Novo Citroën C5

Mas... e depois?! Quer dizer, o motor tem valores de potência e binário mais que convincentes, até agora parece que não tem havido problemas de fiabilidade, mas só porque é um 1.6 já não serve? :confused:

Tens duas gajas. Uma (mesmo, mas mesmo) boa com 1.60m e outra razoável com 1.80m. Qual é que escolhias? [;)]

Não montam não será certamente por não saberem do seu potencial. Será provávelmente por razões de produção (uma vez que a parceria envolve a BMW), de mercado, etc.

Quem lê os teus posts fica com a ideia que o 1.6 HDi é produto especial para Portugal devido aos impostos. Tu é que levaste a essa conclusão. Revê lá os teus posts.

Cumprimentos

Ainda é cedo para falar da fiabilidade desse motor por isso tem lá calma [:D]

É mais do que evidente que temos pontos de vista diferentes no que trata à viabilidade de montar esse motor neste segmento e pelos vistos a malta da PSA também pensa de maneira diferente da tua. [:p]

Quanto ao 1.6 HDi tu é que estás a tirar essa conclusão. Eu dei a minha opinião e até expliquei o porque de haver esse motor neste segmento. [;)]

PS: e um 308 Sport não é uma versão desportiva. É uma versão com acabamentos/decoração mais desportiva.

Ok, o 308 1.6 THP Sport não é um carro desportivo. Só tem o aspecto e o motor que o equipa é feito a pensar na malta que passeia calmamente ao fim de semana junto à praia... [:D]

Ok, o 308 1.6 THP Sport não é um carro desportivo. Só tem o aspecto e o motor que o equipa é feito a pensar na malta que passeia calmamente ao fim de semana junto à praia... [:D]

Ena tanto desportivo na gama peugeot:

- 207 1.4 Sport
- 207 1.6 HDi Sport
- 308 1.6 HDi Sport
- 308 1.6 THP Sport
- 308 2.0 HDi Sport
- 407 2.0 HDi sport

[:)]

Quanto a não usarem o 1.6 THP na gama já te disse algumas razões. Isso já é defender a marca ao extremo. Preferes acreditar que se não o usam é porque é melhor assim (e defendes sem querer saber das razões para o fazerem ao invés de apostar no THP), e não por alguma das razões referidas anteriormente.

Não queres perceber, pronto tudo bem.

Abraço

Ena tanto desportivo na gama peugeot:

- 207 1.4 Sport
- 207 1.6 HDi Sport
- 308 1.6 HDi Sport
- 308 1.6 THP Sport
- 308 2.0 HDi Sport
- 407 2.0 HDi sport

[:)]

Quanto a não usarem o 1.6 THP na gama já te disse algumas razões. Isso já é defender a marca ao extremo. Preferes acreditar que se não o usam é porque é melhor assim (e defendes sem querer saber das razões para o fazerem ao invés de apostar no THP), e não por alguma das razões referidas anteriormente.

Não queres perceber, pronto tudo bem.

Abraço

Tens que começar a ler melhor aquilo que se escreve antes de comentares.

1º O Bolide fez uma referencia ao 308 1.6 THP
2º Eu respondi frisando o facto de se tratar de um modelo desportivo
3º Tu respondeste afirmando que o Sport apenas representa um kit estético

O assunto era o 308 1.6 THP e tu estás a desviar para outros modelos.

De facto se não usam o motor 1.6 THP nesse segmento é porque de facto não é rentável, não se justifica, que é o que eu tenho estado este tempo todo a tentar explicar-te, mas só agora pareces ter percebido isso...

Tu é que defendias tratar-se de um erro manter os 2 motores, que era mais correcto substituir o 1.8 e 2.0 por esse motor, ou já te esqueceste? [:D]

Última edição:
Tens que começar a ler melhor aquilo que se escreve antes de comentares.

