Multa STCP (ajuda)

Neste caso (se foi como descrito e com isto não estou a querer dizer o contrário) não foi um aproveitamento mas há casos em que o esquecimento é "voluntário" para guardar a viagem para mais tarde de propósito e assim poupa-se em viagens (1.10€ cada viagem ao fim do mês vê quanto se poupa [;)] por isso é que as multas passaram a ser elevadas e assim sair mais caro do aquilo que se poupa alem do risco de ser caçado, poupa meia dúzia/uma dúzia de viagens mas quando é apanhado paga-as todas juntas e com juros mais altos que os que o governo cobra) Os picas estão só a cumprir a função para a qual foram contatados alem de que o bilhete não estava legal por não estar validado [;)]

A questão é que eu devo ter validado a porcaria do passe em vez do andante. Vou ter essa confirmação esta semana mas cada vez mais acredito que foi isso que aconteceu. Primeiro porque é o hábito: sacar do passe e validar. Segundo porque tenho o passe à frente na carteira (mesmo à mão) e o andante num compartimento por trás da carteira.

Ainda por cima eram 5h30 da manhã. Vinha da noite (não que estivesse bêbado, apesar de ter bebido uns copos), a confusão de entrar no autocarro. Ainda para mais ia na conversa com uns amigos... Com tudo isto, estou convencido que foi "automático": saquei do passe, tal como fiz ao longo dos últimos meses/anos. É automático...

Caso tenha acontecido isto, estará registado no histórico dos STCP. Eu tenho a certeza que validei alguma coisa. Não sei é se eles vão ser compreensivos e ter bom senso. É que é muito dinheiro para um erro honesto.

Dá para ver tudo! Eu próprio já vi tudo o que fiz até à meia-noite. Só que hoje o sistema ainda não tinha os dados referentes ao pós meia-noite, chamar-lhe-emos assim.

Até à meia noite bate tudo como eu digo. Tenho duas viagens compradas às 9 e tal da noite (não me lembro ao certo a hora), uma das quais foi validada um minuto após a compra.

Agora falta aceder aos registos pós-meia-noite. Esses registos indicarão uma de duas coisas:

a) o andante foi validado e a máquina leu com erro (acendendo a luz vermelha). Nesta situação a multa é imediatamente arquivada;
b) validei a porcaria do passe em vez do andante. Aqui entra a possibilidade de ter sido erro meu (como disse, por força do hábito... usei o passe mensal durante anos no Porto; agora não o uso porque não me compensa mas como o tenho na carteira posso ter caído em erro).

Ou seja, se for a hipótese "a)" estou perante um não problema. Mas eu, conhecendo-me como conheço, acredito que tenha sido a "b)". É uma distração tipicamente minha. Nesse caso, eles têm legitimidade legal para me multar. Apenas pode entrar o bom-senso. Mas uma empresa como a Metro do Porto dificilmente estará importada com uma situação pontual de um usuário que lhes é indiferente...

Por curiosidade quem te disse isto?? ou es tu que pensas isto??é que ja vi que tas muito convicto disso.. Tu es o responsavel pelo titulo de transporte,se der vermelho é teu dever voltar a validar,os anuncios la sao bem explicitos. atencao que viagens nao é a mesma coisa que passe mensal.

Este caso só dará em alguma coisa caso o erro tenha sido da máquina. Se, por outro lado, foi teu, vais ter de pagar e esperar que sejas menos distraído para uma próxima. É a vida!

A minha mãe já apanhou uma multa de metro por uma situação parecida com a tua ( deve ter validado a senha errada, porque anda sempre com meia duzia delas xD ) mas não pagou porque nunca chegou a multa a casa isto há 3/4 anos atrás. Pode ser que tenhas sorte, mas como isto anda mais vale pagares já e aproveitares o desconto. I'm just saying xD

Por curiosidade quem te disse isto?? ou es tu que pensas isto??é que ja vi que tas muito convicto disso.. Tu es o responsavel pelo titulo de transporte,se der vermelho é teu dever voltar a validar,os anuncios la sao bem explicitos. atencao que viagens nao é a mesma coisa que passe mensal.

Foi o revisor que me garantiu isto. E na loja andante voltaram a confirmar-me esta situação. Se a máquina leu com erro, esse mesmo erro fica registado e és desresponsabilizado.

Pessoal, alguém me sabe explicar o procedimento que acontece caso não pague? Acho que isto segue para o IMTT. E depois?

Recebes uma carta para comparecer no tribunal.

Este caso é comum e pode acontecer a qualquer um. Existem revisores que por vezes fecham os olhos e permitem a validação, mas na grande maioria das vezes é multa.

