Novo Honda Civic Type-R

Top Gear Magazine dixit

Top Gear Magazine dixit

Ontem à noite li a Top Gear, mais precisamente o artigo sobre o

CTR vs Léon Cupra vs GTI vs 3 MPS vs Focus ST vs Mégane R26,

entre outros e o que li vai de encontro ao que o Taveirada aqui afirma:

Nao foi isso que li... nem tudo é potencia! Se assim fosse o CTR já estava desactualizado...

Aliás esse é mesmo um problema, mas não constitui o único, no caso do 3 MPS.

Transcrevo algumas das conclusões do artigo:

Acerca do CTR:
The Stig's veridict is clear. He'd take the Civic home. And on balance so

would many of us. It looks great, sounds great, feels focused and

capable, yet isn't going to wear you down after a couple of months of

cop-baiting ownership.

Sobre o GTI:
(...) Order a basic GTI in a dark colour and you have a fairly timeless

and rewarding car. People don't resent you for driving one of these, and

it'll eat up school runs or trips to Ikea while remaining a tottally

respectable performance choice.

Em relação ao Focus ST:
It's practical, comfortable and, like the Civic, a trumph of chassis

engineering rather than a bullish power tweak of the ECU

Mégane R26:
Then there's the Megane, worthy of a mention in this round-up

primarily because it was so bloody quick. But bear in mind that

this is the super-stiff R26, with limited-slip diff and a total disregard

for the necessary compromises of real life. We all loved it at the

circuit, loved its immediacy and brutality, bu it's so far off on

quality, comfort and refinement that (...) it fails to qualify

as anything other than a second car.

Para terminar, realço apenas que o CTR foi o mais lento em pista

- com um tempo na casa do 1.34, enquanto os restantes andaram

no 1.32 com excepção do R26 com um tempo canhão de 1.30

- o que significa que nem sempre o mais rápido em pista é o melhor,

depende muito do que se valoriza mais.

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Numa coisa dou-te razão: eu não comprava o GTI nem o Cupra. São marcas do mesmo grupo, com péssima assistência e fiabilidade duvidosa. Que me desculpem os seus proprietários, mas alguns modelos dessas 2 marcas, desportivos da gama média-baixa, com clientes alvo...não direi como já li aqui "zés do boné", mas anda lá perto. Mais não direi, mas desportivo para mim são Porsches, Ferraris, Mercedes AMG, BMW //M, etc, etc.
Ser descabida a comparação Cupra-GTI, nao me parece, pois todos os jornalistas o estão a fazer agora, no lançamento do Cupra e pelo que li, com larga vantagem para o Seat sobre o VW. Tem todo o sentido, até porque, quer se queira quer não, grande parte da composição destes 2 modelos tem orgãos comuns. A unica grande diferença é apenas o preço. Se se quer comprar um desportivo da gama baixa, então que se compre barato, pagar caro pela mesma coisa é mau negocio, a meu ver. :)
Entre o Cupra e o FR, a diferença de 1500€ compensa bem os 40cv e tudo o mais em equipamento que o Cupra traz. É uma questão de opinião, mas se 10.000€ do Cupra para o GTI nao te fazem mossa, 1.500€ deveriam fazer muito menos.
Em todo o caso numa coisa parece estarmos de acordo: Seat e VW não obrigado![;)]
Quanto ao Honda Civic Type R, a questão é igual: se temos de ter um desportivo da gama média-baixa, então que não se pague enormidades por ele. A Honda tem muitas vantagens aqui sobre outros concorrentes: é muito fiavel, o modelo é lindo e o preço é concorrencial.:)

Tens razão! Descabido foi um termo infeliz. Tudo se pode comparar ainda para mais em carros do mesmo segmento. O que eu queria dizer é que a nível de qualidade perceptível a comparação entre o SEAT e o VW é algo injusta.

Os materiais utilizados no GTI são muito superiores. O design também não se compara (aquela consola do Leon não lembra a ninguém, e não está de acordo com o bom design exterior do SEAT). Mas esta é apenas a minha opinião.

Quanto a preços, tenho valores bem diferentes dos que apresentas. O GTI custa €40.622 e o Cupra €35.694. São cerca de €5.000 de diferença e não €10.000. Por outro lado o Leon FR custa €33.114 o que coloca a diferença para o Cupra em cerca de €2.500. Pessoalmente não dava mais 500 contos para ter mais 40 cv. Isto poque os 200 cv da versão FR chegam perfeitamente. Mais potência acaba por trazer problemas a nível de "torque steering".

