Multa Ridicula!

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

ultrapassaste o 1º e o 50º...........passaste os 48 seguintes.......(isto se nenhum TDI se meter á tua frente):D

;)
Então isso quer dizer que se eu passar um carro pela direita, e ja tiver estado na faixa mais a esquerda, e la voltar, passa a ser tambem ultrapassagem ? E se não voltar a faixa mais a esquerda, ja é so "passagem" e não ultrapassagem ? E se mudar 100m depois, ou 100km's, muda alguma coisa ?
:([:0]

I rest my case ;)

citação:Originalmente colocada por LuisNeves

Também eu. O Paulinhuu diz que já pôs lá atrás, mas não consigo encontrar nada. Claro que usar o código brasileiro não adianta nada.
O que o livro de código PORTUGUÊS diz é que a ultrapassagem é a manoobra que permite passar para a frente de outro veículo que vá á nossa frente, ora, o que o autor do tópico fez não foi isso, já que ele não se pôs á frente do veículo que ia no meio.....

citação:Originalmente colocada por kotxmc

Discordo que tenha mais risco mudar de faixa duas vezes do que passar pela direita. As mudanças de faixa não têm risco nenhum se forem convenientemente controladas pelo condutor; podem é originar a necessidade de abrandar para deixar passar alguém que venha mais rápido primeiro, mas para além da chatice não vejo risco. Agora passar pela direita é perigoso. Se o artista resolve vir para a direita de repente, não há cuidado nem tempo de reacção que nos valha.

WORD.

para a esquerda o tempo de reacção é dez mil vezes mais rápido!:D

burocratas.....burocratas.....burocratas!!!!!!tecnocratas.........argonautas.............:D

voçês devem ser bonitos a discutir com os vossos colegas.........[}:)]

olha lá sabias que foram fabricados carros apenas com espelho lateral esquerdo?
sabes o que isso significa?
medita lá um pouco e logo vês porque é mais provável comeres com um gajo que circula à tua esquerda do que com um que se encontre à direita...

eu poderia entrar por uma teoria probabilistica burocratica sobre a % de carros que numa AE circula só com um espelho, e a % de carros que circulam com o espelho esquerdo partido, ou recolhido, ou mal afinado..........e tenho uma ideia que ia dar +- ao mesmo......mas nem entro por ai.......

eu por acaso, em situações como a do Dr.gigabyte faço uma coisa condenada por muitos.........

meto me a trás do azelha na faixa do meio, espeto-lhe com os máximos até ele ir pa faixa da direita.......[:p]

citação:Originalmente colocada por 1alfista

ultrapassaste o 1º e o 50º...........passaste os 48 seguintes.......(isto se nenhum TDI se meter á tua frente):D

;)
Então isso quer dizer que se eu passar um carro pela direita, e ja tiver estado na faixa mais a esquerda, e la voltar, passa a ser tambem ultrapassagem ? E se não voltar a faixa mais a esquerda, ja é so "passagem" e não ultrapassagem ? E se mudar 100m depois, ou 100km's, muda alguma coisa ?
:([:0]

I rest my case ;)

não , porque como tu dizes, ultrapassar é só pela esquerda :D

;)

Discordo que tenha mais risco mudar de faixa duas vezes do que passar pela direita. As mudanças de faixa não têm risco nenhum se forem convenientemente controladas pelo condutor; podem é originar a necessidade de abrandar para deixar passar alguém que venha mais rápido primeiro, mas para além da chatice não vejo risco. Agora passar pela direita é perigoso. Se o artista resolve vir para a direita de repente, não há cuidado nem tempo de reacção que nos valha.

WORD.

burocratas.....burocratas.....burocratas!!!!!!tecnocratas.........argonautas.............:D

medita lá um pouco e logo vês porque é mais provável comeres com um gajo que circula à tua esquerda do que com um que se encontre à direita...
por acaso, o retrovisor direito, ainda não é obrigatório.... e , sendo assim , dá que pensar...

WORD.

eu poderia entrar por uma teoria probabilistica burocratica sobre a % de carros que numa AE circula só com um espelho, e a % de carros que circulam com o espelho esquerdo partido, ou recolhido, ou mal afinado..........e tenho uma ideia que ia dar +- ao mesmo......mas nem entro por ai.......

eu por acaso, em situações como a do Dr.gigabyte faço uma coisa condenada por muitos.........

meto me a trás do azelha na faixa do meio, espeto-lhe com os máximos até ele ir pa faixa da direita.......[:p]

então, se até tens uma atitude (mais ou menos) adequada, para quê esta retórica toda?

