Motores "prémio" 1.3 CDTI

citação:Originalmente colocada por GT-JTD

Claro...a reprisar é normal.. pah reduz ou n deixes morrer...
Isso n é problema...é caracteristica do carro...tb qual o problema de meter uma 4ª e dps voltar a meter 5ª por ex?
Alem de q os JTD são mais elasticos do q por ex um TDI...e enquanto os TDI reprisas facilmente em 5ª por ex... os JTD podes esticar mto mais uma 4ª...sem sentires aquele "forçar" q sentes num TDI...

Claro que não é problema mas não abona nada a favor do motor/carro.
Isso de não deixar morrer nem sempre dá. Imagina que vais em 5ª a 90 e és obrigado a reduzir para os 60km/h. É mais confortável acelerar e sentir o carro a responder do que ter de reduzir.

Nestas situações, até um Panda 1.2 a gasolina é superior ao 1.3Mjet. Em transito citadino o 1.2 até é mais agradável. Em AE, o Mjet é claramente superior.

citação:Originalmente colocada por Static-X

mais palavras para que o MLK disse tudo...
Muita parra e pouca uva!!!:D[:p]

Olha MLK…a minha opinião tem bases obviamente;)! Não ando aqui a dizer que o 1.4 D-4D é tão bom ou melhor porque sim! A questão é que tenho visto varias comparações em termos de prestações (diversos modelos: Swift, Corsa, Punto vs Yaris/ Corolla vs Astra) e o 1.4 D-4D mostra-se globalmente melhor.

http://automotor.xl.pt/0705/2102.shtm

http://automotor.xl.pt/1104/1402.shtm

Punto 1.3 (90 cv) vs Yaris D-4D

http://img46.imageshack.us/img46/9255/imagezk9.png

Quanto ás versões 1.3 de 70 cv é incomparavel...o Yaris 1.4 D-4D é mesmo muito superior (embora tenha mais 20 cv) e o melhor é que consegue uma media de consumo ligeiramente melhor.

http://www.autohoje.com/pdf/testes/C_AH818_pp.18-19.pdf

SW Corolla VS Astra

http://img423.imageshack.us/img423/7626/imageyu2.png

citação:Originalmente colocada por cloterico

Nestas situações, até um Panda 1.2 a gasolina é superior ao 1.3Mjet. Em transito citadino o 1.2 até é mais agradável. Em AE, o Mjet é claramente superior.
Junta ao 1.2 a caixa robotizada e vais ver a maravilha que é...

E vocês sabiam que as relações de caixa do 1.2 são exactamente as mesmas da motorização 1.3 Mjet [?]

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

citação:Originalmente colocada por cloterico

Junta ao 1.2 a caixa robotizada e vais ver a maravilha que é...

E vocês sabiam que as relações de caixa do 1.2 são exactamente as mesmas da motorização 1.3 Mjet [?]

Melhor dizendo, a caixa é a mesma. ;)
Por falta de espaço no capot-motor, o Panda não tem a caixa utilizada nos Puntos, Ideas etc.... mas sim a do 1.2. Devido a esse "problema", o binário máximo do Panda é de 145nm às 1500rpm's ao invés dos 180nm às 1750rpm's.

citação:Originalmente colocada por Axxantis

citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

citação:Originalmente colocada por Inox

Lembram-se do motor 1.3 CDTI qua recebeu um prémio?

Sim , é esse mesmo com a colaboração Fiat-GM.

Agora eu pergunto qual a finalidade desse prémio?

Markting!?
Acho que sim.
Também julgo que não merecia o dito prémio mas isso é outra conversa…

Cumps.

Cada um tem a sua opinião, o que é óptimo senão a vida era uma pasmaceira, mas convém lembrar que o prémio de motor do ano é dado por um painel de mais de 50 jornalistidas da especialidade, de um carradão de países. É gente do meio, com as mais variadas tendências, na sua maioria são engenheiros que abraçaram o jornalismo, e portanto trata-se de um prémio de inegável idoneidade.

O 1.3 JTD ganhou, se não me engano, face ao 1.4 D4-D da Toyota, ao 1.4Hdi, 1.4 TSI da VW (eles não fazem distinção entre diesel e gasolina), Honda 1.3 (IMA), entre outros.

Era na altura o mais pequeno turbo-diesel de 4 cilindros do mercado, apresentando um consumo mínimo real de 3,3l/100kms. Trata-se de uma obra de engenharia notável, com um design (no sentido lato) optimizado, que se traduz num baixíssimo peso, grande integração de componentes, e modularidade, o que permite encaixar o motor em qualquer coisa com rodas, por muito pequena que seja, bem como alcançar baixos custos de produção.
Do ponto de vista ambiental, basta dizer que foi o primeiro motor diesel a cumprir as normas EuroIV sem precisar de recorrer a filtro de partículas.
No campo da fiabilidade, há que referir aquele célebre teste dos 250.000 kms seguidos sem parar, teste este que foi efectuado em várias unidades, com supervisão de organismos oficiais de certificação de qualidade, nomeadamente (creio) do exigentíssimo organismo de certificação alemão - a TÜV.

