Multa Injusta

Obrigado aos comentários construtivos e que pretendiam auxiliar.

Vou arriscar e vou contratar um advogado para me defender neste caso, no decorrer do decurso talvez pelo menos passe os 2,5 anos e ganhe os 3 pontos por não cometar nenhuma infração (tenho que ter cuidado).

Penso que com a carta por pontos como no meu caso vai ser cada vez mais comum com o pessoal a aproximar-se da zona vermelha.

No primeiro contacto o advogado disse-me que eu não seria multado se não viesse sozinho, eles quando apanham uma pessoa sozinha esticam-se por não haver testemunhas.

É?

Bora a fechar o tópico dos restaurantes, o dos telemóveis, o da informática e mais uns 500...

O homem quer uma referência, se alguém puder ajudar melhor.

Eu não conheço ninguém.

Também não percebo esta evocação das regras por elementos do fórum....

Faz-me lembrar os pseudo correctores ortográficos dos posts e aqueles que dizem também " retira a assinatura, é proibido "....

Estas questões do telemovel são muito complicadas. Desde logo porque , precisamente, todos os dias há muuuitos condutores a falar constantemente ao telemovel. É claro que no meio disto tudo, depois há aqueles que apanham por tabela, basta ir a coçar uma orelha, basta ir com a cabeça apoiada na mão, para um policia que vá como peão veja de relance e deduza erradamente que alguém está ao telé.

Por um lado eu percebo as autoridades, por outro, também acho que por vezes é injusto. Nada melhor que um advogado.

Faz-me lembrar os pseudo correctores ortográficos dos posts e aqueles que dizem também " retira a assinatura, é proibido "....

Eu dei razão ao Zyl e dou-te a ti. Enviei o contacto ao user por PM. [;)]

Viva, é sempre chato e complicado nestas situações, eu por acaso ha uns anos aconteceu-me uma parecida quando a AE da Ericeira tinha sido aberta; a bateria do telele tinha acabado e o aparelho desligou-se, como é lógico, ia eu a conduzir com a cabeça apoiada na mão e aparece uma viatura á civil e manda-me encostar e vem com a conversa que eu ia a falar ao telele, vai de começar a escrever já na folha definitiva quando eu perguntei ao Sr Agente como é que era possivel eu ir a falar de um aparelho que aquela hora a operadora ia dar como desligado quando fosse pedida a prova para tribunal.
Não me comeram vivo porque depois era mais um problema.
Boa sorte com isso.

A questão da assinatura é mais pelo "lixo visual" que por outras coisas...

Legalmente só se pode tirar uma uma mão do volante quando se manuseia a caixa, os elevadores dos vidros ou outro interruptor qualquer, e coçar os tomates, porque a mão não se ve.

Ja apanhei multa so por ir com a mão encostada na cabeça e cotovelo na porta. Mandaram-me parar e mostrei-lhes que nem telemovel tinha sequer, mas nao valeu de nada querem é multar

Parabéns!!!
1-Gold.jpg
l9DucBd.png

Sim mas se não recorrer vou ficar só com 6 pontos, pois já só tinha 8 e esta penso que tira 2.

Alguém sabe como estão essas formações que dão pontos, e se podemos fazer voluntariamente?

Essa formação que dá um ponto só podes fazer nos 6 meses anteriores à data de cada revalidação da carta.

Já agora, da perda de pontos da infração anterior. Recebeste a notificação da perda de pontos ou deduzes que perdeste por teres apanhado multa?

Então e se a pessoa não tiver auricular nem kit mãos livres e se for a conduzir com o telemóvel numa situação deste tipo também dá multa?

acaf5b65ab628d2dba6170b77b12bcc5.jpg

3e9278f9dccaa4f580d9dd20aaa7f966--hands-free-phone-best-funny-pictures.jpg

hands-free_o_3277645.jpg

hands-free-mobile-01.jpg

1.jpg

Hands-Free-Cell-Phone-Like-a-Boss.jpg

Hands-Free-Cell-Phone-Like-a-Boss.jpg

ampecas, dá sempre para justificar e ficares limpo dessa multa! E mesmo com 2,3 100 agentes podes justificar...É assim: Confirmas que estavas com o auricular de acordo com a lei, estavas a conduzir e a falar ao telefone através do legal auricular...e o resto vem " por imperativos de saúde "...não te posso dizer aqui á frente de todos como te safar, mas se utilizares esse termo numa consulta no advogado é sempre mais barata do que pagares a multa e perderes pontos...mas um advogado percebe esse termo e safa te porque adapta esse termo á situação real que ele depois entender e justificar á ANSR!

pois, mas se fosse noutra situação ainda te podias safar, agora nessa do telefone, foi no flagrante, faças o que fizeres não tens como recorrer da situação, mesmo um advogado vai-te dizer o mesmo, não tens por onde pegar para te safares disso, quanto a historia das formações para recuperar pontos, eu não sei como isso se processa, mas não será por voluntariado...

como as coisas andam actualmente, isto não está para brincadeiras as autoridades andam ai em força, se já só tens 8 pontos, agora perdes mais 2, tens de começar a ter mais cuidado, se não daqui a pouco ficas sem carta...

