"Multibanco Fora de Serviço"

"PAGAMENTOS POR MULTIBANCO
SÓ VALORES SUPERIORES A 5 Eur."

Fiquei pouco ou nada esclarecido em relação a este aspecto,
sendo que quando tiver necessidade de comprar algum produto
que não exceda este valor e me for negado o acesso ao terminal,
tratarei de pedir o respectivo livro de reclamações e posteriormente
as autoridades no caso de negação. [s)]

Quando assim for, fazes uma denuncia á SIBS, relatando todos os factos.
Não sei se a ASAE tem jurisdição sobre os contractos TPA.

A SIBS tinha um projecto de instituir uma taxa maxima de 1 euro para todos os pagamentos superiores a 125 euros.
Não sei se isso chegou a avançar mas seria muito bem vindo.
A taxa media de comissão MB é de 1.2% sobre o total da transacção.
No pagamento com VISA vai até 5% do total.
E quando o mesmo TPA tem MB e VISA, os pagamentos MB feitos com VISA Electron são taxados como pagamento VISA [8b]
É por isso que encontram em algumas grandes superficies ou lojas 2 terminais de pagamento em cada caixa, um para MB e outro para VISA.

Em relação ao minimo de 5 euros nas caixa automaticas até estou de acordo, não me parece que tivesse qualquer logica conseguir levantar menos que isso, nos estabelecimentos comerciais é relativo pq, mesmo que paguem 1 euro por MB, a taxa de utilização é a mesma.
Na minha tasca tenho pagamento por multibanco, tipo netpay e realmente acho um roubo pq pago, para alem da taxa, cerca de 4,5% sobre os pagamentos efectuados.
Se tiver um jantar de grupo em que paguem 500E por MB, perto de 25E são para a UNICRE, logo só posso achar um exagero...

Eu não entro num restaurante sem saber que tem Multibanco. Não tem, não vou. Há muitos mais. Para mim é mais cómodo andar com o cartão, do que ter que ir levantar dinheiro.

Logo, é melhor perder 4,5% do que perder tudo, ou seja, o cliente.

A SIBS/Unicre tem que ganhar dinheiro, como todos nós, mas obviamente que a % podia ser menor. É por isso que depois vê-se por ai que a empresa tal, obteve no ultimo trimestre lucros de milhões de euros.... é a vida.

Abraço

Last edited:
Quantas vezes já leram isto em lojas e restaurantes?

E quantas vezes é que isto será verdade?? Sabiam que se a loja tem multibanco são SEMPRE obrigados a aceitar um cartão VISA?

Pq é que dizem que está Fora de Serviço? Pq assim paga-se em dinheiro, não passam factura e é tudo lucro. Não há impostos para ninguém.

Qual é relação entre pagar em dinheiro e não dar factura? só nao te dao se nao quiseres. Pede-a.

Já os "Multibanco: Mínimo 5€", tb é ilegal e ninguém se preocupa com nada.

Não há nenhuma entidade fiscalizadora?

É ilegal? Nunca vi caixas multibanco que dessem moedas.

Fiscalizar o quê? o porquê das caixas não funcionarem? [:)]

Qual é relação entre pagar em dinheiro e não dar factura? só nao te dao se nao quiseres. Pede-a.

A mim podes crer que apresentavas o livro de reclamações [;)]

Caso não tenhas reparado fala-se de TPA(Terminais de Pagamento Automático) e não te ATM(ou caixas de levantamento de dinheiro) [:p]

Qual é a relação entre o dinheiro e a factura?

Eu peço sempre. Mas mais de 80% do pessoal não pede. Mas se pagar com cartão, como é creditado automáticamente na conta do restaurante, é obrigatório ter uma factura respeitante ao crédito. A dinheiro não tem de haver factura nenhuma....

Se 100% pagar com VISA ou MB, eles mesmo que ninguem peça factura, tem de declarar os 100%

Se 100% pagarem em Dinheiro e só 20% pedirem factura, eles só declaram os 20%, pq não há qq registo dos outros 80%....

Eu não entro num restaurante sem saber que tem Multibanco. Não tem, não vou. Há muitos mais. Para mim é mais cómodo andar com o cartão, do que ter que ir levantar dinheiro.

Logo, é melhor perder 4,5% do que perder tudo, ou seja, o cliente.

A SIBS/Unicre tem que ganhar dinheiro, como todos nós, mas obviamente que a % podia ser menor. É por isso que depois vê-se por ai que a empresa tal, obteve no ultimo trimestre lucros de milhões de euros.... é a vida.