Pode não ser o melhor, não discuto isso, mas é sem dúvida uma peça de excelência da engenharia automóvel.

[^][^][^][^][^]

Considerações:

1º O motor 1.3 CDTI/JTD é muito mais Fiat do que Opel. Disso não tenhamos dúvidas. E ainda bem, porque todos os diesel de origem 100% Opel [xx(][xx(][xx(]

2º A modularidade / flexibilidade do 1.3 CDTI/JTD é impressionante. A atestar: a Ford (desulpem-me mas outro contrutor que não sabe fazer diesel, apesar algumas inovações) no novo Ka, vai aplicar o motor 1.3 da parceria Opel/Fiat, devido precisamente à flexibilidade deste motor. Desenganem-se quem julga também que os TDCI não são muito mais PSA do que Ford...

Concordo contigo. A facilidade de adaptação desse motor de facto é uma mais-valia...não é por acaso que vários modelos utlizam este motor! Mas em termos de prestações que é o mais relevante, podem ser globalmente equilibradas mas o 1.3 não é a referencia como foi referido!;)

Cumprimentos.

os premios sao o que sao. sao atribuidos por entidades reconhecidas e com uma finalidade conhecida. como cada um interpreta e "redesenha" a seu gosto...não está sob o controlo nem do fabricante do motor nem da entidade que atribui o premio.

citação:(desulpem-me mas outro contrutor que não sabe fazer diesel, apesar algumas inovações)
pega numa folha em branco e faz um motor diesel. não quero cá discussoes ou desculpas, se dizes que a ford nao sabe fazer motores diesel, faz tu um melhor!

citação:Desenganem-se quem julga também que os TDCI não são muito mais PSA do que Ford...
ha quem diga que sao 50/50, mas isso é malta que nao percebe nada, nem motores diesel sabem fazer. o ppl da PSA tb parece que concorda...

a modularidade deste motor é exactamente a mesma que qualquer outro motor. cabe onde houver espaço...duh:D motores com esta potencia e mais pequenos...ja havia na decada de 80.

a atracçao deste motor é outra (e a base do premio vem dai). tem a ver com produçao, construçao, etc etc, algumas delas absolutamente revolucionarias, mas que o ppl tende a ignorar por ser muito mais facil inventar outras coisas.
com tanto conhecimento que por ai vai, com certeza sabes do que falo.

quanto ao motor ser mais fiat que opel, acho que vais ter algum trabalho a convencer A FIAT disso...ou a Opel.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

os premios sao o que sao. sao atribuidos por entidades reconhecidas e com uma finalidade conhecida. como cada um interpreta e "redesenha" a seu gosto...não está sob o controlo nem do fabricante do motor nem da entidade que atribui o premio.

citação:(desulpem-me mas outro contrutor que não sabe fazer diesel, apesar algumas inovações)
pega numa folha em branco e faz um motor diesel. não quero cá discussoes ou desculpas, se dizes que a ford nao sabe fazer motores diesel, faz tu um melhor!

citação:Desenganem-se quem julga também que os TDCI não são muito mais PSA do que Ford...
ha quem diga que sao 50/50, mas isso é malta que nao percebe nada, nem motores diesel sabem fazer. o ppl da PSA tb parece que concorda...

a modularidade deste motor é exactamente a mesma que qualquer outro motor. cabe onde houver espaço...duh:D motores com esta potencia e mais pequenos...ja havia na decada de 80.

a atracçao deste motor é outra (e a base do premio vem dai). tem a ver com produçao, construçao, etc etc, algumas delas absolutamente revolucionarias, mas que o ppl tende a ignorar por ser muito mais facil inventar outras coisas.
com tanto conhecimento que por ai vai, com certeza sabes do que falo.

quanto ao motor ser mais fiat que opel, acho que vais ter algum trabalho a convencer A FIAT disso...ou a Opel.

Mas quem é que disse que eu fazia melhor? Por acaso sou construtora de motores? Tenho alguma empresa de contrução de motores?

Eu disse e reafirmo que a Ford não sabe fazer diesel. Tipicamente à contrutor norte americano. Qual é? É o 1.8 TDDI/TDCI? Quantos anos aquilo tem? 15?!

E sim os TDCI fruto da parceria PSA / Ford são muito mais PSA do que Ford. A provar: ambas as marcas da PSA têm grande experiência na construção de Diesel. Isto ainda antes de se fundirem no grupo PSA. Ao contrário da Ford, que no que ao diesel diz respeito apenas nas versões da Transit apresenta alguns motores interessantes.

