Multa muito grave

pode parecer uma pergunta idiota, mas nestes casos não se pode pedir um certificado de aferição do aparelho? Imagina que a pessoa tem 0,49 e aquilo acusa 0,60 por exemplo. Pode estar descalibrado, não seria escândalo nenhum. Além disso, com isto poderias atrasar o processo ou talvez até conseguir a anulação... Não estou a sugerir que utilizes isto se tiveres noção de que realmente tinhas essa taxa, mas em certos casos pode acontecer (assim como acontece nos radares).

Lá está, são esse tipo de questões que às vezes nos parecem idiotas mas que se calhar até temos direito. No meu caso, eu estava tão incrédulo com a situação que apenas queria sair dali. Até porque (e sabendo que não serve como desculpa e que também não estou a dizer que a responsabilidade não é minha) não me sentia minimamente alterado.

pode parecer uma pergunta idiota, mas nestes casos não se pode pedir um certificado de aferição do aparelho? Imagina que a pessoa tem 0,49 e aquilo acusa 0,60 por exemplo. Pode estar descalibrado, não seria escândalo nenhum. Além disso, com isto poderias atrasar o processo ou talvez até conseguir a anulação... Não estou a sugerir que utilizes isto se tiveres noção de que realmente tinhas essa taxa, mas em certos casos pode acontecer (assim como acontece nos radares).

Por norma nos autos de velocidade já vem descrito a última aferição para poderes verificar, presumo que nos aparelhos de taxa de alcoolemia seja igual. E parece-me que de 0,94 para 0,5 era um grande erro.

no caso dos aparelhos de álcool é um certificado de calibração
há uma norma interna emitida pela DN da PSP, em que nas várias taxas de álcool, se por ex acusar 0.52g/l, segundo a tabela dessa norma, baixa para 0.49g/l
é dada uma percentagem mas de momento não me lembro qual o valor dessa percentagem

Acho que não devias ficar tão ofendido com quem só veio aqui ao forum para pedir ajuda, não és user frequente nem tiveste que contribuir pelo que eu até estaria grato pelas opiniões.

Não bebas e conduzas, provavelmente a luz foi a desculpa para te mandarem parar por terem visto algum sinal na forma como estava a conduzir. Beber e conduzir é a fonte de muitos acidentes. Simplesmente não tem desculpa.

Escolhe um bom advogado para te ajudar, um que perceba.

Não é ficar ofendido, e não estou a dizer que não sou responsável por ter levado a multa, só estou a dizer que há coisas desnecessárias de se dizer, como dizes e bem, vim aqui pedir ajuda e conselhos.

Desde que ouvi um gajo a dizer que não pagava uma multa porque o agente (ou guarda) que o multou não estava devidamente fardado, já acredito em tudo...

Ah, o que faltava ao agente para estar bem fardado eram as luvas.[:)]

Não é ficar ofendido, e não estou a dizer que não sou responsável por ter levado a multa, só estou a dizer que há coisas desnecessárias de se dizer, como dizes e bem, vim aqui pedir ajuda e conselhos.

Então pensa um pouco o que dirias se alguém te apresentasse uma coisa que há partida não têm ponta por onde se lhe pega. Além da multa e da pena acessória que podes vir a ter devia também fazer parte da lei um curso em que te apercebesses que os teus reflexos não são iguais e podem custar a vida a outra pessoa, a tua e a de quem gostes.

Então pensa um pouco o que dirias se alguém te apresentasse uma coisa que há partida não têm ponta por onde se lhe pega. Além da multa e da pena acessória que podes vir a ter devia também fazer parte da lei um curso em que te apercebesses que os teus reflexos não são iguais e podem custar a vida a outra pessoa, a tua e a de quem gostes.

Tudo dito.. a multa não é o pior que podia ter acontecido, é cumprir a pena e.... quando se bebe não se conduz.

Em relação a este caso, o que me disseram foi que nós sopramos no balão numa operação stop porque o comandante autoriza a operação stop e o respectivo despiste de alcool. Neste caso não houve operação stop, e eu também duvido que não possam passar uma multa nesta situação, se não puderem até nem faz muito sentido. Eu com isto não quero fugir à responsabilidade de pagar a multa, mas se não a tiver de pagar melhor, acho que qualquer pessoa que leva uma multa e saiba que há uma possibilidade de não a pagar tenta saber pormenores sobre isso não? E concordo contigo, fui irresponsável em agarrar no carro, irresponsável e ingénuo por pensar que por não sentir sintomas que estava em condições de conduzir.

Essa da multa ter que ser passada pelo comandante desconhecia por completo, mas vai dando noticias porque já vi que não sou o único.
Pelo andar da coisa, se um condutor for mandado parar por circular a 220 km/h, acusar álcool, estupefacientes, levar uma camisola manchada de sangue e transportar um cadáver no banco do pendura...é multado por excesso de velocidade e depois vai á vida dele.

Fora de brincadeiras...porque não pedias a contra-prova feita por análise ao sangue? O tempo que levavas até fazer a prova, ainda baixava dava para baixar a taxa de álcool no sangue e podia baixar a multa de muito-grave para grave...ou isto já não é possível?

Essa da multa ter que ser passada pelo comandante desconhecia por completo, mas vai dando noticias porque já vi que não sou o único.
Pelo andar da coisa, se um condutor for mandado parar por circular a 220 km/h, acusar álcool, estupefacientes, levar uma camisola manchada de sangue e transportar um cadáver no banco do pendura...é multado por excesso de velocidade e depois vai á vida dele.