Não posso afirmar que no Cupra esse facto está presente, mas a verdade é que hoje em dia há uma tendência para o aumento de potência em detrimento de uma melhor afinação de chassis. Depois remenda-se com as ajudas electrónicas. Não aprecio esta abordagem. Prefiro gastar os €2.500 num upgrade à suspensão (e nem é preciso gastar tanto).

Não posso afirmar que no Cupra esse facto está presente, mas a verdade é que hoje em dia há uma tendência para o aumento de potência em detrimento de uma melhor afinação de chassis. Depois remenda-se com as ajudas electrónicas. Não aprecio esta abordagem. Prefiro gastar os €2.500 num upgrade à suspensão (e nem é preciso gastar tanto).

Isso nao é bem assim o diferencial do Megane R26 é um exemplo, o Q2 da Alfa idem aspas....
Nao é necessario recorrer as ajudas electronicas sempre, para se ter controlo na potencia.

Isso nao é bem assim o diferencial do Megane R26 é um exemplo, o Q2 da Alfa idem aspas....

Bernie, eu estava a falar do Cupra. Que eu saiba não tem diferencial autobocante. Agora se os 240cv viessem acompanhados de bom autoblocante, aí já era outra coisa.

Hoje em dia são raros os carros deste segmento do Golf que trazem LSD. O meu ATR tem, o ITR também. O Focus RS anterior também tinha. O CTR anterior só tinha no Japão. Acho que era preferível colocar um dispositivo destes em vez de estarem numa de aumentarem a potência. Mas claro, é mais fácil "vender" potência do que eficácia.

Última edição:
Bernie, eu estava a falar do Cupra. Que eu saiba não tem diferencial autobocante. Agora se os 240cv viessem acompanhados de bom autoblocante, aí já era outra coisa.

Hoje em dia são raros os carros deste segmento do Golf que trasem LSD. O meu ATR tem, o ITR também. O Focus RS anterior também tinha. O CTR anterior só tinha no Japão. Acho que era preferível colocar um dispositivo destes em vez de estarem numa de aumentarem a potência. Mas claro, é mais fácil "vender" a potência dos que a eficácia.
isso é verdade,mas cá em portugal então...

Hoje em dia são raros os carros deste segmento do Golf que trazem LSD. O meu ATR tem, o ITR também. O Focus RS anterior também tinha. O CTR anterior só tinha no Japão. Acho que era preferível colocar um dispositivo destes em vez de estarem numa de aumentarem a potência. Mas claro, é mais fácil "vender" potência do que eficácia.

No segmento do teu texto, " mas a verdade é que hoje em dia há uma tendência para o aumento de potência em..", parecia que estavas a generalizar e nao a falar do cupra especificamente.

Anyway, obvio que isto é uma solucao que está a ser implementada á medida que as potencias aumentam, daqui a uns anos deve ser uma coisa generalizada nos mais potentes fwd.

Tens razão! Descabido foi um termo infeliz. Tudo se pode comparar ainda para mais em carros do mesmo segmento. O que eu queria dizer é que a nível de qualidade perceptível a comparação entre o SEAT e o VW é algo injusta.

Os materiais utilizados no GTI são muito superiores. O design também não se compara (aquela consola do Leon não lembra a ninguém, e não está de acordo com o bom design exterior do SEAT). Mas esta é apenas a minha opinião.

Quanto a preços, tenho valores bem diferentes dos que apresentas. O GTI custa €40.622 e o Cupra €35.694. São cerca de €5.000 de diferença e não €10.000. Por outro lado o Leon FR custa €33.114 o que coloca a diferença para o Cupra em cerca de €2.500. Pessoalmente não dava mais 500 contos para ter mais 40 cv. Isto poque os 200 cv da versão FR chegam perfeitamente. Mais potência acaba por trazer problemas a nível de "torque steering".

Não concordo de forma alguma que o GTI tenha materiais muito superiores. Não conheço bem o Leon, mas os interiores do Golf conheço e deixam MUITO a desejar para o preço praticado. Qualidade de construção tens na BMW ou Mercedes, não no Golf.
Segundo li, a qualidade do Leon parece ser boa, logo não deverá andar assim tão longe do Golf. Poderás ler mais aqui:
http://www.automotor.xl.pt/0107/1300.shtm

Tens razão quanto à diferença do FR para o Cupra. Erro meu.

