Novo Honda Civic Type-R

TEST DRIVE
8 DIAS, +/- 500kms

eu sou o idiota que em janeiro do ano passado trocou um ctr1 com 3,5 anos porque a minha mulher achava que queria ter uma accord.
comprei a tal accord, naturalmente uma i-ctdi.
ao fim de um mês "devolvi-a" ao concessionário para ver se se vendia.
esteve lá um mês e não se vendeu.
reprogramei-a na mbpower e fiz 33.000 kms entretanto.
este ano que passou serviu para confirmar que detesto o carro e para acentuar as saudades do ctr.
na semana passada recebi um telefonema da Soonda a dizer "tenho aqui um ctr para tu andares uns dias a ver se gostas".
(não, não vale a pena irem lá que eles não vos dão um ctr para andar uma semana. quem quer bons amigos...)
na 6ª feira fui buscá-lo.
não tinha lido nada do que a imprensa escreveu sobre o carro. limitava-me a saber que a evo o considerou um "downgrade" do ctr1 e que a top gear o considerava o melhor hot hatch. todavia, não sabia, como não sei hoje, quais os argumentos de uns e outros.
ora vamos lá ao que interessa

não vejo como é que quem conviveu com o ctr1 pode achar que o ctr2 é uma proposta menos interessante. senão, veja-se

1. não consigo perceber onde estão os 200kgs adicionais, que terão degradado o rácio peso potência mais de 15%. a modificação no escalonamento da caixa parece ser a resposta. o carro não parece andar nada menos que o ctr1. talvez só saindo de um para o outro se note.

2. a direcção, um dos defeitos do ctr1 não é melhor nem pior. é a mesma coisa.

3. o carro tem as rodas mais afastadas, uma melhor plataforma. parece-me mais imperturbável nas trajectórias.

4. o registo sonoro é outra nota muito, mas mesmo muito positiva, nesta evolução. isto é um detalhe muito pessoal. para mim a sonoridade assume uma parte muito importante da experiência (uma razão porque odeio diesel). houve, concerteza, alterações, quer ao nível da admissão, quer do escape, que tornam o carro ainda mais delicioso de ouvir.

5. a faixa de utilização vtec tem mais 1.000 rpm ou coisa parecida. é muito mais.

agora, com menos importância.

6. os interiores dão 10 a 0 ao ctr1. passaram de muito piores que a média para muito melhores que a média, ao nível estético. o pormenor mais notável é a aplicação metálica na parte superior das costas dos bancos da frente.

7. menos "road noise" também é uma vantagem

8. ao contrário, no ctr 1 com quase 70.000kms não havia nenhum barulho parasita. este, com pouco mais de 1.000, se o levamos para o paralelo é uma desgraça.

9. o fecho das portas, que tem um desenho extraordinário, é accionado por um comando de plástico com o pior "feel" que já experimentei, em toda a minha vida. parece que estou a usar um "passe-vite".

10. já gastei mais de €150 de sc/98. mas estou muito mais feliz que há uma semana atrás.

bom, e por aqui me fico.

durante o fim de semana vou devolvê-lo.

PS: a minha mulher quer que eu encomende um e fez-me a proposta mais do que indecente de ficar eu com a accord. o que é ainda mais curioso de notar é que nós só usamos um carro e que ter 2 significa ter um parado na garagem.

cmr nem penses duas x's [;)]

btw, subscrevo o problema dos ruidos parasitas :( Mas tudo o resto compensa.

a questão é o que fazer ao charuto da accord.
quanto ao ctr não tenho dúvidas que quero um.
embora, sempre que levar uma ratada de um megane r26 vá pensar: era um destes que devia ter comprado. por*a, mas a traseira é ainda mais feia que a do civic. e tenho de confessar que há alguma coisa de emocional na relação que tenho com ambas as marcas, que me faz preferir honda a renault, sem hesitações.

embora, sempre que levar uma ratada de um megane r26 vá pensar: era um destes que devia ter comprado. por*a, mas a traseira é ainda mais feia que a do civic. e tenho de confessar que há alguma coisa de emocional na relação que tenho com ambas as marcas, que me faz preferir honda a renault, sem hesitações.