Aproveitava este post para tentar esclarecer aqui convosco uma dúvida que tenho...

Neste momento estou com 15 pontos na carta (além dos 12 iniciais, já acumulei mais 3).

Se cometer infracção grave, vamos supor, por ir a 108km/h em zona de limite 70km/h, perco 3 pontos, fico com 12.

Se cometer outra infracção grave, vamos supor, por acusar 0,6gr de álcool, perco 3 pontos, fico com 9.

Se cometer outra infracção grave, vamos supor, por ir a 74km/h em zona de limite 50km/h, perco 3 pontos, fico com 6.

Neste momento ainda tenho a carta? Ou tenho mas já passei alguns meses com ela apreendida/suspensa?

Afinal até que ponto o novo sistema de pontos é ou não cumulativo com o "sistema de toda a vida"?

ampecas, dá sempre para justificar e ficares limpo dessa multa! E mesmo com 2,3 100 agentes podes justificar...É assim: Confirmas que estavas com o auricular de acordo com a lei, estavas a conduzir e a falar ao telefone através do legal auricular...e o resto vem " por imperativos de saúde "...não te posso dizer aqui á frente de todos como te safar, mas se utilizares esse termo numa consulta no advogado é sempre mais barata do que pagares a multa e perderes pontos...mas um advogado percebe esse termo e safa te porque adapta esse termo á situação real que ele depois entender e justificar á ANSR!

Então se eu for apanhado a 74km/h numa zona de limite de 50km/h e alegar que apenas ia aquela velocidade porque tinha acabado de ultrapassar um motociclo que largava fumo do tubo de escape em quantidade fora do normal e que, "por imperativos de saúde", uma vez que sou asmático e fico muito mal quando respiro este tipo de fumos, tive que o ultrapassar, sendo o excesso de velocidade momentâneo uma consequência directa disso mesmo.

De notar que fechar os vidros do carro não sería opção, pois é ainda pior e que nos últimos 3km (desde que apanhei o dito motociclo à minha frente) era impossível parar pois a estrada em nenhum local o permitia.

Dá para um gajo se safar?

-

Aproveitava este post para tentar esclarecer aqui convosco uma dúvida que tenho...

Neste momento estou com 15 pontos na carta (além dos 12 iniciais, já acumulei mais 3).

Se cometer infracção grave, vamos supor, por ir a 108km/h em zona de limite 70km/h, perco 3 pontos, fico com 12.

Se cometer outra infracção grave, vamos supor, por acusar 0,6gr de álcool, perco 3 pontos, fico com 9.

Se cometer outra infracção grave, vamos supor, por ir a 74km/h em zona de limite 50km/h, perco 3 pontos, fico com 6.

Neste momento ainda tenho a carta? Ou tenho mas já passei alguns meses com ela apreendida/suspensa?

Afinal até que ponto o novo sistema de pontos é ou não cumulativo com o "sistema de toda a vida"?

o sistema de pontos é cumulativo com sanções acessórias (inibição de conduzir por X tempo), para alem da perda de pontos tens de cumprir sanção caso seja aplicado.

a diferença é que antes ias cumprindo sanções ao longo da vida sem outros prejuízos, agora com os pontos cumpres as sanções mas ao ficar com numero reduzido, ou mesmo sem pontos podes ter de frequentar ação de formação, fazer exame teorico ou no limite ficas sem carta permanentemente durante 2 anos e só ao fim desse tempo podes inscrever-te na escola de condução para tirar novamente a carta.

o sistema de pontos é cumulativo com sanções acessórias (inibição de conduzir por X tempo), para alem da perda de pontos tens de cumprir sanção caso seja aplicado.

a diferença é que antes ias cumprindo sanções ao longo da vida sem outros prejuízos, agora com os pontos cumpres as sanções mas ao ficar com numero reduzido, ou mesmo sem pontos podes ter de frequentar ação de formação, fazer exame teorico ou no limite ficas sem carta permanentemente durante 2 anos e só ao fim desse tempo podes inscrever-te na escola de condução para tirar novamente a carta.

Obrigado.

Ou seja, pode-se concluir que o sistema de pontos vem complicar tudo ainda mais e colocar a coisa mais difícil para os condutores que aqui e ali são autuados. Certo? Ou não é uma conclusão correcta?

