Rantamplan: já te passou pela cabeça que o Maserati usado pode ser do preço de tantas e tantas berlinas Diesel que se vendem?
Mas vendo por outro lado, é precisamente nestes carros que mais compensa, pois poupar metade do custo de deslocação em tão grandes consumos é muito dinheiro mesmo.
E estes carros por vezes fazem viagens longas.
Eu quando instalei, estava um Classe S V8 a instalar também.
Subscrevo totalmente a forma de ver as coisas de que não é por se gastar muito dinheiro na compra de um carro que depois se tenha de gastar muito a mantê-lo, seja em combustível ou em manutenção (excepto no lógico e inevitável, como quantidade de litros de óleo e afins).
No entanto há uma diferença que é um "pormaior" que essa comparação com os diesel "grandes" esquece:
- é que o V8 Turbo Diesel nasce assim, e não há qualquer alteração ao que sai de fábrica.
A analogia correcta seria mais algo do estilo de comprar o S420 CDI, e depois alimenta-lo a óleo de fritar batatas usado, nem que se tivesse de fazer umas adaptações nos injectores para se aguentarem melhor com o combustível utilizado.
A conversão para GPL é uma
adaptação, e funcione igual ou melhor do que a gasolina, é uma alteração à alimentação do motor.
Seja aqui ou em qualquer outro lado, o combustível principal é a gasolina e não o GPL.
Os motores são genericamente concebidos a afinados para funcionar a gasolina, não a GPL.
O facto de funcionarem a GPL (e bem, através da melhoria contínua dos sistemas de injecção de gás) não elimina o facto de ser essa adaptação, e em Portugal temos ainda uma lei penalizadora do GPL em termos de conceito, pelos motivos sobejamente conhecidos.
Daí que comparar o Maserati a GPL com um S420 CDI (ou afins) a diesel não é a mesma coisa.
Em termos da "imagem" que se cria, é algo mais parecido como ver o dono do S420 CDI a andar de restaurante em restaurante a levantar óleo usado para depois o filtrar em casa nos seus métodos artesanais como forma de gastar menos dinheiro em combustível.
Eu sei que a comparação é excessiva, mas que não é exactamente a mesma coisa, não é!
Dito isto, não me chateava nada de andar a queimar GPL numa RS4 (tirando os restantes custos de manutenção de um animal desses, desde IUC ao resto).
Mas mesmo nada