Nissan Terrano II / Ford Maverick 4x4 - Ensaios, preparações, conversa...

Nissan Terrano - Opel Frontera - Febrero 2000 (Coche Actual)

7DfNLMv.jpg

Antes de mais, bom tópico!
Obrigado pela partilha.

Ando à procura de um 4x4, e estes são dois de várias hipóteses.

Dos diversos vídeos que já vi sobre o Terrano II / Maverick, fica sempre esta "queixa" sobre o curso da suspensão a condicionar um bocado o comportamento offroad em situações mais exigentes.

Lendo este artigo, fica mesmo a noção clara de que o Frontera consegue ser superior (ou menos limitado) nas suas versões stock face ao Terrano II! :confused:

Isto verifica-se mesmo (serem necessários alguns upgrades no Terrano II para ir buscar supremacia face ao Frontera?

Antes de mais, bom tópico!
Obrigado pela partilha.

Ando à procura de um 4x4, e estes são dois de várias hipóteses.

Dos diversos vídeos que já vi sobre o Terrano II / Maverick, fica sempre esta "queixa" sobre o curso da suspensão a condicionar um bocado o comportamento offroad em situações mais exigentes.

Lendo este artigo, fica mesmo a noção clara de que o Frontera consegue ser superior (ou menos limitado) nas suas versões stock face ao Terrano II! :confused:

Isto verifica-se mesmo (serem necessários alguns upgrades no Terrano II para ir buscar supremacia face ao Frontera?
Como alguém que ainda a semana passada saiu com um Frontera, em que estamos ambos stock, "nunca na p**a da vida". O comportamento OffRoad do Terrano é muito superior, pela maior altura ao solo, melhores ângulos de ataque (na minha opinião de leigo), e também me parece, porque o objetivo de fabrico foi esse, uma relação/caixa motor muito mais favorável em OffRoad que o Frontera. E atenção, isto vindo de quem gosta do Frontera! Acho um compromisso muito interessante entre o SUV/TT, mas como verdadeiro offroader, meu rico Terrano.

Nissan Terrano II TDi

Como alguém que ainda a semana passada saiu com um Frontera, em que estamos ambos stock, "nunca na p**a da vida". O comportamento OffRoad do Terrano é muito superior, pela maior altura ao solo, melhores ângulos de ataque (na minha opinião de leigo), e também me parece, porque o objetivo de fabrico foi esse, uma relação/caixa motor muito mais favorável em OffRoad que o Frontera. E atenção, isto vindo de quem gosta do Frontera! Acho um compromisso muito interessante entre o SUV/TT, mas como verdadeiro offroader, meu rico Terrano.

Nissan Terrano II TDi

E esse Frontera era o Sport (versão short wheel base)?

É que (novamente baseado neste teste), o Frontera tem ângulos de ataque e saída superiores, mais altura ao solo, e mais curso de suspensão.
Perde apenas (mas um bom bocado) no ângulo ventral.

Olhando para ambos, eu fico sempre com a sensação de que o Terrano II é muito mais jipe e capaz do que o Frontera, mas esses números adicionados ao texto deixaram-me algo baralhado.

E esse Frontera era o Sport (versão short wheel base)?

É que (novamente baseado neste teste), o Frontera tem ângulos de ataque e saída superiores, mais altura ao solo, e mais curso de suspensão.
Perde apenas (mas um bom bocado) no ângulo ventral.

Olhando para ambos, eu fico sempre com a sensação de que o Terrano II é muito mais jipe e capaz do que o Frontera, mas esses números adicionados ao texto deixaram-me algo baralhado.
Sim, Sport RS. Não vou teimar porque sou leigo, mas vejo-o sofrer onde o Terrano passa na boa. Deixa ver a opinião da malta que os tem à mais tempo.

Nissan Terrano II TDi

Em ataque e saída o Terrano perde por uma ninharia. No ventral a diferença é muito grande. No que toca a suspensões não posso falar, nunca levei o jipe a esses extremos, nem nunca comparei com um Frontera

Obrigado a ambos.

CoelhoImprudent,

Nunca usaste o curso todo de suspensão? :confused:

Se eu compreendo bem a importância do curso de suspensão, bastará um cruzamento de eixos maior (como uma vala transposta na diagonal) para se sentir a diferença entre ter uma roda no ar ou continuar a apoia-la no chão (e com isso ter tracção ou não nesse eixo).

