O "arrependimento" GPL

Não é por se ter um bom carro e ter dinheiro para o comprar que deixa de haver necessidade de poupar. Conheço uma pessoa que tem um range rover sport e numa revisão qualquer puseram-lhe umas escovas que custavam perto de 230€. Ele mandou tirá-las e até fez algum banzé - foi a uma loja de peças automóveis e gastou 50€ numas escovas já mais que óptimas que não são entrada de gama nem nada que se pareça. Conheço simultâneamente uma pessoa que trabalha nessa mesma oficina que ficou muito escandalizado pelo facto dessa pessoa ter um v8 e não querer gastar dinheiro em escovas. Eu expliquei-lhe que há uma diferença entre usufruir de um bom serviço e ser completamente roubado à descarada. E não é por as pessoas terem dinheiro que não devem fazer uma gestão minimamente racional do dinheiro senão não há fortuna que dure.

Desculpem o offtopic
vindaloo, nem mais, completamente de acordo apr:)

Não é por se ter um bom carro e ter dinheiro para o comprar que deixa de haver necessidade de poupar. Conheço uma pessoa que tem um range rover sport e numa revisão qualquer puseram-lhe umas escovas que custavam perto de 230€. Ele mandou tirá-las e até fez algum banzé - foi a uma loja de peças automóveis e gastou 50€ numas escovas já mais que óptimas que não são entrada de gama nem nada que se pareça. Conheço simultâneamente uma pessoa que trabalha nessa mesma oficina que ficou muito escandalizado pelo facto dessa pessoa ter um v8 e não querer gastar dinheiro em escovas. Eu expliquei-lhe que há uma diferença entre usufruir de um bom serviço e ser completamente roubado à descarada. E não é por as pessoas terem dinheiro que não devem fazer uma gestão minimamente racional do dinheiro senão não há fortuna que dure.

Desculpem o offtopic

É um dos grandes problemas que este fórum tem, uma grande maioria das pessoas tem dificuldades em perceber o que explicaste, desde quando é que ter dinheiro é sinónimo de obrigatoriedade de desperdiçar dinheiro? Aliás desperdiçar dinheiro é o primeiro passo para deixar de o ter.

E isto vem directamente de encontro ao GPL, porque é que não podem haver grandes máquinas a GPL? Porque é que é um crime ter um M5 a GPL? Se temos dinheiro para um M5 obrigatoriamente temos pagar a gasolina a 1.65 mesmo que exista uma opção mais barata?

E isto vem directamente de encontro ao GPL, porque é que não podem haver grandes máquinas a GPL? Porque é que é um crime ter um M5 a GPL? Se temos dinheiro para um M5 obrigatoriamente temos pagar a gasolina a 1.65 mesmo que exista uma opção mais barata?
Simples, porque o GPL é o combustivel dos pobres... ou seja, se compras um M5 e o pões a GPL és um triste que não tens onde cair morto que só compraste o carro pra te mostrares à vizinhança e agora metes GPL pois não o consegues sustentar [:)][:p]

Seguindo esta lógica, quem compra carro a diesel é um pobretanas tambem, que comprou um carrão e como não tem dinheiro pra gasolina, comprou a diesel que é mais barato (o combustivel)...

Rantamplan: já te passou pela cabeça que o Maserati usado pode ser do preço de tantas e tantas berlinas Diesel que se vendem?

Mas vendo por outro lado, é precisamente nestes carros que mais compensa, pois poupar metade do custo de deslocação em tão grandes consumos é muito dinheiro mesmo.
E estes carros por vezes fazem viagens longas.

Eu quando instalei, estava um Classe S V8 a instalar também.

Subscrevo totalmente a forma de ver as coisas de que não é por se gastar muito dinheiro na compra de um carro que depois se tenha de gastar muito a mantê-lo, seja em combustível ou em manutenção (excepto no lógico e inevitável, como quantidade de litros de óleo e afins).

No entanto há uma diferença que é um "pormaior" que essa comparação com os diesel "grandes" esquece:

- é que o V8 Turbo Diesel nasce assim, e não há qualquer alteração ao que sai de fábrica.

