Multa Ridicula!

citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

Andamos às turras sobre a interpretação de algo que à partida está torto.

Circular na via da direita uma AE inteira e passar por carros que vão mais lentos nas vias da esquerda é ultrapassagem segundo o nosso CE. Tempos houve em que eu pensava também que uma ultrapassagem só o seria quando se saía e retornava à via original para passar por um carro. Agora sei que não é essa a interpretação que as autoridades fazem da lei.

Além disso, actualmente, creio que é mais perigoso ultrapassar pela direita numa AE do que ultrapassar pela esquerda, por dois factores:

* os condutores portugueses não estão habituados a ser ultrapassados pela direita
* os condutores portugueses não estão habituados a utilizar os espelhos
* salvo erro, os espelhos na direita do veiculo não são obrigatórios

Por outro lado, ultrapassar pela esquerda, tendo de fazer duas mudanças de via, não é também uma manobra aconselhável. Em certas situações de trânsito mais denso é até uma manobra algo complicada de fazer. Quando o trânsito na esquerda segue demasiado compacto e acima dos limites de velocidade, as coisas complicam-se, podendo inviabilizar a manobra.

Posto isto, acho que se devia reformular o CE. Os carros deveriam ter espelhos nos dois lados obrigatoriamente, e as ultrapassagens deveriam poder processar-se quer pela esquerda, quer pela direita. Quem quiser mudar de via terá de se certificar de que existem condições para o fazer, para ambos os lados.

Desta forma já se poderiam evitar um certo número de mudanças de direcção, uma das manobras que envolve mais perigo numa AE. Mas, por outro lado, não esqueçamos de que estamos em Portugal... Continuaria sempre a existir diferencial extremo de velocidades entre veiculos: uns a 200, outros a 70, outros a 120, e todos espalhados aleatoriamente pelas várias vias de trânsito.

Resumindo, talvez o melhor mesmo seja que cada condutor "alugue" uma via de trânsito e tenha de permanecer nela até sair da AE. :D

[^];)

Isto ainda continua? :D

Circular pela direita, ultrapassar pela esquerda - é o que diz o código (para além das outras situações previstas, naturalmente). Não percebo a confusão toda.

Tomara que a BT continue a multar os prevaricadores. Então na A29 e na A3, onde circulo quase diariamente, aí é que valia a pena.

Isto parece-me treta. Então toda a gente sabe q isso ñ é uma infracçao, menos o sr. da BT?

citação:Originalmente colocada por Pedro XE

nem mais!

e por alguma coisa existem aquelas placas que informam que na faixa da esquerda deve-se andar a mais de 50, na faixa do meio a mais de 70, e na faixa da direita a mais de 90.....assim consegue-se manter uma regularidade.

Quais placas ? :D:D:D

Deve ter sida da hora tardia do teu post. :D

citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

Andamos às turras sobre a interpretação de algo que à partida está torto.

Circular na via da direita uma AE inteira e passar por carros que vão mais lentos nas vias da esquerda é ultrapassagem segundo o nosso CE. Tempos houve em que eu pensava também que uma ultrapassagem só o seria quando se saía e retornava à via original para passar por um carro. Agora sei que não é essa a interpretação que as autoridades fazem da lei.

Além disso, actualmente, creio que é mais perigoso ultrapassar pela direita numa AE do que ultrapassar pela esquerda, por dois factores:

* os condutores portugueses não estão habituados a ser ultrapassados pela direita
* os condutores portugueses não estão habituados a utilizar os espelhos
* salvo erro, os espelhos na direita do veiculo não são obrigatórios
Por outro lado, ultrapassar pela esquerda, tendo de fazer duas mudanças de via, não é também uma manobra aconselhável. Em certas situações de trânsito mais denso é até uma manobra algo complicada de fazer. Quando o trânsito na esquerda segue demasiado compacto e acima dos limites de velocidade, as coisas complicam-se, podendo inviabilizar a manobra.

Posto isto, acho que se devia reformular o CE. Os carros deveriam ter espelhos nos dois lados obrigatoriamente, e as ultrapassagens deveriam poder processar-se quer pela esquerda, quer pela direita. Quem quiser mudar de via terá de se certificar de que existem condições para o fazer, para ambos os lados.

Desta forma já se poderiam evitar um certo número de mudanças de direcção, uma das manobras que envolve mais perigo numa AE. Mas, por outro lado, não esqueçamos de que estamos em Portugal... Continuaria sempre a existir diferencial extremo de velocidades entre veiculos: uns a 200, outros a 70, outros a 120, e todos espalhados aleatoriamente pelas várias vias de trânsito.

Resumindo, talvez o melhor mesmo seja que cada condutor "alugue" uma via de trânsito e tenha de permanecer nela até sair da AE. :D

Não eram até 92 (se não estou em erro), agora são.

citação:Originalmente colocada por dacapata

nem mais!

e por alguma coisa existem aquelas placas que informam que na faixa da esquerda deve-se andar a mais de 50, na faixa do meio a mais de 70, e na faixa da direita a mais de 90.....assim consegue-se manter uma regularidade.

Existem sim em quase todas as AE's.