Sobre preços, não se guiem pelos das revistas. Num concessionário VW por 40.600€ não se compra um GTI. Pedirão por volta dos 47.000€ se o quiseres com equipamento comparavel à concorrencia + DSG. Aliás, a patetice é tão grande, que parece que a DSG no Golf custa quase o dobro do Leon e é exactamente a mesma.:sh)

Vou dar a minha opinião pessoal, que poderá ser polémica para alguns, mas julgo que para muitos refletirá o que pensam. Um desportivo não tem só de andar bem e ter boas prestações, tem sobretudo de ter um bom comportamento e dar prazer de condução. Por isso prefiro os bons RWD. Alem do mais, um desportivo terá de ser apelativo em termos de design, enfim, deverá ser um carro bonito. Ora o Golf GTI não é nada disto, na minha opinião: é um carro com um design vulgar, com uns interiores cinzentos, algo amorfos e com um comportamento tão previsivel, que lhe retira a emoção que se pretende num desportivo.
O Civic Type R, e falo deste modelo porque estamos no seu tópico, pelo que li é o oposto do GTI: tem um design muito mais agradavel, ao contrário do GTI, o Type R estéticamente distingue-se bem mais dos outros Civic e segundo li por exemplo na Auto Foco, é mais eficaz em curva e bem mais divertido de conduzir que o GTI.
Agora vem um sabichão e diz assim: " mas o modelo x faz menos uns "pintelhésimos" de segundo dos 0-100 que o Type R. Que interessa isso? Por amor de Deus, que interessa 1 carro fazer menos umas décimas ou dar mais 4 ou 5 kms/h, se for mais feio e menos divertido de conduzir que outro?
Isto para não falar de preços, que quanto a mim tambem têm um peso muito importante nisto tudo.[;)]

Não conheço nenhum dos carros de que falas GTI e novo CTR, mas não me parece que o que dizem a generalidade dos testes coincida com o que dizes.

Nomeadamente é uma novidade absoluta que o GTI por ser muito certinho seja aborrecido. Enfim tu saberás [:cool:]

P.S.: é sempre bom sermos imaginativos [:blush:]

Bem parece que não saímos daqui!

Se não conhece bem o Leon, sugiro que vá a um concessionário e veja com os seus próprios olhos. Depois tire as suas conclusões.

Quanto à qualidade de construção do GTI ser inferior à BMW ou Mercedes, nunca disse o contrário. Mas também não tem nenhum BMW ou Mercedes desportivo pelo preço do GTI.

Quanto ao preço do GTI, de facto guiei-me pelas tabelas de preço. Mas julgo que o equipamento de série já é muito vasto sendo que a caixa DSG é opção (mas só põe quem quer, embora seja recomendado dada a sua excelência).

Quanto à opção por um RWD para desportivo, concordo que essa é a arquitectura mais desejável. O que não quer dizer que um bom FWD não consiga dar prazer de condução (eu que o diga, adoro o meu ATR).

Quanto ao design do GTI, concordo que o design exterior é algo vulgar (mas, para mim, é muito melhor que um Mégane cuja traseira não consigo engolir). Já em relação aos interiores, discordo: acho o design bom e muito ergonómico (é o que tem melhor posição de condução, algo que considero muito importante num desportivo).

Em relação ao comportamento, ainda não vi ninguém dizer que o GTI não era um carro emocionante de conduzir. Antes pelo contrário.

Quanto ao CTR, de todos os do seu segmento, era o que compraria por várias razões que agora não interessa estar aqui a referir.

Se leu todos os meus posts neste tópico verá que eu tenho precisamente a opinião de que o que interessa não é ter o carro mais rápido mas sim aquele que dá mais gozo conduzir e que transmite sensações mais puras ao seu condutor.

Mas digo aqui, claramente, que a minha segunda opção seria o GTI.

Quanto ao CTR, de todos os do seu segmento, era o que compraria...

... o que interessa não é ter o carro mais rápido mas sim aquele que dá mais gozo de conduzir e que transmite sensações mais puras ao seu condutor.

Mas digo aqui, claramente, que a minha segunda opção seria o GTI.

Exactamente o meu "ranking" digamos assim...e os meus motivos!

