Não tem troco?!

Mas como sabes em Portugal não há máquinas em todas as paragens e se houvesse se calhar muitas eram vandalizadas. Se o autocarro vende o bilhete ou mesmo no comboio onde há estações onde só podes mesmo comprar com o revisor já a bordo, não faz sentido não terem troco já que lidam com dinheiro.

Podem ser coisas que acontecem dark, mas eu não sou obrigada a comprar tudo com multibanco ou ter sempre o dinheiro. Não é partir para a reclamarão, mas é por muitos comerem e calarem que muitas coisas estão como estão. Se eu no seu caso encomendar uma pizza e pedir X serviço e não me darem, eu tenho direito a reclamar. Lapsos podem acontecer, mas se calhar lapsos em certas profissões dão logo despedimento ou processo.

Não é normal mas acontece. Não sei qual a situação da X mas comigo, depois de ter pedido uma pizza média dava 11 euros e tal e ter dito que ia pagar com 15 ao operador o estafeta aparece e na hora de pagar diz-me " ah não tenho moedas que chegue para lhe dar troco", eu disse que tinha informado o operador e ele responde " devo ter perdido moedas pelo caminho...

Eu respondi-lhe, ou fazia o caminho de volta para apanhar as moedas que tinha perdido ou levava o pedido para trás e eu ia a loja fazer uma reclamação. Entretanto lembrei-me e liguei para a loja pedi para falar com o gerente e expliquei a situação com o estafeta a minha frente, ao qual pediu para eu passar o telefone, resultado entre a conversa deles percebo que eles transportam o dinheiro numa bolsa com fecho e que não era normal ele poder ter perdido as moedas pelo caminho.

O gerente pediu para dar apenas 10€ ao estafeta e pediu desculpa pelo incomodo. Não sei como eles se entenderam depois.

Isso já existe há muitos anos, mas só está disponibilizado para pagamentos de portagens e em cabides telefônicas. Seria extremamente fácil de generalizar para todos os serviços, mas há sempre o problema dos custos. Bancos e SIBS vão querer cobrar qualquer coisita por isso!

Problemas de custo e de assalto. Eu posso roubar o seu cartão e andar a fazer compras

na irlanda os motoristas dos autocarros tambem nao estao autorizados a dar troco. no entanto, se nao tiveres a quantia certa, recebes um recibo com o valor em excesso, e podes mais tarde levanta-lo na estacao.

parece-me uma boa solucao para estes casos em que as empresas nao querem que os funcionarios transportem dinheiro e/ou percam tempo a fazer trocos.

Se não quisessem ou se não tivessem lucro não tinham a venda nos autocarros. Depois há estações de comboio que só podes comprar bilhete com o revisor. Têm de ter troco

por acaso acho que não há lei nenhuma que obrigue o comerciante / vendedor a ter troco para uma operação, a não ser em casos específicos como por exemplo os taxis. A questão é, imaginem que estamos a pagar por um serviço que já foi prestado e não há troco... acho que nesse caso a obrigação é nossa de arranjar forma de pagamento, ou ficamos em falta.

A única coisa que encontrei foi uma lei que diz que nenhum particular é obrigado a aceitar um pagamento feito em mais de 50 moedas. Por exemplo, se formos ao supermercado fazer compras e pagarmos 10 Euros com 100 moedas de 0,10€, eles podem recusar-se a aceitar.

E eu posso levar as compras ou fazer reclamação? Sempre que vou a um supermercado reclamam se não tenho mais pequeno. Se tenho mais pequeno perguntam se tenho moedas de X para facilitar.

Concordo que tem que haver bom senso. E a lei das 50 moedas é uma questão de bom senso. Para o troco deveria ser semelhante. Queres pagar menos de 10€, pagas com uma nota de 20€, no máximo. Queres pagar 25€, no máximo uma de 50€. Mas pôr o ónus do lado do comerciante, que é o que me faz sentido. Não me passaria pela cabeça ter um estabelecimento comercial e logo às 10h da manhã estar a dizer aos clientes que não tenho troco. Para isso é que existe isto:

Bom senso, mas não somos nós que escolhemos. Olhe 1º Não sei pk em Portugal não podemos levantar apenas 5€ temos de levantar no mínimo 10€. 2º já me aconteceu várias vezes a nota mínima ser 50€, ora levanto dinheiro para pagar a dinheiro, porque não têm multibanco e depois chego ao local e dizem que não têm troco?
Às vezes não dá mesmo para ter bom senso.