Deixa lá tambem nao vai ser muito frequente encontrares R26´s por ai.

n compres o carro a pensar nas ratadas que poderias dar/levar, compra-o a pensar em curtir o carro. ;)

quanto à Renô-Honda, depois de um gajo experimentar o serviço pos-venda da Honda, acho que ja n sai de lá.

Essa questão dos ruídos parasitas é que me desilude. Não admito carros novos com ruídos parasitas!

Outra coisa estranha é o facto da direcção não ter evoluído (um dos pontos menos bons do anterior CTR). Tinha lido algures que a direcção estava com melhor "feeling". Mas pela palavras do cmr estou a ver vejo que não sofreu evolução.

Também já solicitei um test-drive ao CTR. Estou com alguma curiosidade em relação à dinâmica. Não só para avaliar a evolução/regressão face ao anterior como para compará-lo com o meu ATR.

Paulo eu tenho um civic "normal" e considerava que tinha uma boa direcção, até experimentar a direcção do ctr, n sei como era a do anterior, mas a deste está bastante boa. também gosto do sistema da direcção ficar mais pesada consoante a velocidade, o que permite circular a velocidades altas com o ctr sem se sentir oscilações na direcção.

Paulo eu tenho um civic "normal" e considerava que tinha uma boa direcção, até experimentar a direcção do ctr, n sei como era a do anterior, mas a deste está bastante boa. também gosto do sistema da direcção ficar mais pesada consoante a velocidade, o que permite circular a velocidades altas com o ctr sem se sentir oscilações na direcção.

Não estou a dizer que a direcção é má. Nas versões normais chega e sobra para as encomendas (já fiz um test-drive ao 1.8 assim que saíu cá em Potugal e não tenho nada a apontar).

Mas para um desportivo como o CTR exige-se mais "feeling", ou seja, que transmita de forma pura toda a informação da estrada e reacções do trem dianteiro. O anterior CTR podia ser melhor (não que fosse mau) neste aspecto. Por exemplo, a direcção do meu ATR é mais ao meu gosto. Tudo o que se passa com o trem dianteiro é fielmente transmitido ao condutor através da direcção.

Não estou a dizer que a direcção é má. Nas versões normais chega e sobra para as encomendas (já fiz um test-drive ao 1.8 assim que saíu cá em Potugal e não tenho nada a apontar).

Mas para um desportivo como o CTR exige-se mais "feeling", ou seja, que transmita de forma pura toda a informação da estrada e reacções do trem dianteiro. O anterior CTR podia ser melhor (não que fosse mau) neste aspecto. Por exemplo, a direcção do meu ATR é mais ao meu gosto. Tudo o que se passa com o trem dianteiro é fielmente transmitido ao condutor através da direcção.

Em minha opinião o anterior CTR era fraquinho neste particular. Creio mesmo que era um das seus aspectos menos bem conseguidos, mas habitualmente os japoneses não são muito bons neste ponto.

Um carro soberbo em termos de direção é o Mini, telegrafa tudo o que se passa com um rigor milimétrico.

quanto à Renô-Honda, depois de um gajo experimentar o serviço pos-venda da Honda, acho que ja n sai de lá.

nunca tive um renault. não posso avaliar a assistência.
a assistência da honda é de facto boa, mas acho que isso é capaz de variar um bocado de um concessionário para outro.
sou cliente do concessionário premiado nos últimos 4 anos como o melhor da rede.
[br:)] um grande viva daqui para a Soonda (setúbal+montijo)

oops...acho que isto é capaz de se parecer com publicidade.

nunca tive um renault. não posso avaliar a assistência.
a assistência da honda é de facto boa, mas acho que isso é capaz de variar um bocado de um concessionário para outro.
sou cliente do concessionário premiado nos últimos 4 anos como o melhor da rede.
[br:)] um grande viva daqui para a Soonda (setúbal+montijo)

oops...acho que isto é capaz de se parecer com publicidade.

o meu pai e o meu irmão sempre foram dos Renô's, eu por aqui sempre me mantive nos japunas (nunca fiquei mal servido), mas aos poucos vou conseguindo leva-los para os japunas, tanto que agora ja só há 1 renô cá por casa [kiss]

eu vou à Hondacar/Santogal de Mem Martins/Abrunheira e até agora 5* ;)

eu vou à Hondacar/Santogal de Mem Martins/Abrunheira e até agora 5* ;)

Tens tido sorte! Pelo que tenho testemunhado ao longo de vários anos, esse concessionário é dos piores da rede HONDA.

