Nissan PATROL

Quando tive amigos a queixarem-se de 3 etapas em marrocos e depois leio isto...

Gostava de ter espírito para isso, mas sou "cão de luxo" [:D]

É um prazer ler relatos assim @ruie34, mas de facto não é fácil comer areia, comer com as mãos, comer com indelicadeza dos transeuntes que não respeitam a tua mulher, é basicamente comer de tudo... e calar.

O pior ainda acho que é a pobreza, acho que me iria impressionar bastante.

Quando tive amigos a queixarem-se de 3 etapas em marrocos e depois leio isto...

Gostava de ter espírito para isso, mas sou "cão de luxo" [:D]

É um prazer ler relatos assim @ruie34, mas de facto não é fácil comer areia, comer com as mãos, comer com indelicadeza dos transeuntes que não respeitam a tua mulher, é basicamente comer de tudo... e calar.

O pior ainda acho que é a pobreza, acho que me iria impressionar bastante.

Comer areia, comi e aspirei bastante. Até calejar andei ali uns 3 dias a "ganir" com a sinusite.

Comer com as mãos, nunca tive que o fazer, nem vi fazerem à minha frente. E à noite, sempre que possível, recorria a restaurantes/tascas onde estavam marroquinos.

Em 19 dias, houve uma única pessoa que foi indelicada com a minha mulher, praguejou e cuspiu para o chão, julgamos que por ela ir a conduzir. Durou poucos segundos... Por outro lado, como têm a mulher como ser mais frágil fisicamente que o homem, numa das vezes que recorri a oficinas, providenciaram uma cadeira para a minha mulher, enquanto se trocava a borracha do olhal inferior do amortecedor. Assim como foi convidada a almoçar no escritório da oficina, e apenas por questões de pseudo-higiene não aceitou.
Esteve presente no tal jantar de 3 horas na Mauritânia, e se não participou activamente na conversa é porque não fala francês.

Os vendedores optam por abordar mais as mulheres, nas zonas turísticas, porque sabem que muitas vezes são estas que têm o poder de decisão.

No meu grupo existiam mais 3 mulheres, uma delas de ascendência 100% holandesa, e não houve qualquer episódio que me lembre. Esta miúda é que conduziu em Noakchott, ao volante de um Terrano 1 bem levantado, com linha directa e pneus "big foot". [:D]

Quando lá estive, em Outubro de 2019, a administração da unidade industrial que fui visitar era presidida por uma marroquina. E falamos de um dos sectores com mais requisitos de qualidade a nível mundial.

São um povo amistoso, mas tal como como o dizem dos portugueses, existe uns simpáticos e outros não.

Esta é a minha experiência... mas para isso é preciso meter o "chip África".

A pobreza é o que é, mas não é propriamente o Rwanda [;)].

PS: Tenho mais episódios, tipo andar à boleia de um marroquino, de noite em Es Smara, à procura de um filtro de gasóleo. Ou ir levantar dinheiro, de noite, em Nouakchott, com o segurança do hotel, a pé pelas ruas da cidade. Um tipo 5 estrelas e um bem disposto... Ou a tasca em Boujdor, que para a laje de tecto fissurada não colapsar, estava sustida por uns extensores... Que belo peixe frito e grelhado ali comemos.

A minha é mais retraída que eu, mas como tem a mania que tem que zelar pela minha segurança, vem "sempre" atrás. [:D]

Se calhar teve aulas de defesa pessoal e não sabes [:D]

A minha mulher tem mais espírito que eu, mas nem lhe vou falar nisto para não ter ideias.

Mas também com um bebé de 4 meses é para esquecer viagens aventureiras nos próximos 3 anos.

Se calhar teve aulas de defesa pessoal e não sabes [:D]

A minha mulher tem mais espírito que eu, mas nem lhe vou falar nisto para não ter ideias.

Mas também com um bebé de 4 meses é para esquecer viagens aventureiras nos próximos 3 anos.

Não, mas é pequenina e ruimzinha... Ai se ela lê isto [:)]

Esta viagem acabou por integrar um masterplan, aos 28 anos... Abandonar LX voltando à terra, fazer uma grande viagem e ter um filho... 11 meses depois estava tudo despachado [:D]

E as fotos do Dia 3...

... o mais duro e impressionante, logo, o com menos fotos! [:D]

99D5B786-0A79-46A5-8C90-18EA17D137A7.jpg

5355A016-B077-422A-8888-E1F79C71B0A1.jpg

6BA792C5-D1FC-4C05-B997-6A7509090678.jpg

3EAC4B1F-A55E-4F61-82AA-8421E0149F57.jpg

0F8EC385-F25C-4995-84FD-4BC9B2AF50B7.jpg

E já la em cima depois de uma grande coça e um ataque de pânico do meu puto!

F6AFA594-7A00-4769-A68B-9F817EE5F153.jpg

E a respirar!!

0526C8E7-5AEB-46E0-AA05-EB148D3863BA.jpg

Chegados la acima, fomos recebidos por um enorme Milhafre que não me deu tempo de apanhar.[:D]

577314F8-130D-443A-BA0F-32B2FF3D29DB.jpg

Muito fixes as fotos, tenho que cuscar isso melhor...

Conseguiste perceber o que origina essas reacções do teu filho?

E o sítio por onde andei, já saída depois da máquina refrescar!

