Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Homem é o teu genero... assim presumo!O meu nick de user n é homem, e n é a mesma coisa.
E mais importante q isso é estares a transmitir erradamente a ideia de que o GN possui um poder calorifico superior ao do GPL.
Propano = 20560 Kcal / m3
Butano = 26970 Kcal / m3
GN = 10300 Kcal / m3 (valor médio devido á variação da composição)
Para colocares a GNC terás que fazer alterações no motor, não é ?
Então onde está a duvida ? []
Acho que o GPL pode ser uma alternativa interessantíssima. Como estou um bocado por fora gostaria de pedir se alguém explica em 2 ou 3 linhas qual a evolução trazida por esta nova legislação. Obrigado

E isso já é uma grande alteração.... e se for feita por sapateiro que nem desmonta o colector de admissão, então ganhas um brinde, ficas com o interior do motor cheiro de limalhas provenientes dos furos para os injectores.O que entendes por alterações no motor? É que para o GPL nsão só 4 furos no colector de admissão para os injectores, copiar os dados da centralina e já está. []
É curioso que o meu BX GTi com mais de 300 mil km's e agora a GPL não revela qualquer sobre-esforço ou aumento de temperatura a circular a GPL... []
Pode não ser perceptível, mas existe...
Homem é o teu genero... assim presumo!![]()
Não te esqueças que falamos de GN Liquefeito.... o que faz o volume diminuir cerca de 600 vezes.
Vou tentar encontar o valor e depois já coloco.
Por acaso não tens esses valores por massa invés de volume ? []
E o q é q o rácio de fase liquida/fase gasosa tem a ver c isso?
Tou a ver q fisica n é o teu forte, mas tal cmo eu ja aprendi mto aqui, tu tbem podes pelo menos tentar aprender.
Serem por volume ou massa é absolutamente indiferente, alias os do gpl costumam ser por massa e o do gn por volume apenas pela maneira pq sao facturados.
N confundas massa volumica com poder calorifico.
E n vale a penas procurares csas q n existem, o pci (poder calorifico inferior) do gpl é superior ao do GN.
Não sei se será menos poluente que o GPL.
Exacto.É. O gás natural é essencialmente metano. O GPL é propano.
Le gaz naturel pour véhicules (abrégé en GNV) est du gaz naturel, constitué à 97% de méthane, le même que celui du réseau Gaz de ville en France et utilisé comme combustible automobile.
Homem é o teu genero... assim presumo!![]()
Não te esqueças que falamos de GN Liquefeito.... o que faz o volume diminuir cerca de 600 vezes.
Vou tentar encontar o valor e depois já coloco.
Por acaso não tens esses valores por massa invés de volume ? []
Sim, física não é o meu forte... sempre fui um mau aluno durante a FAC, era só faltar as aulas mas pelos vistos também faltas, e muito......
Mas como não colocaste o PCI por kg, eu faço-te esse favor:
Carburant------------------------PCI
Essence (automobile)---43,8 MJ/kg
Essence (aviation)-------44,0 MJ/kg
GPL--------------------------46,1 MJ/kg
Fioul ou gazole-------------2,5 MJ/kg
Kérosène-------------------43,3 MJ/kg
GNV-------------------------48,0 MJ/kg
Hydrogène---------------120,0 MJ/kg
Iso-octane-----------------44,4 MJ/kg
Iso-heptane----------------44,6 MJ/kg
O que tu colocaste foi por volume, capisce ?
Se repares bem no livro de termodinâmica também deves ter por KG.
http://www.techno-science.net/?onglet=glossaire&definition=831
PS: Já agora, quem é que confundiu massa volumica com PC ?A não ser que tenhas sido tu [
]
PS2: se fizeres essa mesma analise para o H2 também vais dizer que é inferior à da gasolina pois o seu PCI por m³ é baixo [] mas por Kg (que é o que interessa, excepto na hora de pagar) é 3 vezes superior.
É. O gás natural é essencialmente metano. O GPL é propano.
E isso já é uma grande alteração.... e se for feita por sapateiro que nem desmonta o colector de admissão, então ganhas um brinde, ficas com o interior do motor cheiro de limalhas provenientes dos furos para os injectores.
Além disso há equipamento e equipamento... []
Mas não é o metano um gas estupidamente prejudicial á atmosfera, um dos que contribui mais para o efeito de estufa?É. O gás natural é essencialmente metano. O GPL é propano.
Onde lês-te isso?O que entendes por alterações no motor? É que para o GPL nsão só 4 furos no colector de admissão para os injectores, copiar os dados da centralina e já está. []
Pelo que li deixa de ser obrigatório o autocolante na traseira, deixou de especificar o local provavelmente para que o novo (8x8cm) se possa usar à frente com os selos. Estou a especular, atenção.
Passa a ser permitido estacionar em garagens ou parques com ventilação natural ao nível do solo e do tecto, continua no entanto ser proibido estacionar nos parques subterraneos. Continua a ser permitido circular dentro dos mesmos parques, apenas o estacionamento é proibido.
Fala ainda da alteração da inspecção para a legalização do sistema que passa a ser efectuado num IPO B.
De resto é o mesmo yada yada com uma desactualização de 16 anos...
Pois, eu ja n falto, ja faltei.
E por acaso, ate faço instalações de gás, mas enfim isso para aqui n interessa.
N sei se sabes, mas a composiçao do GN varia pelo mundo fora, assim cmo a do propano, embora menos.
Amanha caso passe pelo escritorio deixo aqui os valores aproximados da "minha" empresa.
A massa volumica é importantissima para o assunto, alem de que esta varia com P e a T.
Propane 49 MJ/Kg
Propane 93.8 MJ/Cubic Metre
Como podes ver, ha varios dados por este mundo fora, especialmente devido À composiçao do GN variar mto, e a do propano variar conforme as misturas butano/propano utilizadas.
Se procurares vais ver q ha dados que vao desde 46 ate aos 50 para o propano. E de 43 ate 53 no GN.
Logo a logica do poder calorifico mto superior nada tem de verdade.
Alem de q as massas volumicas sao bem diferentes, o q é bastante importante, pq o me interessa é a quantidade de combustivel de que necessito, para fazer uma determinada acçao. Os nossos calculos sao baseados na quantidade de gás necessaria para fazer ferver um litro de água.
Onde lês-te isso?
O que tinha lido é que isso não tinha ido avante...![]()