Mas não conheço nenhum dos dois na sua forma stock e com pneumáticos idênticos a transpôr os mesmos obstáculos.

Instintivamente, o Terrano também me parece mais "jipe" e capaz do que o Frontera, e só este artigo me baralhou um bocado.

Obrigado a ambos.

CoelhoImprudent,

Se eu compreendo bem a importância do curso de suspensão, bastará um cruzamento de eixos maior (como uma vala transposta na diagonal) para se sentir a diferença entre ter uma roda no ar ou continuar a apoia-la no chão (e com isso ter tracção ou não nesse eixo).

Mas não conheço nenhum dos dois na sua forma stock e com pneumáticos idênticos a transpôr os mesmos obstáculos.

Instintivamente, o Terrano também me parece mais "jipe" e capaz do que o Frontera, e só este artigo me baralhou um bocado.

Já usei, mas muito poucas vezes. Ainda sou novo nestas andanças [:D]

Aqui na zona é mais formações rochosas e menos valetas. O meu como é o longo não cruza tanto os eixos em valetas pequenas, preciso de encontrar umas valentes [:cool:]

Tenho pena de não ter feito um vídeo a subir uma inclinação com degraus de raízes este domingo. Foi muito divertido. Hoje quando chegar a casa vou meter aqui umas fotos.

Uma coisa que sinto no Terrano é a falta de tração atrás. Se não levar nada na mala o gajo derrapa por tudo quanto é sítio.

Obrigado a ambos.

CoelhoImprudent,

Na Teoria o Frontera tem algumas mais valias que o Terrano.
Uma delas é uma rebatimento de suspensão melhor, cavas de rodas que permitem levar pneus maiores e uma boa adaptabilidade ao terreno.
O Terrano é sempre mais saltitão se bem que ambos padecem de um trem dianteiro mórbido, em todo o caso isto é relativo pois por esta altura já nenhum deve ter os amortecedores de origem.
Depois tens um motor 2.2 dti que se gosta muito de se calar ao ralenti e com uma fiabilidade que anda pelas ruas da amargura.
O motor do Terrano é um dos mais fiáveis e permite crescer em potência sem grandes problemas. Há quem o o instale por exemplo em Patrol GRs dada a fiabilidade e possibilidade de tuning mecânico.
Os ângulos são razoáveis em ambos, mas o grande problema é o ângulo ventral do frontera, não pelo ângulo em si mas pelo que condiciona esse ângulo, que é o depósito de combustível colocado a meio do carro e sujeito a se romper num golpe mais duro no terreno. No Terrano o depósito está por baixo da bagageira e acima do eixo traseiro, relativamente bem protegido.

EDIT: sobre comparativos valem o que valem ... em 98 o TerranoII 2.7 TDI SE (topo de gama), perdia comparativos para o Land Rover Freelander 2.0d ... mas o pessoal lá saberá os investimentos que fizeram na altura. do mesmo modo que se punha em pé de igualdade o Range Rover P38 2.5 DT com o peso pesado Land Cruiser HDJ80 4.2 TD

Last edited:
Uma coisa que sinto no Terrano é a falta de tração atrás. Se não levar nada na mala o gajo derrapa por tudo quanto é sítio.

É o que faz dele um carro divertido de conduzir ... O meu em domingos de chuva era festa de rotundas garantida. Foi um dos carros que me arrependo de ter vendido e vejo aqui perto de casa constantemente

Por onde andará o alfamaniaco ? (joke: forum alfa)

Video by TerranoII ...à 12 anos.....youtubers "dagora" sabem lá o que isto era... [:)]

Na Teoria o Frontera tem algumas mais valias que o Terrano.
cavas de rodas que permitem levar pneus maiores e uma boa adaptabilidade ao terreno.
O Terrano é sempre mais saltitão se bem que ambos padecem de um trem dianteiro mórbido, em todo o caso isto é relativo pois por esta altura já nenhum deve ter os amortecedores de origem.

Quanto à questão das cavas das rodas, não duvido que sejam maiores, mas o meu amigo que tem um Sport RS colocou uns pneus uma medida ligeiramente acima da "legal", e por ligeiramente, é mesmo ligeiramente, e caso vire o volante quase totalmente, ou com as rodas meias viradas apanhe um solavanco maior, raspa logo, no caso, na parte de trás da cava.

