RubenTeixeira
New member
Mas amanhã volto a rever todos esses pontos fulcrais e depois partilho para eliminar possibilidades
Não, mas é desligar os bornes da bateria durante uns minutos []
Cabo de aço e tem potenciometro/leitor na borboleta, o tps, throttle position sensor, que informa a centralina do quão aberta a borboleta está
Edit: Posso desligar o sensor e com um amperimetro verificar se os valores são progressivos ou se existe alguma quebra à medida que movo o sensor, simulando a abertura da borboleta
É um pouco mais complicado que isso nos jpas dessa altura.
Desliga a bateria sim, mas quando a voltares a ligar deixa o carro aquecer bem. Depois desliga-o. Volta a ligar e podes arrancar.
Se arrancares com ele a frio depois de ligares a bateria ele pode calibrar mal o valores de temperatura correcta. Depois vai andar a baixar-te o relanti sempre que aproximar da temperatura de funcionamento. Tive um que até se desligava a quente e era só isso: calibração mal feita. Ninguém dava com o gato, tive de descobrir por mim. Resolveu-se fazendo a correcta calibração e basta esperar uns minutos depois de ligar a bateria...
Tive o carro durante anos e sempre que mudava a bateria tinha de fazer isso se não... corria mal.
(o carro não era igual, mas nessa altura os japs partilhavam muitas soluções técnicas)
Deverias querer dizer voltimetro certo?
EDIT: Nem é voltimetro, pois com o sensor desligado o que podes medir é a resistência do potenciómetro. Com o sensor ligado podes na mesma abrir a borboleta e verificar o sinal, neste caso usando sim um voltimetro. É sempre preferível fazer este teste com o sensor ligado...
Assim de repente esse tipo de sintomas também podem ser causados por uma incorreta pressão de combustível. É boa ideia começar por aqui, pois é muito fácil descartar ou confirmar esta causa.
Convém neste tipo de casos informar a motorização e ano do carro caso alguém queira dar uma ajuda mais focada.
Eu desligo o sensor na ficha, e verifico diretamente na ficha, com o sensor ligado. Vou fazer os testes como manda o manual e logo vejo o que dá.
Infelizmente não tenho um regulador de pressão para medir a pressão com que chega à regua dos injetores, mas pode ser que seja desta que compre o regulador de pressão de gasolina e com ele consigo verificar a pressão e altera-la se necessário
Tens razão, aqui fica a info: Suzuki swift GTi 1.3 DOHC de 94 com maf e tps, e o principal problema que estes carros costumam dar é no tps
Só para ficar explicito.
Uma pressão abaixo da especificação neste tipo de sistema normalmente é sinónimo de uma bomba de combustível danificada ou gasta. Convém sempre verificar se não existem fugas ou obstruções no sistema (regulador roto ou filtro entupido), mas o maior suspeito é a bomba de combustível. Assim colocares um regulador ajustável (parece-me que é isso que estás a pensar) não é a solução para um problema de baixa pressão.
Atenção que o teste de acordo com o manual, permite verificar de forma estática o funcionamento dos limites do TPS e apenas isso. Passar neste teste não significa que o TPS esteja a funcionar corretamente, ou seja, desta forma apenas é possível confirmar o mau funcionamento do TPS, não é um teste que confirme na totalidade o seu bom funcionamento. Tal como já foi dito pelo eblase, o ideal é perceber se o sinal tem um comportamento linear (sem quebras) em função da abertura da borboleta. Um multímetro para este tipo de teste não é o recomendado.
Não consegui testar o tps como queria porque foi um pouco à pressa, tirando o valor da borboleta fechada, que estava fora de valores, com a borboleta completamente aberta estava nos 3.5k, ou seja, estava dentro do intervalo de valores, mas amanhã com um amperimetro melhor volto a repetir o teste, no entanto verifiquei que um dos cabos das velas não apresentava resistência![]()
Eu tive que os tirar fora para colocar a tampa do distribuidor, posso tê-lo estragado, mas não sei até que ponto é que não sentia o carro a mancar ou assim?
Ainda não é certo que seja mesmo esse o problema, mas definitivamente que ele não estava bom.
Troquei esse cabo por um antigo, que apresentava uma resistência de 13k ohm, não é muito mau tendo em conta que era o cabo mais longo, o do 1 cilindro a contar do lado esquerdo. Vou fazer figas e esperar que tenha sido este o problema, contudo tirei fora a vela desse mesmo cilindro e esta não apresentava sinais de esta não ter funcionado durante esta semana que meti velas novas
Amanhã já confirmo
Desculpa mas tenho que dizer outra vez.
Um amperimetro serve para medir intensidade de corrente. O que tu estás a usar é um ohmímetro, que serve para medir resistência. Muito provavelmente deves é estar a usar um multimetro na funcionalidade de ohmímetro.
Quando dizes que não apresentava resitência, acho que não estás a dizer que tinhas lido 0 ohm certo? Não apresentar resistência é isso. No teu caso o multímetro (ou ohmímetro) indicou-te um valor para lá do limite certo?
Um cabo de vela pode ter um resistência para lá do limite do ohmímetro e na mesma estar funcional. Seja como for é uma improbabilidade este caso, e pode estar a exigir muito da bobine. Convém mudá-lo seja como for.