O "arrependimento" GPL

Por alguma coisa os circuitos de gas nos carros tem o nível de exigência que têm. E por alguma razão não podem estacionar em locais fechados. AH mas espera. Eles tiram o dístico e estacionam na mesma.
Por acaso já se pergunatram o pk desssa exigências? De certeza que não foram parvos que as fizeram. MAs enfim. É deixa-los andar ( e baratinho pelo que dizem)
Depois dos teus fantásticos posts acerca de médias, espalhaste ao comprido com este...

Os circuitos de gás nos carros tem o nivel de exigência que têm para serem seguros, e podes crer que são bem mais seguros que os sistema gasolina ou diesel. Dou-te um exemplo, tenho mais confiança no sistema GPL do meu carro que no sistema de gasolina, porquê? Porque de cada vez que o carro vai à oficina GPL é feito um teste de fugas, quantas vezes foi feito esse teste ao teu? Se houver uma fuga de gasolina no meu carro, eu só a descubro se vir uma mancha no chão ou o ponteiro da gasolina a descer, no GPL havendo fuga, o sistema desliga-se (a válvula de pressão corte a passagem), sim caso não saibas, o sistema GPL é composto por duas válvulas de corte automáticas e uma manual.

Porque não se estaciona em locais fechados? Porque os tugas é que sabem meu caro, nos outros países (até mais avançados que o nosso) pode-se, mas não, eles são é malucos...

Diz-me uma coisa? Tens gás em casa? Ou cozinhas e aqueces a água do banho a electricidade? Quantas vezes mandaste verificar as tubagens? Um teste ao esquentador e fogão? Nenhuma aposto... e tens problemas com os carros a GPL? Por favor...
Tens medo que haja uma fuga de gás de um carro a GPL e o parque de estacionamento rebente? Tens ideia da percentagem de gás acumulado necessário para explodir? O meu depósito não enche um piso pra isso, alem do mais, como já referi, havendo uma fuga, o sistema fecha.

Para finalizar, eu sei que o GPL não é a melhor invenção a seguir à roda, mas se não gostam (ou não percebem, não querem perceber, querem continuar a viver na idade da pedra, whatever...) não tentem impingir conversas de café...

P.S.- Eu retiro o distico e estaciono em subterrâneos! Estou a infringir a lei? Sim estou... se nunca infringiste o código da estrada podes atirar a primeira pedra... e sim, pra mim é mais criminoso circular a 80/100 numa localidade que colocar um carro a GPL num subterrâneo... até porque toda a gente sabe que quem fez essas leis não são parvos, parvos são os governos de outros países que permitem tal atrocidade...

Autohoje - Notícias, testes, comparativos, fotos, vídeos e preços de carros - GPL é perigoso?

Alguém tem esta edição da AutoHoje?
Assim digitalizava o extenso artigo sobre a segurança do GPL e colocava-o aqui para desmistificar os receios de quem acha credível a legislação portuguesa face ao GPL Auto (que só encontra par com a Hungria).
Eu tenho bem mais medo do depósito de gasolina e das suas fugas do que do depósito do GPL.

Somos um país desmazelado em tudo mas quando se metem lobbys ao barulho o excesso de zelo é gritante e ridículo.
Que tal este autocolante, é explicito o suficiente? Os outros carros movidos a outros combustíveis também não incendeiam?

27082010202409.jpg

Quem tem medo que os carros a GPL rebentem do nada que ande a gasolina ou a gasóleo e que reze para a lei do dístico do GPL não acabar.
Visto que a lei apenas existe em Portugal e Hungria, chegará o dia em que algum estrangeiro vai questionar o porquê de ainda existir e não vão haver respostas credíveis.
Eles iam já chegar a Portugal com carros a GPL e iam a correr colocar a palhaçada do dístico.

Última edição:
Já agora há dados concretos sobre o número de carros convertidos, neste caso percentagem em relação a motores a gasolina para os vários países da UE?

Para saber por exemplo onde é que as pessoas utilizam mais gpl na europa.

Assumo que portugal esteja na cauda mas nada como ver uma tabelazinha [;)]

Eu só estou a pedir porque calculo que tenhas isso debaixo da língua, se não tiveres eu procuro.

na Alemanha já foi lançada a VW passat 1.4 a gás natural, que não deve ser muito diferente do GPL.
eu se tivesse de trocar o meu civic 1.8 a GPL desde novo (agora com 130.000km) pensava nessa possibilidade, pois ou tentava encomendar o carro num stand VW ou tentaria importar novo, pois a alteração de gas natural para GPL é facil.

