Multa A1 - 124 Km/h

Sem andar a bater no ceguinho, ou a culpar-te do que seja, se calhar o radar até está metido numa descida acentuada, porque provavelmente até é uma zona de maior risco a acidentes. Se circular a 124 km/h acresce assim tanto o risco de acidentes numa AE?? Quase certamente que não, daí que isso seja uma contra-ordenação leve. Por isso, o CE distingue CO leves, graves, muito graves, e crime.

Daí que isso nem tem implicações nos pontos da carta. E por esse mesmo motivo, por ser uma CO leve de velocidade, a maioria das autoridades deixam passar. O que não quer dizer que legalmente, não possam autuar.

Tão simples, quanto isso. As regras são para cumprir, quer queiramos, quer não.

O pessoal queixa-se, mas as nossas polícias de trânsito são muito mansinhas. Em vários países, a tolerância, é zero. Se circulas a 51 km/h numa zona de 50, és multado.

Sim, óbvio que as regras são regras.

Mas repara, há o bom-senso também. De outra forma não necessitaríamos de juízes, advogados ou até quem sabe de agentes policiais. Afinal bastava robotizar tudo e depois aplicar de acordo com o que diz a lei.

As leis existem mas existe também o bom senso de quando e como as aplicar. Sempre foi o que o meu pai me disse e era ele agente da autoridade.

Dou o exemplo da condução em AE, por vezes é necessária uma ultrapassagem ou um desviar... se realmente vamos multar a 124 implica que conduzas a 110 em média para não seres apanhado numa distracção ou manobra (nem toda a gente tem/usa CC, nem é obrigatório).

A zona que é não tem perigo especial, é apenas mais fácil para a logistica da caça nas bombas

em frança é custume abusar do "agente com a pistola de radar na mão" para cravar dinheiro aos turistas.

Um classico nas idas a le mans.[:D]

Sim, óbvio que as regras são regras.

Mas repara, há o bom-senso também. De outra forma não necessitaríamos de juízes, advogados ou até quem sabe de agentes policiais. Afinal bastava robotizar tudo e depois aplicar de acordo com o que diz a lei.

As leis existem mas existe também o bom senso de quando e como as aplicar. Sempre foi o que o meu pai me disse e era ele agente da autoridade.

Dou o exemplo da condução em AE, por vezes é necessária uma ultrapassagem ou um desviar... se realmente vamos multar a 124 implica que conduzas a 110 em média para não seres apanhado numa distracção ou manobra (nem toda a gente tem/usa CC, nem é obrigatório).

E concordo em absoluto com isso. Podem até considerar excesso de zelo por parte das autoridades, porque a diferença entre circular a 120 ou a 124 km/h é, praticamente, inexistente. Mas está fora da regra, e mesmo por não ser risco acrescido de perigo, é que o CE o considera como CO leve.

Repara, por alguma coisa, dentro das localidades, apenas passa a CO grave quando ultrapassas 20 km/h o limite permitido. E, na autoestrada, 30km/h o limite permitido.

E é só por isso que falo. Não se queixem das autoridades portuguesas, porque em muitos países, não existe qualquer "abébia".

E a polícia cá dá muita "abébia". Muito pessoal circula em pontos de controlo, em velocidades que se coadunam com CO leves (eu inclusive), e nunca chega o presentinho a casa. O que, lá está, não invalida que alguém mais zeloso, não o possa fazer.

Esta perseguição obsessiva ao excesso de velocidade em AE, como se fosse uma das principais causas da sinistralidade em Portugal, é um dos comportamentos mais cretinos das autoridades, e em nada contribui para a sociedade em geral.

Recomendo que seja feita a contestação à multa dentro dos prazos legais, dado que caso se alargue para estes valores a gama de velocidades que é alvo de contra-ordenação, é provável que o aumento do volume de contestações atrase significativamente o sistema.

Retira várias minutas de contestação da internet e faz uma conjugação de argumentos aleatória, de forma a que o departamento júridico não possa usar respostas minutadas.