Abraço

A questão é que, se o TPA é colocado fundamentalmente p comodidade do cliente que assim não tem que andar a procurar onde levantar dinheiro, esses 4,5% deveriam ser-lhe imputados. Não faz sentido eu aumentar ao preço de uma dose de cabrito para ir buscar esse dinheiro e todos os outros que pagam a dinheiro serem prejudicados. Fazia sentido, sim senhor, quer a comodidade de pagar por MB, até só traz o cartãozinho no bolso, então paga a dose de cabrito acrescida de 4,5%. Simples e lógico, julgo eu... e quem não abdica dessa comodidade talvez até nem se importe de pagar 26,5E em vez de 25E, por exemplo.

A questão é que, se o TPA é colocado fundamentalmente p comodidade do cliente que assim não tem que andar a procurar onde levantar dinheiro, esses 4,5% deveriam ser-lhe imputados. Não faz sentido eu aumentar ao preço de uma dose de cabrito para ir buscar esse dinheiro e todos os outros que pagam a dinheiro serem prejudicados. Fazia sentido, sim senhor, quer a comodidade de pagar por MB, até só traz o cartãozinho no bolso, então paga a dose de cabrito acrescida de 4,5%. Simples e lógico, julgo eu... e quem não abdica dessa comodidade talvez até nem se importe de pagar 26,5E em vez de 25E, por exemplo.

Isso que falas já é um problema do restaurante. :) Dúvido que alguém vá aderir a "pagas por Multibanco, o preço aumenta 4,5%".

Isto agora fez-me parecer a do "Se quiseres recibo, o valor é X, se não quiseres o valor é Y (mais baixo)"

Abraço

Tambem acho mal os custos da utilização do cartão cair só sobre o comerciante. Deveria ser repartido entre as 2 partes.
Mas os bancos vão sempre buscar o $ aonde for garantido e tiver menor perca, logo paga o comerciante.
Se o cliente tivesse custos, então optaria por pagar por outro meio e lá se ia a comissão tão apetecida.
E falo como comerciante e consumidor.

Mas poderias fazer contracto somente com o MB e a comissão passava a ser somente de 1-1.2%
Pagas mais porque tens acordo com a VISA

Qual é a relação entre o dinheiro e a factura?

Eu peço sempre. Mas mais de 80% do pessoal não pede. Mas se pagar com cartão, como é creditado automáticamente na conta do restaurante, é obrigatório ter uma factura respeitante ao crédito. A dinheiro não tem de haver factura nenhuma....

Se 100% pagar com VISA ou MB, eles mesmo que ninguem peça factura, tem de declarar os 100%

Se 100% pagarem em Dinheiro e só 20% pedirem factura, eles só declaram os 20%, pq não há qq registo dos outros 80%....

Mais ou menos... por vezes há um segundo (ou terceiro, ou quarto, ou quinto) TPA que só é usado de vez em quando que vai directo para uma conta que não a do restaurante... normalmente usa-se esse TPA uma vez por outra, e tem-se o cuidado de perguntar ao cliente se quer factura ANTES de registar o pagamento ! [;)]

Mas afinal existe alguma lei que proiba o comerciante de não aceitar MB para alguns valores baixos?

É que leis ainda ninguêm referiu, apesar de quase todos dizerem que é ilegal...

As próprias cadeiras também são uma comodidade para o cliente, pois
o proprietário do restaurante teve de fazer o investimento inicial, lógico
se não as tem comprado e o cliente comer de pé, irá sair mais barato
para o proprietário. As coisas não podem ser vistas assim. Não é
favor nenhum que o proprietário do estabelecimento faz ao
ao cliente o poder pagar por multibanco . O proprietário é
como se fosse o empregado do estabelecimento, pois é
o cliente que lhe paga e dá de comer. Sem clientes não
há negócio, e este precisa destes como de pão para a
boca. Repito, o cliente é que faz o favor de ir comer
ali e não o contrário. Existem centenas de restaurantes
disponíveis [;)]

As próprias cadeiras também são uma comodidade para o cliente, pois
o proprietário do restaurante teve de fazer o investimento inicial, lógico
se não as tem comprado e o cliente comer de pé, irá sair mais barato
para o proprietário. As coisas não podem ser vistas assim. Não é
favor nenhum que o proprietário do estabelecimento faz ao
ao cliente o poder pagar por multibanco . O proprietário é
como se fosse o empregado do estabelecimento, pois é
o cliente que lhe paga e dá de comer. Sem clientes não
há negócio, e este precisa destes como de pão para a
boca. Repito, o cliente é que faz o favor de ir comer
ali e não o contrário. Existem centenas de restaurantes
disponíveis [;)]

