Novo Citroën C5

Citroen-C5_Estate_2008_photo_07.jpg

Citroen-C5_Estate_2008_800x600_wallpaper_08.jpg

Não parecem diferentes? :sh)

A côr preta não beneficia o conjunto.

Os faróis traseiros ficam mais realçados na 1º foto (o branco) bem como todos os ângulos do carro.

Só tirava uma coisa:

c5_vidro.JPG

c5_vidro2.jpg

No ano da graça de 2007, é inadmissível que os vidros das portas da frente não sejam inteiriços. Quer dizer... os carros até aos anos 80 eram assim mas evoluiram (o caso do VW Golf que de um ano para o outro aboliu o "mini-triângulo" que obrigava o espelho retrovisor a estar a meio da porta).

Dum ponto de vista de desenho automóvel, isto é um erro. E há muitos carros cuja estética "especial" obriga a esse erro: na Peugeot é frequente, na Citroën também. O Toyota Yaris também falha neste campo, e não me lembro de mais de momento.

Bem... no entanto é apenas um pormenor, mas não é por isso que não acho este C5 fenomenal, e que vai concerteza tornar o Laguna III completamente insignificante no mercado.

Está aqui mais um...

punto.jpg

...mas se procurares bem arranjas mais.

...olha...olha mais um

ford-smax6688.jpg

Esta malta não percebe mesmo nada disto!!!

Telefona aos gajos e diz que daz WorkShops de design de vidros de porta aos fins de semana

[:)] [;)]

Eh pá deixa lá o vidrinho... até fica nice [;)]

Última edição:
Eu gosto. E mesmo nas primeiras fotos não era muito difícil imaginar a versão base que mostra uma das últimas fotos. Está mesmo ao meu gosto tanto em interiores como no exterior. E para mim seria uma berlina.

Pormenor retro?!?!? Então tu chamas a falta de cuidado de "pormenor retro"? [:)]
Épa a explicação é simples. A Citroën desenhou o carro, e depois lembrou-se que tinha que meter um vidro que subisse e descesse, mas como não cabia ou não estavam para ter esse trabalho, "ficou assim".
É falta de cuidado sim, e portanto, um erro de design!

E provar isto? Consegues?

É que olhando para a imagem o vidro está bem dentro dos limites da porta e talvez mesmo sem o triangulo subiria e desceria. Eu digo talvez porque não posso provar. Mas tu afirmas logo que não dava para descer/subir.

Mas ja perdeu um pouco a piada nessas fotos..

Respondeste à minha dúvida. [:p]

A maior parte de pessoal papou o design com grande influência das jantes com que equiparam os carros.
Neste últimos, os tampões já tiram metade da graça.

Contudo, fiquei vidrado na berlina.
É seguramente um dos mais atraentes do segmento, metendo o Classe C e o novo A4 no chinelo em termos de appeal.
Claro que o badge arruína o status, mas parece-me uma excelente opção para o segmento.

Como diziam noutro tópico, o Laguna III já está a precisar de um restyling...[:)]

E provar isto? Consegues?

É que olhando para a imagem o vidro está bem dentro dos limites da porta e talvez mesmo sem o triangulo subiria e desceria. Eu digo talvez porque não posso provar. Mas tu afirmas logo que não dava para descer/subir.

A mim parece-me obvio que, com a tendencia actual para inclinar cada vez mais os para-brisas, a base do pilar "A" fica a uma distancia incomportavel e pouco prática para se colocar o retrovisor... provavelmente, em alguns casos nem seria possivel ter uma boa visibilidade sobre este desde o lugar do condutor, especialmente quando se trata do espelho do lado do pendura.

A mim parece-me obvio que, com a tendencia actual para inclinar cada vez mais os para-brisas, a base do pilar "A" fica a uma distancia incomportavel e pouco prática para se colocar o retrovisor... provavelmente, em alguns casos nem seria possivel ter uma boa visibilidade sobre este desde o lugar do condutor.

Eu tambem vou por aí. Esta moda das cabines avançadas leva a isso. Que me lembre começou nos americanos nos finais de 80, inicios de 90.

Lá por estar fenomenal não quer dizer que está isento de críticas! E sim, esse triângulozinho é um erro crasso de design e é de evitar!

É perfeitametne posível ter um vidro de porta grande E inteiriço. Senão vejamos um exemplo:
0607_z+2007_volvo_c30+side_view.jpg

Mas ISSO.... é outro tópico.

volto a dizer: parabéns Citroën! Consegue desenhar carros que ao longe se vêem de que marca são!

Só uma questão e responde se quiser. Qual a marca\modelo do(s) carro(s) que tem?

(...)
Esta malta não percebe mesmo nada disto!!!
(...) /quote]

E não... os exemplos que colocaste aí reflectem exactamente isso! Esses vidrinhos de nada servem. Infelizmente já tive que conduzir vários carros assim e o resultado é sempre o mesmo: não ajudam minimamente à visibilidade (razão principal po existir vidro nos carros e não uma casca de chapa é justamente porque é possível ver através do vidro e não da chapa daaaaaa).

Esses "triângulos" que mostraste são mesmo exemplo disso e há muuuuuitos outros carros que incorporam isso no seu design... são os tempos modernos, agora os desenhos dos automóveis têm que agradar tanto a homens como a mulheres e o "estilo monovolume" atrai mais mercado "massificado", à custa dos verdadeiros amantes dos automóveis com estilo.

Mas pronto, é a tendência actual! Qualquer dia as marcas voltam atrás... a moda faz-se por ciclos... mas a funcionalidade não deve nunca ser refém do estilo, excepto no segmento de Supercarro, onde coisas como capacidade de mala, espaço para passageiros e visibilidade em todas as direcções são coisas secundárias.

