Não tem troco?!

Walkmen

New member
Recebo em casa aviso de carta de registada, faço um pedido para que seja reencaminhada para o trabalho através do SIGA e 3 dias depois recebo a carta. Dirijo-me ao carteiro com 10€ para pagar 2,3€. Resposta: "não tenho troco, a empresa não me dá dinheiro para circular na rua e as pessoas sabem quanto é quando fazem o pedido, logo têm que ter já o dinheiro trocado." E eu pergunto qual é a solução que ele tem, ao que respondeu: "não tem o dinheiro certo, levo a carta para trás".

A carta era urgente e lá tive que pedir dinheiro emprestado a um colega. Mas disse-lhe que me ia informar e que achava que ele seria obrigado a dar-me troco já que eu tinha dinheiro para lhe pagar. Se não tem troco, não tem que me cobrar nada.

Há situações em que não têm troco, eu dou meia volta e vou-me embora, mas há outras em que o serviço/ produto é mesmo necessário e não temos alternativa. E muito gostam os motoristas da Carris de dizer que não têm troco.

Legislação para isto, há?

na irlanda os motoristas dos autocarros tambem nao estao autorizados a dar troco. no entanto, se nao tiveres a quantia certa, recebes um recibo com o valor em excesso, e podes mais tarde levanta-lo na estacao.

parece-me uma boa solucao para estes casos em que as empresas nao querem que os funcionarios transportem dinheiro e/ou percam tempo a fazer trocos.

Nos states, pelo menos em Nova Iorque, os motoristas também não mexem no dinheiro. Tem que se comprar o bilhete na máquina, e tem que se levar o dinheiro certo porque a máquina não dá trocos.

Nessa situação do carteiro, realmente não faz muito sentido eles andarem com trocos porque raramente devem receber pagamentos.

por acaso acho que não há lei nenhuma que obrigue o comerciante / vendedor a ter troco para uma operação, a não ser em casos específicos como por exemplo os taxis. A questão é, imaginem que estamos a pagar por um serviço que já foi prestado e não há troco... acho que nesse caso a obrigação é nossa de arranjar forma de pagamento, ou ficamos em falta.

A única coisa que encontrei foi uma lei que diz que nenhum particular é obrigado a aceitar um pagamento feito em mais de 50 moedas. Por exemplo, se formos ao supermercado fazer compras e pagarmos 10 Euros com 100 moedas de 0,10€, eles podem recusar-se a aceitar.

por acaso acho que não há lei nenhuma que obrigue o comerciante / vendedor a ter troco para uma operação, a não ser em casos específicos como por exemplo os taxis. A questão é, imaginem que estamos a pagar por um serviço que já foi prestado e não há troco... acho que nesse caso a obrigação é nossa de arranjar forma de pagamento, ou ficamos em falta.

A única coisa que encontrei foi uma lei que diz que nenhum particular é obrigado a aceitar um pagamento feito em mais de 50 moedas. Por exemplo, se formos ao supermercado fazer compras e pagarmos 10 Euros com 100 moedas de 0,10€, eles podem recusar-se a aceitar.

Tudo o que pesquiso vai dar a legislação brasileira. Por exemplo: Lei Nº 1797 DE 18/11/2013 - Municipal - Manaus - LegisWeb

Essa das 50 moedas já conhecia. Mas sobre troco, não vi nada.

E não concordo com esse ponto de vista. Eu tenho dinheiro para pagar e dou em excesso, logo quem fica em falta é o comerciante, que me fica a dever dinheiro.

mesmo quando encomendo comida online, quando vou pagar em numerario, tenho sempre o cuidado de confirmar que preenchi o campo que pergunta com que nota vamos pagar, para ter a certeza que trazem o troco correcto.

nao me parece pratico que um carteiro tenha de fazer trocos para todas as encomendas que entrega, sem saber como vao ser pagas - e se pagasses com uma nota de 20? e de 50? e de 100? vai ter de andar com todas as combinacoes possiveis?

no entanto, nao me parece mal que andem com um terminal MB para qm queira pagar com cartao, agora dar troco, nestes casos, n faz sentido

E não concordo com esse ponto de vista. Eu tenho dinheiro para pagar e dou em excesso, logo quem fica em falta é o comerciante, que me fica a dever dinheiro.

depende. Acho que é tudo uma questão de bom senso. Dar 10 euros para pagar 2,30 ainda é aceitável, mas imagina que eram 20 ou 50. Não sei até que ponto seria razoável eles andarem com trocos para as encomendas todas. Provavelmente os CTT sabendo da inexistência de legislação dão ordens para que não haja troco, porque se o cliente recusar o prejuízo é pequeno. Na maior parte dos casos, acabam por ir levantar à estação.