Exemplo mais recente, o Ford Ka!!! Então os motores que a Ford produz não cabem neste modelo? Então a Ford não o concebeu à luz da sua gama? Nem tem hipótese de os alterar por forma a os introduzir no Ka?

Origem dos Diesel da Ford:
Agora no Ka, Fiat/Opel; Os TDCI Ford/PSA; O Maverick, Nissan; A Galaxy, VW. Tirando o ultrapassadíssimo 1.8 só os que equipam a Transit...

citação:Originalmente colocada por Nuno Pratas

citação:Originalmente colocada por RTC

DêCêIi, jovem, onde é que está a descida pontual que tu preconizavas???[}:)]

Do Porto até Leiria é sempre a descer... não tem nada que enganar!

[:p]

Errado. Leiria até está mais alta, pois o Porto está ao nível do mal (desconte-se a altitude da Ponte do Freixo ou da Arrábida, conforme o caso), e Leiria não fica ao nível do mar.

Quanto à pergunta do tópico, acho que é a mesma coisa do "Quem é o melhor defesa da liga dos campões, quem é o melhor avançado, etc".

Podiamos fazer aqui no forum um poll do genero "qual acham que é o melhor motor", e depois anunciar "o motor X foi considerado o melhor motor pelos foristas do autohoje". O que é que isso vale?

Eu de carros não "percebo nada", pelo que não sei se os tais que deram o prémio ao são credíveis ou não (alguém indicou acima que sim, eu não duvido disso, apenas posso dizer que não me sinto em condições de avaliar).

Mas na área da informática já vi coisas que ... enfim: o programa X foi considerado pela revista Y o melhor programa de (por exemplo) antivirus. E o tal programa X é uma grande banhada, o jornalista da revista Y nem sabe o que é um virus... e por acaso o autor do programa X era "conhecido" ou era subsidiado pela empresa do programa X, ou a empresa do programa X organizava viagens para os editores da revista Y, etc.

Imagino que nos casos das nossas revistas de carros o equivalente seja volta e meia os construtores emprestarem aos jornalistas uns "carritos" para eles irem dar umas voltinhas e outras coisitas do genero (estou só a ser mauzinho [:p]). Mas o que é facto é que nas revistas todos os carros são sempre muito bons...

Acho que no fundo é tudo uma questão da credibilidade de quem "atribui" essas coisas, e que depois parece-me servem apenas para marketing...

citação:Originalmente colocada por monicamelo

Markting!?
Acho que sim.

Cumps.

Cada um tem a sua opinião, o que é óptimo senão a vida era uma pasmaceira, mas convém lembrar que o prémio de motor do ano é dado por um painel de mais de 50 jornalistidas da especialidade, de um carradão de países. É gente do meio, com as mais variadas tendências, na sua maioria são engenheiros que abraçaram o jornalismo, e portanto trata-se de um prémio de inegável idoneidade.

O 1.3 JTD ganhou, se não me engano, face ao 1.4 D4-D da Toyota, ao 1.4Hdi, 1.4 TSI da VW (eles não fazem distinção entre diesel e gasolina), Honda 1.3 (IMA), entre outros.

Era na altura o mais pequeno turbo-diesel de 4 cilindros do mercado, apresentando um consumo mínimo real de 3,3l/100kms. Trata-se de uma obra de engenharia notável, com um design (no sentido lato) optimizado, que se traduz num baixíssimo peso, grande integração de componentes, e modularidade, o que permite encaixar o motor em qualquer coisa com rodas, por muito pequena que seja, bem como alcançar baixos custos de produção.
Do ponto de vista ambiental, basta dizer que foi o primeiro motor diesel a cumprir as normas EuroIV sem precisar de recorrer a filtro de partículas.
No campo da fiabilidade, há que referir aquele célebre teste dos 250.000 kms seguidos sem parar, teste este que foi efectuado em várias unidades, com supervisão de organismos oficiais de certificação de qualidade, nomeadamente (creio) do exigentíssimo organismo de certificação alemão - a TÜV.

Pode não ser o melhor, não discuto isso, mas é sem dúvida uma peça de excelência da engenharia automóvel.

2º Ford (desulpem-me mas outro contrutor que não sabe fazer diesel, apesar algumas inovações)
Á ford não sabe fazer diesel?:Dvai buscar o 1.9 jtd contra o 2.0 tdci.qual é o motor concorrente do 1.6 tdci da ford ?Não tem,não me venham falar do 1,3:D.E o 2.7 biturbo que equipa o S-type todos dizem mravilhas dele.;)

Para dizeres que a ford não sabe fazer motores diesel não percebes um nada de automoveis.

2.7 tem origem PSA/Ford.

A Ford é bastante dependente dos outros, como se vê na maioria das marcas actuais.