Andaram-se a investir milhares de milhões de euros de dinheiros públicos numa rede de autoestradas para facilitar a mobilidade interna, e continua-se a demorar o mesmo tempo que há 30 anos para fazer Lisboa-Porto...

Sem andar a bater no ceguinho, ou a culpar-te do que seja, se calhar o radar até está metido numa descida acentuada, porque provavelmente até é uma zona de maior risco a acidentes. Se circular a 124 km/h acresce assim tanto o risco de acidentes numa AE?? Quase certamente que não, daí que isso seja uma contra-ordenação leve. Por isso, o CE distingue CO leves, graves, muito graves, e crime.

Daí que isso nem tem implicações nos pontos da carta. E por esse mesmo motivo, por ser uma CO leve de velocidade, a maioria das autoridades deixam passar. O que não quer dizer que legalmente, não possam autuar.

Tão simples, quanto isso. As regras são para cumprir, quer queiramos, quer não.

O pessoal queixa-se, mas as nossas polícias de trânsito são muito mansinhas. Em vários países, a tolerância, é zero. Se circulas a 51 km/h numa zona de 50, és multado.

quanto a isso, tens toda a razão!

Esta perseguição obsessiva ao excesso de velocidade em AE, como se fosse uma das principais causas da sinistralidade em Portugal, é um dos comportamentos mais cretinos das autoridades, e em nada contribui para a sociedade em geral.

Recomendo que seja feita a contestação à multa dentro dos prazos legais, dado que caso se alargue para estes valores a gama de velocidades que é alvo de contra-ordenação, é provável que o aumento do volume de contestações atrase significativamente o sistema.

Retira várias minutas de contestação da internet e faz uma conjugação de argumentos aleatória, de forma a que o departamento júridico não possa usar respostas minutadas.

Andaram-se a investir milhares de milhões de euros de dinheiros públicos numa rede de autoestradas para facilitar a mobilidade interna, e continua-se a demorar o mesmo tempo que há 30 anos para fazer Lisboa-Porto...

A velocidade, é, sim, uma questão fraturante na sinistralidade rodoviária. As lesões corporais causadas ao próprio, e a terceiros, é diretamente proporcional a velocidade a que se circula.

Talvez um dia quando o pessoal tiver um familiar morto, porque levou com um "acelera" em cima e que provocou o acidente, pense duas vezes.

Agora, o que acontece, é que os limites de velocidade em muitas situações estão claramente desadequados. E a polícia aproveita-se disso. É caça à multa?? Talvez, mas no limite, estão a fazer o seu trabalho. Regras, são regras. Em ultima instância, se querem culpar, culpem quem estabelece os limites de velocidade. [;)]

Não estou com isto a dizer que concordo com a atitude da polícia, mas com sugestões destas não se podem queixar no futuro que precisam de algo e o sistema não dá resposta [;)]

A velocidade, é, sim, uma questão fraturante na sinistralidade rodoviária. As lesões corporais causadas ao próprio, e a terceiros, é diretamente proporcional a velocidade a que se circula.

Talvez um dia quando o pessoal tiver um familiar morto, porque levou com um "acelera" em cima e que provocou o acidente, pense duas vezes.

Agora, o que acontece, é que os limites de velocidade em muitas situações estão claramente desadequados. E a polícia aproveita-se disso. É caça à multa?? Talvez, mas no limite, estão a fazer o seu trabalho. Regras, são regras. Em ultima instância, se querem culpar, culpem quem estabelece os limites de velocidade. [;)]

acho que hoje em dia, e isso vê-se em muitos dos acidentes filmados e colocados no youtube, a maioria dos acidentes é causado por distracção, seja pelo telemóvel, seja pela m££4 dos tablets que todos os carros têm, poderiam muito bem começar por aí.....a pois, esqueci-me, é mais fácil colocar um radar e ver quem anda 10km/h acima do limite

Foi naqueles radares novos que estão assinalados com o sinal de velocidade instantânea?