Quanto à suspensão/amortecedores, ambos de origem, ele tem um kit de unhas bem melhor que o meu, e viu-se e desejou-se em situações que o Terrano passou que nem um cabrito .

Em relação às medidas de altura ao solo, acredito que sejam assim à saída da fábrica. Ambos podem ser levantados sem qualquer tipo de alterações, através da afinação dos "parafusos" ou lá como se chama aquilo (peço desculpa mas não sei mesmo o nome/tecnologia).
Estamos ambos no máximo possível e o Terrano é mais alto, e a olhos vistos.

Quanto ao saltitão, sim sem dúvida, o Terrano salta um bocado mais, mas o Frontera, infelizmente, não fica muito atrás nessa "deficiência". Como diz o meu mecânico, umas das coisas a fazer para melhorar a performance do meu seria trabalhar na suspensão. Mas a verdade é que ele levou relativamente à pouco tempo suspensão nova igual à de origem (bendito ex-dono), e dá-me pena para já estar a gastar dinheiro nisso.

Resumindo, acho o Frontera esteticamente mais aprazível, mais jovem e desportivo, mas podendo em primeira mão testemunhar as performances de ambos, com todo o respeito, o Terrano é sem dúvida melhor.

Aliás, o mercado dá-nos bem essa indicação. 20 anos depois os Terranos são mais valorizados que os Frontera, por uma margem bem jeitosa.

Essa comparação com o Freelander é de arrepiar, e o pior é que acredito piamente nela. Novinho a sair de fábrica era um SUV muito interessante, as a LR pregou a toda a gente uma partida enorme com aquele viscoso...Novamente, esteticamente é muito bonito, mas envelheceu tão mal...

Posto isto, se não me engano com via verde podes pedir classe 1 para o Frontera Sport, o que diga-se é um plus para este modelo. Consumos pela experiência é a mesma coisa, e a nível de conforto, também é ela por ela. Negativos é claramente a reputação da fiabilidade do motor, e deus me livre, o comportamento em offroad.

Os "parafusos" chamam-se barras de torsão e não convém andar com elas apertadas no máximo, mas isso depois vês lá mais para a frente.
Quanto ao resto é a tua opinião baseada nas voltas que tens dado.
Encontro-te muitas pessoas a falar bem do Frontera e que fazem TT duro com ele.
Agora uma coisa é certa, em fiabilidade o Terrano está num nível superior.
Tal como um Grand Cherokke 3.1 TD padece de problemas de motor, existem muitos modelos que têm uma folha de registos limpos a nível de manutenção e são superiores em tudo a terranos (excepto motor) e fronteras e mesmo assim vendem-se num patamar de preços abaixo.
Seja como for estar a comparar jipes que têm duas décadas às costas é uma anedota pegada pois existe tanta coisa que pode estar a condicionar o desempenho da viatura que cada caso é um caso.
É preciso é que cada um fique satisfeito com as suas opções e usufrua da viatura que tem. Para falarmos bem da nossa viatura não precisamos falar mal da dos outros no meu entender.
Seja como for muitas destas conversas acabam no terreno [:D] .... ou acabavam .... antigamente [:cool:]

Para falarmos bem da nossa viatura não precisamos falar mal da dos outros no meu entender.

Não estou a falar mal, é meramente a minha opinião baseada unicamente na minha experiência, em resposta a um pedido de opinião. Gosto muito do Frontera Sport, em especial do RS, e quando andava à procura era uma as opções, a qual não concretizei por causa da reputação do motor. Aliás, como bem dizes, há sempre excepções, o do meu amigo está impecável e nunca deu chatices, e já leva muito km em cima.

Não me sinto em condições de acabar esta conversa no monte [:D] mas já se marcava um passeiozinho![kiss] Ofereço as "mines"!

