Multa injusta?

h3patik

New member
A semana passada na serra da estrela,aconteceu-me uma cena insólita...

Eu ia a fazer uma descida de carro e ia mais rapido do que devia naquela zona é verdade...
Chego ao fim da descida e meio escondidos esta uma patrulha da gnr que quando os vejo,já estava um guarda a fazer aquele sinal,"vá lá mais devagar que vai mt depressa!" Eu levantei a mão em pedido de desculpa e segui o meu caminho...

Hoje aparece-me uma multa em casa da violaçao do nr 3 do artigo 4 do codigo da estrada,que diz que o desrespeito ao sinal de paragem por um agente devidamente identificado...Presumo que ir ali mais rapido do que o permitido associado ao carro fazer barulho os levou a querer tramar-me...

Fui ver a multa para esta contra-ordenaçao e são uns simpacticos de 500 a 2500€...

Eu sei que n fui mandado parar e que ele apenas me disse para abrandar,o que é que eu faço agora?Dou os meus dados,pago e calo?Ou há outra via qualquer?

Que tristeza...

Cump.

A semana passada na serra da estrela,aconteceu-me uma cena insólita...

Eu ia a fazer uma descida de carro e ia mais rapido do que devia naquela zona é verdade...
Chego ao fim da descida e meio escondidos esta uma patrulha da gnr que quando os vejo,já estava um guarda a fazer aquele sinal,"vá lá mais devagar que vai mt depressa!" Eu levantei a mão em pedido de desculpa e segui o meu caminho...

Hoje aparece-me uma multa em casa da violaçao do nr 3 do artigo 4 do codigo da estrada,que diz que o desrespeito ao sinal de paragem por um agente devidamente identificado...Presumo que ir ali mais rapido do que o permitido associado ao carro fazer barulho os levou a querer tramar-me...

Fui ver a multa para esta contra-ordenaçao e são uns simpacticos de 500 a 2500€...

Eu sei que n fui mandado parar e que ele apenas me disse para abrandar,o que é que eu faço agora?Dou os meus dados,pago e calo?Ou há outra via qualquer?

Que tristeza...

Cump.

[:D] Mas que raio de "sinal" é este ?

Então um Agente estava a pedir-te para "parares", tu acenas-lhe, vais embora e agora estás chateado ?

[:)]

Desculpa, mas acho que existe aqui um mal entendido e foi teu...[;)]. Aqui não podes ter "essa" certeza !

Pois, já me aconteceu semelhante... só que eu olhei o retrovisor quando passei por ele, e apercebi-me que era para parar, eu nem segui a minha trajectória porque a sinalética deu-me a entender que era para virar para a direita, já que os senhores estava NUMA ROTUNDA, e havia um carro estampado com ambulância... Sinceramente tive sorte em ter olhado pelo retrovisor e ter-me apercebido que ele queria que eu tivesse parado NUMA ROTUNDA, mais tarde vim a saber que um colega meu onde trabalho também tinha sido mandado parar... e ambos com carros comerciais... na mesma rotunda... :sh)

Não sei se era caça à multa dos comerciais com alguma coisa por fazer ou não. Sei que tive "sorte" de olhar pelo retrovisor. Se querem que um gajo pare usem os sinais de stop que eles têm, luzes ou whatever... não estamos nos anos 60 do século 20 já...

[:D] Mas que raio de "sinal" é este ?

Então um Agente estava a pedir-te para "parares", tu acenas-lhe, vais embora e agora estás chateado ?

[:)]

Desculpa, mas acho que existe aqui um mal entendido e foi teu...[;)]. Aqui não podes ter "essa" certeza !

Eu sei que provavelmente não vale a pena contestar...

A verdade é que ele me fez aquele sinal de como quem manda baixar a bolinha a outro ou seja com a mao de cima para baixo...Eu tirei pé e segui porque ninguem me mandou encostar isso é certo...A verdade é que eu vinha demasiado depressa e como não puderam pegar pela velocidade toma lá morangos..

Efim...Alguem sabe dizer-me no que é que incorro?

A carta que recebi refere-se a identificaçao do condutor por ter como ja disse não ter parado numa operaçao stop e não é um auto,pelo menos para já...

multa.jpg

Contra ordenação muito grave e eventualmente crime (crime de desobediência que dá mesmo pena de prisão em casos extremos).. Por um mal entendido.. Não sei como vais descalçar essa bota..

Eu entendo a tua situação mas... tens que pagar.

Estes postos de GNR do interior são assim mesmo.
No ano passado vinha uma reportagem na visão de perseguições e caças à multa.

É uma mentalidade um pouco mesquinha mas compreende-se em certa medida tendo em conta a formação social dos senhores guardas que, apesar de ter evoluído, deixa ainda muito a desejar em certos aspectos.

Há tempos passei por Ferreira do Alentejo em trabalho num dia de semana e pensei: vou dar uma volta à vila só para ver .

