Nitrogénio/azoto nos pneus... Rendi-me !!!

Já agora, alguém sabe quanto é que custa encher os pneus com azoto?

Um roubo !

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Enchimento pneumáticos com azoto (por roda)[/FONT] [FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]2,10[/FONT][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT]norauto

Um roubo !

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Enchimento pneumáticos com azoto (por roda)[/FONT] [FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]2,10[/FONT][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Arial, Helvetica, sans-serif][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT]norauto
Mas tenho ideia de que quando for preciso repor o azoto não pagamos mais por isso...

Boas.
Já li q ha pessoas q estão meio ano e outro 3 anos sem mexer na pressao, entao digam-me como fazem, quando por exemplo numa viagem grande em AE deveremos ter uma pressao superior-pelo menos em todos os carros q tive assim manda- e numa conduçao normal menor pressao.
Por ex. no meu:
Em AE ou carga maxima -2.7 frente; 2.2 atraz.
Normal2.3 Frente; 2.1 atraz.

como conjugam isso?
Trazem sempre pressão de carga maxima, ou AE?
Mas isso irá cansar prematuramente a suspensao e carroceria quando em cidade.

É q n se pode andar a por e tirar Azoto enquanto q ar normal é facil.
Digo isto porque em tempos cheguei a meter mas pelos motivos q expus deixei-me disso.

Cumptos

Uma pessoa que use azoto pode ser considerado azotário?

Eu uso ar grátis e verifico a pressão dos pneus de X em X km, não porque tenho medo que perca pressão, são apenas operações de rotina recomendadas por todos os fabricantes (tal como verificar os restantes níveis).

Outra coisas que me mete espécie é algumas pessoas encherem os pneus com Azoto = Nitrogénio.
Será mesmo com Azoto?

É que o ar normal já é composto por 78% de Azoto + 21% de Oxigénio + 1% de outras coisas.
Que ganho tem encher assim os pneus?
Têm a certeza que é mesmo Azoto?

Azoto e a pressao dos pneus

Azoto e a pressao dos pneus

Boas.
Ontem fui á Norauto meter pneus e pedi p porem azoto- ou Nitrogenio- p vêr se realmente resulta.
Mas...na hora de saber q pressao haveria de pôr nao sabia q fazer.

A minha Laguna manda 2.3 á frente e 2.1 a traz em percursos normais.Mas em AE manda 2.7 á frente e 2.3 a traz.

Como normalmente quando faço viagens grandes ponho a pressao de AE e no fim volto a pôr a pressao mais baixa para as voltinhas. Tenho uma bomba sempre no carro

Mas c o azoto nao posso andar a pôr e a tirar e resolvi pôr a pressao de AE ou seja Frente 2.7- Traz 2.3.

Agora, nao sei se fiz bem porque os construtores quando recomendam as pressoes estao a contar q em andamento elas irao subir bastante e de verao ainda mais...
Neste caso vou andar sempre em frio c ela mais alta do q é recomendado no manual e em andamento nunca ira subir como dantes.
Que é q acham q devo fazer? Pôr uma pressao intermedia?...Do genero 2.5-2.5?
Cumptos

Não vou dar uma ajuda, mas para mim é nova essa de andar a mudar a pressão conforme o tipo de estrada. Estou mesmo a ver o pessoal a sair da AE e em seguida ir retirar pressão aos pneus:)
Quanto ao azoto nos pneus, acho que é tanga ou uma tentativa de alguns mostrarem "saber mais do que os outros", baseando-me numa pesquisa que fiz há uns meses. Bom mesmo era meter hélio nos pneus e assim poder poupar nas portagens, e já agora nos combustíveis:)

Não vou dar uma ajuda, mas para mim é nova essa de andar a mudar a pressão conforme o tipo de estrada. Estou mesmo a ver o pessoal a sair da AE e em seguida ir retirar pressão aos pneus:)
Quanto ao azoto nos pneus, acho que é tanga ou uma tentativa de alguns mostrarem "saber mais do que os outros", baseando-me numa pesquisa que fiz há uns meses. Bom mesmo era meter hélio nos pneus e assim poder poupar nas portagens, e já agora nos combustíveis:)

É assim.
Os q têm sensores de pneus-o caso do meu-se fores na AE a 160 e c plena carga e levares uma pressao baixa, começa a avisar-te disso mesmo.

Cumptos

É assim.
Os q têm sensores de pneus-o caso do meu-se fores na AE a 160 e c plena carga e levares uma pressao baixa, começa a avisar-te disso mesmo.