é que já é tanto "off-CE" que parece que conduzes à esquerda como os ingleses e não respeitas nadinha...

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Também eu. O Paulinhuu diz que já pôs lá atrás, mas não consigo encontrar nada. Claro que usar o código brasileiro não adianta nada.
O que o livro de código PORTUGUÊS diz é que a ultrapassagem é a manoobra que permite passar para a frente de outro veículo que vá á nossa frente, ora, o que o autor do tópico fez não foi isso, já que ele não se pôs á frente do veículo que ia no meio.....

Em que artigo está isso escrito?

Eu desisto.
Mas tens a questão de ires na faixa mais a esquerda e passares 50 carros...
E deixo-te outra, qual a distancia depois de teres ultrapassado pela direita, que podes ir a faixa da esquerda sem ser ultrapassagem ?

O dr.gygabyte, não é o 1º a ser multado assim (nem sequer aqui no forum, o é...), e pelos vistos isto vai continuar...
Ha para aí varios topicos com isso, com as partes do CE que se referem a este assunto, e inclusivamente com esclarecimentos da DGV, é so procura-los.
O que tu estas a defender está errado a luz do CE em vigor em Portugal.

Não vou continuar esta discussão por 2 motivos, 1- falta de tempo, 2-ja foi mais que discutido, ja perdi bastantes horas nisto.

Procura os topicos, da uma vista de olhos, e depois se ainda mantiveres, o que estas a defender, não te preocupes que ha muita gente a defender o mesmo que tu :D;)

kotxmc

pq irrita-me ver as pessoas a tratarem a vida real, como se isto fosse um ambiente controlado onde as decisões, os impulsos, e as reacções fossem todas as que estão descritas nos livros!

e mandarem vir com as coisas, como se fossem todos uns santinhos.....

pq é essa a realidade das bitaitices do fórum, basta alguém dizer que tocou com uma roda na linha continua que já lhe chamam de assassino e criminoso........

;) só isso!nada mais!

Eu desisto.
Mas tens a questão de ires na faixa mais a esquerda e passares 50 carros...
E deixo-te outra, qual a distancia depois de teres ultrapassado pela direita, que podes ir a faixa da esquerda sem ser ultrapassagem ?

O dr.gygabyte, não é o 1º a ser multado assim (nem sequer aqui no forum, o é...), e pelos vistos isto vai continuar...
Ha para aí varios topicos com isso, com as partes do CE que se referem a este assunto, e inclusivamente com esclarecimentos da DGV, é so procura-los.
O que tu estas a defender está errado a luz do CE em vigor em Portugal.

Não vou continuar esta discussão por 2 motivos, 1- falta de tempo, 2-ja foi mais que discutido, ja perdi bastantes horas nisto.

Procura os topicos, da uma vista de olhos, e depois se ainda mantiveres, o que estas a defender, não te preocupes que ha muita gente a defender o mesmo que tu :D;)

Não é preciso procurar, que neste já se citou a legislação aplicável e a interpretação da GNR, e até foi referido por mais do que um user ter visto carros da BT a executarem a manobra conforme disposto pelo CE.

kotxmc

pq irrita-me ver as pessoas a tratarem a vida real, como se isto fosse um ambiente controlado onde as decisões, os impulsos, e as reacções fossem todas as que estão descritas nos livros!

pq é essa a realidade das bitaitices do fórum, basta alguém dizer que tocou com uma roda na linha continua que já lhe chamam de assassino e criminoso........

;) só isso!nada mais!
Um fórum de fundamentalistas :D

1Alfista : a distância não importa, pois se eu sempre fui á direita, posso passar para a do meio quando quiser....
Agora, se já lá circulava antes, alto lá...

pá vocês até podem ter razão, mas quando o Uno tiver operacional, vou á escola de condução, só para perguntar isso...[:p]

kotxmc

;) só isso!nada mais!

eu compreendo o ponto de vista.

mas é assim, tem que se reconhecer que o CE existe para reger o transito e nos devemos guiar pelas suas disposições.

deste modo, sabendo que se age de modo não conforme com o que está estipulado legalmente, não me parece legítimo vir abominar a sorte ou as outras pessoas, mesmo a própria lei, quando se é apanhado em transgressão.

