Nissan PATROL

No Terrano, no Pajero e no 80 é fácil ver o ponteiro a subir. Auto-estrada ou numa subida mais prolongada com calor ou mesmo a apertar um pouco mais e lá vão eles. No terrano cheguei a ter até 3/4. O Pajero sobe sem chegar aos 3 quartos mas sobre, mesmo no ML consegue-se ver o ponteiro em zonas mais altas ou mais baixas conforme a carga e temperatura exterior. Agora sei de casos que perderam o líquido de refrigeração, o sensor não detetou a temperatura e a cabeça foi-se...quem dá mais calor requer sem dúvida outro controlo. Se possível também para controlo dos gases de escape que também é comum. Nos primórdios lembro-me de ver um tópico da "velha guarda" a falar disso por aqui mas não encontro.

Eu no Toyota quando meti o manómetro aftermarket na estrada do bloco, tinha esse comportamento. Conseguia perceber as variações consoante a carga no acelerador, temperatura do ar, etc.. O de fabrica não mexia.

No caso dos Y60/61 julgo que o problema estará no intervalo de temperaturas, demasiado alargado, em que o ponteiro permanece a meio... No Terrano, o ponteiro tem uma graduação bastante mais exacta.

No Y61 consegue-se perceber se esta a aquecer, mas nao e progressivo. O meu apenas lhe vi temperatura "fora do sitio" uma vez, na subida da A8, carregado de mobilia do IKEA e AC emplena hora de calor. Bastou desligar o AC e reduzir a velocidade, e o ponteiro baixou imediatamente.

Mas efectivamente, nada como a solucao do SenhorVX.

Dia 1 Finalizado!

Lisboa - Pedrogao sem Portagens com paragem para almoçar em Pombal.

Fez se muitíssimo bem, estes Bancos são Muitíssimo confortáveis, o ponteiro da temperatura não mexeu e estou convencido que os consumos foram dos melhores de sempre, ainda não fiz as contas mas está a ser o depósito mais longo de sempre.

Depois andei aqui às voltas para ver a georeferenciaçao de uns hectares que temos por aqui. Que belos caminhos! Com chuva, acho que alguns vão dar cagaço... [:D]

Não tirei fotos nos sítios mais desafiantes, estava com a concentração de principiante (leia se, ca.gado...) mas deixo aqui algumas de uma paragem antes de descer à praia fluvial do Mosteiro:

B68C0EDD-8FE6-455A-9EC8-5D5BFFD7F117.jpg

736422CC-256A-40E2-AE12-9A05E098C1B8.jpg

722872B5-9161-4E31-B29C-512CAD5FC17C.jpg

E esta é para meter o Josemanuel a transpirar! [:D][;)]
B8321E46-FD64-4136-97A2-FC607194C114.jpg

E mais umas:

92C7B2AB-B78A-4ED0-834B-87A04242EB14.jpg

89F42682-3CCF-460E-A76C-E4204D2DBE16.jpg

39979C24-BC39-468E-B83C-96AF0260A3F1.jpg

Dia espectacular!

Curti tudo, desde a viagem que achei que ia ser uma estupada e este andar pelas estradas que só percorria a pé com um pau na mão quando tinha 12 anos... [kiss]

Amanhã há mais!!!

Nissan PATROL

A maioria, especialmente a que não tem um jipe, não percebe que o estado de espirito muda quando vamos num veículo destes.

Fazer o caminho que fizeste foi divertido e ao seu ritmo, e o mesmo já não seria verdade se fosses de rasteirinho, atrevo a dizer que era mais aborrecido.

Explora e diverte-te!
Recomendaria por aí perto um trilho que fiz à dois anos, mas o clima está impróprio para andar na mata e não sei o teu nível de conforto.

Eu em breve vou pegar no meu e espetar-lhe 2500kms em poucos dias e sempre, sempre, por estradas tortas!

Portanto, ir é que é caminho!

Last edited:
Dia 1 Finalizado!

Lisboa - Pedrogao sem Portagens com paragem para almoçar em Pombal.

Fez se muitíssimo bem, estes Bancos são Muitíssimo confortáveis, o ponteiro da temperatura não mexeu e estou convencido que os consumos foram dos melhores de sempre, ainda não fiz as contas mas está a ser o depósito mais longo de sempre.

Depois andei aqui às voltas para ver a georeferenciaçao de uns hectares que temos por aqui. Que belos caminhos! Com chuva, acho que alguns vão dar cagaço... [:D]

Não tirei fotos nos sítios mais desafiantes, estava com a concentração de principiante (leia se, ca.gado...) mas deixo aqui algumas de uma paragem antes de descer à praia fluvial do Mosteiro:

View attachment 151754

View attachment 151755

View attachment 151756

E esta é para meter o Josemanuel a transpirar! [:D][;)]
View attachment 151758

E mais umas:

View attachment 151759

View attachment 151760

View attachment 151762

Dia espectacular!

Curti tudo, desde a viagem que achei que ia ser uma estupada e este andar pelas estradas que só percorria a pé com um pau na mão quando tinha 12 anos... [kiss]

Amanhã há mais!!!
Fantástico

Vrum,

o meu só fez esses riscos uma vez e nem de perto como o teu.

espero nunca mais ter de passar por zonas assim.

