Por isso, vamos tentar ser um bocadinho sérios e ver as coisas como elas são e não apenas tentar de toda e qualquer forma provar que aquilo que temos estacionado na garagem é o melhor..

é tão serio em como eu comprei um hibrido, e te garanto que na estrada em portugal nem 20% dos diesel têm fap que é o que retem as particulas que são a tal emissão irreversivel, que depois de te entrar para os pulmões já não sai, nem se combina com nada na natureza era a isso que me referia de irreverssivel.

citação:Enfim.. E voltando ao tema em discussão, tal como eu disse antes, as normas servem para obrigar os fabricantes a aplicarem tudo o que é possível fazer em termos de poluição e para os obrigar a desenvolver novas tecnologias. Não devem servir para proibir os diesel ou os otto, porque é obvio que nem os diesel conseguem ser tão bons como os otto em algumas areas, nem os otto tão bons como os diesel em outras areas..

concordo plenamente, só que aqui não está em discussão se o diesel é melhor ou pior que o otto.
apenas é mais dificil para os fabricantes colocarem os diesel com os mesmos niveis de poluição dos otto porque simplesmente poluem mais e assim dão-lhes mais tempo para o fazer.
basta ver que para os otto passarem as ultimas etapas do protocolo de quioto apenas mexeram na gestão do motor (os catalizadores vêm já muito atrás)enquanto os diesel já não chega o fap ainda vão ter que arranjar um elemento catalitico para o nox.

Percebo pouco disto...
Mas nas revistas, quando comparo a coluna das emissões de gases (suponho que poluentes) para a atmosfera, o meu (e outros) 1.9 diesel é sempre melhor que qualquer 1.8 ou 2.0 a gasolina e mesmo que alguns 1.6.
Qual é a explicação? É que também sempre tive o preconceito de que o diesel é mais poluente que a gasolina.

Leonardo: a explicação foi dada ao longo destes posts todos.

É um facto muito simples que pode ser resumindo em no seguinte:

- Não é verdade dizer que o diesel polui mais que um otto. São diferentes e cada um tem as suas particularidades que faz com que emitam quantidades diferentes de poluentes diferentes. Dependendo do poluente que se está a analisar, pode ser o diesel o mais poluente ou pode ser o otto o mais poluente.

Quem afirma que o diesel, no seu global, tem uma perigosidade superior, das duas uma:

- Ou é realmente uma grande autoridade na matéria e devemos orgulhar-nos de termos entre nós tal sumidade. No entanto, se tal autoridade estiver presente, convem que ao afirmar tais coisas, as explique e fundamente. Que quer dizer "mais poluente"? Se diz que o diesel é mais perigoso, em que se baseia?

- Pode dar-se o caso de não ser entendido nenhum na matéria. E assim é apenas mais um que acha que a poluição é só o fumo que a gente consegue ver. Como a emissão de fumo preto é "exclusivo" dos diesel, os diesel poluem mais e ponto final. Poluem mais e nem queiram saber o mal que aquele fumo faz. Pior que qualquer CO e HC! Quase tão mau como o NOx! Realmente, quem diz isto, ou sabe muitissimo bem os efeitos a curto e longo prazo no ser humano deste compostos todos e já estudou exaustivamente as consequencias deles todos para o ambiente, ou é alguém que liga muito a conversas de café onde se afirma que "eu vou de lx ao porto em 1 hora e meia" e "o diesel deita fumo venenoso e tal".

Está tudo aí atrás. Hás-de reparar que quem relata factos concretos, tem os factos suportados até por uns bonecos engraçados que um colega aí pôs. Quem contesta, baseia-se em... não sei... Não faço ideia, não apresentam factos. Só teorias desgarradas que são feitas à medida da nossa imaginação...

cumps

Voltar
Superior