não sou nenhum santo e também transgrido a lei, mas nunca me passaria pela cabeça reclamar de uma coisa que tenho consciência que fiz mal.

tive azar, paciência, da próxima penso duas vezes e talvez nao repita a proeza.

kotxmc

;) só isso!nada mais!

eu compreendo o ponto de vista.

mas é assim, tem que se reconhecer que o CE existe para reger o transito e nos devemos guiar pelas suas disposições.

deste modo, sabendo que se age de modo não conforme com o que está estipulado legalmente, não me parece legítimo vir abominar a sorte ou as outras pessoas, mesmo a própria lei, quando se é apanhado em transgressão.

não sou nenhum santo e também transgrido a lei, mas nunca me passaria pela cabeça reclamar de uma coisa que tenho consciência que fiz mal.

tive azar, paciência, da próxima penso duas vezes e talvez nao repita a proeza.

sim.........ok, e gosto de ver que pelo menos és dos que ainda sabe assumir a sua humanidade (pelo menos de vez em quando:D) ;)

mas quando vem alguém para aqui como o gigabyte veio, apesar de no CE estar outra coisa, não é preciso serem assim.......

do género, nao cumpriste não prestas!

todos nós fazemos aquilo.............

eu ando de carro e de mota......todos os dias (menos neste tempo de aleijadice) ....e não venho para aqui inventar coisas ou armar-me em santo! nem sequer vangloriar-me das coisas más que faço como há uns tempos alguns queriam fazer acreditar.......

andamos todos na estrada, e todos erramos.........alguns erros são propositados porque têm consequencias ponderadas (ou não....).....

é preciso bom senso,

para conduzir......e para falar sobre a forma como se conduz! mesmo quando o teor da conversa é um mau senso [:p]

;) vá boa noite a todos que eu vou atacar a cama

Então e o Código brasileiro, é de desprezar ?

Acho que ainda vivemos em Portugal...

Logo o que interessa aqui a definição de ultrapassagem para os brasileiros ou o CE brasileiro?

voçês parecem todos uma cambada de robots burocráticos.........

imaginem lá OFF-CE o seguinte......

a referida situação de 3 faixas, um carro na do meio a 80, um na da direita a 100.........

o que é que é mais perigoso, independentemente do tipo de carro, tipo de piso, trafego etc.......

o carro da faixa da direita continuar na faixa da direita, e o do meio na do meio???

ou o da direita atravessar as faixas todas pa ultrapassar o do meio pela esquerda???

RESPONDAM SUCINTAMENTE, PRETO NO BRANCO!!!

burocrátas de um raio............:D

;)
Para mim pessoalmente, é bem mais perigoso passar pela direita, que mudar de faixa e passar pela esquerda.
1º porque ao fazeres a ultrapassagem pelo CE não estas a fazer nada "inesperado" pelo outro condutor.
2º porque ao passares pela direita, se o outro condutor resolver ir para a faxia da direita, e por acaso estiver no angulo morto (ja para não falar nos carros so com um espelho :D) vais estar numa situação que eu pessoalmente não gostaria de estar...
3º porque se fizeres a manobra como deve ser esta não tem qualquer perigo.

Exactamente!!

Claro que é muito, mas mesmo mutio mais perigoso ultrapassar pela direita do que atravessar as outras faixas para ultrapassar!!

Como já referi, já estive a milimetros de ter um grave acidente, precisamente por causa dos angulos mortos, quando um "animal" resolveu ultrapassar-me pela direita, no preciso momento em que eu ia para lá!!

Há casos em que não concordo com a lei, mas neste aspecto concordo a 100%!!

P.S: Acho que já chega de discutir este assunto, até porque, quem nesta altura ainda está com duvidas e arranja argumentos sem pés nem cabeça, nunca vai perceber (ou não quer perceber), uma coisa tão simples como isto; circular nas via mais á direita e ultrapassar pela esquerda!

Andamos às turras sobre a interpretação de algo que à partida está torto.

Circular na via da direita uma AE inteira e passar por carros que vão mais lentos nas vias da esquerda é ultrapassagem segundo o nosso CE. Tempos houve em que eu pensava também que uma ultrapassagem só o seria quando se saía e retornava à via original para passar por um carro. Agora sei que não é essa a interpretação que as autoridades fazem da lei.