1º O Bolide fez uma referencia ao 308 1.6 THP
2º Eu respondi frisando o facto de se tratar de um modelo desportivo
3º Tu respondeste afirmando que o Sport apenas representa um kit estético

O assunto era o 308 1.6 THP e tu estás a desviar para outros modelos.

De facto se não usam o motor 1.6 THP nesse segmento é porque de facto não é rentável, não se justifica, que é o que eu tenho estado este tempo todo a tentar explicar-te, mas só agora pareces ter percebido isso...

Tu é que defendias tratar-se de um erro manter os 2 motores, que era mais correcto substituir o 1.8 e 2.0 por esse motor, ou já te esqueceste? [:D]

Estás a gozar comigo não estás? :confused:

Só pode. Kit estético?! Qual desviar para outros modelos?! A conversa tem sido sempre em volta do mesmo. O 308 THP surgiu com o Bolide por teres dito que para um carro com as dimensões e peso do C5 esse motor não ficava bem. Nunca falaste em rentável. Como disseste que era desportivo apenas indiquei outros modelos que têm tanto de desportivo que o 308 THP. Parecia que ter Sport à frente chegava. Repito, a conversa tem sido sempre em volta do mesmo assunto.

Quanto à ultima, não sei a que propósito surgiu, mas sim é verdade. Mas eu disse o contrário?! :confused:

Desculpa lá, estás um bocado perdido. Quem tiver a acompanhar isto vai pensar que és doidinho.

Isso tá mau hoje. [:p]

Fica bem.

Última edição:
Estás a gozar comigo não estás? :confused:

Só pode. Kit estético?! Qual desviar para outros modelos?! A conversa tem sido sempre em volta do mesmo. O 308 THP surgiu com o Bolide por teres dito que para um carro com as dimensões e peso do C5 esse motor não ficava bem. Nunca falaste em rentável. Como disseste que era desportivo apenas indiquei outros modelos que têm tanto de desportivo que o 308 THP. Parecia que ter Sport à frente chegava. Repito, a conversa tem sido sempre em volta do mesmo assunto.

Quanto à ultima, não sei a que propósito surgiu, mas sim é verdade. Mas eu disse o contrário?! :confused:

Desculpa lá, estás um bocado perdido. Quem tiver a acompanhar isto vai pensar que és doidinho.

Isso tá mau hoje. [:p]

Fica bem.

Tu é que vieste com a conversa da sigla "Sport" e não eu e se a conversa estava sempre de volta do mesmo assunto como dizes e bem, não sei para que veio essa tua comparação com outros modelos que de desportivo pouco ou nada têm. [:D]

Eu reforcei e continuo a reforçar a ideia que o motor 1.6 THP priveligia uma utilização mais desportiva e é mais adequado para segmentos inferiores pelo facto de ter muita potência para baixa CC.

E um carro não é desportivo pelo aspecto exterior. [:p]

Um carro é desportivo pelo motor e pelas as suas prestações assim como pelas suas qualidades dinâmicas, atributos esses que estão totalmente reunidos no 308 1.6 THP.

Tu é que andas perdido em constantes contradições e não eu. [:p]

Primeiro defendes que 2 motores deviam ser subsituidos por outro, e mais tarde já assumes que afinal não, depois fala-se de um modelo em concreto e tu desvias sem qualquer nexo o assunto para outros modelos e para a sigla Sport... Enfim...

Última edição:
Tu é que vieste com a conversa da sigla "Sport" e não eu e se a conversa estava sempre de volta do mesmo assunto como dizes e bem, não sei para que veio essa tua comparação com outros modelos que de desportivo não têm nada. [:D]

Eu reforcei e continuo a reforçar a ideia que o motor 1.6 THP priveligia uma utilização mais desportiva e é mais adequado para segmentos inferiores pelo facto de ter muita potência para baixa CC.

E um carro não é desportivo pelo aspecto exterior. [:p]

Um carro é desportivo pelo motor e pelas as suas prestações assim como pelas suas qualidades dinâmicas, atributos esses que estão totalmente reunidos no 308 1.6 THP.