A analogia correcta seria mais algo do estilo de comprar o S420 CDI, e depois alimenta-lo a óleo de fritar batatas usado, nem que se tivesse de fazer umas adaptações nos injectores para se aguentarem melhor com o combustível utilizado.

A conversão para GPL é uma adaptação, e funcione igual ou melhor do que a gasolina, é uma alteração à alimentação do motor.

Seja aqui ou em qualquer outro lado, o combustível principal é a gasolina e não o GPL.
Os motores são genericamente concebidos a afinados para funcionar a gasolina, não a GPL.

O facto de funcionarem a GPL (e bem, através da melhoria contínua dos sistemas de injecção de gás) não elimina o facto de ser essa adaptação, e em Portugal temos ainda uma lei penalizadora do GPL em termos de conceito, pelos motivos sobejamente conhecidos.

Daí que comparar o Maserati a GPL com um S420 CDI (ou afins) a diesel não é a mesma coisa.
Em termos da "imagem" que se cria, é algo mais parecido como ver o dono do S420 CDI a andar de restaurante em restaurante a levantar óleo usado para depois o filtrar em casa nos seus métodos artesanais como forma de gastar menos dinheiro em combustível.

Eu sei que a comparação é excessiva, mas que não é exactamente a mesma coisa, não é!

Dito isto, não me chateava nada de andar a queimar GPL numa RS4 (tirando os restantes custos de manutenção de um animal desses, desde IUC ao resto).

Mas mesmo nada :)

Nessa gama de veículos tens de fazer as contas à gasolina 98, normalmente em bombas "premium" porque quem os tem recusa-se a abastecer nos hipers. A diferença mesmo para o GPL mais caro (82 cêntimos por litro) é abismal principalmente para quem anda no dia-a-dia com o carro. Conheço alguns casos de maquinões que andam no dia-a-dia a GPL (falo de V6, V8, V10 ou V12, não de motores de rega) [;)]

Desculpem o offtopic

Parece-me totalmente on-topic e concordo inteiramente, já que eu faria exactamente o mesmo que essa pessoa fez, e sem vergonha nenhuma.

Convém não esquecer que o GPL está claramente discriminado em Portugal, quer pelo autocolante, quer pelo ficar na rua de certos parques de estacionamento.

Ainda hoje vi um celica de 1991, vermelho, todo bonito e brilhante a rolar com o dístico azul atrás.
Não me fez confusão nenhuma, como não me faz em carro (quase) nenhum.

Mas a visão da maioria das pessoas sobre o GPL é má (em Portugal), dê-se a volta que se quiser dar.

Tenho um amigo que está relativamente bem na vida, tendo os seus negócios, a sua casa (não exageradamente grande, mas com uma boa piscina), e o seu carro é um Honda Civic 1.8 com o nível de equipamento máximo disponível.

Sendo o trabalho dele directamente ligado a números e rentabilidade, não acredito que ele colocasse sequer a hipótese de converter o seu Civic (mesmo fazendo 20.000 km/ano), já que todas as questões associadas ao GPL não o convencem.

Falamos de uma pessoa que não terá grandes manias, já que podia ter comprado um premium novo com alguma facilidade, e escolheu o Civic.

Na sua casa, cheguei a comentar com ele que a iluminação escolhida para a cozinha era muito bonita, mas deveria ter custos elevados (já que não pode funcionar com lâmpadas eco).

A resposta dele foi: mas esta luz tem outra tonalidade, e há certas coisas em que eu não coloco a economia em primeiro lugar.

Contrariar isto não me parece possível. [;)]

Não tem ciência alguma, basta que o carro esteja parado ( sim, parado com o motor desligado ) para se sentir o cheiro característico que liberta. Quem nunca o sentiu está a mentir ou tem as narinas completamente bloqueadas.

[:D][:D][:D] Tens toda a razão é mesmo verdade isso!! (don't feed the troll...)

E andão alguns a treinar cães para cheirar explosivos, drogas e doenças...este sr deve saber o que se passa em Marte aqui da terra só pelo cheiro[:D]

Nessa gama de veículos tens de fazer as contas à gasolina 98, normalmente em bombas "premium" porque quem os tem recusa-se a abastecer nos hipers.(...)