Presumo que estás a falar sem qualquer conhecimento de causa, ou então estás a falar em esquentadores.

Um veiculo a CNG /gas natural) é em tudo diferente de um a GPL. Desde o/os reservatórios diferentes, injectores pressão de funcionamento, etc.

Quanto aos postos com GPL-Auto, e para desmistificar certas parvoices que leio em foruns da "especialidade", nem todos os postos podem ter GPL-Auto. Existem distâncias de segurança e exigencias na legislação que fazem com que só seja possivel em areas de serviço com areas razoaveis.
Além de que, existem uns 50 projectos das tres grandes para licenciar postos de GPL-Auto, que andam nas camaras municipais há dois anos para finalizar.

Pq somos um país de ignorantes e paranóicos.

Temos botijas de gás dentro de casa, deitadas, ligadas por um tubo de borracha muitas vezes com 20 anos, sem ventilação, viramos ao contrário quando "perdem a força" e ninguém se rala.

Um sistema com depósito de aço espesso, com tubagem de cobre, válvulas de segurança com redundância tripla, inspeccionado é perigoso.

Vê a lista de países em que é proibido estacionar carros a GPL dentro de parques.
E com a quantidade de criminosos que o fazem cá, é estranho não haver explosões todos os dias.

Ninguém se rala, calma!
São gastos anualmente milhares de euros em informação vinculada aos clientes, mas ninguém pode entrar em tua casa para te obrigar a tomares cuidado.
E já agora a norma de construção das garrafas de gás é ainda mais exigente em certos aspectos que a dos reservatórios de GPL-Auto.
Aproveito para deixar a mensagem, que quem deita as garrafas de gás em funcionamento está a fazer uma coisa PERIGOSSISIMA. Poderá chegar gás em fase liquida a um aparelho de quima o que resultaria numa chama quase 400 x maior. Não o façam NUNCA.

Quanto ao que é mais perigoso, gasolina, gás, etc...
Meus senhores antes de dizer alarvidades, convem perceber que as legislações embora as possamos achar demasiado conservadoras também não foram feitas ao calhas.
Para existir uma explosão tem que haver tres elementos, combustivel, oxigenio e um ponto de ignição. E só há inflamação se os a mistura entre o combustivel e o oxigénio estiver dentro dos intervalos de inflamabilidade. Falarem em deitar cigarros para gasolina e whiskas saquetas blabla bla, é truques para impressionar bombeiros. O gás tem até limites de inflamabilidade mais apertados (menos perigosos) que a gasolina por exemplo, mas como à pressão atmosferica está em fase gasosa torna-se mais perigoso.
Vou dar uma novidade, há milhoes de casas com gás neste país, e aposto que uma % consideraverl delas tem fugas nas suas instalações! Fugas pequenas, que facilmente dissipadas no ar nunca chegam a ser um perigo real e que só são detectadas com um teste de estanquidade. Quando está vento não conseguem acender um isqueiro pois não...

Última edição:
Já agora há dados concretos sobre o número de carros convertidos, neste caso percentagem em relação a motores a gasolina para os vários países da UE?

Para saber por exemplo onde é que as pessoas utilizam mais gpl na europa.

Assumo que portugal esteja na cauda mas nada como ver uma tabelazinha [;)]

Eu só estou a pedir porque calculo que tenhas isso debaixo da língua, se não tiveres eu procuro.

Números actuais no caso da Polónia serão 2,5 milhões no final deste ano:
The Warsaw Voice

No do UK são aproximadamente 160 000 (não compensa tanto o GPL lá como cá):
Cut petrol prices

Na Coreia do Sul em 2009 já era 2,5 milhões de carros a GPL:
Autogas

Depois coloco mais países

Para quem aí atrás falou de gás natural, tenho familiares na Alemanha que têm uma Zafira 1.6 GNV, a gás natural. Erdgas como eles dizem.

Já andei no carro, como pendura, e... medo. Com 4 pessoas, e sem bagagem, numa estrada de montanha, com alguma inclinação, mas nada do outro mundo, foi necessário reduzir até uma 2ª. :S Pareceu-me que tinha pouca força. Será do combustivel?
Ainda assim os meus familiares estão muito contentes devido ao que poupam. Para eles é o mais importante.

Por cá, em veiculos, ainda só vi autocarros a gás natural.

Entretanto... tenho a instalação GPL marcada para a minha viatura. Ah e tal.

Ninguém se rala, calma!
São gastos anualmente milhares de euros em informação vinculada aos clientes, mas ninguém pode entrar em tua casa para te obrigar a tomares cuidado.

