Noruega

É a tal coisa da informação.
Ficamos sem saber bem qual o funcionamento real das coisas.
Em todo o caso parece-me injusto estarmos a comparar o nosso país com a Noruega pelo facto de termos menos recursos energéticos, embora isto não seja suficiente para justificarmos o estado do nosso país...

Destacam-se pela forma como gerem as riquezas naturais, pela forma como as canalizam para o interesse colectivo. Parece-lhes pouco?!!!

Imensas riquezas naturais tem Angola, imensas riquezas naturais tem o Brasil...

Se Portugal fosse o 7º maior produtor de petróleo do mundo como a Noruega...

E relativamente a gás natural, são o 8º maior produtor do mundo.

Isto tudo num país com metade da população de Portugal.

Há comparações?

É a tal coisa da informação.
Ficamos sem saber bem qual o funcionamento real das coisas.
Em todo o caso parece-me injusto estarmos a comparar o nosso país com a Noruega pelo facto de termos menos recursos energéticos, embora isto não seja suficiente para justificarmos o estado do nosso país...

Não temos petróleo, mas temos tudo o que tem.

Até mais gente.

Fundo petrolífero da Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
O Fundo petrolífero da Noruega é um fundo controlado pelo governo norueguês e pertencente ao povo da Noruega. Também é chamado o Fundo do petróleo.
O objectivo deste fundo é investir partes dos lucros gerados pela extração do Petróleo norueguês (sobretudo através dos impostos pagos pelas companhias petrolíferas e pelas licenças de exploração). Julga-se que as receitas do sector petrolífero tenham atingido o seu clímax e irão declinar significativamente nas próximas décadas.
O fundo petrolífero norueguês foi estabelecido em 1990 após uma decisão do Parlamento da Noruega para contrariar os efeitos do declínio das receitas e para amortecer os efeitos nocivos das grandes flutuações do preço do petróleo.
O fundo é administrado pelo Banco central da Noruega. Atingiu um portfólio de valor de 1 trilhão de coroas norueguesas (NOK) (o correspondente a 266 bilhões de dólares) no primeiro trimestre de 2006.
Desde 1998 que o fundo foi autorizado a investir até ao máximo de 50% do seu portfolio no mercado de acções internacional.

wiki

O tal fundo de investimentos que falava.

Angola é infinitamente mais rica que a Noruega e olha o estado daquilo! [8b] Isso não quer dizer nada, por si só.

Arrisco-me a dizer uma grande asneira, mas tenho a ideia de que Angola é o país com o sub-solo mais rico em todo o mundo. Tem é um grande problema, quem governa e sempre governou o país aparentemente tem falta de inteligencia, mas sobra-lhe esperteza e ganancia.

Arrisco-me a dizer uma grande asneira, mas tenho a ideia de que Angola é o país com o sub-solo mais rico em todo o mundo. Tem é um grande problema, quem governa e sempre governou o país aparentemente tem falta de inteligencia, mas sobra-lhe esperteza e ganancia.
Não deves nadar muito longe da realidade [;)]

Ouro, diamantes, petróleo, uma terra super fértil, capaz de produzir duas colheitas por ano, agora só falta o resto...

Acho que tenho um problema com o Firefox, não consigo ver os gifs. Por exemplo, neste caso, só vejo a primeira imagem e assim fica...

Edit: Para dizer a verdade, até acho que não vejo gifs de modo nenhum, mesmo que os grave para o disco, não consigo vê-los apôs...
Acabou-se o gif.

Até podiamos ter tanto petroleo como o Iraque que isto não saía da cepa torta na mesma , a unica defirença é que iria haver mais dinheiro para "engordar" os sacos azuis

Nthot e Omega deixem-se dessas coisas, ainda não perceberam que estao a falar para uma plateia informada?

a Noruega tem METADE das reservas de petroleo e gas natural de todo o continente europeu.

