Motores "prémio" 1.3 CDTI

citação:Originalmente colocada por monicamelo

E mai nada
[}:)][}:)][}:)]

1444 km's de...autonomia(?)

O motor 1.3 Mjet é um excelente motor quando montado em automóveis do segmento A ou B. No Panda que possuo é um excelente aliado. Gasta pouco e anda bem. Como o Panda pesa cerca de 950kg, não coloca grandes problemas nas baixas rotações. O que é certo é quem antes das 1500 rpm's não existe e só começa a dar o ar da sua graça às +- 2000 rpm's.

Um carro do segmento C, um 307 1.6 HDI de 90cv é bem mais interessante que um Astra 1.3 CDTI. O motor CDTI apesar de ter 90cv, até às 1750/2000 rpm's não é muito superior ao da versão de 70cv. E como um Astra pesa mais 300 a 400kg que um Panda...... façam as contas.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por Inox

Lembram-se do motor 1.3 CDTI qua recebeu um prémio?

Sim , é esse mesmo com a colaboração Fiat-GM.

Agora eu pergunto qual a finalidade desse prémio?

Marketing!?
Ok, estou a ver que não conheces a definição de award.

O prémio foi atribuido por uma entidade independente, se a marca o quiser usar, óptimo, mas não confundas as coisas.

citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

Também julgo que não merecia o dito prémio mas isso é outra conversa…
O queijo Limiano tem aspecto tosco, porque é embalado manualmente.

[8)][}:)][}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

Bitaites e bitaites e ainda não vi nenhuma resposta decente à pergunta.
às vezes pergunto-me se existe vontade de aprender neste forum...

Para mim a melhor resposta foi a de quem colocou a pergunta ;)

citação:Originalmente colocada por RTC

E mai nada

Foi uma aventura cuja média se ficou pelos 3,7 L/ 100 Km.
Agora a autonomia já desceu um pouco [:p]

3,7?!?:(
WTF!
Por quantos quilómetros fizeste?
Eu admiro-me porque eu o melhor que fiz com esse motor foi 4,8 e a pastelar...pastelar muito!

Bem, pelo que sei, este prémio é atribuido por um grupo de jornalistas do mundo automovel e é organizado no Reino Unido.
Em que se baseiam ainda não sei.

De certeza que não era o único motor no "rodeo".
Se ganhou o prémio é porque mereceu[^]
Mais um avanço e um contributo para a indústria automóvel vindo de Itália[^]
Agora quem foge sou eu[:p]

E mai nada

Jovem... Isso foi uma média pontual, provavelmente obtido numa descida...

Mas se achas esses consumos extraordinários eu consigo-os com um carro com mais 200 cm3 e equipado com tecnologia do "arco da velha"...

E mai nada

3,7?!?:(
WTF!
Por quantos quilómetros fizeste?
Eu admiro-me porque eu o melhor que fiz com esse motor foi 4,8 e a pastelar...pastelar muito!

Então?!
O GPunto tem que fazer melhor que isso.[:p]
Esta aventura foram cerca de 200 Km. Em AE e AC off. Do Porto até Leiria [:p] Ainda temos que combinar para meter esse GP a gastar menos de 4 [:p][:p][:p]
A média de velocidade foram 84 Km/H.
Não é fácil (haja paciência) mas também não é dificil...

Acho impossível o GP fazer isso. E olha que sei do que falo!
Já o waxo com o GTC consegue fazer médias muito mais baixas que no GP.[xx(][8D]

Boas,

A questão de se desligar o motor nada tem a vêr com potência...aliás, se há coisa que este motor tem, para a cilindrada, é potência (o meu tem mais de 96 cv's...com 15000km's).

O problema reside antes quando os seguintes 3 factores se verificam...em conjunto:

- AC ligado em velocidades de ventilação elevadas
- Desaceleração em ponto-morto
- Travagem

Mesmo assim não é "liquido" que aconteça sempre, aliás são raras as vezes em que acontece sendo por isso uma avaria intermitente de dificil diagnóstico.

A meu vêr o problema reside num qualquer "bug" do software que gere o funcionamento do motor. A dificuldade está em encontrá-lo...

A respeito da Opel, e apesar das coisas inicialmente não terem corrido bem, estou agora a ter da parte destes o melhor acompanhamento, sendo que também eu estou a partilhar-lhes as minhas experiências por forma a auxiliá-los na resolução do problema.
Dessa colaboração resultou uma intervênção no meu Astra que consistiu num "reset" da centralina carregando de novo o ficheiro mais actual, com o ralenti às 875 rpm's. Até agora, e já testei vários dias com muito calôr, nada de anormal aconteceu! Esperemos que assim continue!

O mais importante é a forma como os problemas são abordados e como são acompanhados pela marca. No meu caso estou agora a ter um excelente acompanhamento! E desengane-se quem pensa que só os Astras é que avariam...

No caso concreto do meu carro...está cada vez melhor. Anda melhor, gasta menos, sem ruidos parasitas...numa palvra...Excelente!

Acredita quem quer...porque a mim importa-me a minha experiência, o que eu penso, não o que alguns "supostos" iluminados pensam que sabem!

Cumpts,
JC_STILO

citação:Originalmente colocada por JC_STILO

Dessa colaboração resultou uma intervênção no meu Astra que consistiu num "reset" da centralina carregando de novo o ficheiro mais actual, com o ralenti às 875 rpm's.

JC_STILO, a propósito dessa reprogramação na centralina, quais foram as diferenças em termos de condução que notaste?
Aumentou ou diminuiu o consumo, por exemplo?
Eu pergunto isto porque penso que teri que fazer o mesmo. Em Itália estão a fazê-lo.:)

DêCêIi, jovem, onde é que está a descida pontual que tu preconizavas???[}:)]

Espera lá...

Deixa-me lá explicar...

Depósito cheio, descer em 6ª deixando o carro apenas embalar (ou seja, sem pressão no acelerador) é possível verificar num CB uma autonomia fantástica e uma média miraculosa...

:) ;) :)

Outras coisas que poderão influenciar o consumo do GPunto:

- aerodinâmica;

- relações de caixa (muito importante);

- n.º de quilómetros do motor.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

DêCêIi, jovem, onde é que está a descida pontual que tu preconizavas???[}:)]

Espera lá...

Deixa-me lá explicar...

Depósito cheio, descer em 6ª deixando o carro apenas embalar (ou seja, sem pressão no acelerador) é possível verificar num CB uma autonomia fantástica e uma média miraculosa...

:) ;) :)

Outras coisas que poderão influenciar o consumo do GPunto:

- aerodinâmica;

- relações de caixa (muito importante);

- n.º de quilómetros do motor.

Acho que têm os dois razão. Até eu, de Coimbra a Sintra, no meu Astra já consegui a média de 5.5. Claro que vim sempre nos limites de velocidade da AE, abusando do cruise control e da acção da gravidade. Estava uma temperatura amena de 23º, sem vento, e acho que o asfalto estava no 30º, logo estavam reunidas as condições para uma poupança no consumo médio.

Agora, no percurso inverso não sei se conseguiria manter essa média.

Voltar
Superior