Com apenas 100km a margem de erro é muito grande.
Imagina piorar a situação e em vez de 100km fazer só 10km. Encher, fazer 10km e encher novamente. Entrava 1 litro e a reacção era "Ah bandido do carro gastou-me 1 litro para fazer estes 10km então tá-me a mamar 10 litros aos 100km..."
Desse modo o erro é muito grande, bastava entrar mais 0,1 litro para a média dar consumo de mais 1 litro aos 100km
O ideal é encher bem (não é aconselhado meter até deitar fora porque convém deixar algum espaço), ir fazendo kms, se for feito um ou mais abastecimentos intermédios tipo 10 ou 20 litros então melhor ainda para o erro ser menor, e os kms só param de contar quando for enchido novamente e aí sim faz-se as contas.
Exemplo: enchi, anotei os kms do contador total, circulei normalmente com o carro, dia não sei quantos meti 20 litros, continuei a circular, meti 25 litros no outro dia, andei mais uns tempos e dia tal perdi a cabeça e fui encher a máquina tendo entrado mais 30 litros.
Anotei os kms totais, fiz a diferença, deu 1000kms, entraram no total 75 litros então o consumo é de 7,5 litros aos 100kms