Além disso, actualmente, creio que é mais perigoso ultrapassar pela direita numa AE do que ultrapassar pela esquerda, por dois factores:

* os condutores portugueses não estão habituados a ser ultrapassados pela direita
* os condutores portugueses não estão habituados a utilizar os espelhos
* salvo erro, os espelhos na direita do veiculo não são obrigatórios

Por outro lado, ultrapassar pela esquerda, tendo de fazer duas mudanças de via, não é também uma manobra aconselhável. Em certas situações de trânsito mais denso é até uma manobra algo complicada de fazer. Quando o trânsito na esquerda segue demasiado compacto e acima dos limites de velocidade, as coisas complicam-se, podendo inviabilizar a manobra.

Posto isto, acho que se devia reformular o CE. Os carros deveriam ter espelhos nos dois lados obrigatoriamente, e as ultrapassagens deveriam poder processar-se quer pela esquerda, quer pela direita. Quem quiser mudar de via terá de se certificar de que existem condições para o fazer, para ambos os lados.

Desta forma já se poderiam evitar um certo número de mudanças de direcção, uma das manobras que envolve mais perigo numa AE. Mas, por outro lado, não esqueçamos de que estamos em Portugal... Continuaria sempre a existir diferencial extremo de velocidades entre veiculos: uns a 200, outros a 70, outros a 120, e todos espalhados aleatoriamente pelas várias vias de trânsito.

Resumindo, talvez o melhor mesmo seja que cada condutor "alugue" uma via de trânsito e tenha de permanecer nela até sair da AE. :D

nem mais!

e por alguma coisa existem aquelas placas que informam que na faixa da esquerda deve-se andar a mais de 50, na faixa do meio a mais de 70, e na faixa da direita a mais de 90.....assim consegue-se manter uma regularidade.

citação:Por outro lado, ultrapassar pela esquerda, tendo de fazer duas mudanças de via, não é também uma manobra aconselhável. Em certas situações de trânsito mais denso é até uma manobra algo complicada de fazer.

Mas para transito denso o codigo já abre uma excepção, dizendo que se pode ultrapassar pela direita... ;)

Quanto ao código brasileiro....sorte temos nós de não terem ido buscar o ingles, senão ai é que estavamos todos lixados!
icon_smile_big.gif
j/k
Que interessa mesmo o código brasileiro quando estamos em Portugal? É que nem por ser apenas uma questão linguistica....O "português de Portugal" e o "português do Brasil" têm algumas diferenças...

Quantas páginas deu o ultimo tópico sobre este assunto?? 200 não foi?? Se não foi, andou lá perto :D

Pela atitude convincente com os condutores "meiistas" :D se atiram para as vias do meio e ainda reclamam com quem não concorda com a sua transgressão, e que pelos visto andam por aqui muitos, não admira que este tópicos durem mais que o coelhinho das pilhas.

Ora vamos lá analisar isto mais umas vez, já que ainda não tenho sono e tenho aqui algum tempo para desperdiçar.

Os "meiistas" asseguram que é mais seguro utilizarem a via do meio, até... se fizeram o raio da estrada com mais de 2 vias em cada sentido, há que utilizar todas né??

Ora vamos lá a ver. Ora vai um fulano na via do meio a uma velocidade inferior à media praticada naquele momento pelos restantes utentes da via.

Ora isto provoca o quê??
Dificuldades acrescidas de ultrapassagem.

Que por sua vez provoca o quê?
Congestionamento.

E que por sua vez potencia o quê?
Manobras perigosas como ultrapassagens pela direita.

Agora vamos regressar ao "seguir na mesma via vs transitar 2 e voltar a transitar 2 para efectuar uma ultrapassagem".

Ora deixa ver... Seguimos na via da direita, lá vai um "meiista", continuamos, vamos a passá-lo, ups ele guina para a direita!!! Ufff ainda bem que estava ali a berma...

Agora a outra hipotese: Vamos na direita, lá vai mais um m... da do meio, pisca, não vem ninguem, passamos para o meio, não vem ninguem, esquerda, vamos ultrapassar... guinada à esquerda do outro fdp!!! Catrapaum nos rails, despiste, vem de lá um TDI a 250 e crash bum bang!!! O "meiista" seguiu viagem...

Secalhar os brazucas até souberam planear, estipular e redigir melhor o CE... não seu, digo eu.

Back