"Multibanco Fora de Serviço"

Os estabelecimentos nao são obrigados a ter MB ou a Aceitar Visa ou Cheques !

Isto porque ninguem é obrigado a dar a taxa que eles cobram por esse serviço ...

Por ex as lojas de imformatica mais pequenas ... normalmente nao deixam usar o VISA porque trabalham com margens muito pequenas e 1 ou 2 % de taxa pode significar lucro ou despesa...

Quantas vezes já leram isto em lojas e restaurantes?

E quantas vezes é que isto será verdade?? Sabiam que se a loja tem multibanco são SEMPRE obrigados a aceitar um cartão VISA?

Pq é que dizem que está Fora de Serviço? Pq assim paga-se em dinheiro, não passam factura e é tudo lucro. Não há impostos para ninguém.

Já os "Multibanco: Mínimo 5€", tb é ilegal e ninguém se preocupa com nada.

Não há nenhuma entidade fiscalizadora?

Sabes porquê SilverArrow? Porque muita gente não sabe dos seus direitos e o "pessoal" aproveita-se disso! É por isso que Portugal não anda para a frente! Não há o cultivo de denunciar o transgressor, e não há informação dos seus direitos.

Porquê é que as autoridades competentes (fiscalizadoras) não lançam umas campanhas para por o povo com os olhos abertos?? Mostrar, por exemplo, que um individuo que não paga impostos reflecte-se nas más condições nos serviços de segurança!
Um cartaz nas paragens dos autocarros faz milagres! Publicidade na televisão! Muita gente está farta da corrupção, mas não sabe por onde pegar e sabe que a justiça demora tempos!

Em relação ao minimo de 5 euros nas caixa automaticas até estou de acordo, não me parece que tivesse qualquer logica conseguir levantar menos que isso, nos estabelecimentos comerciais é relativo pq, mesmo que paguem 1 euro por MB, a taxa de utilização é a mesma.
Na minha tasca tenho pagamento por multibanco, tipo netpay e realmente acho um roubo pq pago, para alem da taxa, cerca de 4,5% sobre os pagamentos efectuados.
Se tiver um jantar de grupo em que paguem 500E por MB, perto de 25E são para a UNICRE, logo só posso achar um exagero...

Claro que os estabelecimentos não são obrigados a aceitar.

Mas se tiverem os autocolantes do VISA e do MB e depois pedirem consumos superiores a X ou dizerem que está fora de serviço, isso é que é ilegal...

Eles têm que pagar pelo serviço do MB.
Eu não sei, mas se existir um valor mínimo por cobrança, então
pode haver um valor a partir do qual perdem dinheiro se usarem o MB.

Lembram-se quando as gasolineiras não usavam MB devido às taxas
cobradas pelo sistema
? É que é muito bom poder cobrar uma taxa em cada
transacção efectuada. É como um imposto. É o melhor negócio que se pode ter.
É como os cartões VISA, em que cobram 5% por cada transacção,
é por isso que os bancos se fartam de tentar impingir-nos cartões VISA,
pois cobrar 5% em cada transacção, vai lá vai... pior que isso, só o estado...
não era os MB, era os visas... e agora pagas tu a taxa acho eu :sh)

Em relação ao minimo de 5 euros nas caixa automaticas até estou de acordo, não me parece que tivesse qualquer logica conseguir levantar menos que isso, nos estabelecimentos comerciais é relativo pq, mesmo que paguem 1 euro por MB, a taxa de utilização é a mesma.
Na minha tasca tenho pagamento por multibanco, tipo netpay e realmente acho um roubo pq pago, para alem da taxa, cerca de 4,5% sobre os pagamentos efectuados.
Se tiver um jantar de grupo em que paguem 500E por MB, perto de 25E são para a UNICRE, logo só posso achar um exagero...

