Bem....vou dar o meu testemunho pessoal.
Sempre fui um apaixonado quer por carros quer por negócios e assim que consegui juntar um dinheiro extra fui á Alemanha buscar o meu primeiro carro. Estávamos em 2000, e a ideia era usufruir do carro e ao mesmo tempo vênde-lo para obter lucro e ir buscar outro melhor.
Na altura era Funcionário Público e "isto" dos carros era uma brincadeira. A coisa correu bem e começei a ir buscar em média 3 a 4 carros por ano e vênde-los a titulo particular. Também durante este periodo conheci o dono de um stand "famoso" na EN125 que me pediu para ser seu vendedor, como não podia ir para lá trabalhar a tempo inteiro, propus ir apenas a part time ( das 16h ás 19.30h) e um ordenádo simbólico + as comissões de venda.
Posso afirmar que, por mês, em part time, vêndia fácilmente 7 ou 8 carros.. o stand vendia por mês á volta de 14, 15, 16 carros, nessa altura.
Entretanto e através do Stand também começei a frequentar leilões e a comprar lá carros, que tanto os podia vender no stand (dando 50% dos lucros ao dono do stand) ou a nível particular.
Em 2005 estava farto da Função Pública e tinha chegado a altura de arriscar tudo e lançar-me por conta própria, afinal esse sempre foi o meu desejo.
Tinha duas hipoteses ou abria um stand de carros (este era o meu sonho!!!) ou optava pela segunda opção que era dar seguimento a um outro ramo de negócio que já era tradição na familia e que nada tem a ver com carros.
Cheguei a ver espaços para alugar á face da estrada EN125, na altura 2004/2005, os stands nasciam que nem cogumelos. Depois de muitos cálculos, noites sem dormir, xeguei á conclusão que abrir um stand "com dinheiro contado" (100 mil euros, era quanto eu tinha) iria ser muito arriscado. Se não começa-se logo a vender carros assim que abri-sse as portas, rápidamente ficaria descapitalizado e sem dinheiro para fazer face ás despesas.
Acabei por optar pela segunda opção, fiz as malas e imigrei para o UK onde me estabeleçi por conta própria.
Hoje passaram-se 10 anos e quando olho para trás vêjo que fiz a opção certa!
Em 2008 rebenta a crise financeira e os bancos fecham as torneiras ao crédito, depois junta-se o fecho de muitas das pequenas e médias empresas com o consequente desemprego em massa das populações... Aquele que era um negócio florescente nos anos 2000/2005 era agora um negócio em decadência... a grande maioria dos stands á face da EN125 fecharam e eu se tive-se optado por esta opção, teria falido também....
Para resumir, posso dizer que de todos os carros que vendi a titulo particular, nuns ganhei bem, noutros não ganhei nada e houve carros em que perdi.
Nisto dos carros, o mais importante é a COMPRA, não a venda! Se tens o azar de comprar um carro mal comprado (acontece tantas vezes....) ou porque foi caro, ou porque afinal vem com um problema, ou porque é um modelo dificil de vender, etc... ficas logo com o lucro comprometido.