citação:
Originalmente colocada por Axxantis
citação:
Originalmente colocada por _EL _VT_MB_
citação:Originalmente colocada por Inox
Lembram-se do motor 1.3 CDTI qua recebeu um prémio?
Sim , é esse mesmo com a colaboração Fiat-GM.
Agora eu pergunto qual a finalidade desse prémio?
Markting!?
Acho que sim.
Também julgo que não merecia o dito prémio mas isso é outra conversa…
Cumps.
Cada um tem a sua opinião, o que é óptimo senão a vida era uma pasmaceira, mas convém lembrar que o prémio de motor do ano é dado por um painel de mais de 50 jornalistidas da especialidade, de um carradão de países. É gente do meio, com as mais variadas tendências, na sua maioria são engenheiros que abraçaram o jornalismo, e portanto trata-se de um prémio de inegável idoneidade.
O 1.3 JTD ganhou, se não me engano, face ao 1.4 D4-D da Toyota, ao 1.4Hdi, 1.4 TSI da VW (eles não fazem distinção entre diesel e gasolina), Honda 1.3 (IMA), entre outros.
Era na altura o mais pequeno turbo-diesel de 4 cilindros do mercado, apresentando um consumo mínimo real de 3,3l/100kms. Trata-se de uma obra de engenharia notável, com um design (no sentido lato) optimizado, que se traduz num baixíssimo peso, grande integração de componentes, e modularidade, o que permite encaixar o motor em qualquer coisa com rodas, por muito pequena que seja, bem como alcançar baixos custos de produção.
Do ponto de vista ambiental, basta dizer que foi o primeiro motor diesel a cumprir as normas EuroIV sem precisar de recorrer a filtro de partículas.
No campo da fiabilidade, há que referir aquele célebre teste dos 250.000 kms seguidos sem parar, teste este que foi efectuado em várias unidades, com supervisão de organismos oficiais de certificação de qualidade, nomeadamente (creio) do exigentíssimo organismo de certificação alemão - a TÜV.
Pode não ser o melhor, não discuto isso, mas é sem dúvida uma peça de excelência da engenharia automóvel.