151758d1599165699-nissan-patrol-b8321e46-fd64-4136-97a2-fc607194c114.jpg

infelizmente não sai da garagem desde 1 de Agosto, embora já o tenha ligado entretanto.

a ver se este fim de semana consigo pegar nele e dar uma volta para aquecer tudo.

felizmente quase nem tem pó, mas também não tenho como o lavar ... mas vai ao banho na próxima semana numa estação de serviço manual que descobri a 1 km de casa.

Vrum,

o meu só fez esses riscos uma vez e nem de perto como o teu.

espero nunca mais ter de passar por zonas assim.

151758d1599165699-nissan-patrol-b8321e46-fd64-4136-97a2-fc607194c114.jpg

infelizmente não sai da garagem desde 1 de Agosto, embora já o tenha ligado entretanto.

a ver se este fim de semana consigo pegar nele e dar uma volta para aquecer tudo.

felizmente quase nem tem pó, mas também não tenho como o lavar ... mas vai ao banho na próxima semana numa estação de serviço manual que descobri a 1 km de casa.
Estes "riscos" sãoais marcas de pó do que propriamente riscos, embora em cores escuras se vá notar sempre mais.
Mas se é para explorar tem que se contar isto e levar esta situação na boa.

Estes "riscos" sãoais marcas de pó do que propriamente riscos, embora em cores escuras se vá notar sempre mais.
Mas se é para explorar tem que se contar isto e levar esta situação na boa.

É verdade, o carro está coberto de pó e ao passar pela vegetacao provoca estes efeitos na pintura! Felizmente só uma pequena parte do que aparecem na foto se manterão... mas alguns estão mm para ficar.

Como já disse, um dia pintar/polir use á... provavelmente quando for para vender se fizer sentido.

É verdade, o carro está coberto de pó e ao passar pela vegetacao provoca estes efeitos na pintura! Felizmente só uma pequena parte do que aparecem na foto se manterão... mas alguns estão mm para ficar.

Como já disse, um dia pintar/polir use á... provavelmente quando for para vender se fizer sentido.
É isso. Acho que se for para o continuares a usar (como é suposto ) mais vale polires anualmente e/ou com intervalos superiores.

O meu só irá para polir no final deste inverno, mas o meu é cinza metalizado e disfarça um pouco mais os riscos.

Por acaso nem costumo ver muita TV, mas ontem deu-me para ligar aquilo e estava a dar um programa de clássicos.
Um tipo que tem um "atelier de mecânica" e faz uns restauros ligeiros e uns bussiness interessantes e prepara viaturas para concursos tipo Pebble Beach.
Adiante, ontem o episódio consistia em tratar de vender uma colecção que não sendo transcendente era muito boa, isto porque a senhora tinha perdido o marido e o sogro.
Pelo que contou o sogro nem deixava o marido andar com alguns carros...
Ora a garagem continha: Mercedes w463 500, Mercedes SL R129 500, Mercedes W124 500€ by Porsche, Porsche 993 Turbo, Mercedes-Benz 450SEL 6.9 e um audi R8 V10.
Resultado: tanto cuidado com os carros e agora vão outros usufruir deles porque a família não liga puto aquilo.

Terrano,

tens em mente o canal e a hora desse programa ?

gostaria de ver isso.

quanto ao usufruir tens razão, embora cada um tenha uma ideia diferente do que é diversão.

Terrano,

tens em mente o canal e a hora desse programa ?

gostaria de ver isso.

quanto ao usufruir tens razão, embora cada um tenha uma ideia diferente do que é diversão.

josemanuel
Discovery. Deu ontem tipo 9 ou 10 da noite
"Chasing Classic Cars" a tradução que usam em Portugal não sei qual é
Encontrei aqui isto
Temporada 11 episódio 8
https://www.discoveryuk.com/series/chasing-classic-cars/

compreendo a questão da colecção mas é daquelas coisas que deixa-nos a pensar.
Seja como for alguém vai usufruir do dinheiro que aquilo render...

Acabei de ver isto no Facebook:
View attachment 151769
View attachment 151770
Que horror...
Andar com isto é tb muita responsabilidade...

Se isso for cá está bem lixado com esse parachoques em ferro na dianteira.
Idem se for no estrangeiro, pois sem homologação a viatura fica apreendida.
Quando falava de andar com o HDJ80 e que por vezes sentia algum receio era isso a que me referia, distrais-te e limpas um carro ou uma pessoa em menos de nada. Cuidado...
Um amigo à uns anos com um Patrol 260 deu um toque na traseira de um rasteiro. Tinha pneus fora da carroçaria e ficou logo apreendida a viatura.
.... e foi um toque de nada...mas quem quer arriscar depois não se queixe.

DSC-0219.jpg

Patrol GR, para choques de origem, com guincho escondido. A senhora achou por bem parar logo apos entrar na rotunda para atender o telefone. O embate foi durante a mudança de 1a para 2a velocidade; típico de para-arranca. O carro que me bateu por tras (outro Corsa B) foi para a sucata.

O Patrol ficou com uns riscos a frente a um canto do parachoques traseiro partido. Os 2 Corsas foram de reboque.

Ainda na 4f mandei uma traseirada num carro com o GVitara.
Felizmente foram "só" 150€ para o arranjo do carro da frente e um arranhão no meu para choques mais a minha matricula partida.

Com material não homolgado o pessoal sujeitasse a ficar com o jipe apreendido e a que o seguro não assuma nada...

Back