Nitrogénio/azoto nos pneus... Rendi-me !!!

No meu caso a experiência do uso de nitrogénio nos pneus já dura à cerca de 2 anos e só posso dizer bem (só para exemplo, cada vez que vou verificar a pressão dos pneus não tenho precisado de a rectificar, o que é muito bom para a duração dos pneus).

Quanto a diminuir o consumo, não sei, visto que nunca fiz nenhum teste, mas acredito que devido a andar sempre com a pressão correcta dará azo a que tal aconteça.

Resta referir que os carros que tenho posto o nitrogénio, tinham todos pneus de baixo perfil.

[;)]

isso, com os poucos € que gastam podiam era dar-me não?

Azoto...enfim....se andarem na F1 ou similar...agora no dia a dia....

Azoto nos pneus para mim não dá, de duas em duas semanas, ou menos, verifico a pressão dos pneus. São paranóias [:D], incompatíveis com o azoto. Além disso duvido sinceramente que as vantagens sejam realmente palpáveis. Já trataram de o explicar por mim. [;)]

Boas eu já uso o nitrogenio nos pneus há 8 anos e não quero ar normal o que eu noto:
- Desgaste homogeneo dos pneus em media duram-me mais 7.500km cada jogo.

- Só vejo a pressão de 2 em 2 meses e perde sempre a mesma pressão findo esse prazo 2 bar em cada pneu.

-Comportamento sempre igual quer se conduza devagar quer se ande em AE a grandes velocidades.

-Sensivel redução dos consumos apos o 1 mes depois de ver a pressão, mas muito sensivel.

- Melhor resposta dos pneus a direção ( pode ser impressão mas notei isso em todos os carros que já tive ).

Cumprimentos
RMVC

Eu coloco Grátis, quem quiser coloca quem não coloca.

Tem estatelado logo á entrada um placar com as vantagens teoricas da mudança. è uma questão de escolha não se paga mais por isso.

Dado isto o que posso constatar é que: experimentar muita gente experimenta, quando voltam a 2ª vez já nem querem saber, é o "que estiver mais á mão" ou que a Casa aconselhar[:D] .

Nos camiões o retorno talvez seja maior mas nos Ligeiros é muita teoria, mas de qualquer forma nunca fiz nenhum estudo exaustivo da coisa.

A mim normalmente é me oferecido e a unica coisa k notei nos 35mil kms k faço por ano é k o pneu mantem mais tempo a pressao correcta e desgasta se os pneus mais uniformemente... o resto nao da pa reparar.

Cumps

A questão do desgaste tem a ver com a falta de assiduidade na verificação da pressão dos pneus. Se tivermos o cuidado de ver a pressão dos pneus a cada 2 semanas, o problema do desgaste não se coloca.

Portanto é uma questão de escolha pessoal, pagar 10 euros ou ter a tarefa de periodicamente verificar a pressão do pneus.

Olha que nao... eu mantinha smp a pressao correcta e mesmo assim gastava mais as laterais do pneu.Agora cm a mesma pressao e azoto gasta menos...

[:D] Mostra-me uma borracha oxidada!
Mas que surto de barbaridades que vai para aqui! Azoto que aquece menos e o camandro...

Capacidade calorífica do O2: 0.9191 kJ/kg °C
Capacidade calorífica do N2: 1,04 kJ/kg °C

Misturando nas proporções do ar, 4/5 N2 para 1/5 O2 dá a capacidade calorífica do ar: 1.01582 KJ/kg ºC

Ou seja, uma diferença de 2%. É isso que se nota nos vossos consumos? Ou o facto de psicologicamente acharem que é o azoto, ou o facto de conduziram mais devagar?

epá, se quiserem, meto-vos nos pneus em vez de azoto, ar ionizado que eu cá sei fazer. Faço-vos 1 euro por pneu, e garanto 15% de poupança de gasolina, em vez dos 10%.

valores retirados de
http://www.airliquide.pt/en/Solucoes/ProdutosServicos/

Ficar-me ia mal utilizar os meus conhecimentos de eng. quimico para lhe responder, nem tão pouco será isso o objecto deste fórum. Mas como colega forista pelo menos posso ajudá-lo a perceber melhor o que é um pneu.
Faço-o de uma maneira mais básica:

1º passo: arranjar um pneu velho
2º passo: arranjar um facalhão
3º passo: cortar o pneu e observar

Depois vemos nas notícias que as médias na matemática, fisica e quimica e por aí fora são uma miséria...

PS: essa do ar ionizado é a cereja no cimo do bolo....lol

Se bem compreendi uma vez que me explicaram, e se não me enganaram, uma das propriedades do azoto quando aplicado nos pneus é a resistência a perdas de pressão ser muito maior que o ar normal. Tenho familiares que colocaram a cerca de 2 anos e nunca tiveram que recolocar ou reajustar a pressão dos pneus!!!

Ps.: não vendo pneus!!!

Se bem compreendi uma vez que me explicaram, e se não me enganaram, uma das propriedades do azoto quando aplicado nos pneus é a resistência a perdas de pressão ser muito maior que o ar normal. Tenho familiares que colocaram a cerca de 2 anos e nunca tiveram que recolocar ou reajustar a pressão dos pneus!!!

Ps.: não vendo pneus!!!