Se não gostarem 100% com o desenho exterior e interior, do forro do tecto, do tacto dos manípulos das portas e da largura em milímetros dos cintos de segurança deste C5, preparem-se para ouvir "tentativas" de crítica!

Considerem-se avisados.

Eu não percebo qual é a confusão... apesar do erro do vidro e o mini-triângulo o carro está muito bem conseguido e vai ter grande sucesso por isso não há razão para polémica.

Não gosto do carro, mas a carrinha...!!

Destas ultimas das generalistas que sairam (laguna ford e esta) parece-me a mais bonita! Parabéns á citroen, pois parece estar de novo na rota do sucesso ;)

O desenho do c5 está [br:)]

Aos detractores do pequeno vidro triangular VS espelho na porta sugiro q façam o seguinte exercício:

-imaginem-se no lugar do condutor, e tentem olhar para a frente pela zona do pilar A (frente esquerda)... Já está?

-agora olhem outra vez imaginando que o espelho está lá... Estão a visualizar?

Conclusão (pessoal): eu acho q o vidro e o espelho estão assim colocados por 2 motivos:
1- era mais fácil meter o vidro dentro da porta e deixar espaço no interior desta pra instalar umas boas colunas e passar cablagens e colocar apoios de barras de reforço nas portas;

2- devido à configuração do vidro da fente (+inclinado) em conjunto com a linha de cintura alta se o espelho fosse colocado na zona do vidro pequeno isso iria colocar sérios problemas de visão para a frente naquela zona!!! Certa vez conduzi um VW Polo e cada vez q olhava para essa zona tinha lá o espelho q não me deixava ver nada!!!

Esta configuração da porta pra mim não tem nada de mal, até acho prático e não fica nada feio, antes pelo contrário!

Parabéns Citroen apr:)

O desenho do c5 está [br:)]

Aos detractores do pequeno vidro triangular VS espelho na porta sugiro q façam o seguinte exercício:

-imaginem-se no lugar do condutor, e tentem olhar para a frente pela zona do pilar A (frente esquerda)... Já está?

-agora olhem outra vez imaginando que o espelho está lá... Estão a visualizar?

Conclusão (pessoal): eu acho q o vidro e o espelho estão assim colocados por 2 motivos:
1- era mais fácil meter o vidro dentro da porta e deixar espaço no interior desta pra instalar umas boas colunas e passar cablagens e colocar apoios de barras de reforço nas portas;

2- devido à configuração do vidro da fente (+inclinado) em conjunto com a linha de cintura alta se o espelho fosse colocado na zona do vidro pequeno isso iria colocar sérios problemas de visão para a frente naquela zona!!! Certa vez conduzi um VW Polo e cada vez q olhava para essa zona tinha lá o espelho q não me deixava ver nada!!!

Esta configuração da porta pra mim não tem nada de mal, até acho prático e não fica nada feio, antes pelo contrário!

Parabéns Citroen apr:)

Pois... até podias ter razão mas... vamos então comparar:

C5
x7002al6.jpg

Audi A5
a5_ima4.jpg

Dizias...? Caso encerrado... a não ser que queiram conhecer mais carros onde os designers fizeram o "impossível"... colocar o espelho no canto e um vidro inteiriço. Posso até mostrar carros onde o espelho está na porta e... o vidro inteiriço. É preciso um esforço para lá chegar sim, mas a recompensa é um design mais cuidado e apurado.

Ópa mas já chega de falarem nisso! Irra foi só um reparo... e pelos vistos o triângulozinho não afecta as vendas da Peugeot e Citroën! Claro que esse erro de design não existe nos Mercedes, Audi, BMW ou Volvo mas esses carros também têm a mania de serem Premium.

Última edição:
Caso encerrado? Nunca fechou [:)]

Olha o belo do triangulo só que opaco!!! Vidro inteiriço..... pois

16.jpg

E ainda não provaste que o vidro não desceria/subiria se não tivesse esse triangulo no C5 II.

Custa assim tanto entender que a porra do triângulo, bonito ou feio, é um mero pormenor estético com que alguns designers/marcas nos vêm brindando desde há meia-duzia de anos?

Até poderia falar no acréscimo de visibilidade/segurança face ao triângulo opaco (vidé A5), mas acho que não vale a pena.

Custa assim tanto entender que a porra do triângulo, bonito ou feio, é um mero pormenor estético com que alguns designers/marcas nos vêm brindando desde há meia-duzia de anos?

Até poderia falar no acréscimo de visibilidade/segurança face ao triângulo opaco (vidé A5), mas acho que não vale a pena.

Pois! Já chega!

Também qualquer dia os espelhos desaparecem e são substituídos por câmaras...

Deixem ver se entendi... Há gente que preferia ter um triangulo de plástico do que vidro nesse lugar? Estou a ler bem? Preferiam um qualquer pormenor estético a uma melhor visibilidade?

Deixem ver se entendi... Há gente que preferia ter um triangulo de plástico do que vidro nesse lugar? Estou a ler bem? Preferiam um qualquer pormenor estético a uma melhor visibilidade?

Não... só estamos a discutir se os vidros da porta de condutor e passageiro devem ser inteiriços (como os Audi, BMW, Mercedes, Volvo...) ou seccionados. Fica mais "limpo" e cuidado um vidro inteiriço do que "dividido". Eu já disse para largarem o assunto e dedicarem-se ao resto do C5 mas não vale a pena... agora há pessoal a querer justificar um mero erro de design, dizendo até que "os retrovisores quando colocados no canto inferior do Pilar A retiram visibilidade" ! [kiss]

Voltar
Superior