A Honda de facto tem, no geral, uma boa assistência. Mas existem excepções. E a Ondacar (escreve-se sem H) infelizmente é uma dessas excepções.

Eu moro na zona do Estoril, e vou a Lisboa fazer a assistência ao meu ATR. Qualquer concessionário de Lisboa é, na minha opinião, melhor que a Ondacar.

Tens tido sorte! Pelo que tenho testemunhado ao longo de vários anos, esse concessionário é dos piores da rede HONDA.

A Honda de facto tem, no geral, uma boa assistência. Mas existem excepções. E a Ondacar (escreve-se sem H) infelizmente é uma dessas excepções.

Eu moro na zona do Estoril, e vou a Lisboa fazer a assistência ao meu ATR. Qualquer concessionário de Lisboa é, na minha opinião, melhor que a Ondacar.

Não é o que tenho ouvido dizer, sempre ouvi que a assistência honda era muito reles, simpatia e cordialidade quase inexistentes (pelo menos aqui por baixo) a sorte é que por ser honda raramente avariam.

Não é o que tenho ouvido dizer, sempre ouvi que a assistência honda era muito reles, simpatia e cordialidade quase inexistentes (pelo menos aqui por baixo) a sorte é que por ser honda raramente avariam.

por onde tens andado? é que raramente se ouve dizer tal coisa, mas.................

tenho experiencia aqui do forum, pois basta ler este tópico desde o principio, para constactar o que estou a dizer, basta ver nesta pagina a falarem bem da soonda que é em setubal, portanto......
não preciso de conhecer os concessionários todos, basta ver o que o pessoal diz deles e em termos de satisfação dos clientes não tenho qualquer duvida que a honda está nos primeiros.

Aqui por baixo onde? Algarve?

Eu tenho experiência de vários anos (mais de quinze anos) com a assistência da HONDA, não me baseio no que os outros dizem. Sem ser perfeita (não existem boas assistências de marca em Portugal) é sem dúvida das melhores.

Comigo sempre foram cordiais e simpáticos, só que às vezes isso não chega (embora seja importante para resolver conflitos). O importante mesmo é serem competentes e resolverem os problemas com a maior celeridade possível. As garantias costumam funcionar muito bem na HONDA.

Mas lá está, existem concessionários que não estão à altura dos pergaminhos da asistência da HONDA. Pessoalmente não gostei nem do atendimento, nem do serviço da ONDACAR. Nunca mais lá voltei. Posso ter tido azar nesse dia, mas a verdade é que dois familiares meus que lá faziam a assistência também se queixavam da falta de qualidade desse concessionário. E assim sendo, já são coincidências a mais...

Pode ser que entretanto a ONDACAR tenha melhorado o seu serviço pós-venda. Como tal, nada como cada um avaliar o seu concessionário. O Pure Water parece estar satisfeito.

Mas a qualidade do serviço de um concessionário vê-se quando o nosso carro mostra alguma deficiência e na forma como é feito o diagnóstico à viatura e posterior resolução do problema. Fazer uma mera revisão de rotina (mudança de óleos, filtros, etc.) dá-nos apenas uma indicação muito reduzida da qualidade de serviço do concessionário.

pa eu até agora n tenho razão de queixas... sempre que vou lá o vendedor vai cumprimentar, o chefe da oficina tb e bastante simpático (tal como toda a gente no stand), o serviço é excelente (mandam sms's a avisar quando o carro está pronto duma revisão, etc), portanto até agora n tenho nada a apontar. Eu antes tava na Mitsu (que tb n tinha mau serviço), mas até agora estou tão satisfeito com o serviço prestado na Honda, que dificilmente sairei de lá. Inclusivé, o meu pai agora que tb tem um Honda, está bastante contente com o serviço, e diz que é muito melhor do que o da Renault.

Paulo, por acaso lá na Ondacar, uma vez um gajo da National Car bateu no carro do meu irmão (que estava la parado a espera duma revisão) LOL , não foi propriamente culpa da Honda (foi mais do labrego que ia a conduzir a carrinha), mas ficaram logo todos chateados com a bronca.

Voltar
Superior