No final da A1 já devo ter sido flashado a 130 de ponteiro. Estou a ver que nao me safo.

acho que hoje em dia, e isso vê-se em muitos dos acidentes filmados e colocados no youtube, a maioria dos acidentes é causado por distracção, seja pelo telemóvel, seja pela m££4 dos tablets que todos os carros têm, poderiam muito bem começar por aí.....a pois, esqueci-me, é mais fácil colocar um radar e ver quem anda 10km/h acima do limite

Ora mas concordo contigo. Claro que circular a 10 km/h acima do limite, nada de implicante tem. Mas e se circular 100 km/h acima do limite?? O radar tanto apanha quem vai a 10 km/h acima do limite, como quem vai a 100 acima do limite.

A velocidade, não pode ser negligenciada. Mas claro que muitos factores intervém com a velocidade. Por exemplo, até mesmo a 120 km/h, numa autoestrada, pode ser uma velocidade perigosa, caso por exemplo esteja chuva intensa, nevoeiro, etc. Por isso, a velocidade devia ser sempre regulamentada consoante o tipo de via, as condições da via, as condições atmosféricas, etc. Mas, a não ser possivel fiscalizar desta forma, estabelecem-se limites predefinidos.

E os radares tanto apanham quem vai a 130 km/h num dia de sol, e sem transito (onde não está a colocar ninguém em perigo), como quem circula a 250 km/h e não ter unhas para segurar o carro caso aconteça um imprevisto.

E isto é que é viver numa sociedade democrática, justa, e com regras. Sem anarquia.

Concordo contigo desde que esses princípios sejam os mesmos de norte a sul. Caso contrário estamos perante um tratamento diferenciado das populações tendo por base as mesmas leis. Se o objetivo é apertar o controle de velocidade, então faz sentido que seja algo concertado por todos os comandos da GNR.

Concordo contigo desde que esses princípios sejam os mesmos de norte a sul. Caso contrário estamos perante um tratamento diferenciado das populações tendo por base as mesmas leis. Se o objetivo é apertar o controle de velocidade, então faz sentido que seja algo concertado por todos os comandos da GNR.

Concordo contigo. Assim como também acho ridiculo multar quem circule 4 km/h acima do limite de velocidade. Mas, na verdade, é que o podem fazer. Na maioria das situações, não fazem, mas podem fazer. É simples.

Se é justo deixar passar uns (diga-se, a grande maioria), e multar outros, também acho que não seja. Mas que queres? Podes até arranjar um bom advogado e levar isso a tribunal. Com esse mesmo argumento. Vai é ficar-te muito, mas muito mais caro que os 60 euros de coima.

Se a moda pega vão ter de gastar muito dinheiro em correio internacional... farto-me de emprestar o carro ao meu primo brasileiro que nunca anda a menos de 140 / 150, com várias períodos bem acima disso. [:D] :sh)

Estamos de regresso à tolerância ZERO??

Acho muito bem... Pena que so tenham a velocidade como alvo.

Se fossem fiscalizar os piscas (falta deles) enriqueciam muito mais depressa. Mas shiu, é segredo nosso, não lhes dêem a dica... Ou talvez até devessem dar, sim!!!

Se fossem fiscalizar os piscas (falta deles) enriqueciam muito mais depressa. Mas shiu, é segredo nosso, não lhes dêem a dica... Ou talvez até devessem dar, sim!!!

Por mim, fiscalizem os piscas!! E que seja carta fora a quem não os utilize! É dos comportamentos que mais irritam-me nos condutores, é a não utilização de piscas. [8b][8b]

Por mim, fiscalizem os piscas!! E que seja carta fora a quem não os utilize! É dos comportamentos que mais irritam-me nos condutores, é a não utilização de piscas. [8b][8b]

Já somos 2!! :sh) É com cada buzinadela que levam, e depois ficam a olhar com aquele ar lunático tipo "O que foi que eu fiz??". E é um fenómeno que está cada vez pior, mas pior mesmo!! :sh)

Estou aqui a pensar...fiz Leiria - Porto na semana passada e mais ao menos uma hora, andei vários km a bem mais de 200km/h...espero que não chegue cá nada [8b][8b]
Já eu espero que fiques vários meses sem carta. 124 ou 130, até 140 ainda se aceita, mais de 200 é simplesmente criminoso.

Back