Os comerciantes sabendo de antemão que cada vez menos os clientes
andam com dinheiro vivo e recorrem aos cartões de débito, sabem a
partir do momento que instalam o terminal que estão sujeitos a estas
taxas impostas pelos bancos. Se pagam muito, ou se pagam pouco,
isso já não será certamente responsabilidade do cliente, pois este
ao pagar o produto, o valor final deste já suporta este tipo de
despesas. Era o que faltava agora o comerciante ainda estar
a fazer um favor em aceitar o pagamento por Multibanco e
o cliente digitar o seu código como se estivesse a fazer
um favor ao comerciante [8b]

Isso se eles pagarem com VISA. Se for multibanco, a taxa é de +-5 euros.

Isso se eles pagarem com VISA. Se for multibanco, a taxa é de +-5 euros.

Eh pá mas se acham que o valor das taxas é excessivo, não instalem
o terminal. Que o cliente irá descobrir outro estabelecimento mais à
frente que possua o dispositivo fazendo aí as suas compras.
Era o que mais faltava, pagar como se ainda estivesse a
fazer um favor ao comerciante [8b]

Por isso é que digo que impor limites ao pagamento nos TPA é uma má forma de gestão da empresa.
Se aceitam as condições quando assinam o contracto, tem de estar cientes que é para tudo e não só para algumas ocasioes de seu interesse.
Alem disso, a comissão já devia estar incluida na margem de venda.

Penso que não. Penso que são sempre obrigados a aceitar o Visa.

Há máquinas de TPA que não aceitam visa.. isso depende do contrato da loja com o banco.
A mim o banco cobra 1.12%... em 1000 € 10€ é para eles...

POr isso é igual passar 1€ ou 10€ a taxa é em percentagem.

Ou seja compram-me um portátil por 1000€, 10€ é logo para o banco é um roubo mas pronto. O que vale é que à comerciantes que têm um valor fixo, por exmplo 0.5€ por pagamente de MB...Por isso metem um valor mínimo.

Last edited:
Eu não me expliquei bem.

É normal a maior parte das lojas das grandes cidades aceitarem vários tipos de Pagamento. Desde o típico dinheiro até vários cartões.

Sei bem que são apenas obrigado a receber dinheiro.

O que queria com este tópico (e me expliquei mal) é que uma loja que normalemnte aceita MB, aceita tb pelo menos VISA. Mas é comum as pessoas chamarem MultiBanco há máquina em si e metem um papel a dizer MultiBanco fora de serviço. Ou seja indicam que a máquina está fora de serviço. E numa tentativa desesperada tentam fazer com que a pessoa pague em dinherio.

Agora se a Loja aceita MB, VISA e mais cartões, mesmo que indiquem MB fora de serviço (mesmo quando se referem á máquina e não o MB em particular). O Visa é sempre obrigatório aceitar, uma vez que têm de ter a máquina manual e essa funciona sempre...

A ideia desse tópico era essa.

Nop... o que está a bold não é verdade... não és obrigado a ter uma máquna manual... pelo menos a unicre não te fornece sequer uma máquina manual...

Já foi tudo mais ou menos explicado.... o comerciante não é obrigado a aceitar... mas tem de avisar de que não aceita... pois se tem explicito que existe uma forma de pagamento como MB ou VISA e se a pessoa surgir sem numerario já depois de ter consumido pode exigir o pagamento por uma qualquer forma visto que não foi avisada que estava fora de serviço.

Já agora... muitas vezes está fora de serviço por avaria da máquina ou por problemas com as linhas de comunicação... nem sempre é má fé... e como a máquina de MB e VISA a maioria das vezes é a mesma, avaria tudo... e não se é obrigado a ter uma manual...

Hoje em dia já temos o BPN a fazer comcorrência á Unicre... ou seja a todos ou outros bancos, visto que todos são accionistas da unicre... esperemos que as taxas pagas baixem pois são realmente muito pesadas para alguns comerciantes em alguns ramos de negócio onde as margens já são muito "espremidas"...

