"Multibanco Fora de Serviço"

Fazes como eu!

Certa vez não tinha dinheiro suficiente na carteira, mas tinha dinheiro na conta, e tinha comigo o cartão multibanco, começaram com a treta que estava fora de serviço, depois estava avariado, e depois funcionava mas eu tinha que pagar as taxas mais o iva e tal.... eu não fiz mais nada, chamei a policia, pedi o livro de reclamações ( que me foi recusado até a policia chegar e os obrigar a dar o livro) preenchi o livro de reclamações, a policia passou uma valente multa ao estabelecimento, e paguei somente o valor da conta.....

Tambem numas bombas de combustivel, SEM QQ TIPO DE AVISO cá fora, abasteci e quando fui para pagar, tinham o MB "fora de serviço", foi simpes dessa vez, identifiquei-me, dei a minha morada e esperei que eviassem a conta para casa, até hoje nada, e foi á mais de 2 anos.

Com esse tipo de abusos eu não compactuo, se o dialogo não funcionar, chamo imediatamente a policia e preencho livor de reclamações, já perdi a conta ás vezes que o preenchi, é um direito que me assiste quando o serviço prestado não corresponde ás normas legais em vigor no pais.

Muito bem, acho que nos todos deviamos ler o que este senhor diz, e se todos fizessemos como ele, este pais estava bem melhor..

Eu ja tive ocasioes em que ia para pagar por MB coisas de valores 5 euros e por ai (simplesmente porque nao tinha dinheiro comigo na altura), ao que me disseram que nao podia ser, pois era um valor muito baixo.. e eu : Ai é? Então não pago, ou quer MB ou nao tem nada...

Resultado: La aceitou o MB e ainda pediu desculpa..

As taxas estão com tendência de descida.
Mas o mais interessante é que os comerciantes reclamam à bruta por pagar uma mensalidade e uma taxa de serviço, metem os avisos de "minimo de pagamento", etc., etc., mas depois são verdadeiramente assaltados nas contas de telefone e nem reclamam.

Se conseguissem medir a rentabilidade acrescida que um terminal MB confere ao seu negócio versus o retorno de um telemóvel, talvez mudassem de opinião.

Já agora, o "Não aceitamos pagamentos inferiores a 0,05€" deve-se à taxa de serviço ao comerciante (geralmente ronda o 1% s/ valor de compra) que tem um mínimo de cobrança de 0,05€.
As contas que eles fazem são as seguintes:
1% de 5€ -> 0,05€
1% de 1,5€ - > 0,02€, mas como pagam 0,05€, consideram que estão a perder dinheiro... [:)]

Não conhecem a teoria dos palitos. É mesmo à tuga...e pega-se!

E estão... pois não é 0,02 mas sim 0,05... logo deixa de ser 1% e passa a ser mais... fora a chamada que ainda faz subir e muito o %... o tuga como dizes não é assim tão burro a fazer contas.... só alguns [8b]

Agora está tudo a mudar para IP em vez de linha PT fixa.... mas mesmo assim aos pequenos comerciantes que têm poucas transacções não compensa

E estão... pois não é 0,02 mas sim 0,05... logo deixa de ser 1% e passa a ser mais... fora a chamada que ainda faz subir e muito o %... o tuga como dizes não é assim tão burro a fazer contas.... só alguns [8b]

Agora está tudo a mudar para IP em vez de linha PT fixa.... mas mesmo assim aos pequenos comerciantes que têm poucas transacções não compensa

Um restaurante não acrescenta à conta o custo do papel higiénico que o cliente usa quando fica com caganeira depois do almoço.
Está lá para ser utilizado por quem necessitar. É uma "utility". [:D]
E se não estiver, é provável que o cliente não volte. É chato quando acontece e não deixa boa recordação...

Da mesma forma, a disponibiliziação de formas alternativas de pagamento é uma forma de proporcionar ao cliente bom serviço.
Por exemplo, valorizo os restaurantes com terminais móveis. É comodo e simpático. E dá uma imagem actual e moderna ao estabelecimento.

Se entram nas mesquinhices do costume, só ficam a perder.
As margens de negócio comportam bem as taxas de serviço. Se não comportarem, é um bom indicador para fechar o tasco, porque estão a trabalhar para aquecer.

Por outro lado, com a adesão massiva a estes sistemas de pagamento, vão forçar a concorrência, o que aliás está eminente com os últimos pareceres da Autoridade da Concorrência.
E candidatos não faltam.

Os custos associados estão a baixar drásticamente com a entrada dos últimos "players" - um dos quais já foi referido anteriormente.
E vão continuar a baixar.

