Nissan PATROL

pode ser que exista algum desgaste na peça de contacto da mola com o chassis que provoque essa ideia.
Por norma existe um resguardo de borracha entre a mola e o chassis e provocar algum barulho tipo "clank" quando a mola é comprimida
2 cm pode ser pouco pois maquinar uma peça tão pequena pode ter impacto direto na robustez da mesma.
O batente também deverá ser deformável, ou seja, mesmo encostando não deveria ser perceptível.
Neste video vês a suspensão a trabalhar fora de estrada e nunca a mesma vai ao limite, muito menos iria numa lomba normal de estrada.

essa suspensão parece estar mais alta que uma normal, o meu não tem metade do curso.

os calços no GR parece que só existe uma medida, pensei que seria como nos Mercedes ( 0.8, 1.8, 2,4 3.4 por ai ).

quanto a folgas ou borrachas rasgadas não existe uma, no máximo podem estar um pouco calcadas pelo tempo.

trocar apenas pode dar mais 1mm e isso não irá fazer nada.

já tive um casquilho de amortecedor nas lonas e de fora não se via.
só a muito custo consegui perceber que era o casquilho e mexendo ao de leve no jipe consegui ver no amortecedor dianteiro que o amortecedor não acompanhava na mesma medida o movimento do triângulo no sentido ascendente - descendente e vice versa.

essa suspensão parece estar mais alta que uma normal, o meu não tem metade do curso.

os calços no GR parece que só existe uma medida, pensei que seria como nos Mercedes ( 0.8, 1.8, 2,4 3.4 por ai ).

quanto a folgas ou borrachas rasgadas não existe uma, no máximo podem estar um pouco calcadas pelo tempo.

trocar apenas pode dar mais 1mm e isso não irá fazer nada.
José, andei no teu Y61 e não me pareceu fora de normal. Um pouco mais seco que o y60, mas nada de mais...

José, andei no teu Y61 e não me pareceu fora de normal. Um pouco mais seco que o y60, mas nada de mais...

é essa secura que gostaria de minimizar.

o teu por exemplo é mais filtrado.

alterar molas /amortecedores está, para já, fora de questão.

mas vou analisar melhor.

é essa secura que gostaria de minimizar.

o teu por exemplo é mais filtrado.

alterar molas /amortecedores está, para já, fora de questão.

mas vou analisar melhor.

Os Y61 sao rijinhos por natureza, e tendo os LC200 como comparacao nao ajuda nada. Nao andarao por ai umas molas mais altas? no eixo frontal deves ter 555mm do centro do cubo ao a cava das rodas.

No meu caso ainda pior, pois tenho molas/amortecedores OME mais altos (2 polegadas, que equivalem a 4cm de aumento) mas na taragem intermédia (+ 200Kg constantes, sendo apropriadas para quem tem guincho e bull bar. Existem ainda os conjuntos heavy duty (+400 Kg) e os regular. Estes ultimos serao os mais confortaveis, mas le-se pela net que tornam o carro num barco (tem de de dar o desconto nas avaliacoes dos Patroleiros ).

Os meus casquilhos sao descentrados, para compensar os angulos.

X3eIx3i.jpg

Molas mais altas ainda passam na IPO. Calcos habitualmente chumbam na hora.

A titulo de curiosidade, da uma vista de olhos pelos amortecedores BP-51 da OME, mesmo que nao queiras mexer na altura da suspensao [;)]

de facto os LC 200 são muito macios e o GR está longe desse exemplo.

trocar molas só se fossem mais altas e mais macias para subir um pouco e dar mais conforto, o tal efeito "barco" aprecio muito mais que o seco actual.

essa cinta vermelha não tenho no meu e acho que a altura do teu ( espaço entre o batente ) é maior também.

consegues perceber pela foto abaixo se o meu está baixo ?

pelo que tenho visto estão todos alinhados pelo meu, mas nunca se sabe.

molas mais firmes tenho dúvidas, até porque este carro andava em cidade e não vejo sinais de ter sido usado em tt.

de qualquer forma só na sexta-feira terei o carro de volta para fazer a tal medição.

esses amortecedores que referes são mais macios ou mais firmes ?

isso já dei conta [s)].

andei há muitos anos num Y61 longo ( em angola ) e não era assim tão firme.

será que tem afinações diferentes ou por ser longo também ajuda ?
O modelo longo é sempre mais confortável que o versão curta por causa da maior distância entre eixos.

Pena esse 3.0di ter tao má fama em termos de fiabilidade, em tudo o resto parece ser que o 6 em linha mais antigo.

O preço nos usados reflecte isto mm, ou seja, os 3.0di são mais baratos que os 2.8.

Diria que não existe nenhum problemático. A maioria trocaram o motor logo nos primeiros anos de vida em garantia

Pena esse 3.0di ter tao má fama em termos de fiabilidade, em tudo o resto parece ser que o 6 em linha mais antigo.

O preço nos usados reflecte isto mm, ou seja, os 3.0di são mais baratos que os 2.8.

Não estou por dentro do assunto, mas os problemas de que falas não foram apenas com os primeiros 3,0 di ?

Não tenho bem essa percepção, acho que os 3.0 são mais caros embora a diferença não seja muita.
Eu iria ter muitas dúvidas em ir para o 2.8 em detrimento do 3.0, em carros num estado/kms muito semelhante...

Apesar de não ser fan de alterações a jipes, reconheço que estes carros podem ser realmente impressionantes:

Nesse vídeo dá para ver a diferença no comportamento entre as duas gerações! O Y60 é mais abana menos. Os Y61 não são os longos , mas dá para comparar a parte dianteira e a diferença está lá.

isso já dei conta [s)].

andei há muitos anos num Y61 longo ( em angola ) e não era assim tão firme.

será que tem afinações diferentes ou por ser longo também ajuda ?

Os longos são sempre mais confortáveis, mas há alguma coisa que mudou de uma geração para a outra. Talvez mais rigidez do chassis ou uma geometria da suspensão que tem como objetivo melhorar o comportamento dentro de estrada e por outro lado torna o jipe mais seco.

Back