3F450751-F4DA-40DE-99B9-E058E96C413F.jpg

867B6859-1223-4B7B-AA1B-961ECC8850C2.jpg

Acabei por ir dar ao famoso baloiço:

FBEE62CF-ED4A-4D5C-B4AA-E4713CF46770.jpg

8E99B46E-F2F8-4DC6-99DF-ED73DFF4CD7A.jpg

A867785C-68FD-4037-BA1D-165A56B4442D.jpg

E isto já foi ontem no regresso, tudo muito calmo e tranquilo e com cerca de 1200kms feitos e quase dois depósitos... uma média na casa dos 12,5/13,5!

54A1631F-2002-4BEC-AE4C-04244F6C5613.jpg

Até nisto me surpreende, esperava muito mais altos.

Agora tenho dois carros para lavar e tempo nenhum para tratar deles. A ver se me consigo organizar para o fazer na sexta à tarde... A BMW está com o look praia E o Jipe... com o look certo!![:)]

Last edited:
Muito fixes as fotos, tenho que cuscar isso melhor...

Conseguiste perceber o que origina essas reacções do teu filho?

Tem medo de alturas... a subida era de respeito, apesar de ter tudo controlado, foi demasiado duro para o pretendido. Andar aos saltos, com jipe muito inclinado e Um precipício no lado direito, não foi muito aconselhável.

Mas é aquela coisa... “embora lá ver se dá”! [:D]

Nissan PATROL

Tem medo de alturas... a subida era de respeito, apesar de ter tudo controlado, foi demasiado duro para o pretendido. Andar aos saltos, com jipe muito inclinado e Um precipício no lado direito, não foi muito aconselhável.

Mas é aquela coisa... “embora lá ver se dá”! [:D]

Precisa de ganhar estaleca.

Por acaso fico admirado com o meu mais velho... o gajo tem medo das alturas, é todo pela segurança, mas gosta de TT. O mais novo é como o pai, mas sem filtro...

A temperatura manteve-se estável?

A temperatura manteve-se estável?

Nem mexeu!

Mas a 2/3 da tal subida hardcore, o calor no habitáculo indiciaria o pior... isso e os apitos que fez (que não consegui identificar o porque) assim como a luz do abs a piscar e por fim a luz da barra estabilizadora traseira que se manteve desligada é impossível de voltar a activar.

Como já tinha lido que as vezes o ponteiro avança de repente e não aos poucos, resolvi fazer uma pausa técnica e “arejar” para ver se me safava.

Aparentemente, resultou! [:D]

Vrum,

estou a ver que em breve vais ser guia de muita gente.

nesses montes só falta um pouco de chuva para tornar isso mais escorregadio.

o meu saiu ontem mas fez apenas 50 kms em estrada alcatroada :sh).

Nem mexeu!

Mas a 2/3 da tal subida hardcore, o calor no habitáculo indiciaria o pior... isso e os apitos que fez (que não consegui identificar o porque) assim como a luz do abs a piscar e por fim a luz da barra estabilizadora traseira que se manteve desligada é impossível de voltar a activar.

Como já tinha lido que as vezes o ponteiro avança de repente e não aos poucos, resolvi fazer uma pausa técnica e “arejar” para ver se me safava.

Aparentemente, resultou! [:D]
Levavas o diff lock ligado? Acima dos 20km/h ele apita para avisar que vai ligado.
Com o diff lock ligado, o ABS desliga automaticamente e a luz fica a piscar

Levavas o diff lock ligado? Acima dos 20km/h ele apita para avisar que vai ligado.
Com o diff lock ligado, o ABS desliga automaticamente e a luz fica a piscar

Faz me tanta falta ter o manual de instruções... :sh)

Levava sim... agora não me recordo de ter passado dos 20kmh... mas tb acho que não era para aí que mais olhei...[:)]

Faz mal passar dessa velocidade com o dif lock ?

Faz me tanta falta ter o manual de instruções... :sh)

Levava sim... agora não me recordo de ter passado dos 20kmh... mas tb acho que não era para aí que mais olhei...[:)]

Faz mal passar dessa velocidade com o dif lock ?
Em teoria, acima dessa velocidade não precisas dele.

Enquanto andares em linha recta não há grande problema, já em curva pode correr mal. Todo o material de transmissão é robusto e não parte assim às primeiras.

Quando conseguir sair deste buraco, é voltar à civilização, digitalizo um cópia do meu manual.

Em teoria, acima dessa velocidade não precisas dele.

Enquanto andares em linha recta não há grande problema, já em curva pode correr mal. Todo o material de transmissão é robusto e não parte assim às primeiras.

Quando conseguir sair deste buraco, é voltar à civilização, digitalizo um cópia do meu manual.

Ficava te eternamente grato!!!

Para um ignorante como eu neste mundo... ter este manual seria ouro. [kiss]apr:)[;)]

Aliás, seria o primeiro que iria ler de ponta a ponta, algo que nunca fiz nos carros que tenho (ou tive). [:D]

Btw,

Nestes dias caiu me aos pés um papelito com a última mudança de óleo.

Foi em Janeiro 2020 e levou 10w40... ou seja, diferente de todos os conselhos que me deram por aqui (0w30 e 10w30).

Quem riscos existem?

Btw,

Nestes dias caiu me aos pés um papelito com a última mudança de óleo.

Foi em Janeiro 2020 e levou 10w40... ou seja, diferente de todos os conselhos que me deram por aqui (0w30 e 10w30).

Quem riscos existem?

Eu pelo pouco que percebo arrisco a dizer que não existem riscos desde que esse óleo 10w40 tenha a norma exigida, aliás, se verificares nos sites da BP, Castrol, etc no teu Patrol tanto podes usar 5w30 como 10w40. Esses valores estão relacionados com a viscosidade e com a temperatura, mas os entendidos que se prenunciem ;)

Back