Um restaurante não acrescenta à conta o custo do papel higiénico que o cliente usa quando fica com caganeira depois do almoço.
Está lá para ser utilizado por quem necessitar. É uma "utility". [:D]
E se não estiver, é provável que o cliente não volte. É chato quando acontece e não deixa boa recordação...

Da mesma forma, a disponibiliziação de formas alternativas de pagamento é uma forma de proporcionar ao cliente bom serviço.
Por exemplo, valorizo os restaurantes com terminais móveis. É comodo e simpático. E dá uma imagem actual e moderna ao estabelecimento.

Se entram nas mesquinhices do costume, só ficam a perder.
As margens de negócio comportam bem as taxas de serviço. Se não comportarem, é um bom indicador para fechar o tasco, porque estão a trabalhar para aquecer.

Por outro lado, com a adesão massiva a estes sistemas de pagamento, vão forçar a concorrência, o que aliás está eminente com os últimos pareceres da Autoridade da Concorrência.
E candidatos não faltam.

Os custos associados estão a baixar drásticamente com a entrada dos últimos "players" - um dos quais já foi referido anteriormente.
E vão continuar a baixar.

Concordo plenamente com os 2 primeiros paragrafos

Já o 3º... já se falou aqui em comprar pastilhas elásticas com MB... não á quiosque que aguente :sh) ... as margens em muitos negócios são bem apertadas.... não me refiro aos casos que falaste como a restauração... mas sim outro tipo de negócios..

Que eu saiba os custos ainda não baixaram assim tanto... no máximo baixaram cerca de 0,5%.. máximo dos máximos..... e isto em VISA

A entrada de outros players como tu dizes só se resume a 1 [8b] ... o BPN.. que é o unico a fazer concorrencia á Unicre... não parece que vá entrar mais nenhum... pois todos os bascos são accionistas da Unicre e não querem estar a arriscar num negócio que a eles neste momento é mais que rentável... e o BPN embora venha com preçários competitivos ainda não tem um serviço ao nivel da Unicre... e o problema de todas as transacções serem taxadas com a TSC de crédito... coisa que não acontece na Unicre... além disso não tem o Master Card...

Resumindo... é ILEGAL ou não os comerciantes não aceitarem pagamentos inferiores a 5 euros através de multibanco??? Se é ILEGAL onde está isso na Lei?

Li o tópico de um lado ao outro.. disse-se muita coisa mas nada se provou.. onde está a lei que diz que é ilegal?[;)]

E eu sei porque é que muitas lojas o fazem. Porque as taxas que a SIBS (entidade que gere o Multibanco) e os bancos cobram sobre as transacções a débito ou a crédito são absurdas.

A débito paga-se: média de 1% sobre o valor da transacção com IVA + valor das comunicações (o valor da chamada para a central da SIBS) + valor fixo por cada comunicação.
Na prática, se querem pagar 5€ por multibanco, o comerciante paga entre 0,25€ a 0,50€ ao banco, o que representa entre 5 a 10% da receita... Agora imaginem no final do ano quanto é que vai parar ao bolso dos bancos (em 2005 paguei perto de 6.000€ em taxas de multibanco...).

A crédito a situação agrava-se: a taxa sobe para uns simpáticos 4 a 5% sobre o valor da transacção...

É... generaliza-se e pensa-se que toda a gente quer fugir ao fisco... quando apenas querem ser bons gestores.

Não sei se sabe mas a Unicre já têm concorrência, NETPAY, que veio revolucionar o mercado, e a crédito qq transação paga, não 4 ou 5%, mas sim 1,8%.A débito paga 0,90% com um tecto maximo de 2€.
Um comerciante só é "roubado" se quiser.

Eu pela Novis posso aderir à tarifa plana POS, fica-me a €12 por mês mais IVA com transacções MB ilimitadas e isto já existe à algum tempo, o mesmo para comunicações de voz. [;)]

No resto também já existe concorrência. [;)]

Resumindo... é ILEGAL ou não os comerciantes não aceitarem pagamentos inferiores a 5 euros através de multibanco??? Se é ILEGAL onde está isso na Lei?

Li o tópico de um lado ao outro.. disse-se muita coisa mas nada se provou.. onde está a lei que diz que é ilegal?[;)]

Os comerciantes metes isso porque abaixo dos 5 euros no mb a comiçao do banco mais o custo da chamada nao compensa (pra eles) a compra

Eu pela Novis posso aderir à tarifa plana POS, fica-me a €12 por mês mais IVA com transacções MB ilimitadas e isto já existe à algum tempo, o mesmo para comunicações de voz. [;)]

No resto também já existe concorrência. [;)]

mete mas é um POS gprs sai mais barato do que isso. pagas um pouco mais de aluguer do que um normal, mas no fim do mes ainda poupas dinheiro porque nao vais pagar comunicaçoes.

Back