"OffTópic"
Casas com instalações a gás em que as mesma já tenham sido instaladas a mais de 20 anos ,após esse período, estão sujeitas a uma inspecção periódica obrigatória de 5 em 5 anos por empresas acreditadas!

De acordo com o disposto no art.º 13º o D.L. 521/99 de 10 de Dezembro e com o art.º 3º da Portaria 362/2000 de 20 de Junho, as instalações de gás estão sujeitas de inspecções periódicas:

Para quem aí atrás falou de gás natural, tenho familiares na Alemanha que têm uma Zafira 1.6 GNV, a gás natural. Erdgas como eles dizem.

Já andei no carro, como pendura, e... medo. Com 4 pessoas, e sem bagagem, numa estrada de montanha, com alguma inclinação, mas nada do outro mundo, foi necessário reduzir até uma 2ª. :S Pareceu-me que tinha pouca força. Será do combustivel?
Ainda assim os meus familiares estão muito contentes devido ao que poupam. Para eles é o mais importante.

O Gás natural é de facto uma opção que considero pior que o GPL Auto principalmente para veículos ligeiros, mas ainda assim prefiro 1000x aos diesel porque tem melhores custos para o utilizador e contorna os típicos feitios dos diesel que por muito que se escondam, estão sempre lá.

O maior problema são os depósitos enormes:

Auch-die-Limousine-gibt-es-mit-Erdgas-Ausruestung.jpg

Eine-Erdgasflasche--links--blau--liegt-vor-dem-Benzintank--zwei-dahinter.jpg

800px-Brazilian_Fiat_Siena_TetraFuel_four_views.jpg

WAK_2009-08_Erdgas_tanken.jpg

Depois o gás está armazenado a uma pressão muito superior à do GPL e mesmo assim não são proibidos de entrarem em subterrâneos ou obrigados a usarem um autocolante como os a GPL são cá.

Depois um carro a gás natural perde bastante em desempenho para um a GPL, que com injecção líquida directa de última geração consegue bons ganhos de performance mesmo face à gasolina 98 ou até à de 100 octanas.
Acho que em veículos pesados o gás natural é de facto uma boa alternativa para substituir os diesel (igual economia, muito menos ruído e poluição) mas nos ligeiros o GPL é de longe melhor.

man-erdgas-gelenkbus-die-werbung-51539.jpg

Na Alemanha ou Brasil por exemplo o mercado do Gás Natural tem grande atenção por parte das marcas, para mim é uma alternativa válida mas que perde muito para o GPL. Acho que a principal aposta é mesmo por ser a alternativa que menos CO2 emite, até do que o próprio GPL. E hoje em dia CO2 é ouro para as marcas explorarem.

COMPARISON-WELL-TO-WHEEL-EMISSIONS.jpg

Fica apenas a minha opinião, isto do sector automóvel e transportes vai mudar muito nos próximos anos. Principalmente quando os eléctricos e híbridos entrarem a sério, para já ainda é só conversa.
Quantas mais alternativas para moverem os veículos melhor, não podemos ficar amarrados à gasolina e gasóleo principalmente quando 70% dos carros em Portugal já são a gasóleo e 9 em cada 10 vendidos também usam esta alternativa (a mais poluente e dependente do petróleo). Noutro país isto já se tinha equilibrado para repartir o mercado, cá vão deixar chegar ao limite.

Última edição:
"OffTópic"
Casas com instalações a gás em que as mesma já tenham sido instaladas a mais de 20 anos ,após esse período, estão sujeitas a uma inspecção periódica obrigatória de 5 em 5 anos por empresas acreditadas!

De acordo com o disposto no art.º 13º o D.L. 521/99 de 10 de Dezembro e com o art.º 3º da Portaria 362/2000 de 20 de Junho, as instalações de gás estão sujeitas de inspecções periódicas:

Estava a falar de garrafas.
E mesmo as que têm instalações de gás, depois de passarem os 20 anos, quem os obriga a efectuar as inspecções?

A legislação também eu a sei de cor.

Qual?
Qual é o fornecedor de gás que pede a inspecção periódica à instalação?
Não conheço nenhum.

Olha que a ligação/religação, não é inspecção periódica, atenção.

Eu sei disso , mas quando recebia a carta da EDPGás a referir as inspecções obrigatórias e os seus prazos ,foi me informar e de acordo a senhora eles podem se recusar a fornecer o Gás , caso alguns dos exemplos abaixo indicados não estejam a ser cumpridos!

