O "arrependimento" GPL

Dizes isso porque não és tu que pagas €160/mês de combustível para fazer uns míseros KM. Claro que, havendo alternativa mais barata que compense, opto pela alternativa.

Realmente o sistema é caro e complexo, o que me mantém de pé atrás pois nem todos os instaladores sabem fazer a instalação e, além disso, a recuperação do investimento é mais demorada. Seria talvez melhor trocar por um carro usado a diesel (ai a heresia) na volta dos €18000-€190000 que mantivesse um custo por cada 100KM comportável.

Já sei que o diesel está a €1.44 mas os consumos dos carros a diesel são menores
do que o correspondente a gasolina. O meu 1.4 TSI gasta 9L/100KM (percurso misto) e a variante diesel consegue médias de 6L. A nível de preço do combustível por cada 100KM, o diesel/GPL ficar a mesma coisa.

Por acaso pago, pois ando a gasolina actualmente (por opção) e o meu carro faz precisamente médias de 9L.

Só estou a achar que estás a pensar de cabeça quente, e não estás a fazer, nem as contas todas, nem a ver o risco que corres com qualquer uma das opções que estás a pensar seguir.

O GPL no teu caso, é uma opção arriscada, e a compra de um diesel pode implicar um investimento à cabeça que poderá não fazer muito sentido.

Mas coloca aqui as tuas ideias, quanto mais objectivo fores, melhores opiniões terás.

Não te esqueças que podes comprar um carro usado a Diesel e "herdar" problemas gravíssimos e caros de resolver. Longe vão os tempos dos carros a gasóleo atmosféricos que andavam 400.000+ km na boa. Hoje em dia é Turbos, é válvulas EGR...nem quero imaginar. E para quê? Para "poupar" €20 por mês?

O teu raciocínio está correcto, mas...

...se abrires o capôt do TSI, vais encontrar lá muita coisa em comum, e embora não possa falar especificamente do motor TSI, as EGR também existem em motores a gasolina. [;)]

Dizes isso porque não és tu que pagas €160/mês de combustível para fazer uns míseros KM. Claro que, havendo alternativa mais barata que compense, opto pela alternativa.

Realmente o sistema é caro e complexo, o que me mantém de pé atrás pois nem todos os instaladores sabem fazer a instalação e, além disso, a recuperação do investimento é mais demorada. Seria talvez melhor trocar por um carro usado a diesel (ai a heresia) na volta dos €18000-€190000 que mantivesse um custo por cada 100KM comportável.

Já sei que o diesel está a €1.44 mas os consumos dos carros a diesel são menores
do que o correspondente a gasolina. O meu 1.4 TSI gasta 9L/100KM (percurso misto) e a variante diesel consegue médias de 6L. A nível de preço do combustível por cada 100KM, o diesel/GPL ficar a mesma coisa.

Não me leves a mal, mas em 2009 tu abriste um tópico sobre a compra de um carro do segmento B, onde o meu conselho foi:

Eu iria sempre para um segmento C a diesel.

A diferença de qualidade do segmento B para o C é apreciável, bem como a melhor capacidade destes últimos em rolar suavemente em AE.

Eu pensaria num Focus, Astra, Leon e Golf.
Não faltam bons candidatos.

Um pouco depois, tinhas este resumo:

Olá a todos! Antes de mais deixem-me agradecer as respostas até agora! De entre as diversas propostas saliento o seguinte:

(a)
G.Punto 1.3 MJet -> decididamente o favorito para o segmento B. Gostei do carro, é prático e económico e conseguem-se bons preços no mercado de usados.

(b) Golf V -> o meu favorito mas uma compra quase impossível! Os motores 1.9TDI são caríssimos no mercado de usados e acho uma asneira de todo o tamanho dar € 18000 por um carro com 100.000KM (ainda para mais quando penso fazer 120.000KM com ele no mínimo). Por outro lado, relativamente aos motores a gasolina FSI ou TSI, ainda não encontrei um instalador GPL que saiba fazer instalações em motores de injecção directa.

(c) Focus -> carro que nunca considerei e sobre o qual gostaria de saber maiores informações.

(d) Peugeot 308
-> gosto da estética do carro e já andei com um 206 durante 7 anos mas fiquei um pouco reticente pois o carro estava num estado miserável ao fim de 7 anos; só dava problemas e tanto eu como a minha Mãe andavamos com cuidado e nunca o submetemos a uma utilização intensiva. Fiquei com a ideia de que são carros bonitos mas fraquinhos que se deterioram facilmente.

(e) Astra
-> gosto muito do modelo GTC mas desconheço as motorizações a gasolina e a fiabilidade da marca em geral. Alguém pode dar-me informações mais apuradas?

(f)
Leon -> sei que é o Golf dos pobres! Alguém pode dar-me mais informações sobre o carro?

Dácia -> fora de questão pois acho-o feio como a noite!

Mais informações sobre qualquer um destes veículos e recomendações serão inteiramente bem vindas!