Experimenta vir cá abaixo à bomba do Jumbo de Cascais, e vais ver o desfile de maquinões a abastecer...[;)]

Não tem ciência alguma, basta que o carro esteja parado ( sim, parado com o motor desligado ) para se sentir o cheiro característico que liberta. Quem nunca o sentiu está a mentir ou tem as narinas completamente bloqueadas.

O que tu cheiraste foi uma fuga de gás num carro a GPL, algo que não pode acontecer nem é regra geral em nenhum carro a GPL. Pelo teu raciocínio andavam equipas destas a verificar os carros:

swat-team-receives-explosives.jpg

Parece-me é ingénuo não ententeres que fugas de combustível todos os carros têm, o meu já teve uma fuga de gasolina por uma anilha (vertia umas gotas) e na última vez que fui à inspecção com o carro estava um C4 comercial que vertia umas gotas de gasóleo no chão a cada passo. E passou!!! :sh)
O GPL Auto por si só não tem cheiro, tem sim um aditivo para lhe conferir esse cheiro e para ser muito facilmente detectado. Agora o GPL dissipa-se facilmente no ar enquanto a gasolina ou gasóleo ficam numa poça no chão até que alguém lhe chegue um fósforo durante muito mais tempo. Agora fiquei a entender como podias tu achar os carros a GPL poluentes, tinha de ser algo sem o mínimo sentido o que estavas para aí a dizer [:D]

Última edição:
Parece-me é ingénuo não ententeres que fugas de combustível todos os carros têm, o meu já teve uma fuga de gasolina por uma anilha (vertia umas gotas) e na última vez que fui à inspecção com o carro estava um C4 comercial que vertia umas gotas de gasóleo no chão a cada passo. (...). Agora o GPL dissipa-se facilmente no ar enquanto a gasolina ou gasóleo ficam numa poça no chão até que alguém lhe chegue um fósforo durante muito mais tempo. Agora fiquei a entender como podias tu achar os carros a GPL poluentes, tinha de ser algo sem o mínimo sentido o que estavas para aí a dizer [:D]

Vou-te sugerir uma experiência. Experimenta deitar umas gotas seja de gasóleo, seja de gasolina para o chão, de seguida experimenta deitar um fósforo ou um cigarro para cima e vê o que acontece.

Depois e esta não experimentes, acender um cigarro num local fechado onde haja uma fuga de gás como por exemplo um carro, e o que não falta é gente a fumar nos carros.

Consegues adivinhar o resultado em ambos os casos não consegues?

Vou-te sugerir uma experiência. Experimenta deitar umas gotas seja de gasóleo, seja de gasolina para o chão, de seguida experimenta deitar um fósforo ou um cigarro para cima e vê o que acontece.

Depois e esta não experimentes, acender um cigarro num local fechado onde haja uma fuga de gás como por exemplo um carro, e o que não falta é gente a fumar nos carros.

Por alguma coisa os circuitos de gas nos carros tem o nível de exigência que têm. E por alguma razão não podem estacionar em locais fechados. AH mas espera. Eles tiram o dístico e estacionam na mesma.
Por acaso já se pergunatram o pk desssa exigências? De certeza que não foram parvos que as fizeram. MAs enfim. É deixa-los andar ( e baratinho pelo que dizem)

pois, no resto do mundo são todos burros que podem estacionar em subterraneos e nem têm disticos.
o gas de facto é muito perigoso, nem é utilizado na maioria das casas nem nada, só é perigoso nos carros explode por tudo e por nada.[:D]

Mas haver uma fuga de gas num carro a GPL nao é algo comum nem la perto, se aconteceu é caso isolado.

O que nao quer dizer que nao haja fuga de gases da Gasolina tambem por exemplo, e que tem o mesmo efeito que fuga de gas. Bastar ir a uma gasolineira para se sentir os gases dos combustiveis. Ainda ha bombas com o sinal proibido falar ao telemovel dentro da gasolineira, apesar de nao acontecer nada se falarmos.