Qual a periodicidade das inspecções?
2 Anos , para as instalações afectas a industria turística e de restauração, escolas, hospitais e outros serviços de saúde, quartéis e quaisquer estabelecimentos públicos ou particulares com capacidade superior a 250 pessoas;
3 Anos , para instalações industriais com consumos anuais superiores a 50.000m3 de gás natural, ou equivalente noutro gás combustível;
5 Anos , para as instalações de gás executadas há mais de 20 anos e que não tenham sido objecto de remodelação.

Há mais alguma inspecção obrigatória para além das anteriormente referidas?
Sim há. Nos casos de:
• Alteração no traçado, na secção ou na natureza da tubagem, nas partes comuns ou no interior dos fogos;
• Fuga de gás;
Novo fornecimento de gás.
Alertamos para o facto de além das coimas aplicáveis, a falta de inspecção poder implicar a anulação das apólices de seguro do imóvel, com a consequente responsabilidade civil e criminal dos proprietários, ou aqueles que nos termos da lei tenham a obrigatoriedade de requerer as inspecções.

Mas ok ,das intenções a prática vai um grande diferença..!

Por norma os motores a gás natural à venda têm consideravelmente menos potência que a gasolina.

Nunca fiz as contas mas penso que será apenas para não ter consumos altíssimos já que quem compra um carro a GN à partida será para poupar (e é um problema também porque os depósitos não levam por aí além) e para ter um menor desgaste (uma vez que à partida quem compra um carro a GN irá fazer muito mais Kms que se comprasse a gasolina). Em teoria o GN permite mais rendimento que a gasolina.

Por serem vendidos com potência reduzida também se costumam vender de cilindradas mais altas, por exemplo a Volvo (dos fabricantes que mais investe em combustíveis alternativos) oferece frequentemente versões a etanol, GPL ou GN dos seus modelos, mas por norma sempre com motores à volta dos 2l.

Última edição:

Com certeza deve-se ao facto de ser um carro pesado com um motor "fraco", um 1.6 numa Zafira carregada não faz milagres... De qualquer maneira, para quem prefere economia a performances, tá muito bom.

Quanto a veículos a GN, tens tambem (pelo menos em Lisboa) os camiões do lixo [;)]

essa tabela tem aí umas coisa esquisitas ou sou eu que estou a ver mal a coisa, como é possivel o gasoleo libertar menos co2 do que a gasolina no processo de produção se precisa cerca de 3 x mais temperatura do que esta? ou seja, a gasolina é refinada a partir dos 70º e o gasoleo a partir dos 200º, e partilha do restante processo.
até as emissões da electricidade, como é possivel essas emissões havendo tanta central nuclear em que as emissões são zero, e as energias renováveis? Sinceramente não acredito nesses valores

Eu sei disso , mas quando recebia a carta da EDPGás a referir as inspecções obrigatórias e os seus prazos ,foi me informar e de acordo a senhora eles podem se recusar a fornecer o Gás , caso alguns dos exemplos abaixo indicados não estejam a ser cumpridos!

Qual a periodicidade das inspecções?
2 Anos , para as instalações afectas a industria turística e de restauração, escolas, hospitais e outros serviços de saúde, quartéis e quaisquer estabelecimentos públicos ou particulares com capacidade superior a 250 pessoas;
3 Anos , para instalações industriais com consumos anuais superiores a 50.000m3 de gás natural, ou equivalente noutro gás combustível;
5 Anos , para as instalações de gás executadas há mais de 20 anos e que não tenham sido objecto de remodelação.
Há mais alguma inspecção obrigatória para além das anteriormente referidas?
Sim há. Nos casos de:
• Alteração no traçado, na secção ou na natureza da tubagem, nas partes comuns ou no interior dos fogos;
• Fuga de gás;
Novo fornecimento de gás.
Alertamos para o facto de além das coimas aplicáveis, a falta de inspecção poder implicar a anulação das apólices de seguro do imóvel, com a consequente responsabilidade civil e criminal dos proprietários, ou aqueles que nos termos da lei tenham a obrigatoriedade de requerer as inspecções.

Mas ok ,das intenções a prática vai um grande diferença..!

Ter escrito todos têm.
Eu perguntei qual faz corte aos clientes por não receber a inspecção periódica?

Ter escrito todos têm.
Eu perguntei qual faz corte aos clientes por não receber a inspecção periódica?

Teria de perguntar a quem terá conhecimento de causa(funcionáros edpgás)!
Pois eu não faço a miníma...!Mas acredito que na prática ninguém o faça ..!!
Mas depois quando há uma fuga ao algo do género(explosão numa habitação) lá vem toda a gente a pedir responsabilidades e porquê que não fizeram isto e aquilo!!!

Voltar
Superior