Não fazia ideia mas a versão mais equipada do CTR traz GPS...depois admiram-se do preço!Quero lá o GPS para alguma coisa só podem estar a brincar comigo[:D]

Não conheço bem o Leon, mas como todos já vi os seus interiores. Não me parecem tão maus, nem tão inferiores ao GTI.
Para sairmos daqui e não dar apenas a minha opinião, vamos "ouvir" a da Turbo, e para o GTI nem precisamos do Cupra, basta o FR:

http://turboonline.clix.pt/default.asp?CpContentId=327214

Lá podem-se ler passagens como:

"seria inesperado descobrir grandes diferenças entre o Leon e o Golf. A qualidade é semelhante"

ou

"Se o que procura é um desportivo, acreditamos que pense como nós: ao diabo o conforto, venha de lá um comportamento eficaz! E o Leon não esconde o seu lado lunar, pois revela-se duro e desconfortável para os passageiros. Sacrifício pequeno para conseguir fugir ao Golf GTI num dado percurso, onde curvas mais ou menos difíceis se mesclam com rectas e pequenos desvios feitos a fundo. Não quer isto dizer que o VW seja pouco eficaz. Não! O GTI é um carro com um comportamento extraordinário que envergonha muito desportivo de bolso ou até modelos que teriam a obrigação de serem mais rápidos que o Golf. Simplesmente, onde a dureza das suspensões do Seat permite maior eficácia e maior velocidade em curva, o mais suave e confortável VW obriga-nos a reduzir ligeiramente o andamento."

ou por fim

"
Conclusão
Leon é mais radical e... menos caro
Separar estes dois irmãos gémeos não foi tarefa fácil. Olhando simplesmente para a frieza dos números, o Leon é mais barato, consome ligeiramente
menos, trava melhor e tem um comportamento um pouquinho acima do Golf GTI. "

A mim bastou-me usar o Google e pesquisar. Afinal até há comparativos e de revistas com nome no nosso país, a dizer exactamente o contrário do que aqui se afirma: O GTI não ganha a todos, até agora e dos que li, perdeu todos.
Como já referi, a mim interessam-me os testes feitos nas nossas condições e nas nossas estradas, não em Inglaterra, ou noutros países, onde por vezes a própria afinação de suspensões, pneus, e condições de estrada, são diferentes dos de cá.

Depois de ler artigos como o da Turbo, não levem a mal por continuar a ter a mesma opinião.

Última edição:
Há pessoas que gostam de mandar bitaites apenas pelo prazer de provocar polémica..

Código:
[B]evo 092

[/B]Civic Type-R [IMG]http://www.evo.co.uk/images/rating_3_5.gif[/IMG]
Focus ST     [IMG]http://www.evo.co.uk/images/rating_4.gif[/IMG]
Mégane R26   [IMG]http://www.evo.co.uk/images/rating_5.gif[/IMG]
Leon FR      [IMG]http://www.evo.co.uk/images/rating_4.gif[/IMG]
Astra VXR    [IMG]http://www.evo.co.uk/images/rating_4.gif[/IMG]
Golf GTI     [IMG]http://www.evo.co.uk/images/rating_5.gif[/IMG]

Discordar não é criar polémica, é opinar!
Estou farto de ver esse resultado, obtido no UK e sempre pela mesma revista, que como já aqui foi demonstrado, para o mesmo modelo já deu pontuaçoes diferentes.[:blush:]
Alem de todos os factores diferentes de UK para cá, há ainda o preço, que cá será bem diferente de lá.
Para andar em Portugal, interessam-me testes efectuados cá, nas nossas estradas, com os nosos preços e não em Inglaterra ou na Lapónia.
Se algum dia pensar viver noutro país, talvez peça a ingleses ou esquimós, conforme o local para onde vá, que testem os modelos que me interessam.[;)]

Última edição:
Não conheço nenhum dos carros de que falas GTI e novo CTR, mas não me parece que o que dizem a generalidade dos testes coincida com o que dizes.

Nomeadamente é uma novidade absoluta que o GTI por ser muito certinho seja aborrecido. Enfim tu saberás [:cool:]

P.S.: é sempre bom sermos imaginativos [:blush:]

Não é imaginação, é estar bem informado e o que leio na imprensa, como na Auto Motor aqui:

http://www.automotor.xl.pt/0305/8000.shtm

" ...óbvio que o controlo de estabilidade desempenha sempre um papel importante neste domínio... Na verdade, o GTI é tão eficaz que acaba por retirar alguma emoção ao condutor, o qual pode mesmo ser levado a pensar que o automóvel faz tudo sozinho."

Será que só eu leio testes nas revistas nacionais? [:D]

Zé,

O GTI e tao certinho que no ultimo TD fui ao mato! :P

Ve tb o top gear com o GTI e ve o que acontece ao stig... ehehhehe... Pode ser mais permissivo... mas qd o apertas vais! ;)

Voltar
Superior