Ora...

Não pretendendo apontar o dedo a nada nem ninguém, tu não compraste o Golf a gasolina (e de conversão mais complexa) à cegas. Já nessa altura tinhas conhecimento desse facto, que inclusivamente realçaste mais tarde nesse mesmo tópico.

No entanto, respondeste ao BrunoD com a frase "Dizes isso porque não és tu que pagas €160/mês de combustível para fazer uns míseros KM. Claro que, havendo alternativa mais barata que compense, opto pela alternativa.".

Concordarás que falta aqui alguma coerência. [;)]

Aqui tens diversas hipóteses:

a) Comprar o diesel caríssimo no mercado de usados que é uma asneira (asneira essa que hoje reconsideraste);

b) Continuar a alimentar o TSI com a boa gasolina, e isso tem o custo expectável (ninguém nunca achou que os combustíveis iriam baixar de preço, certo?);

c) Fazer a conversão para GPL e começar já a poupar, mas tentando não poupar na conversão em si, já que facilmente andas tipo bola de ping-pong entre o instalador GPL e quem te assiste o carro;

Na minha opinião, a troca por diesel agora faz pouco ou nenhum sentido!
Porquê?
- Porque se na altura davas 18.000 euros por um com 100.000 km, hoje com o valor que te dão pelo teu TSI compras um com 200.000 (marcados...);
- Se acrescentares dinheiro ao valor do teu para comprar um diesel, gastas logo à cabeça um valor que daria para um diferencial de gasolina ainda grande;

Entre o andar a gasolina ou converter para GPL, entra só o facto (importante) de "quantos km tencionas fazer com o carro".
É que nota que 160 euros por mês em gasolina são 1920 €/ ano, considerando que nas férias andes o mesmo e a situação (utópica) do preço dos combustíveis de manter inalterado durante esse ano.

Se falares em 3 anos, tens garantidos mais de 6000 euros em gasolina!

Ora, se fizeres a conversão já, e mesmo que gastes 2000 euros, diria que no espaço destes 3 anos metes seguramente dinheiro ao bolso. [;)]

Se estiveres a pensar desfazer-te do carro bastante antes disto, então fica quieto, mas tem mais atenção ao carro que comprares a seguir, tendo como preocupação o futuro próximo e não o presente.

Reforço que esta minha intervenção não tem o tom de "eu tinha razão" ou "foste avisado", mas sim de reflectirmos um pouco na altura de se fazer recomendações de carros para os outros, porque apesar de eu não partilhar desta maneira de estar na vida e no fórum, "com a carteira dos outros eu também sou rico". [;)]

Parabéns rca33, pela lógica apresentada e humildade na conclusão.
apr:)

MAIS uma prova que há que fazer contas e nem tudo o que parece... é!

Reforço que esta minha intervenção não tem o tom de "eu tinha razão" ou "foste avisado", mas sim de reflectirmos um pouco na altura de se fazer recomendações de carros para os outros, porque apesar de eu não partilhar desta maneira de estar na vida e no fórum, "com a carteira dos outros eu também sou rico". [;)]

Um dos problemas dos conselhos dados por aqui. Muitos dos conselheiros fazem uma coisa e dizem outra.

Se falares em 3 anos, tens garantidos mais de 6000 euros em gasolina!
Ora, se fizeres a conversão já, e mesmo que gastes 2000 euros, diria que no espaço destes 3 anos metes seguramente dinheiro ao bolso. [;)]

Aqui é que já entramos no terreno pantanoso! :)

Embora os 6000€ impressionem, não nos devemos esquecer que os combustíveis têm um preço por litro pouco amigável, e mesmo o GPL está a ganhar algum protagonismo, alavancado pelos importadores, o que pode “queimar” alguma desta vantagem no futuro.

Vou agarrar no exemplo do rantamplan, e fazer um comparativo simples:

- Faz cerca de 1100km/mês e gastas ~160€ em gasolina.
- Com um diesel a fazer médias de 7L, gastaria actualmente ~120€ em gasóleo.
- Com o TSI a GPL (ainda consome alguma gasolina devido ao sistema de injeção directa)a fazer médias estimadas de 12L, gastaria actualmente ~110€.

Ou seja, ao fim de 3 anos as contas seriam estas:

Gasolina: 1920€x3=5670€
Gasóleo : 1440€x3=4320€ (poupa 1350€ ao fim de 3 anos)
GPL : 1320€x3=3960€ (poupa 1750€ ao fim de 3 anos)

No caso do GPL, não esquecer os 2000€ gastos na conversão, assim como a sua manutenção durante os 3 anos.

Por isso rantamplan, faz bem as contas antes de tomar qualquer decisão... tenta saber quais os custos reais, quer seja GPL ou a gasóleo nos teus trajectos habituais.

E se no meio destas opções, juntares um crédito (com juros) à equação...