Tive 3 meses sem ver a pressao cm azoto... qd fui ver nao tinha perdido praticamente nd... estava a 33 frente e 31 tras qd o colocado sao 35 e 33 [;)]
3meses sao 9mil kms pa mim...

Cumps

Ficar-me ia mal utilizar os meus conhecimentos de eng. quimico para lhe responder, nem tão pouco será isso o objecto deste fórum. Mas como colega forista pelo menos posso ajudá-lo a perceber melhor o que é um pneu.

Faço-o de uma maneira mais básica:

1º passo: arranjar um pneu velho
2º passo: arranjar um facalhão
3º passo: cortar o pneu e observar
...
PS: essa do ar ionizado é a cereja no cimo do bolo....lol

E o que concluem os teus conhecimentos de eng. químico, relacionado com o que se discute aqui ?

E o que concluem os teus conhecimentos de eng. químico, relacionado com o que se discute aqui ?

Boas,

Penso que lendo o artigo http://www.getnitrogen.org/pdf/FordBaldwinResearchRaper.pdf toda a gente ficará esclarecida acerca das reais vantagens do Azoto, com gráficos, dados, e medições que permitem avaliar exactamente as vantagens do Azoto.

Leiam que vale a pena. Assim escuso de explicar que a borracha é permiável aos gases, etc, etc

Boas,

Penso que lendo o artigo http://www.getnitrogen.org/pdf/FordBaldwinResearchRaper.pdf toda a gente ficará esclarecida acerca das reais vantagens do Azoto, com gráficos, dados, e medições que permitem avaliar exactamente as vantagens do Azoto.

Leiam que vale a pena. Assim escuso de explicar que a borracha é permiável aos gases, etc, etc

Não sabes se estás perante outro Engº Químico... Agora, sabemos bem o que é Marketing. E o que eu realmente critiquei foi os fantásticos valores de redução de consumo e aumento de performance anunciados...

Quanto ao artigo, recuso-me a ler um artigo produzido pela Ford, que como sabemos, tem contratos com empresas de Pneus como a Bridgestone, que obviamente lucram com artigos como esse. Quem já viu o filme Who Killed The Electric Car sabe bem que as companhias de automóveis conseguem, com per$ua$ão, combaterr estudos credíveis com outros questionáveis, lançando a confusão. Chegaram a questionar se o carro elétrico realmente faz melhor ao ambiente do que o carro a derivados do petróleo...

Desculpa lá, não é nada pessoal, é mais uma de "ainda acreditam que há coisas fantásticas?" Claro que há. Os últimos que anunciaram haver coisas fantásticas, acabaram com a SIC Comédia! [8b]

A mim basta-me a propriedade de o azoto conseguir manter o pneu sempre próximo da pressão correcta para se obterem várias vantagens.

A mais importante é a duração do mesmo, o que ao preço que está um bom pneu, é uma opção bastante vantajosa.

Mantendo o pneu na pressão correcta aumenta tambem a sua fiabilidade.

Logicamente mantendo o atrito correcto reflecte-se no consumo, pode não ser uma percentagem importante, mas contribui, como contribui um filto de ar limpo ou umas velas em condições. Tudo somado começa a ser importante.

Eu meti azoto quando troquei os pneus, há 40.000km, e a verdade é q ainda têm grande parte do rasto ... para minha infelicidade, pq os pneus são uma treta e não vejo a hora de os trocar [:D]

Quanto à descida de consumo e menor ruído de rolamento, pela minha experiência é treta, mas como meti pneus de outra marca e modelo o termo de comparação com os anteriores é incerto.

Uma coisa é certa, só costumo verificar a pressão de 6 em 6 meses e os gajos não perdem pressão nenhuma.

:eek::eek::eek:

Isso não me parece boa política.

Não sabes se estás perante outro Engº Químico... Agora, sabemos bem o que é Marketing. E o que eu realmente critiquei foi os fantásticos valores de redução de consumo e aumento de performance anunciados...

Quanto ao artigo, recuso-me a ler um artigo produzido pela Ford, que como sabemos, tem contratos com empresas de Pneus como a Bridgestone, que obviamente lucram com artigos como esse. Quem já viu o filme Who Killed The Electric Car sabe bem que as companhias de automóveis conseguem, com per$ua$ão, combaterr estudos credíveis com outros questionáveis, lançando a confusão. Chegaram a questionar se o carro elétrico realmente faz melhor ao ambiente do que o carro a derivados do petróleo...

Desculpa lá, não é nada pessoal, é mais uma de "ainda acreditam que há coisas fantásticas?" Claro que há. Os últimos que anunciaram haver coisas fantásticas, acabaram com a SIC Comédia! [8b]

Como se sabe q a fama dos engenheiros anda pela hora da morte (agradeçam ao Socrates!!) ofereço os meus serviços de Licenciado em Química pela FCUP.

Vamos lá ver quem foi as aulas de quimica-fisica...

Como se sabe q a fama dos engenheiros anda pela hora da morte (agradeçam ao Socrates!!) ofereço os meus serviços de Licenciado em Química pela FCUP.

Vamos lá ver quem foi as aulas de quimica-fisica...

Desculpem lá mas ainda não envei o meu teste de Inglês Técnico por fax, para poder continuar a escrever neste tópico.
Assim que quiserem começar a falar mais terra-a-terra, digam!

[:D] [:p]

Voltar
Superior