Acho que os Foguetes, para as INOVAÇÕES (motor) Ford ja passaram.

2.7 tem origem PSA/Ford.

A Ford é bastante dependente dos outros, como se vê na maioria das marcas actuais.

e o ser dependente faz dela má?E por isso dizerem que não sabe fazer motores?

citação:Eu disse e reafirmo que a Ford não sabe fazer diesel. Tipicamente à contrutor norte americano. Qual é? É o 1.8 TDDI/TDCI? Quantos anos aquilo tem? 15?!
ok, se tu dizes que nao sabe fazer, nao sabe e acabou! nao se fala mais disso.

citação:E sim os TDCI fruto da parceria PSA / Ford são muito mais PSA do que Ford. A provar: ambas as marcas da PSA têm grande experiência na construção de Diesel. Isto ainda antes de se fundirem no grupo PSA. Ao contrário da Ford, que no que ao diesel diz respeito apenas nas versões da Transit apresenta alguns motores interessantes.
ok. mais uma vez demonstras uma sabedoria espectacular. de notar que o contracto Ford/PSA é, quase na integra, PUBLICO, contracto esse que não vai muito de encontro ao que tu dizes.

citação:Exemplo mais recente, o Ford Ka!!! Então os motores que a Ford produz não cabem neste modelo? Então a Ford não o concebeu à luz da sua gama? Nem tem hipótese de os alterar por forma a os introduzir no Ka?
dou-te um exemplo mais recente!!!!
o novo Peugeot V12 Diesel, grande construtora de motores diesel espectaculares modernissimos e perfeitos....MAS QUE GRANDE PALHAÇADA!!!!entao a peugeot faz um motor que nao cabe no 207, um modelo novinho???? bem mais novo que o Ka e que os 1.6tdci/hdi!
se calhar a peugeot tem noçao do que faz e diz, ao contrario de ti que so dizes asneiras atras de asneiras:D

epah tem juizo:D

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

2.7 tem origem PSA/Ford.

é so colocar os olhos em marcas como a Toyota.

Motores 100% Toyota, 100% Fiaveis, e com inovações sempre presentes.

OK, é a marca do Avozinho, mas se calhar o "homem" tem razão.

2.7 tem origem PSA/Ford.

é so colocar os olhos em marcas como a Toyota.

Motores 100% Toyota, 100% Fiaveis, e com inovações sempre presentes.

OK, é a marca do Avozinho, mas se calhar o "homem" tem razão.
Não é a toyota que está aqui em causa,mas sim o 1.3!
E acho inadmissivel quem tem um 1.3 da fiat/opel vir para aqui dizer que a ford não sabe fazer motores diesel.
Não fujas ás questões que te coloquei em cima!;)

E acho inadmissivel quem tem um 1.3 da fiat/opel vir para aqui dizer que a ford não sabe fazer motores dieseis.

Eu tenho a certeza absoluta que não há marca alguma que saiba fazer isso...

Não é fugir as questões, é sim apelar a Realidade.

A Opel sempre foi uma dependente dos outros, onde a Isuzu era a amada dos consumidores.

A Fiat é uma tentadora, onde cria motores engraçados, mas nunca passaram disso, mesmo, engraçados e divertidos de utilizar.

Juntas estes dois e fazes uma conclusão.

Não é fugir as questões, é sim apelar a Realidade.

A Opel sempre foi uma dependente dos outros, onde a Isuzu era a amada dos consumidores.

A Fiat é uma tentadora, onde cria motores engraçados, mas nunca passaram disso, mesmo, engraçados e divertidos de utilizar.

Juntas estes dois e fazes uma conclusão.
:D
se os automoveis fossem tao simples como misturar agua com açucar...

citação:Originalmente colocada por monicamelo

Markting!?
Acho que sim.

Cumps.

2º Ford (desulpem-me mas outro contrutor que não sabe fazer diesel, apesar algumas inovações)
Á ford não sabe fazer diesel?:Dvai buscar o 1.9 jtd contra o 2.0 tdci.qual é o motor concorrente do 1.6 tdci da ford ?Não tem,não me venham falar do 1,3:D.E o 2.7 biturbo que equipa o S-type todos dizem mravilhas dele.;)

Para dizeres que a ford não sabe fazer motores diesel não percebes um nada de automoveis.
Por acaso, segundo medições da autohoje, o Corolla 1.4 D-4D tem performances tão boas como o Focus 1.6 TDCI 90 cv. São os dois óptimos motores...ficou bem patente no comparativo que a AHO fez! Por um lado, o 1.4 tendo significativamente menor cilindrada acompanha-o o que é muito bom, por outro o 1.6 tendo a tal maior cilindrada faz os mesmos consumos do 1.3 jtd e 1.4 D-4D!;)

Voltar
Superior