Tu é que andas perdido em constantes contradições e não eu. [:p]

1º- a conversa da sigla Sport surgiu porque disseste que o 308 1.6 THP Sport (mostrado pelo Boloide) era um desportivo. O que eu fiz foi mostrar outros modelos que teriam tanto de desportivo que um 308 1.6 THP. Uma vez que por exemplo um 308 2.0 HDi Sport tem tanto de desportivo como um 1.6 THP Sport, uma vez que são iguais (decorações, afinações, etc) à excepção do motor. Não é um desportivo, é uma versão mais despachada e aburguesada do 308 tal como o há para outros modelos da gama. Ponto

2º discordo que o 1.6 THP é mais adequado para segmentos inferiores pelo facto de ter muita potência para baixa CC. Existe alguma regra universal para isto?

Se estivéssemos a falar de motores mais "pontudos" como os 1.6 120cv do saxo cup/106 Gti que só respiravam bem em regimes médio-alto e alto, dava-te toda a razão que eram mais adequados para segmentos inferiores, e não faria qualquer sentido utilizá-lo no C5 (por exemplo) uma vez que seria um motor penoso de usar no mesmo (binário máximo a rotações altas, peso do carro, etc).

Mas não estamos. Estamos a falar de um motor que dispôe o binário máximo (240Nm) às 1400rpm e que o mantém constante algumas faixas de rotação. Um motor mais do que suficiente para dar ao C5 uma condução agradável e solicita desde os baixos regimes.

Eu contradizer-me?! Nem uma única vez. Leste os meus posts todos e o contexto da conversa?
Deves ter uma fuga no GPL do BX e o gás anda a fazer-te mal [;)]

Estamos esclarecidos agora? [:D]

Última edição:
É so THP's para trá e para frente...

Metam uma coisa na cabeça...

Motores a gasolina com alguma cavalagem, como é o caso do THP de 150 por exemplo, vendem meia duzia deles em carros pequenos com vertente desportiva...

Depois vendem alguns mais nas versões RC's ( do 207 ), no OPC do Corsa e no Sport do Clio...

Agora em carros familiares...esqueçam...em Portugal no ano passado vendeu-se um 407 a gasolina....um....

Estão me a falar em gerações anteriores de automoveis como o Xantia e o C5 antigo...claro que vendiam a gasolina, assim como o Laguna e o 406...

Agora não vendem...esqueçam isso. Eu nunca vendi um 407 a gasolina....

1º- a conversa da sigla Sport surgiu porque disseste que o 308 1.6 THP Sport (mostrado pelo Boloide) era um desportivo. O que eu fiz foi mostrar outros modelos que teriam tanto de desportivo que um 308 1.6 THP. Uma vez que por exemplo um 308 2.0 HDi Sport tem tanto de desportivo como um 1.6 THP Sport, uma vez que são iguais (decorações, afinações, etc) à excepção do motor. Não é um desportivo, é uma versão mais despachada e aburguesada do 308 tal como o há para outros modelos da gama. Ponto

Para quê? Eu fiz alguma referencia à sigla Sport? Eu afirmei que esse modelo era desportivo por ter a sigla Sport?
:sh)

E pronto se não consideras o 308 1.6 THP como sendo um carro desportivo então temos conceitos diferentes do que é um carro desportivo.

2º discordo que o 1.6 THP é mais adequado para segmentos inferiores pelo facto de ter muita potência para baixa CC. Existe alguma regra universal para isto?
É a minha opinião e já a justifiquei. Não é regra universal. É apenas um ponto de vista e cada qual tem o seu.

Se estivéssemos a falar de motores mais "pontudos" como os 1.6 120cv do saxo cup/106 Gti que só respiravam bem em regimes médio-alto e alto, dava-te toda a razão que eram mais adequados para segmentos inferiores, e não faria qualquer sentido utilizá-lo no C5 (por exemplo) uma vez que seria um motor penoso de usar no mesmo (binário máximo a rotações altas, peso do carro, etc).