Então se queres determinadas comodidades, não terás que as pagar? não vejo onde possa estar a duvida... e o pagamento por TPA é uma comodidade, um bem extra que os restaurantes/bares oferecem. Se isso lhes tráz mais clientes, é relativo. Eu naõ tive acrescimo de facturação ou clientes, desde que pus o netpay. E se o serviço fôr mto mais barato por comeres de pé, então as cadeiras tb são uma comodidade extra, é claro. Até o tempo pode ser uma comodidade extra, a pagar, ou ainda não viste os restaurantes em que pagas pelo tempo que lá estás? Se não queres ser cobrado por isso, não vais, claro está...
Se quiseres a comodidade de ter o passaporte em 3 dias em vez de uma semana, não pagas mais?
Se quiseres ter uma declaração no mesmo dia em vez do dia seguinte não te sujeitas a pagar mais?
Se quiseres levar o teu cão de ferias p um hotel que aceite animais, não terás que pagar mais?
E podes dizer que tens melhor serviço? É o mesmo, só com a comodidade acrescida p ti...
A questão é que o TPA banalizou-se e as pessoas assumem como certo e obrigatorio um serviço não obrigatorio e que tem custos...

E no netpay não pude optar por aceitar só p pagamentos MB, tenho que aceitar igualmente VISA...

Last edited:
Então se queres determinadas comodidades, não terás que as pagar? não vejo onde possa estar a duvida... e o pagamento por TPA é uma comodidade, um bem extra que os restaurantes/bares oferecem. Se isso lhes tráz mais clientes, é relativo. Eu naõ tive acrescimo de facturação ou clientes, desde que pus o netpay. E se o serviço fôr mto mais barato por comeres de pé, então as cadeiras tb são uma comodidade extra, é claro. Até o tempo pode ser uma comodidade extra, a pagar, ou ainda não viste os restaurantes em que pagas pelo tempo que lá estás? Se não queres ser cobrado por isso, não vais, claro está...
Se quiseres a comodidade de ter o passaporte em 3 dias em vez de uma semana, não pagas mais?
Se quiseres ter uma declaração no mesmo dia em vez do dia seguinte não te sujeitas a pagar mais?
Se quiseres levar o teu cão de ferias p um hotel que aceite animais, não terás que pagar mais?
E podes dizer que tens melhor serviço? É o mesmo, só com a comodidade acrescida p ti...
A questão é que o TPA banalizou-se e as pessoas assumem como certo e obrigatorio um serviço não obrigatorio e que tem custos...

E no netpay não pude optar por aceitar só p pagamentos MB, tenho que aceitar igualmente VISA...

Havia de ser bonito se assim fosse, eu ainda ter de pagar a taxa
do dinheiro ir directamente da minha conta para a tua :sh)
Tal como existe a comodidade do cliente, também existe
a comodidade do proprietário que vê logo o dinheiro entrar
na sua conta, graças ao cliente, pois sem este não entram €€€

Havia de ser bonito se assim fosse, eu ainda ter de pagar a taxa
do dinheiro ir directamente da minha conta para a tua :sh)
Tal como existe a comodidade do cliente, também existe
a comodidade do proprietário que vê logo o dinheiro entrar
na sua conta, graças ao cliente, pois sem este não entram €€€

Mas daqui por uns tempos vais ter de pagar taxa para levantar dinheiro no multibanco... directamente da tua conta para o teu bolso e vais pagarrrrr.... e nem vais bufar...

Essa do cliente ter sempre razão é muito bonito... e tb que é uma grande verdade que sem clientes não há casas de comércio... mas as pessoas têm de se por do outro lado... comprar uma chicla com um MB é ridiculo... mais vale o comerciante oferecer a chicla.. pelo menos o prejuizo é menor...

Os banco oferecem cartões a torto e a direito... os utilizadores habituam-se e quem paga a factura não é o utilizador nem o fornecedor... é mesmo o intermediário que não tira proveito nenhum do sistema... só que se não aderir vai acabar por perder clientela que só usa aquele modo de pagamento.... ponham-se na pele do comerciante... quando forem comprar algo de baixo valor não custa nada tentar pagar em dinheiro... e peçam a factura se quiserem [;)]

Cuidado... no net pay todos os electrons entram com taxa de VISA... mesmo marcando o código para pagar como multibanco

Back