50% capiche

http://www.noruega.org.pt/policy/trade/oil/oil.htm

dah assim é facil não é?[:D]

por acaso estava a pensar na mesma, quando estava a ler o post. Sendo eles já por natureza reponsáveis e organizados, ao terem esse precioso recurso natural, só pode dar um dos melhores paises para se viver.

Já para falar que é o país da Europa onde se investe mais em energias renováveis [;)].

Ainda não entendi pq se fala só do petróleo deles e não do exemplo que são.

porque sem o petroleo nõ são , nem fazem nada de especial.
[;)]

Concordo plenamente com a tua opinião.

[:)] Querer comparar a Noruega a Portugal...[:)] É como querer comparar o preto com o branco, o 1 ao 10, o gato ao rato.[:)]

Só quem lá esteve é que pode perceber [:)] grau de civismo e civilidade estupidamente diferentes...[:)] educação, [:)] Noruega e Portugal...pfffrrfff lol [:)]

- É tempo de aprendermos que os bárbaros somos nós. Seria meio caminho andado para nos civilizarmos.
Mais nada LOL

ps o que eu me ca.go a rir quando ouço os discursos dos politólogos e afins quando "querem lá chegar" ao nível de vida e salário, dá-me logo aquela sensação do coiso e desatar à chapada a esses "cegos"...

Ah, deliciosa BERGEN!!![:blush:]

Last edited:
Se quisermos podemos comparar muita coisa com a Noruega,
afinal de contas eles nem sequer usam a maior parte do dinheiro
do petróleo, estão a guardá-lo para as gerações futuras.

Mas não precisamos de comparar Portugal com a Noruega, pois
temos a Finlândia que é ainda pior que Portugal em termos de recursos
naturais. Não têm o nosso Sol, o nosso Mar, os nossos rios,
e a nossa história. Têm uma densidade populacional muito inferior à nossa,
um população metade da nossa. Um Inverno rigorossissimo.
Estão mais afastados do resto da humanidade que nós, etc, etc...
E apesar disso são o país mais competitivo do mundo.

Epá, nem de preposito!!!

Domingo vou para a Noruega (Bo, perto de Oslo), quando vier confirmo ou desminto...[:D]

Eu estive 4 meses na Noruega e digo que as aparencias iludem.

Conheci um portugues que la vive a mais de 10 anos e segundo ele antes de terem descoberto petróleo eles eram um pais muito atrasado, alem de serem um pouco racistas.

Eles tem um problema comum com Portugal a população esta muito dependente do estado, penso que 60% da população trabalha no estado( não me lembro do numero corecto porque ja li isto a cerca de um ano).

Em Portugal as pessoas vao para a tv por fecharem as SAP na e terem de demorar mais de 1h hora a chegar ao hospital, mas onde eu estava se houvese alguma emergencia tinha-mos de esperar meia hora para chegar uma ambulancia e mais uma hora para chegar ao hospital, isto sem neve...

Eles ganham muito mais que nos, mas tambem tem o iva mais elevado 25% e taxa minima 13%. alem disso o comida la e muito cara, por exemplo um quilo de maças custa perto de 2,5€, UMA (e nao um quilo) nectarina, custa 1€.

Os funcinarios publicos são como os nosos chega a hora de ir embora deixam o trabalho como está, vi esse exemplo quando andaram a alcatroar uma rua onde eu estava a rua tinha cerca de 500 metros, alcatroaram 100 metros de um lado chegou a hora foram-se embora, voltaram 3 dias depois, outra rua onde cortaram o alcatrao para por uma camada nova, depois de cortarem demoraram mais de uma semana a colocar o novo alcatrão.

Na minha opinião o pais no geral esta a ser melhor gerido que o nosso, mas não olhem so para os numeros, olhem para a realidade.

ps. antes de dizerem o comentario tipico "isto so em Portugal" experimentem a ir a outros paises, e nao digo irem uma semana de feiras, digo morarem la alguns messes, vão ver que não estamos assim tão mal.

Back