Eu a certa altura cheguei a pensar que os pontos serviam para podermos ter melhor noção daquilo que nos vai acontecer se tivermos algum "azar". Em vez de ficar uns meses à espera que chegue a dita carta que informa se vamos ficar X tempo sem carta, ou não. Pensei a certa altura que esse período de incerteza deixasse de ocorrer e era aí que reconhecia valor aos sistema de pontos.

Ou seja, tendo por exemplo 12 pontos, podia saber de antemão e objectivamente que na próxima infracção grave baixava para 9 pontos e que nesse momento ia ter apenas "tolerância" de uma infracção, ficando depois com 6 pontos e, aí sim, já não teria margem para mais. Assim sería tudo mais claro a óbvio, sem estarmos sujeitos à subjectividade das sanções acessórias aplicadas.

Poder ter 12 pontos (tendo passado de 15 para 12) e, com esses 12 pontos ser-nos suspensa a carta por X tempo, a meu ver não tem sentido nenhum. Ou melhor, retira todo o sentido ao sistema de pontos. Mas é apenas uma opinião pessoal, que até pode mudar com o passar do tempo, pois claramente e dada a subjectividade de tudo isto ainda não tenho a clara noção daquilo que se pode esperar em determinados cenários.

-

Obrigado.

Ou seja, pode-se concluir que o sistema de pontos vem complicar tudo ainda mais e colocar a coisa mais difícil para os condutores que aqui e ali são autuados. Certo? Ou não é uma conclusão correcta?

Eu a certa altura cheguei a pensar que os pontos serviam para podermos ter melhor noção daquilo que nos vai acontecer se tivermos algum "azar". Em vez de ficar uns meses à espera que chegue a dita carta que informa se vamos ficar X tempo sem carta, ou não. Pensei a certa altura que esse período de incerteza deixasse de ocorrer e era aí que reconhecia valor aos sistema de pontos.

Ou seja, tendo por exemplo 12 pontos, podia saber de antemão e objectivamente que na próxima infracção grave baixava para 9 pontos e que nesse momento ia ter apenas "tolerância" de uma infracção, ficando depois com 6 pontos e, aí sim, já não teria margem para mais. Assim sería tudo mais claro a óbvio, sem estarmos sujeitos à subjectividade das sanções acessórias aplicadas.

Poder ter 12 pontos (tendo passado de 15 para 12) e, com esses 12 pontos ser-nos suspensa a carta por X tempo, a meu ver não tem sentido nenhum. Ou melhor, retira todo o sentido ao sistema de pontos. Mas é apenas uma opinião pessoal, que até pode mudar com o passar do tempo, pois claramente e dada a subjectividade de tudo isto ainda não tenho a clara noção daquilo que se pode esperar em determinados cenários.

-

No sistema de pontos também ficas à espera que te chegue a carta da retirada de pontos. Também vives uma incerteza porque não é automático. Eu também estou à espera que me chegue a carta com a retirada de pontos duma infração. Entretanto como ainda não houve uma decisão definitiva da ASNR passei de 12 pontos para 15. Nem sei se a retirada de pontos prescreve tal como as multas.

Jack47, tu podes utilizar esse termo de acordo o estipulado na lei. Por exemplo, se fores em excesso de velocidade e fores apanhado no radar podes justificar/recorrer e alegar que ias com uma pessoa debilitada dentro do teu carro a necessitar de rápida assistência medica e ias para o hospital ou medico o mais rápido possível!
" Por imperativos de saúde ", tem a ver com esta situação e também outras mais, assim como " Dever de auxilio "!

Mais! Mesmo que não tenhas carta de condução e se souberes conduzir, podes pegar numa viatura para salvar uma vida a necessitar de rápida assistência medica no posto clínico ou medico mais próximo! A lei permite isso e não és penalizado por isso...antes pelo contrario!

Jack47, tu podes utilizar esse termo de acordo o estipulado na lei. Por exemplo, se fores em excesso de velocidade e fores apanhado no radar podes justificar/recorrer e alegar que ias com uma pessoa debilitada dentro do teu carro a necessitar de rápida assistência medica e ias para o hospital ou medico o mais rápido possível!
" Por imperativos de saúde ", tem a ver com esta situação e também outras mais, assim como " Dever de auxilio "!

Mais! Mesmo que não tenhas carta de condução e se souberes conduzir, podes pegar numa viatura para salvar uma vida a necessitar de rápida assistência medica no posto clínico ou medico mais próximo! A lei permite isso e não és penalizado por isso...antes pelo contrario!

E no entanto prestar falsas declarações é crime punido com pena de prisão até 1 ano ou multa correspondente (que são 5€ a 500€ por cada dia consoante a situação económica)... pelo que todos devemos pensar bem se queremos correr esse risco para "fugir" a uma multa de velocidade.

Back