Meteu-se um Jipe da GNR atrás que me escoltou durante a visita...[:D]
Um pouco como nos filmes de cowboys em que os Xerifes desconfiam dos forasteiros...

Esta opiniao tem apenas um caracter informativo.
Se n tens registo criminal, és tao idoneo como o agente.
O beneficio da duvida da-se ao acusado/alegado infractor, nao existindo elemento de prova.
Penso que podes beneficiar desse mal-entendido.
Procura no forum como impugnar uma contra-ordenaçao.
Boa sorte.
p.s. ja me ocorreu o mesmo ha anos atras.

O problema é que por um mal entendido vou ter de começar a pagar mundos e fundos com um advogado...Alem de ter de arranjar já 500€ para pagar a multa como cauçao...:(

mete 1 advogado e ele que te diga o que acha, ainda no outro dia estavam a mandar abrandar so para ver os selos e tinham 1 raquete na mão, dizem que ali não a tinham etc

ja agora le só os post importantes do topico, os dos santos não vale a pena, porque só sabem dizer paga e pronto

O melhor é falares com um advogado.

Esta não ser fácil de contestar e a o auto faz fé até prova em contrário.

Ias sozinho no carro, alguém pode testemunhar o que se passou? Caso contrário palavra de um contra o outro, sendo este, agente da autoridade.

Esta opiniao tem apenas um caracter informativo.
Se n tens registo criminal, és tao idoneo como o agente.
.

Isso não é a assim. As patrulhas são sempre com 2 guardas. Logo haverá + um guarda implicado q poderá confirmar o que aconteceu.

Penso até que a ocorrencia é sempre assinada pelos 2 precisamente para não haver dúvida deste género.

Normalmente os polícias mandam o carro abrandar antes de te pedirem para encostares.

Já agora, existe um sinal específico para mandar parar o carro por parte das forças policiais. Isso dá-se no código.

Sinais de Trânsito 5ºB

slide 6/7.

Podes alegar que o polícia não fez o sinal específico de paragem, mas como provavelmente ias sozinho, e o polícia provavelmente estava acompanhado, estás tramado.

Como o eu disse, se não queres pagar a multa arranja um advogado.

Normalmente os polícias mandam o carro abrandar antes de te pedirem para encostares.

Já agora, existe um sinal específico para mandar parar o carro por parte das forças policiais. Isso dá-se no código.

Sinais de Trânsito 5ºB

slide 6/7.

Podes alegar que o polícia não fez o sinal específico de paragem, mas como provavelmente ias sozinho, e o polícia provavelmente estava acompanhado, estás tramado.

Como o eu disse, se não queres pagar a multa arranja um advogado.

Paga logo a multa...o que pagas ao advogado não compensa...acabas entalado na mesma...esta é uma contra-ordenação dificil de te safares...

Obrigado aos que teem tentado ajudar e aos que me apoiaram!
O que me deixa realmente frustrado é k eu tenho a certesa absoluta que ele não me mandou parar!

O que eu preciso agora,visto já estar na encrenca são maneiras de como sair dela...

Primeiro vou mandar a identificaçao e esperar...Depois e com a vossa ajuda vou tentar seguir os paços correctos para me defender de uma acusaçao que me está a prejudicar bastante,para já psicologicamente e mais tarde financeiramente...E se ficar sem carta ainda vai ser pior porque trabalho a 20km de casa e preciso mesmo de andar de carro...E tudo pk? Eu sei...por ter um carro com umas jantes,rebaixado e que na altura tinha a panela routa...lol
Aquela malta não esta mm habituada a ver carros assim e dps lixam o gajo da cidade para n ter a mania que vem gozar com o pessoal do campo...Espero n estar a ofender ng com esta observaçao...É apenas sinal da minha frustraçao!

PS: já redigi uma carta para lhes enviar a explicar a situaçao e que ferramentas tenho ao meu alcance para poder defender-me de um mal entendido como este...

Abraço

poderias tentar era falar com o guarda que aplicou a multa... isto se o conseguirem identificar. Depois tentas esclarecer porque razão ele te alertou para a velocidade e te aparece uma multa por não teres parado... :confused:

não sabia que se não parássemos apenas surgia uma multa em casa... imagina alguém que anda praí a roubar, ou com posse de armas, ou bebado etc etc bastava ignorar e safavasse de coisas piores... tinho ideia que ao ignorar uma paragem de um guarda, eles até iriam atras de nós... ou voltavam a reforçar a ideia que era mesmo para parar...

Eu uma altura vi uma cena tipo; o Gnr manda parar um condutor que não parou por algum motivo, de seguida o Gnr puxa pelo apito e o condutor apercebeu-se que era para ele...

Eu acho que na tua situação o Gnr falhou em tudo, por isso acho bem reclamares, embora seja a tua palavra contra a dele !!!

Voltar
Superior