Quanto à segunda parte, podes ter razão. Mas imagina que ficas hospedado num hotel e no fim tens uma conta de 120 euros para pagar, sacas uma nota de 500 e o comerciante diz que não tem troco. O que fazes? Deixas lá ficar a nota? Se ambos forem intransigentes, acabas por ser tu a ir tentar trocar a nota, pois és tu que estás em falta e não o inverso..

depende. Acho que é tudo uma questão de bom senso. Dar 10 euros para pagar 2,30 ainda é aceitável, mas imagina que eram 20 ou 50. Não sei até que ponto seria razoável eles andarem com trocos para as encomendas todas. Provavelmente os CTT sabendo da inexistência de legislação dão ordens para que não haja troco, porque se o cliente recusar o prejuízo é pequeno. Na maior parte dos casos, acabam por ir levantar à estação.

Quanto à segunda parte, podes ter razão. Mas imagina que ficas hospedado num hotel e no fim tens uma conta de 120 euros para pagar, sacas uma nota de 500 e o comerciante diz que não tem troco. O que fazes? Deixas lá ficar a nota? Se ambos forem intransigentes, acabas por ser tu a ir tentar trocar a nota, pois és tu que estás em falta e não o inverso..

Concordo que tem que haver bom senso. E a lei das 50 moedas é uma questão de bom senso. Para o troco deveria ser semelhante. Queres pagar menos de 10€, pagas com uma nota de 20€, no máximo. Queres pagar 25€, no máximo uma de 50€. Mas pôr o ónus do lado do comerciante, que é o que me faz sentido. Não me passaria pela cabeça ter um estabelecimento comercial e logo às 10h da manhã estar a dizer aos clientes que não tenho troco. Para isso é que existe isto:

O Banco de Portugal disponibiliza ao público, através de operações de troca, a quantidade desejada de notas e moeda metálica corrente, adequando assim a oferta à procura de numerário e assegurando uma eficiente circulação e redução do risco de escassez de algumas denominações de notas e moeda metálica de euro no território nacional.
Nas tesourarias de Lisboa, Filial (Porto), Delegações Regionais dos Açores (Ponta Delgada) e da Madeira (Funchal) e agências do Continente (Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro e Viseu) estão disponíveis diversas operações.

http://www.bportugal.pt/pt-PT/NotaseMoedas/TrocadeNotaseMoedasaoPublico/Paginas/default.aspx

Já me aconteceu num sitio estatal, dar € 50 para pagar € 48.
Foi-em dito que não tinham troco, e que o teria de ir arranjar.
Dei como solução MB, que não tinha, ou que quando voltasse ao local para levantar o documento, traria o valor exacto, mas foi-me negada essa situação.

A solução, foi ter de pegar no carro, porque nas imediações não havia qualquer estabelecimento comercial, descer à vila, beber um café com € 10 e arranjar troco.

Volto para pagar, pago, e solicito o recibo em como já tinha pago.
Saltou-me a tampa, quando me dizem, que o recibo seria emitido quando fosse levantar o documento.

Não aceitei, visto já ter pago, pelo que, teria direito ao recibo, só após longa ''conversa'', lá se dignaram a passar o recibo, mas contrariados.

Depois do recibo na mão, livro de reclamações.

Parece-me uma excelente questão... Há qual não sei responder... [:D]

Mas se há coisa que detesto é ir sempre ao mesmo café, sempre à mesma hora, e nunca terem trocos!

Um funcionário de um espaço comercial já me disse:
Mais vale ficar a casa a dever ao cliente, que o cliente à casa. Porque o sr. sabe onde nós estamos, mas nós não sabemos onde estão os clientes
[:D]

No Pingo Doce é certinho... vou lá buscar qq coisa que custa 2/3€ e pago com uma nota de 20€.
- "Não tem mais pequeno?""
- "Não, mas tenho multibanco!"

Por acaso utilizo bastante o serviço Siga mas para outras estações dos correios. Não sabia que isto acontecia quando se pedia para outra morada. Não sei se fizeste o pedido por telefone mas se foi, pelo menos quem te atendeu podia te ter avisado dessa situação.

No Pingo Doce é certinho... vou lá buscar qq coisa que custa 2/3€ e pago com uma nota de 20€.

Essa tb tem sido a minha deixa preferida!! [:)]

Mais ridiculo é, quando a máquina que eles colocam logo à entrada para toda a gente ir ali levantar a notinha, só dar notas de 20.

Não se esqueçam que quem está a dar a cara pela instituição é um mero funcionário que não tem qualquer poder decisório e nem competências sobre as decisões de secretária. [;)]

Voltar
Superior