Eu estive 4 meses na Noruega e digo que as aparencias iludem.
Conheci um portugues que la vive a mais de 10 anos e segundo ele antes de terem descoberto petróleo eles eram um pais muito atrasado, alem de serem um pouco racistas.
Eles tem um problema comum com Portugal a população esta muito dependente do estado, penso que 60% da população trabalha no estado( não me lembro do numero corecto porque ja li isto a cerca de um ano).
Em Portugal as pessoas vao para a tv por fecharem as SAP na e terem de demorar mais de 1h hora a chegar ao hospital, mas onde eu estava se houvese alguma emergencia tinha-mos de esperar meia hora para chegar uma ambulancia e mais uma hora para chegar ao hospital, isto sem neve...
Eles ganham muito mais que nos, mas tambem tem o iva mais elevado 25% e taxa minima 13%. alem disso o comida la e muito cara, por exemplo um quilo de maças custa perto de 2,5€, UMA (e nao um quilo) nectarina, custa 1€.
Os funcinarios publicos são como os nosos chega a hora de ir embora deixam o trabalho como está, vi esse exemplo quando andaram a alcatroar uma rua onde eu estava a rua tinha cerca de 500 metros, alcatroaram 100 metros de um lado chegou a hora foram-se embora, voltaram 3 dias depois, outra rua onde cortaram o alcatrao para por uma camada nova, depois de cortarem demoraram mais de uma semana a colocar o novo alcatrão.
Na minha opinião o pais no geral esta a ser melhor gerido que o nosso, mas não olhem so para os numeros, olhem para a realidade.
ps. antes de dizerem o comentario tipico "isto so em Portugal" experimentem a ir a outros paises, e nao digo irem uma semana de feiras, digo morarem la alguns messes, vão ver que não estamos assim tão mal.