Eu pessoalmente nunca compraria um importado, a ideia de que lá fora é mais barato a mim tira-me as voltas à cabeça, quem o vende do país de origem, tira o seu lucro (e duvido muito que dê garantia, portanto, é fácil livrar-se de carros que ninguém quer comprar, não é que seja este um caso desses mas existem muitos), depois, o vendedor de cá tira o seu lucro, se já tiver km martelados, ele não tem nada a ver com isso.
Outra coisa é que, os novos estão caros, mas são carros que as primeiras manutenções só acabam por ser feitas ao fim de 1 ou 2 anos, ao passo que um usado, pode ter ao fim de poucos meses, e nos meses seguintes. Nos poucos clientes que já tive, já levei trampa por trocarem um 307 novo por um A3 usado pelo mesmo preço, e sinceramente não percebo porquê, porque além de dar problemas mais cedo, a manutenção é bem mais cara!
Um assunto menos directo com o topico, é que o mercado automóvel em Portugal está a cair a olhos vistos e devido a importados, de um ponto de vista é tentador comprar um carro lá fora mais barato, mas outro é que lá fora vendem os carros novos e mandam os velhos para cá...
Já vi umas histórias esquisitas inclusivé, alguns mais distraidos que compram carros lá fora, BMW's e AUDI's quem nem vidros electricos trazem...