Mas não estamos. Estamos a falar de um motor que dispôe o binário máximo (240Nm) às 1400rpm e que o mantém constante algumas faixas de rotação. Um motor mais do que suficiente para dar ao C5 uma condução agradável e solicita desde os baixos regimes.
Mais uma vez discordo de ti. Um motor para ser agradável não tem necessariamente de estar sempre disponível em baixas ou até em todos os regimes.

Já expliquei anteriormente qual é para mim o conceito de agradabilidade de um motor e para mim essa disponibilidade imediata pode contribuir muitas vezes para tornar o motor mais brusco e agressivo e menos suave. Um bom exemplo disso são os TDI 1.9 que são verdadeiros ejaculadores precoces e como eu tenho um em casa sei bem do que falo.

Essa necessidade só interessa sobretudo a quem pratica uma condução desportiva e que como é obvio pretende explorar o máximo de disponibilidade de um motor.

Mais uma vez tu tens um ponto de vista diferente do meu que eu respeito, ponto final.

Eu contradizer-me?! Nem uma única vez. Leste os meus posts todos e o contexto da conversa?
Deves ter uma fuga no GPL do BX e o gás anda a fazer-te mal [;)]

Estamos esclarecidos agora? [:D]
[/quote]Não vou responder a este ultimo ponto para não me chatear contigo. O que foi dito por ambos está à vista e cada pessoa tira a sua interpretação.

Dou por terminada a discussão até porque já nos estamos a desviar muito do assunto principal deste tópico.

Última edição:
Para quê? Eu fiz alguma referencia à sigla Sport? Eu afirmei que esse modelo era desportivo por ter a sigla Sport?
:sh)

E pronto se não consideras o 308 1.6 THP como sendo um carro desportivo então temos conceitos diferentes do que é um carro desportivo.

É a minha opinião e já a justifiquei. Não é regra universal. É apenas um ponto de vista e cada qual tem o seu.

Mais uma vez discordo de ti. Um motor para ser agradável não tem necessariamente de estar sempre disponível em baixas ou até em todos os regimes.

Já expliquei anteriormente qual é para mim o conceito de agradabilidade de um motor e para mim essa disponibilidade imediata pode contribuir muitas vezes para tornar o motor mais brusco e agressivo e menos suave. Um bom exemplo disso são os TDI 1.9 que são verdadeiros ejaculadores precoces e como eu tenho um em casa sei bem do que falo.

Essa necessidade só interessa sobretudo a quem pratica uma condução desportiva e que como é obvio pretende explorar o máximo de disponibilidade de um motor.

Mais uma vez tu tens um ponto de vista diferente do meu que eu respeito, ponto final.

Não vou responder a este ultimo ponto para não me chatear contigo. O que foi dito por ambos está à vista e cada pessoa tira a sua interpretação.

Dou por terminada a discussão até porque já nos estamos a desviar muito do assunto principal deste tópico.

"Ok, o 308 1.6 THP Sport não é um carro desportivo. Só tem o aspecto e o motor que o equipa é feito a pensar na malta que passeia calmamente ao fim de semana junto à praia..."

Mas ok tudo bem. À frente.

Só acho que alguns dos teus argumentos não tem para mim grande lógica. Dizeres isto "...e para mim essa disponibilidade imediata pode contribuir muitas vezes para tornar o motor mais brusco e agressivo e menos suave..." quando sabes tão bem como eu, que essa não é uma característica do 1.6 THP.

Mas qual chatear?! Pensei que estávamos a conversar. [:cool:]

Voltemos ao C5 então...

É simples.

Um motor 1.6 a gasolina (pouca CC) com tantos cavalos não é adequado para um carro com as dimensões e peso do C5.

Duvido que tivesse uma boa longevidade num carro assim. Se fosse viável, certamente que a PSA o colocaria à disposição.

É sim um óptimo motor para colocar nos segmentos inferiores onde o peso e a agilidade são mais compactiveis.