E relativamente à situação do user específico, foi um erro de validação quase de certeza. É estar mais atento da próxima vez. Se lhe for perdoado toda a gente "esquecia-se" de validar e só validada quando apareciam os fiscais.

Recebes uma carta para comparecer no tribunal.

Este caso é comum e pode acontecer a qualquer um. Existem revisores que por vezes fecham os olhos e permitem a validação, mas na grande maioria das vezes é multa.

E relativamente à situação do user específico, foi um erro de validação quase de certeza. É estar mais atento da próxima vez. Se lhe for perdoado toda a gente "esquecia-se" de validar e só validada quando apareciam os fiscais.

A minha questão é se isso funciona mesmo ou se o processo pode ficar perdido e esquecido lá durante anos. É que para eles fazerem descontos caso se pague em cinco dias, tudo me leva a crer que têm problemas em resolver os processos acumulados.

Nao vai nada para o imtt! Vai é a carta para tua casa (isto se deste a morada correcta).

Faz simplesmente uma carta com um pedido de desculpas porque se for a primeira vez és desculpado. Faz o choradinho por carta, explica a situaçao e com 80% de certeza que o caso é esquecido (se for a primeira vez). Isto é regra no metro e penso que nos stcp tambem.
Nao estejas é com postura de chico esperto a reclamar sobre o funcionamento das maquinas etc, isso so vai piorar a situação.

Isto que te estou a dizer é o que te podem dizer por exemplo no gabinete de apoio da casa da musica ou entao vai à estaçao de recolha de francos e fala com o chefe que estiver la, fala com calma e explica a situaçao.

Aconselho a fazeres isso rapidinho para ainda ires a tempo, porque se o pedido de emissao de multa ja estiver na torre das antas depois é mais complicado.[;)]

Última edição:
Nao vai nada para o imtt! Vai é a carta para tua casa (isto se deste a morada correcta).

Faz simplesmente uma carta com um pedido de desculpas porque se for a primeira vez és desculpado. Faz o choradinho por carta, explica a situaçao e com 80% de certeza que o caso é esquecido (se for a primeira vez). Isto é regra no metro e penso que nos stcp tambem.
Nao estejas é com postura de chico esperto a reclamar sobre o funcionamento das maquinas etc, isso so vai piorar a situação.

Isto que te estou a dizer é o que te podem dizer por exemplo no gabinete de apoio da casa da musica ou entao vai à estaçao de recolha de francos e fala com o chefe que estiver la, fala com calma e explica a situaçao.

Aconselho a fazeres isso rapidinho para ainda ires a tempo, porque se o pedido de emissao de multa ja estiver na torre das antas depois é mais complicado.[;)]

O funcionário da Loja da Mobilidade no S. João garantiu-me que isso seguia para o IMTT...

Em relação à carta já a escrevi e enviei. Não fiz um "choradinho" mas expliquei a situação (expliquei que devo ter trocado o andante com o passe mensal, o que é verdade) e dei-me como "culpado". Na Loja da Mobilidade do S.João o funcionário disse-me sempre que "não tenho hipótese" e insistiu 300 vezes para pagar com o desconto. Tenho até segunda para o fazer, não sei mesmo se o devo ou não fazer.

Essa estação de recolha que falas é onde os autocarros param? Se sim, o chefe o que me pode fazer? É ele que tem o poder de retirar a multa?

A multa apanhei-a na passada sexta, achas que ainda tenho hipóteses?

Agradeço imenso a tua ajuda, Wert. [;)]

O funcionário da Loja da Mobilidade no S. João garantiu-me que isso seguia para o IMTT...
Segue para o IMTT e depois para tribunal, quanto a tirar a multa duvido que aconteça porque depois de estar passada deve ser enviada uma cópia para o IMTT que espera os tais cinco dias pelo pagamento se não existir pagamento envia para tribunal onde deve ser paga e se mesmo assim não for paga será retirado o valor em impostos a receber pelo prevaricador (por exemplo IRS) ou então apreensão de bens, a meu ver fazias bem em pagar mais que não fosse para evitar chatices.

Segue para o IMTT e depois para tribunal, quanto a tirar a multa duvido que aconteça porque depois de estar passada deve ser enviada uma cópia para o IMTT que espera os tais cinco dias pelo pagamento se não existir pagamento envia para tribunal onde deve ser paga e se mesmo assim não for paga será retirado o valor em impostos a receber pelo prevaricador (por exemplo IRS) ou então apreensão de bens, a meu ver fazias bem em pagar mais que não fosse para evitar chatices.

Que filme! Achas mesmo que as multas vao para tribunal passado 5 dias? Tens noçao do que estas a dizer? Se assim fosse os tribunais estavam COMPLETAMENTE cheios, ainda mais do que ja estão.