Há coisas mais importantes para se revoltarem do que não terem a possibilidade de pagar com cartão [;)]

"PAGAMENTOS POR MULTIBANCO
SÓ VALORES SUPERIORES A 5 Eur."

Fiquei pouco ou nada esclarecido em relação a este aspecto,
sendo que quando tiver necessidade de comprar algum produto
que não exceda este valor e me for negado o acesso ao terminal,
tratarei de pedir o respectivo livro de reclamações e posteriormente
as autoridades no caso de negação. [s)]

Posso dizer que ontem paguei 2€ numa confeitaria com Multibanco. Não tinha mais nenhuma forma de pagamento e a ATM mais próxima ainda ficava a uns 50m, por isso perguntei previamente se podia pagar com MB, e assim me deixaram.

"PAGAMENTOS POR MULTIBANCO
SÓ VALORES SUPERIORES A 5 Eur."

Fiquei pouco ou nada esclarecido em relação a este aspecto,
sendo que quando tiver necessidade de comprar algum produto
que não exceda este valor e me for negado o acesso ao terminal,
tratarei de pedir o respectivo livro de reclamações e posteriormente
as autoridades no caso de negação. [s)]

exactamente... desde que aceitem o pagamento por MB, têm que aceitar nem que seja 0,01 € por MB...

A melhor de todas (não sei se já viram nas notícias) é que vão começar a cobrar taxas por operações nas caixas MB [:)] vai andar tudo com o dinheiro no bolso e os bancos vão fechar... cheira-me :sh)

quando se paga uma despesa com o cartão muiltlibanco, numa qualquer loja, essa loja tem que pagar uma cerca quantia ao banco, por isso é que muitas vezes, os lojistas para não pagarem essas despesas dizem que não têm multibanco, isto no que se refere a uma compra de valor diminuto.
já pensaram ir comprar uma pastilha elástica com o cartão multibanco? ficava mais cara a despesa usar a linha multibanco, do que a próppria pastilha

quando se paga uma despesa com o cartão muiltlibanco, numa qualquer loja, essa loja tem que pagar uma cerca quantia ao banco, por isso é que muitas vezes, os lojistas para não pagarem essas despesas dizem que não têm multibanco, isto no que se refere a uma compra de valor diminuto.
já pensaram ir comprar uma pastilha elástica com o cartão multibanco? ficava mais cara a despesa usar a linha multibanco, do que a próppria pastilha

problema deles... eu é que não sou obrigado a andar com dinheiro pra fazer o favor aos comerciantes. Se não querem vender, o problema é deles... Vai-se a outro sítio. (E perdem um cliente)

Acho que já percebemos, não precisas de dar a mesma resposta em cada post que surge. Não coloquei o pagamento por MB para me facilitar a vida a mim, nem p ter mais clientes, até pq perto do restaurante há uma caixa MB. Quando não tinha terminal as pessoas iam levantar ou ficavam a dever (se fossem conhecidos). E tb não notei que tivesse mais clientes desde que coloquei o terminal.
Caso não saibas, as pessoas procuram fundamentalmente qualidade/boa comida/simpatia e não se tem MB ou naõ...existem imensos bons restaurantes em locais do interior que o MB não chegou lá e vê-se malta a fazer 200KM p ir lá comer...achas que se vão embora por não ter MB?

Agora, a pagar taxas assim, qualquer dia começa-se a fazer como em varios paises europeus com outras taxas e dou um exemplo: em Italia, se queres usufruir da esplanada, pagas mais X (cá em Portugal tb já se vê locais assim. Ora se usufruis de um serviço mais Interessante/cómodo/pratico então começas a pagar uma taxa por ele...
Se pagares por MB, por uma questão de comodidade não me choca nada que tenha que pagar mais 2 euros...quem me manda não andar c dinheiro? Tem lógica...

Last edited:
Back