Cumptos

Nesse caso anda com a pressão máxima, é sempre melhor 0.3bar a mais que 0.3bar a menos, isso é certo.

Boas.
Ontem fui á Norauto meter pneus e pedi p porem azoto- ou Nitrogenio- p vêr se realmente resulta.
Mas...na hora de saber q pressao haveria de pôr nao sabia q fazer.

A minha Laguna manda 2.3 á frente e 2.1 a traz em percursos normais.Mas em AE manda 2.7 á frente e 2.3 a traz.

Como normalmente quando faço viagens grandes ponho a pressao de AE e no fim volto a pôr a pressao mais baixa para as voltinhas. Tenho uma bomba sempre no carro

Mas c o azoto nao posso andar a pôr e a tirar e resolvi pôr a pressao de AE ou seja Frente 2.7- Traz 2.3.

Agora, nao sei se fiz bem porque os construtores quando recomendam as pressoes estao a contar q em andamento elas irao subir bastante e de verao ainda mais...
Neste caso vou andar sempre em frio c ela mais alta do q é recomendado no manual e em andamento nunca ira subir como dantes.
Que é q acham q devo fazer? Pôr uma pressao intermedia?...Do genero 2.5-2.5?
Cumptos

Mas olhem q a questao dele é de alguma forma pertinente...

Se repararem todos os construtores sugerem colocar uma pressao, no eixo dianteiro e traseiro, diferente consoante a viagem que vamos fazer seja de carga maxima ( lotaçao maxima do carro e bagageira cheia de tralha ) ou somente com condutor e acompanhante. A minha Mondeo tb diferencia a diferença de pressao consoante uma situação ou outra.

Portanto, se formos colocar azoto devemos colocar pressao já a contar com o facto de um dia destes irmos conduzir com a carga completa ? Ou devemos por outro lado ir à bela da Norauto ( ou outra ) e colocarmos mais pressão ou menos pressao consoante a carga q levarmos na viagem q vamos fazer ? Ou seja chegamos à Norauto e metemos a pressao recomendada para carga MAXIMA antes de irmos de viagem, e depois qd voltarmos tornamos a ir à Norauto colocar de novo a pressão normal para o uso diario do carro.... ora isto pode tornar-se algo complicado nao só para o utente como para o desgraçado do funcionario da Norauto que até se vai passar com alguns ! [:D]

Ora é este o aspecto menos pratico que encontro no enchimento com azoto.... é que enquanto temos qs todos uma bomba de gasolina relativamente perto ou uma pequena bombinha de ligar ao isqueiro em casa para podermos colocar ou retirar pequenas qtdes de pressão conforme a situação/uso do carro, quando se trata de enchimento com azoto a coisa muda de figura... e deixa de ser pratico.

Imaginem agora que da nossa residencia até ao sitio onde iremos conferir a pressao e rectificar com azoto, temos q andar alguns kms. Ou os pneus nao ganham MESMO pressao rigorosamente nenhuma com azoto ou entao quando lá chegarmos e formos a conferir a pressão iremos ter uma leitura errónea porque o pneu está quente fruto do trajecto que acabamos de fazer.

Portanto, embora considere que o enchimento com azoto terá seguramente grandes vantagens na durabilidade, performance e poupança de combustível, vejo nestes pormenores alguns impedimentos...

Peço desculpa por desenterrar o topico mas queria saber se algum de vocês que também tem azoto, também nota que a direcção fica demasiado leve a altas velocidades ( falo de velocidades acima da lei... ). Quando digo demasiado leve digo mesmo LEVE ao ponto de até assustar tal a leveza da direcção...

Os pneus que uso com Azoto são Goodyear F1 Assymetric.

Outra questão : li aqui algures no tópico que os pneus com Azoto ficam mais "duros"... será mesmo assim ? Parece fazer pouco sentido...

Não li o tópico todo, longe disso, mas ao que sei, o ar já é maioritariamente composto de azoto - creio que perto dos 80%. Se considerarmos que não se cria vácuo para encher os pneus, restando apenas atestar até à pressão certa, não me parece que possa haver uma diferença notável entre encher com ar ou azoto [:p]

Não li o tópico todo, longe disso, mas ao que sei, o ar já é maioritariamente composto de azoto - creio que perto dos 80%. Se considerarmos que não se cria vácuo para encher os pneus, restando apenas atestar até à pressão certa, não me parece que possa haver uma diferença notável entre encher com ar ou azoto [:p]

É curioso que eu noto bastante diferença no ponto que mencionei. A direcçao fica levíssima a alta velocidade.

Voltar
Superior