Numa AE de 3 faixas. 90 -- 70 -- 50 de velocidade MÌNIMAS!

A mim parece que cada caso é um caso e que fica ao críterio do agente com base no que ele vê no momento e da percepção da infracção.

1)
Se o dr.gigabyte efectua a passagem pela direita, quando o podia ter feito perfeitamente pela esquerda (devido há baixa ou inexistência de intensidade de trânsito) acho que a multa foi bem aplicada.
Até porque essa recta a subir tem visibilidae.
Caso contrário, se ouve intensidade de trânsito e a viatura do meio fosse um embaraço há circulação o dr.gigabyte nunca seria multado por ->"passar"<- pela direita.

2) Depois há a velocidade com que se passa pela direita...
Quantos vejo eu nessa mesma recta a passar a 160 ou mais pela direita

Como disse atrás, neste caso não me parece que seja caça há multa, trata-se de aplicar uma coima com base naquilo que o agente viu.
Se o agente considerou a atitude lamentável e perigosa ou de certo modo "evitável" acho que tomou a atitude correcta.
Multa os dois!!

Viva a caça à multa!!!
Viva a inteligencia saloia portuguesa!!!
Viva à crise economica portuguesa!!!

3 Vivas todos !!!

citação:Originalmente colocada por dacapata

nem mais!

O Pedro confundiu-se um pouco. Ele estava a referir-se ao sinal F1a.

F1a.gif

Tou desejoso de ver uma A2/A1 com 10 faixas de rodagem, transito infernal, e um pacovio a circular a 60Km/h na faixa da esquerda! Vamos todos ter de ir mais devagar que esse pacovio, á espera que apareça algum agente da autoridade e o retire da faixa da esquerda, porque senão vai ser uma viagem do catano!

Tudo devagarinho e ninguem pode passar o senhor, mesmo circulando noutra via a velocidade permitida por lei!

Ou melhor ainda, bastará o pacóvio andar na 9ª faixa, que teremos veiculos a fazer 8 faixas para ultrapassar alguem ...

citação:Originalmente colocada por Avantix

Tou desejoso de ver uma A2/A1 com 10 faixas de rodagem, transito infernal, e um pacovio a circular a 60Km/h na faixa da esquerda! Vamos todos ter de ir mais devagar que esse pacovio, á espera que apareça algum agente da autoridade e o retire da faixa da esquerda, porque senão vai ser uma viagem do catano!

Tudo devagarinho e ninguem pode passar o senhor, mesmo circulando noutra via a velocidade permitida por lei!

Ou melhor ainda, bastará o pacóvio andar na 9ª faixa, que teremos veiculos a fazer 8 faixas para ultrapassar alguem ...
[}:)][}:)][}:)]
Epa se o gajo estiver na faixa da esquerda, tu vais a trás dele a buzinar como se não houvesse amanha :D:D:D:D:D:D

citação:Originalmente colocada por jovemnarcas

[}:)][}:)][}:)]
Epa se o gajo estiver na faixa da esquerda, tu vais a trás dele a buzinar como se não houvesse amanha :D:D:D:D:D:D

ou então fazes como os americanos no iraque com os humvee! vai á secção multimédia...:D

Também eu tinha uma ideia diferente sobre este tema mas... ao ver o Código da Estrada tenho de admitir que pelo CE a multa é correcta, sendo justa ou não, sendo de bom-senso ou não... o que realmente interesaa é que pelo CE estamos sujeitos a ser multados, quem acha perigoso ter de se mudar para as faixas da esquerda, ultrapassar e depois ir de novo para a faixa mais à direita, simplesmente não mude de faixa, fica é sujeito a um Contra-ordenação grave.

Nós no dia a dia cometemos inúmeras vezes contra-ordenações:

É o carro que está estacionado na berma e para continuarmos a ir em frente temos de pisar o traço contínuo.

É um carro estacionado na passadeira e temos de fazer uma ultrapassagem na mesma para podermos continuar

etc...

Se a Brigada quiser é só multas pó pll... tem È DE PREVALECER O BOM-SENSO.

Ou então imagina que o fdp vai a 5 km/h .. ?? é giro não é ? vai toda a gente a 3 km/h para não o "ultrapassar " [}:)][}:)]

@ Zizo,

O sinal que me estava a referir é precisamente esse. Apenas me enganei nas velocidades, mas tinha a ideia que eram as que eu referi.
Mas pronto, penso que perceberam o que quis dizer, ou seja, dadas as velocidades para cada uma das faixas, consegue-se manter uma certa regularidade de velocidade entre os condutores de cada faixa.

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

kotxmc

pq irrita-me ver as pessoas a tratarem a vida real, como se isto fosse um ambiente controlado onde as decisões, os impulsos, e as reacções fossem todas as que estão descritas nos livros!

e mandarem vir com as coisas, como se fossem todos uns santinhos.....

pq é essa a realidade das bitaitices do fórum, basta alguém dizer que tocou com uma roda na linha continua que já lhe chamam de assassino e criminoso........

;) só isso!nada mais!

[^][^][^][^][^] existe neste fórum muitos impolutos. uma pessoa pede uma opinião, vem logo dizer que se está a queixar e é bem-feito. enfim.

Back