Multa STCP (ajuda)

Joaao90

New member
Bem, aconteceu-me uma boa esta noite. Fui sair com o pessoal e, como habitual, carreguei o andante com duas viagens (uma para ir e outra para regressar). Validei o andante para lá, tudo normal. A noite deu-se com uns copos em cima e, quando regressei, apanhei o autocarro noturno de regresso a casa.

Até aqui tudo bem. A meio da viagem entram dois "picas" e eu, muito relaxadamente, dou o meu andante para ele verificar. E aqui começou a macacada, já que segundo eles, eu não tinha validado. O processo seguiu e são 180€ [8b], caso pague em 5 dias tenho 20% de desconto.

A questão é: eu tenho a certeza que validei. Pode ter acontecido uma de duas coisas:
1) a validação deu erro
2) distraidamente validei o passe mensal em vez do andante (eu usava passe mensal mas este mês não o carreguei porque não precisava).

Sinceramente, receio que tenha acontecido a segunda. Primeiro porque é a força do hábito validar o passe, segundo porque na confusão da entrada do autocarro, ainda por cima ia na conversa, posso nem ter reparado que a luz ficou vermelha.

A questão é que, qualquer que tenha sido a hipótese, foi um erro honesto mas que me criou este problema. Vou reclamar mas acham que devo pagar já e aproveito o desconto? Ou espero e tenho esperanças que a carta nunca chegue a casa? O que alego na reclamação?

Agradecia toda e qualquer ajuda.

Isso de apanhar autocarros com a "cabra" dá problemas [:D]

Não vejo muito por onde "fugir", porque deverias ter confirmado que estava validado... tentaste explicar isso calmamente aos revisores?

Isso de apanhar autocarros com a "cabra" dá problemas [:D]

Não vejo muito por onde "fugir", porque deverias ter confirmado que estava validado... tentaste explicar isso calmamente aos revisores?

Uma pessoa vai de transportes para não conduzir depois de beber mas nem assim está "seguro" :sh)

Sim, estive sempre muito calmo. Primeiro fui apanhado de surpresa, depois agi calmamente. Eles aconselharam-me o que tinha que fazer, mas não recuaram na multa. Estou mesmo danado com isto...

Uma pessoa vai de transportes para não conduzir depois de beber mas nem assim está "seguro" :sh)

Sim, estive sempre muito calmo. Primeiro fui apanhado de surpresa, depois agi calmamente. Eles aconselharam-me o que tinha que fazer, mas não recuaram na multa. Estou mesmo danado com isto...

Vai a sede dos STCP e tenta falar com alguém, explicando as coisas. Não perdes nada. [;)]

Isso é um bocado como passar um sinal vermelho: podias estar distraído, não reparaste, não fizeste por mal, mas o erro está lá...

A estupidez destas multas é que depois não são capazes de dizer á pessoa para ir validar de novo, se não validou por distracção como disse, e ainda tinha viagens era só validar e está feito.
Mas claro, 180€ sempre é melhor que uma viagem[8b]

A estupidez destas multas é que depois não são capazes de dizer á pessoa para ir validar de novo, se não validou por distracção como disse, e ainda tinha viagens era só validar e está feito.

Pois, é um bocado isso. Mas acham que devo pagar já e aproveito o desconto? Ou espero e tenho esperanças que a carta nunca chegue a casa? O que alego na reclamação?

Se te puseres do lado do fiscal, como distingues uma distracção de um chico-esperto que quis viajar sem pagar?

Não sei que te diga mais...

Já expuseste a situação, mas mesmo assim não cedem, só te resta pagar.

Eu sei que é chato e podiam facilitar, mas coloca-te na posição deles.

Não sei que te diga mais...

Já expuseste a situação, mas mesmo assim não cedem, só te resta pagar.

Eu sei que é chato e podiam facilitar, mas coloca-te na posição deles.

Vou voltar lá para analisar os registos todos porque hoje ainda não os tinham no sistema. Mas imagino que não cedam. Eles normalmente não têm essa sensibilidade.

vais reclamar com que fundamento?

Há a possibilidade de eu ter passado o andante certo e de a máquina ter lido com erro. Assim sendo, a multa é imediatamente arquivada.

Se se verificar a questão de eu ter validado o passe mensal em vez do andante, resta-me limitar a apelar ao bom senso da empresa.

Perguntas:

Validaste pagando? Tens recibo? Na zona de validação há câmaras de segurança?...

Perguntas:

Validaste pagando? Tens recibo? Na zona de validação há câmaras de segurança?...

As imagens nunca vão ter qualidade suficiente afim de compreender o que o jovem validou, para além de que requer um relatório da polícia e uma notificação de guarda de imagens pois passado trinta dias são automaticamente apagadas.
O que existe é um registo na máquina de validação e pode demonstrar o teu passe la registado.

Back