citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral
Opel sao bons carros.
Quanto mais, fecham aqui, não será pela falta de condições criadas pelo governo e pelos elevados impostos?
Na Polonia ou Republica Checa, têm mão de obra por metade do preço.
Ou concentrar toda a produção, e zaragoza, será uma questao de logistica.Nao sei ao certo.
É triste, sim, deixarem bastantes pessoas desempregadas, mas melhores oportunidades virão. Há que lutar, para que voltem, Opel ou outros.
Agora, passar a comprar sucata so porque e feita em portugal, qualquer dia em Portugal so havia Sharan e pouco mais.
Outro problema que temos em Portugal, e que estará entre o Top 3 das razões k levam uma multinacional a sair de cá, é a productividade...
Comparativamente a países bem próximos de nós, os salários estão muito altos para a "quantidade de trabalho" que um homem produz cá.
É as idas prolongadas ao WC...é o fumar umas cigarradas valentes, enfim...uma panóplia de truques para nos podermos esgueirar ao trabalho...
Depois é a formação...o típico tuga é dizer logo: "Amanhã começo uma formação...bem bom! 3 dias sem fazer nenhum..." ou então "Amanhã começo uma formação...seca do caraças...agora kerem-me vir ensinar...a mim que ja tenho 10 anos disto.."
Ou seja, a empresa gastou uma pipa de massa a formar o pessoal e no fim, ninguem aprendeu nada, pk pura e simplesmente se tavam a ***** para akilo...
E para agravar isto tudo, a fabrica da Opel como ja tinha uns anos valentes, havia la pessoal com uma pipa de anos de casa, que se encosta à antiguidade na empresa, pensa que akilo é eterno e ainda produz menos e recusa-se a aprender "Já tou velho pa essas coisas...os novos que aprendam.."
Resultado: Por cada 10 gajos, ha 2 mais velhos que n fazem um charuto e estragam a media toda da produtividade...Os restantes 8 até podem sprintar pa compensar, mas numa linha de produção, onde uma peça só vai do ponto A para o ponto B quando o ponto A a tiver pronta, o tempo de produção, ainda que o gajo no ponto B se f**a todo a trabalhar, vai ser enorme se no ponto A tiver um gajo com 20 anos de casa, que se ta a c***r para aquilo...
Portanto, numa fabrica podem ter 95% de pessoas que são produtivas, mas basta haverem 5% que não o são para a produtividade ir toda por água abaixo...
Depois ainda há as baixas...quantos não há por essas fabricas fora, que metem baixas sem estarem doentes? Conhecem um médico que é amigo de familia e com bebem uns copos e toca de vez em kuando sairem umas baixas aldrabadas...
COnclusão: mesmo que nos países de leste, os gajos façam a mesma coisa k nós, a fabrica pode não amentar a capacidade produtiva, mas pelo menos diminui os custos pa caraças....
P.S.-Quantas fabricas em Portugal, n declararam falencia só para correrem com os parasitas todos que lá estão dentro, e depois voltam a abrir outra, com outro nome...?
Ainda gostava que alguem me explicasse porque é que um portugues emigrante, la fora, trabalha pa crl, dia e noite se for preciso, e cá em Portugal não é capaz de o fazer...?
E depois admiram-se pk é k n há fabricas em Portugal e pk é k as que existem teimam em mais tarde ou mais cedo acabrtem por fechar...
Acreditem k se a fabrica desse lucro em Portugal, ninguem no mundo alguma vez a fecharia...