"E a lei das 50 moedas é uma questão de bom senso." Pode não acreditar, mas isso é só mesmo por bom senso, porque as moedas principalmente em cafés dão muito jeito.
"Não me passaria pela cabeça ter um estabelecimento comercial e logo às 10h da manhã estar a dizer aos clientes que não tenho troco. Para isso é que existe isto". Isso é mentira, já trabalhei num café, você não abre nem fecha o café sem dinheiro em caixa. Tira parte do dinheiro durante o dia para depositar no banco (uns tiram todos os dias o dinheiro para o banco e outros de X em X dia). Você abre o café com dinheiro e é normal se houver cafés ou mercearias ao lado pedirmos uns aos outros, mas já me aconteceu dizer ao rapaz do estabelecimento ao lado que não tinha como lhe trocar 50€, se não ficava eu sem troco. Você paga 2 cafés com 50€ eu em principio quase 100% de certeza que tenho troco às 08h ou 09h da manhã, mas vou perguntar-lhe se tem mais baixa para não ficar à "rasca", está a entender? Se tiver perfeito, se não tiver em principio eu vou ter de ter para o trocar e depois arranjar uma solução. já me aconteceu ficar sem notas de 5 e 10€ e ficar com notas de 20 e 50 quase sem moedas. Tive de avisar o patrão para ir ao banco trocar e trazer-me notas de 5 e 10 e mais moedas. Você num café nem que vá ao pingo doce ou mini preço se estiver ao lado, nem que vá a outro café pedir. Acho estranho disserem que às 10h da manhã não têm troco. Andou tudo a pagar com notas de 20 e 50??
Depois há estabelecimentos, aconteceu-me hoje, paguei metade com dinheiro e metade com cartão multibanco.

nao e' isso...

isso era estupido porque carregavas o cartao com dinheiro eg: ias ao multibanco, carregavas com €20 no chip e podias fazer compras ate esse valor sem ser preciso comunicar com a SIBS

o que o user estava a falar e' de teres transacoes normais (com comunicacao 'a SIBS), ate' €20 que nao precisam de PIN, isto sim, e' de grande valor e acho que vai ser implementado em breve

é engraçado que postei isto em 2014, e agora o contactless é de facto das coisas que mais gosto nos pagamentos digitais.

Coisa de pobre andar a contar os trocados para pagar as compras.

no jumbo puseram as quick com parte delas a pagar com MB e duas com dinheiro, a fila parva que as pessoas fazem para pagar com dinheiro. Passo à frente de toda a gente e siga a pagar com MB [:D]

Uma vez na Rodoviária de Lisboa, uma mulher queria pagar o bilhete com 20 euros e o motorista disse que não tinha troco e ela disse que não estava esse aviso afixado em lado nenhum.
Ambos insistiram e ainda estivémos um bom bocado parados e o motorista a comunicar com a central via rádio para se decidir o que fazer....

Mas gostei da parte do rádio ou não fosse eu maluco por rádios e walkie talkies hahaha

Por causa desta treta dos trocos ando sempre com cerca de 10€/15€ em moedas de 1€ e 2€.
Mais alguns euros em moedas de 20c e 50cêntimos.

Vou gastando e há medida que vou precisando de repôr moedas, é pagar com notas nos sítios onde as moedas abundam (bombas de combustível, restaurantes, supermercados), ou perguntar se faz diferença pagar com a nota x (mesmo que tenha moedas) só para receber mais uns trocos.

E não só não me dá muito trabalho, como me poupa muito tempo.

Já eu detesto andar com moedinhas.

Abençoada via verde, multibancos, tpa's, estacionamento via app de smartphone, etc. Se precisar : uber para n ter de andar com trocos, etc.

Podes crer. Só estou à espera que se espalhe o contactless por cá como já se vê em tanto sítio. Ainda no domingo passei num daqueles Continente Bom dia e, à minha frente, havia três pessoas a comprar poucos itens e todas estiveram mais tempo a tirar dinheiro, contá-lo, receber troco que a passar compras. Se fosse com MB normal, teria sido mais rápido. Com contactless, então...

Contactless já não sou tão adepto pela clara falta de segurança porque em caso de roubo caso não me aperceba atempadamente e lá vão 3x 20 euros no máx.....já é dinheiro.

Mas o MB normal tambem não demora muito por isso não me chateia.

Voltar
Superior