RuY4g3X
YrdxWVb
YrdxWVb

Este fim-de-semana fui dar uma volta com um amigo meu para se iniciar no TT. Foi uma volta muito simples, de ambientação e para tirar o pó aos jipes. Peço desde já desculpa pela qualidade das fotos. Os telemóveis melhores ficaram no bolso [:D]

YrdxWVb.jpg

Ao fundo vêm-se as Serras de Santa Justa e Pias e, mesmo lá ao fundo, a Serra da Freita (Arouca). Quanto mais distante, mais difícil [:D]

yme3faN.jpg

Esta ficou por subir (até lá a cima), o Land Cruiser (é o 3000 [br:)]) estava só às duas de trás e preferimos não arriscar. Não parece, mas o piso estava com pouca terra e muita pedra solta.
T339197.jpg

O meu amigo está com a pica toda para repetir a experiência

zDdAJA3.jpg

Os "parafusos" chamam-se barras de torsão e não convém andar com elas apertadas no máximo, mas isso depois vês lá mais para a frente.
Quanto ao resto é a tua opinião baseada nas voltas que tens dado.
Encontro-te muitas pessoas a falar bem do Frontera e que fazem TT duro com ele.
Agora uma coisa é certa, em fiabilidade o Terrano está num nível superior.
Tal como um Grand Cherokke 3.1 TD padece de problemas de motor, existem muitos modelos que têm uma folha de registos limpos a nível de manutenção e são superiores em tudo a terranos (excepto motor) e fronteras e mesmo assim vendem-se num patamar de preços abaixo.
Seja como for estar a comparar jipes que têm duas décadas às costas é uma anedota pegada pois existe tanta coisa que pode estar a condicionar o desempenho da viatura que cada caso é um caso.
É preciso é que cada um fique satisfeito com as suas opções e usufrua da viatura que tem. Para falarmos bem da nossa viatura não precisamos falar mal da dos outros no meu entender.
Seja como for muitas destas conversas acabam no terreno [:D] .... ou acabavam .... antigamente [:cool:]

Obrigado a todos pelo feedback.
Está alinhado com a ideia que tinha (não com esse artigo), mas como me falta conhecimento no terreno de qualquer um dos dois...

Quanto ao Grand Cherokee 3.1 TD, bom seria se o problema fosse "apenas" o motor!
A isso tens de juntar a caixa auto (uma desgraça mesmo em estrada, como até os americanos a definem nas versões a gasolina), a caixa de transferências (especialmente a Quadratrack), fragilidade de transmissões, parte eléctrica muito questionável...

Como diz alguém que eu conheço, um carro onde se abre o capôt e tem uma luz de serviço já não é muito bom sinal! [:D]

Já ouvi mitos (e um até do proprietário com o seu 3.1TD com mais de 400.000km marcados) de unidades fiáveis, mas raramente quem os tem hoje com 20 anos (ou algo menos) é o dono original do veículo, pelo que se perdem muitas "dentadas" na carteira da história pelo caminho. [;)]

É certo que em carros tão antigos, falar na sua qualidade/fiabilidade baseado no que saiu da fábrica já é muito arriscado, mas alguns produtos nasceram mal e tarde ou nunca se endireitam.

Não conheço o caso concreto do motor do Frontera, mas os motores e caixas (auto) dos Jeep...:sh)

O facto é que os Frontera, Grand Cherokee e mais uns quantos se vendem por meia-dúzia de patacas (e os valores anunciados ainda baixam rapidamente ao vivo se o carro estiver um mês online), enquanto outros continuam a manter um valor mínimo (por vezes excessivo face aos cangalhos que já são, mas esse é outro tema).

Mais uma vez, obrigado pelo feedback.

RuY4g3X
YrdxWVb
YrdxWVb

Este fim-de-semana fui dar uma volta com um amigo meu para se iniciar no TT. Foi uma volta muito simples, de ambientação e para tirar o pó aos jipes. Peço desde já desculpa pela qualidade das fotos. Os telemóveis melhores ficaram no bolso [:D]

Ao fundo vêm-se as Serras de Santa Justa e Pias e, mesmo lá ao fundo, a Serra da Freita (Arouca). Quanto mais distante, mais difícil [:D]

Esta ficou por subir (até lá a cima), o Land Cruiser (é o 3000 [br:)]) estava só às duas de trás e preferimos não arriscar. Não parece, mas o piso estava com pouca terra e muita pedra solta.
T339197.jpg

O meu amigo está com a pica toda para repetir a experiência

zDdAJA3.jpg

Afinal tens aí uma boa máquina. só ainda não percebi a cena da medida dos pneus.
Esse Land Cruiser BJ 73 é o que tem motor 3000 atmosférico, o 3b, certo ?
Esse Terrano quer um aperto nas barras dianteiras para ficar com melhor postura

Last edited:
Back