Fora de brincadeiras...porque não pedias a contra-prova feita por análise ao sangue? O tempo que levavas até fazer a prova, ainda baixava dava para baixar a taxa de álcool no sangue e podia baixar a multa de muito-grave para grave...ou isto já não é possível?

Porque no teste do ticket aumentou e normalmente a análise ao sangue é mais precisa e pensei que se o fizesse ainda acusava mais e podia passar a crime, o que tornava a coisa ainda pior.

Em relação a este caso, o que me disseram foi que nós sopramos no balão numa operação stop porque o comandante autoriza a operação stop e o respectivo despiste de alcool. Neste caso não houve operação stop, e eu também duvido que não possam passar uma multa nesta situação, se não puderem até nem faz muito sentido. Eu com isto não quero fugir à responsabilidade de pagar a multa, mas se não a tiver de pagar melhor, acho que qualquer pessoa que leva uma multa e saiba que há uma possibilidade de não a pagar tenta saber pormenores sobre isso não? E concordo contigo, fui irresponsável em agarrar no carro, irresponsável e ingénuo por pensar que por não sentir sintomas que estava em condições de conduzir.

O que disseste agora é completamente diferente do que disseste anteriormente, e se o tivesses dito ninguém brincava com a situação.
No entanto qualquer agente pode mediante suspeita realizar o teste, imagina outra situação, um agente pára o teu carro pela mesma razão e vê o que lhe parece uma arma no veículo, não pode indagar?

então se assim fosse, e seguindo a ideia do que te disseram, se a polícia visse um condutor a conduzir um carro e verificasse que esse condutor andava na estrada aos ziguezagues e estava a por em perigo os vários utentes da estrada, sendo assim a polícia não o podia mandar parar nem pô-lo a soprar ao balão, porque não era numa operação stop e para mandar parar um carro tinham que pedir autorização ao comandante???????
é descabido essa ideia
realmente as operações stop são ordenadas pelos comandantes, mas qualquer agente em qualquer situação, pode mandar parar um carro e mandar o condutor fazer o teste de alcool, independente se estar numa operação stop ou não

Saiu-te cara, a bebedeira, mas pronto, agora já não vale a pena bater no ceguinho. Fosse a ti e não levantava ondas, paga e pronto [;)] Não vá a multa ser mais pesada ou com piores consequências ...

é possivel, mas quem paga a colheita de sangue é o infrator e além disso a quantidade de alcool no sangue é muito mais concentrada.
de certeza que acusava mais

A única diferença é que fui mais directo na pergunta inicial do tópico. Eu disse que também acho que não faz muito sentido o que me disseram, mas nunca se sabe não é? E perguntei porque alguém aqui já podia ter passado por uma situação semelhante.

Saiu-te cara, a bebedeira, mas pronto, agora já não vale a pena bater no ceguinho. Fosse a ti e não levantava ondas, paga e pronto [;)] Não vá a multa ser mais pesada ou com piores consequências ...

Ou menos que tivesse sido bebedeira, como quem diz, já que tenho a fama, que tenha o proveito. Mas pronto o mal já está feito, o meu organismo nesse dia não devia estar nos melhores dias. lol

Se assim fosse, como é que um policia justificava a um peão que tem que fazer o teste de álcool? Sim, a policia pode fazer um peão submeter-se a um teste de álcool se o mesmo estiver envolvido em acidente de trânsito lol

Artigo 152º
Princípios gerais
1 – Devem submeter-se às provas estabelecidas para a detecção dos estados de influenciado pelo álcool ou por substâncias psicotrópicas:
a) Os condutores;
b) Os peões, sempre que sejam intervenientes em acidentes de trânsito;
c) As pessoas que se propuserem iniciar a condução.
2 – Quem praticar actos susceptíveis de falsear os resultados dos exames a que seja sujeito não pode prevalecer-se daqueles para efeitos de prova.
3 – As pessoas referidas nas alíneas a) e b) do no 1 que recusem submeter-se às provas estabelecidas para a detecção do estado de influenciado pelo álcool ou por substâncias psicotrópicas são punidas por crime de desobediência.
4 – As pessoas referidas na alínea c) do no 1 que recusem submeter-se às provas estabelecidas para a detecção do estado de influenciado pelo álcool ou por substâncias psicotrópicas são impedidas de iniciar a condução.
5 – O médico ou paramédico que, sem justa causa, se recusar a proceder às diligências previstas na lei para diagnosticar o estado de influenciado pelo álcool ou por substâncias psicotrópicas é punido por crime de desobediência.

Artigo 153º
Fiscalização da condução sob influência de álcool
1 – O exame de pesquisa de álcool no ar expirado é realizado por autoridade ou agente de autoridade mediante a utilização de aparelho aprovado para o efeito.
2 – Se o resultado do exame previsto no número anterior for positivo, a autoridade ou o agente
de autoridade deve notificar o examinando, por escrito, ou, se tal não for possível, verbalmente, daquele resultado, das sanções legais dele decorrentes, de que pode, de imediato, requerer a realização de contraprova e de que deve suportar todas as despesas originadas por esta contraprova no caso de resultado positivo.
(...)

Para servir de exemplo a outros, podes dizer o que bebeste, a que horas e altura/peso?

Eu sinceramente não faço ideia do que 0,94 significa, são 3 cervejas?

Peso cerca de 58 kg e meço 1.69 cm
bebi cerca de 5 cervejas (imperiais) no espaço de 2/3 horas.

Mas também acho que isso varia muito consoante a altura/peso das pessoas e até mesmo o estado de espírito, já para não falar do que se come, eu tinha jantado por volta das 21horas e realizei o exame por volta das 3h da manhã. Já fui mandado parar uma outra vez e também suprei no balão, bebi duas minis e não acusou nada.

Voltar
Superior