Netbook ou E-book? Escolha: E-book Reader! Ver inside.

smi1e

New member
Com a facilidade de obtenção de livros em formato PDF e afins e por favor não entremos no capitulo da ilegalidade, encontro-me com este dilema.

Tenho um PC em casa e não gosto de ler sentado em frente ao PC, a maior parte das vezes gosto de ler deitado e muitas das vezes é antes de adormecer.

A hipótese do E-book pareceu-me bastante interessante, mas quando vejo os preços e comparo-os com os Netbooks, acho que não compensam. Claro está que nunca tive oportunidade de testar um E-book e por isso fico na duvida se realmente é a melhor opção.

Por outro lado os Netbooks têm a versatilidade de serem um mini-computador, ainda que com um desempenho limitado. No meu caso em particular e assim de repente, daria bastante jeito para as férias, para descarregar fotografias e conectar-me na Internet, já que hoje em dia muitos hotéis disponibilizam WiFi de borla.

Em tempos comprei uma impressora a lazer e pensei que imprimiria os livros que eventualmente me interessassem. Ainda bem que não foi para esse fim, pois já imprimi um livro e não gosto de andar com folhas solta. É certo que os posso encadernar, mas também ocupam muito espaço.

Agradecia os vossos pontos de vista.

Last edited:
Quando falas em notebooks parece-me que te referes aos netbooks, sendo que os noteboks são os portáteis comuns.
Se a escolha é entre um netbook ou um e-book reader, eu acho uma melhor escolha um netbook. Só pela versatilidade acrescida. Os e-book readers ainda são muito caros para o que oferecem, isto para mim, que olho principalmente à relação custo-benefício.

Na minha opinião, vai depender muito da quantidade de leitura que pretendes fazer.

De facto, um netbook é muito mais polivalente, mas não deixa de usar um TFT que para leituras prolongadas, pode ser cansativo. Caso seja para ler coisas esporadicamente ou simplesmente para procurar alguns conteúdos nos documentos, o netbook serve perfeitamente.

E que tipo de ecrã tem um E-book?

Os que netbook que tenho visto têm LED, é um TFT???

O tipo de ecrã é e-ink, é exactamente como ler um livro, não cansa tanto a vista como um LCD. Não me lembrei desse ponto, se vais passar muitas horas seguidas a ler é mais confortável.

Não leio muito tempo seguido. Em média meia hora ao fim do dia.

Continuo mais inclinado pelo netbook. :confused:

Se comprares um netbook compra um t101mt, que custa por volta de 400€.

t101mt-tablet.jpg

Os dispositivos com ecrãs em e-ink muito mais confortáveis para estar a ler, é pena terem ecrãs pequenos. Se fores a uma Fnac de certeza que eles têm lá um leitor destes a funcionar, olha bem para ele e repara que aquilo é quase igual a estar a ler algo escrito em papel reciclado.

Não tava a pensar gastar mais de 300€. Ontem tive a pesquisar e este chamou-me a atenção, pois tem as características básicas dos netbooks e um disco rígido com maior capacidade.

Worten Online » Produtos: Audiovisuais, Electrodomésticos, Informática, Fotografia, Música e Filmes, Comunicações, Jogos e Consolas

O que achas? E o que tem o que indicaste a mais que valha a diferença?

Obrigado Karma.

A diferença é que consegues rodar o monitor ficando numa posição mais confortável para ler.

Vocês não sei, mas já estive na FNAC a ver os e-books e sinceramente para ler é mesmo um livro "á moda antiga"...

Estar a ler um livro num ecran, mesno num e-book, é estranho/incomodativo...

Ler "meia-duzia de coisas soltas" num ecran é uma coisa, agora uma leitura continuada e prolongada como é ler um livro, para mim não dá...

Vocês não sei, mas já estive na FNAC a ver os e-books e sinceramente para ler é mesmo um livro "á moda antiga"...

Estar a ler um livro num ecran, mesno num e-book, é estranho/incomodativo...

Ler "meia-duzia de coisas soltas" num ecran é uma coisa, agora uma leitura continuada e prolongada como é ler um livro, para mim não dá...

Num ecrã TFT, concordo a 100% contigo, mas os ecrãs dos e-book não cansam a vista, pode ser estranho, mas não é incomodativo.

Não tá fácil. Vou ter de ver ao vivo um E-book, para ver se me decido. :confused:

Qualquer das formas não leio durante muito tempo e para ler em sítios públicos vou optar por ler livros reais, principalmente na praia, independentemente da escolha.

O meu irmão recebeu um netbook por ter aderido ao cartão de crédito da Barclays. Supostamente era uma máquina de café, mas como já tinha lá lhe deram um netbook.

Do pouco que experimentei, não é de facto agradável ler por lá. Também não mexi na regulação do ecrã, se é que tem, mas senti muita luz no meu breve contacto. O portátil do trabalho, que não posso trazer para casa, é mais agradável. O netbook do meu irmão é um Asus dos mais básicos. O portátil do trabalho é um fujitsu-siemens.

Mas o dilema não se dissipou, se por um lado o e-ink (e-book) é mais adequado para a leitura, o netbook é mais versátil. :confused:

Smi1e, se não tiveres pressa, espera mais uns meses que vão sair netbooks e outros do género ipad com um ecrã do fabricante Pixel Qi, em que o ecrã tem um modo semelhante ao E-Ink (no youtube tem vários videos).

E será que vão sair bastante em conta como os actuais netbooks?

Por acaso quando criei este tópico até tinha alguma vontade em despachar a coisa. Agora já não tanto, mudança de circunstâncias.

Isso já não faço ideia, mas penso que a diferença não deverá ser muita (até porque tenho ideia que a mesma tecnologia vai ser aplicada no portatil do projecto "One laptop per child") .

Depois de muito ponderar, decidi-me pelo E-book reader.

Já estive a ver modelos e reviews e há um que me parece particularmente bom e dentro do orçamento. Para ser mais preciso, no limite do orçamento estipulado - 300€.

Ereader, BeBook Neo, Wifi Ereader, touchscreen BeBook, wacom ereader - mybebook.com

Tem a tecnologia do e-ink, outra coisa não seria de esperar, parece ter um processador relativamente rápido pelo que me pude aperceber. A memoria interna é de 512 mb mas é extensível a 16gb com cartões SD. Tem um touch screen que até permite escrever a mão anotações e ficarem indexadas a uma determinada página ou paragrafo/frase, lê uma carrada de suportes inclusive mp3 para os audio books e o melhor de tudo é ser WiFi o que permite fazer download de livros directamente da net e navegar na internet, claro está com as limitações inerentes principalmente ao ecrã.

O que acham?

Há alguém aqui que tenha um?

Estive ha pouco tempo para comprar um e-reader e sinceramente fiquei desapontado. Nao pensei que fossem tao lentos! Para quem está por exemplo a ler um romance tudo bem, mas para livros tecnicos, que era o que me interessava, n chega simpleslmente. Mas sem duvida que e´bastante suave para os olhos ... mas n tinha paciencia para utilizar um.

Back