O 1.6 HDi se está no nosso mercado, também tem obviamente de estar disponível nos outros, como é obvio, caso contrário a PSA não conseguiria ter lucros suficientes para viabilizar a sua produção acabando por sofrer prejuízos. O mesmo se aplica aos restantes motores a gasolina que tu fazes questão de referir que não vão ter saida [;)]

Continuas a bater no mesmo.
O 1.6 THP é um motor muito mais cheio a qualquer regime permite andar à mesma velocidade com menor carga de acelerador e menor rotação do que o 1.8. Até por aqui tem tudo para ser mais durável.

Não é nada obvio que não seja colocado num 407 ou C5 por essa suposta falta de fiabilidade.
Esse motor é feito em parceria com a BMW. Existirá capacidade produtiva para ser possível colocar esse motor em mais modelos? Eu não sei. Mas é uma possibilidade e bem mais plausivel que essa da fiabilidade.

"Ok, o 308 1.6 THP Sport não é um carro desportivo. Só tem o aspecto e o motor que o equipa é feito a pensar na malta que passeia calmamente ao fim de semana junto à praia..."

Mas ok tudo bem. À frente.

Só acho que alguns dos teus argumentos não tem para mim grande lógica. Dizeres isto "...e para mim essa disponibilidade imediata pode contribuir muitas vezes para tornar o motor mais brusco e agressivo e menos suave..." quando sabes tão bem como eu, que essa não é uma característica do 1.6 THP.

Mas qual chatear?! Pensei que estávamos a conversar. [:cool:]

Voltemos ao C5 então...

Não, não sei porque nunca o experimentei. Tu já?

Continuas a bater no mesmo.
O 1.6 THP é um motor muito mais cheio a qualquer regime permite andar à mesma velocidade com menor carga de acelerador e menor rotação do que o 1.8. Até por aqui tem tudo para ser mais durável.

Não é nada obvio que não seja colocado num 407 ou C5 por essa suposta falta de fiabilidade.
Esse motor é feito em parceria com a BMW. Existirá capacidade produtiva para ser possível colocar esse motor em mais modelos? Eu não sei. Mas é uma possibilidade e bem mais plausivel que essa da fiabilidade.

Eu pessoalmente não acredito muito em motores com muita potência para tão pouca CC. E depois motores turbinados a gasolina por norma não têm tendência para serem mais duráveis que os atmosféricos, para além de requererem mais cuidados, mas também não encarem isto como uma verdade absoluta.

Até a BMW faz questão de manter os seus "M" sem turbo. Nem sequer me parece que esta vá disponibilizar esse motor em modelos como o série 3.

Talvez o tempo me venha a demonstrar que se calhar tenho uma ideia errada. A ver vamos...

Não, não sei porque nunca o experimentei. Tu já?

Sabes que não. Mas não tens ouvido crítica unânime nesse sentido?

Nem é preciso, é só saber analisar no gráfico do motor a curva de binário e potência.

Voltemos ao C5?

Sabes alguma coisa de novas tecnologias venha a integrar além das estreadas no C4 e C6?

Sabes que não. Mas não tens ouvido crítica unânime nesse sentido?

Nem é preciso, é só saber analisar no gráfico do motor a curva de binário e potência.

Voltemos ao C5?

Sabes alguma coisa de novas tecnologias venha a integrar além das estreadas no C4 e C6?

Não. Só sei aquilo que é informado na press release que andei a lamber... [:D]

O Classe C vai receber um 1.6 com Turbo ou Compressor...

O novo A4 tem como motor de entrada qual? 1.8 TFSI.

A PSA gosta de andar a reboque das referências alemãs que se pode fazer...

é o seu papel, investir naquilo que vende e desleixar aquilo que não teria saída nem que houvesse uma proposta ao nível da concorrência.

O grupo VW já há muito que tem o 1.8T de 150cv da mesma forma que a PSA também já tinha na mesma altura o 2.0 Turbo.

Andaram sim durante muito tempo atrás da concorrência nas motorizações diesel. Agora já estão mais equilibrados.

Voltar
Superior