So queria de moedas de 1€ casos de pessoas que as multas sao perdoadas e casos onde essas mesmas pessoas ate sao mal educadas e tentam agredir os picas. Portanto, se desculpam a essas pessoas mais rapidamente perdoam o caso do user em questão.

Aqui nao se trata de fazer favores a ninguem, é simplesmente regra geral. Mas concordo contigo quando dizes que se calhar o melhor é pagar ja e evitar ter chatices. Ficava o assunto ja arrumado mas tambem é verdade que se os 144 ou 180 (sem desconto) fizerem muita falta o melhor é aguardar um pouco pela resposta à carta que enviou.

Quanto à questao das multas irem para o imtt desconhecia totalmente e ate acho estranho, quem é o imtt para emitir multas de nao pagamento de bilhetes? :sh)

Abraço[;)]

Que filme! Achas mesmo que as multas vao para tribunal passado 5 dias? Tens noçao do que estas a dizer? Se assim fosse os tribunais estavam COMPLETAMENTE cheios, ainda mais do que ja estão.

So queria de moedas de 1€ casos de pessoas que as multas sao perdoadas e casos onde essas mesmas pessoas ate sao mal educadas e tentam agredir os picas. Portanto, se desculpam a essas pessoas mais rapidamente perdoam o caso do user em questão.

Aqui nao se trata de fazer favores a ninguem, é simplesmente regra geral. Mas concordo contigo quando dizes que se calhar o melhor é pagar ja e evitar ter chatices. Ficava o assunto ja arrumado mas tambem é verdade que se os 144 ou 180 (sem desconto) fizerem muita falta o melhor é aguardar um pouco pela resposta à carta que enviou.

Quanto à questao das multas irem para o imtt desconhecia totalmente e ate acho estranho, quem é o imtt para emitir multas de nao pagamento de bilhetes? :sh)

Abraço[;)]

Wert, diz-me uma coisa. Se eu pagar, enviar a carta e for perdoado devolvem-me o dinheiro? Ou isto já é utópico: dinheiro que entra lá já não sai...?

Foi o revisor que me garantiu isto. E na loja andante voltaram a confirmar-me esta situação. Se a máquina leu com erro, esse mesmo erro fica registado e és desresponsabilizado.

Tenho duvidas que isso funcione assim,mas se eles dizem..
Aproveita o desconto que depois vai sair bem mais caro.

Tenho duvidas que isso funcione assim,mas se eles dizem..
Aproveita o desconto que depois vai sair bem mais caro.

Sim, já me repetiram isto lá umas 30 vezes. Digamos que és perdoado. Claro que sabendo disto, o pessoal começa a validar com erro de propósito e depois é perdoado. Mas tens sempre o trabalho de mandar cartas e ter a multa à perna.

Abraço[;)]
Deves ter lida alguma coisa mal eu não disse que enviava para tribunal passados 5 dias, disse "que espera os tais cinco dias pelo pagamento se não existir pagamento envia para tribunal" mas como é lógico terá que passar 1º pela parte jurídica do IMTT que depois de analisar então envia para tribunal (quantos dias depois :confused: é conforme a micose e do tempo que demorarem ........) não quer isto dizer que se pagar após os 5 cinco dias o pagamento não seja aceite agora com o desconto é que duvido muito que lho façam após passado o prazo dos 5 dias [;)]

Recebi a resposta da carta que mandei aos STCP com a "reclamação" e vinha anexado um cheque no valor da multa que paguei [kiss]

No sistema, reconheceram o meu engano e, mesmo tendo sido culpa minha, perceberam que o erro foi honesto e perdoaram a multa [;)]

Recebi a resposta da carta que mandei aos STCP com a "reclamação" e vinha anexado um cheque no valor da multa que paguei [kiss]

No sistema, reconheceram o meu engano e, mesmo tendo sido culpa minha, perceberam que o erro foi honesto e perdoaram a multa [;)]

Já agora como fizeste? Pagaste com o desconto? E mandaste a carta para onde?.. Tive a ler para trás mas não percebi muito bem...

Já agora como fizeste? Pagaste com o desconto? E mandaste a carta para onde?.. Tive a ler para trás mas não percebi muito bem...

Sim, paguei com o desconto. Eram 180 euros, paguei 140 e tal (que agora me foram devolvidos). A carta entreguei na Loja da Mobilidade, eles depois encaminharam isso para o sítio certo [;)]

Em relação à carta, expliquei a situação de uma forma clara e com todo o detalhe. Para ser sincero, nunca pensei que me respondessem favoravelmente mas, felizmente, enganei-me apr:)

Voltar
Superior