Por alguma coisa os circuitos de gas nos carros tem o nível de exigência que têm. E por alguma razão não podem estacionar em locais fechados. AH mas espera. Eles tiram o dístico e estacionam na mesma.
Por acaso já se pergunatram o pk desssa exigências? De certeza que não foram parvos que as fizeram. MAs enfim. É deixa-los andar ( e baratinho pelo que dizem)

Pq somos um país de ignorantes e paranóicos.

Temos botijas de gás dentro de casa, deitadas, ligadas por um tubo de borracha muitas vezes com 20 anos, sem ventilação, viramos ao contrário quando "perdem a força" e ninguém se rala.

Um sistema com depósito de aço espesso, com tubagem de cobre, válvulas de segurança com redundância tripla, inspeccionado é perigoso.

Vê a lista de países em que é proibido estacionar carros a GPL dentro de parques.
E com a quantidade de criminosos que o fazem cá, é estranho não haver explosões todos os dias.

O que nao quer dizer que nao haja fuga de gases da Gasolina tambem por exemplo, e que tem o mesmo efeito que fuga de gas.

Aqui é que te enganas amigo [;)]

Não que uma fuga de gasolina não possa ser perigosa como todos sabemos. Mas podes fumar a um metro de um garrafão de gasolina aberto num espaço fechado com uma probabilidade de ignição mesmo mínima. Já num espaço onde haja uma fuga de gás nem pensar nisso. Mas eu não estou a ser anti-gpl. É por isto e como já referiram os sistemas de gás nos carros têm normas de segurança exigentes e só tem de ser.

Para haver uma explosão é necessário um volume entre 6 e 15% de gás, no total da divisão, para conjugar com o restante oxigénio.
Ou seja, num parque de estacionamento, ainda é preciso bastante gás acumulado para isso acontecer.

Já para a gasolina, basta haver contacto com uma fonte de ignição, uma faísca qualquer, para haver fogo.
Com o gasóleo não é tão facil.

Última edição:
É um dos grandes problemas que este fórum tem, uma grande maioria das pessoas tem dificuldades em perceber o que explicaste, desde quando é que ter dinheiro é sinónimo de obrigatoriedade de desperdiçar dinheiro? Aliás desperdiçar dinheiro é o primeiro passo para deixar de o ter.

Sem duvida, n é a "dar" dinheiro a terceiros q se faz dinheiro. De qq modo ha um meio termo, ja q tb conheço alguns q dao +150000€ por um carro mas depois n querem gastar na manutençao essencial.
Qt ao M5, esse tipo de compras normalmente sao emotivas e apaixonadas, sendo q o consumo é das ultimas coisas em q se pensa.

Pq somos um país de ignorantes e paranóicos.

Temos botijas de gás dentro de casa, deitadas, ligadas por um tubo de borracha muitas vezes com 20 anos, sem ventilação, viramos ao contrário quando "perdem a força" e ninguém se rala.

Um sistema com depósito de aço espesso, com tubagem de cobre, válvulas de segurança com redundância tripla, inspeccionado é perigoso.

Vê a lista de países em que é proibido estacionar carros a GPL dentro de parques.
E com a quantidade de criminosos que o fazem cá, é estranho não haver explosões todos os dias.
Concordo, somos regra geral conservadores e bastante preconceituosos mas por vezes n justifica mesmo, ou em termos economicos ou simplesmente pq, como no exemplo descrito das lampadas da cozinha, a componente economica n é uma prioridade.

É por isso que somos dos poucos paises da Europa que tem essas restrinçoes... vamos ver que mais de metade da Europa é louca.

Aqui é que te enganas amigo [;)]

Não que uma fuga de gasolina não possa ser perigosa como todos sabemos. Mas podes fumar a um metro de um garrafão de gasolina aberto num espaço fechado com uma probabilidade de ignição mesmo mínima. Já num espaço onde haja uma fuga de gás nem pensar nisso. Mas eu não estou a ser anti-gpl. É por isto e como já referiram os sistemas de gás nos carros têm normas de segurança exigentes e só tem de ser.

Nunca experimentei ter uma fonte de igniçao ao pe de gasolina nem de gas, por isso se dizes acredito [;)]

Voltar
Superior