Obtuso
New member
A não ser que sejam surpresa, normalmente sabes.Todas as encomendas que recebemos pelo correio sabemos sempre o preço de antemão?
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
A não ser que sejam surpresa, normalmente sabes.Todas as encomendas que recebemos pelo correio sabemos sempre o preço de antemão?
Todas as encomendas que recebemos pelo correio sabemos sempre o preço de antemão?
Não é normal mas acontece. Não sei qual a situação da X mas comigo, depois de ter pedido uma pizza média dava 11 euros e tal e ter dito que ia pagar com 15 ao operador o estafeta aparece e na hora de pagar diz-me " ah não tenho moedas que chegue para lhe dar troco", eu disse que tinha informado o operador e ele responde " devo ter perdido moedas pelo caminho...
Eu respondi-lhe, ou fazia o caminho de volta para apanhar as moedas que tinha perdido ou levava o pedido para trás e eu ia a loja fazer uma reclamação. Entretanto lembrei-me e liguei para a loja pedi para falar com o gerente e expliquei a situação com o estafeta a minha frente, ao qual pediu para eu passar o telefone, resultado entre a conversa deles percebo que eles transportam o dinheiro numa bolsa com fecho e que não era normal ele poder ter perdido as moedas pelo caminho.
O gerente pediu para dar apenas 10€ ao estafeta e pediu desculpa pelo incomodo. Não sei como eles se entenderam depois.
Isso já existe há muitos anos, mas só está disponibilizado para pagamentos de portagens e em cabides telefônicas. Seria extremamente fácil de generalizar para todos os serviços, mas há sempre o problema dos custos. Bancos e SIBS vão querer cobrar qualquer coisita por isso!
na irlanda os motoristas dos autocarros tambem nao estao autorizados a dar troco. no entanto, se nao tiveres a quantia certa, recebes um recibo com o valor em excesso, e podes mais tarde levanta-lo na estacao.
parece-me uma boa solucao para estes casos em que as empresas nao querem que os funcionarios transportem dinheiro e/ou percam tempo a fazer trocos.
por acaso acho que não há lei nenhuma que obrigue o comerciante / vendedor a ter troco para uma operação, a não ser em casos específicos como por exemplo os taxis. A questão é, imaginem que estamos a pagar por um serviço que já foi prestado e não há troco... acho que nesse caso a obrigação é nossa de arranjar forma de pagamento, ou ficamos em falta.
A única coisa que encontrei foi uma lei que diz que nenhum particular é obrigado a aceitar um pagamento feito em mais de 50 moedas. Por exemplo, se formos ao supermercado fazer compras e pagarmos 10 Euros com 100 moedas de 0,10€, eles podem recusar-se a aceitar.
Concordo que tem que haver bom senso. E a lei das 50 moedas é uma questão de bom senso. Para o troco deveria ser semelhante. Queres pagar menos de 10€, pagas com uma nota de 20€, no máximo. Queres pagar 25€, no máximo uma de 50€. Mas pôr o ónus do lado do comerciante, que é o que me faz sentido. Não me passaria pela cabeça ter um estabelecimento comercial e logo às 10h da manhã estar a dizer aos clientes que não tenho troco. Para isso é que existe isto:
nao e' isso...
isso era estupido porque carregavas o cartao com dinheiro eg: ias ao multibanco, carregavas com €20 no chip e podias fazer compras ate esse valor sem ser preciso comunicar com a SIBS
o que o user estava a falar e' de teres transacoes normais (com comunicacao 'a SIBS), ate' €20 que nao precisam de PIN, isto sim, e' de grande valor e acho que vai ser implementado em breve
E se não tiverem troco, é simples, sigam a pé.Se não quisessem ou se não tivessem lucro não tinham a venda nos autocarros. Depois há estações de comboio que só podes comprar bilhete com o revisor. Têm de ter troco