Não tirando qualquer mérito às intervenções que aqui foram feitas, gostaria apenas de referir que nunca as vejo em tópicos (nas centenas deles) de carros diesel. Este tópico era especificamente sobre a solução GPL, não entendo a necessidade por parte de alguns de virem sempre comparar a todo o custo com os diesel. Não estão certos do bom negócio que fizeram? É recorrente e também não vejo irem falar de GPL para tópicos onde o user pede explicitamente diesel.
Na maior parte dos casos, nunca compensa face ao GPL e em alguns nem face à própria gasolina chega a compensar o negócio quando se envolvem todas as variáveis.
Pensem nisto, quando alguém vem aqui pedir um carro diesel ninguém o "põe a pensar" nos números do GPL. Tal como quase todos os portugueses (9 em cada 10 carros novos são diesel) vê-se por aqui muita conta feita no ar. Será que todos andamos carradas de kms por ano? É realmente essencial ter um veículo diesel (com todos os problemas e custos que os mais modernos poderão vir a trazer a curto/médio prazo devido a sistemas antipoluição ou sistemas de injecção e sobrealimentação caríssimos? Quase todos os portugueses compram diesel e 70% do nosso parque automóvel já é diesel.
Se quem opta pela gasolina ou GPL é chico esperto e os outros é que são burros (como aqui se diz frequentemente)? Não sei, cada caso é um caso. Mas pelo menos parece-me que há muita gente a fazer o que o vizinho faz e que nem para umas contas tem tempo.

Os valores da conversão do TSI são de facto mais elevados que os de um motor que recorra a injecção sequencial multiponto como são a maioria dos carros a gasolina a circularem em Portugal. Mas se em países onde o GPL não compensa tanto como cá as conversões vão a bom ritmo, cá também terão de compensar.
O clima actual em matéria de preços de combustíveis é demasiado instável, não há certezas. Mas que a UE vai carregar e bem no preço do gasóleo com um novo imposto é praticamente certo. Por cá o FMI também irá mexer no ISP muito provavelmente e vai sobrar para todos, embora o GPL seja mais protegido pela UE e o ISP seja muito complicado em termos de alterações.

Dei no outro tópico o exemplo da Grécia que também só via à frente gasolina e gasóleo. Desde que entrou lá o FMI estes combustíveis não pararam de subir e o GPL está praticamente inalterado. A lista de conversões na Grécia é tão grande que têm de ir à vizinha Turquia, foi uma espécie de "conversão à força" a outras alternativas.
O gasóleo já não é de forma alguma o combustível "de trabalho" outrora protegido, hoje em dia qualquer veículo aburguesado funciona a gasóleo e era de esperar uma subida dos preços que tem sido fulminante.

Sobre as contas BrunoD, deixo este artigo que por certo já conhecias:
http://turbo.sapo.pt/canal.aspx?channelid=BC8813F5-E1A0-48D0-8F8D-5532660E59F9&contentid=0EED434F-7245-48C6-9F89-0A993E4DED6E

As contas são muito diferentes das que mencionaste e nesses 9,6 litros está já incluído o tal litro a cada 100 kms de gasolina que serve para manter os injectores lubrificados. Mesmo assim a poupança equivalia a 50% face à gasolina numa altura em que ainda era bem mais barata do que agora. Esses consumos são REAIS e não os divulgados pelas marcas (enganosos na maior parte das vezes). Pelo que me parece extremamente aliciante para o motor que é e que não foi testado por certo numa condução em cima de rolos com 6ª velocidade engrenada.

Se quem usa GPL é chico-espero e quem está feliz com esta alternativa é profeta por falar bem dela? Não sei. Sei é que face à gasolina a diferença para mim sempre foi absurda e mesmo face à opção diesel nem quero saber dela para nada, não tem a mínima vantagem para mim seja a que respeito for.
É o meu testemunho e após quase 60 000 kms em ambos os carros cá de casa a opinião mantém-se, ainda hoje abasteci a 68,9 cêntimos por litro sem descontos.
Cada caso é um caso e no meu caso, não quero outra coisa. Sei exactamente o que o carro gasta e o que o combustível custa, não me ando a fiar em publicidade enganosa de consumos dependentes de combustível a quase 1.70€ por litro ou quase a 1.50€ por litro... [;)]

Só não concordo quando falas com os elevados custos de manutenção e problemas nos diesel que volto a repetir, gostas de propagar como se fossem uam verdade absoluta.

Só esta semana aqui na minha empresa vão ser entregues à locadora 3 méganes todas com 3 anos e mais de 100000, uma com quase 180000, e nenhuma teve problemas de mecânica. O que aliás deixou a minha opinião sobre do 1.5 dci muito valorizada.

Para gastar 12 litros no 1.4 TSI era preciso andar a dar muito lume.
Os trajetos, contam muito. O rantamplan fala em 9L a gasolina, talvez os 12L não sejam descabidos.
Volto a frisar que o TSI, e certamente o saberás, não tem um sistema de injeção convencional.
Sim, já conhecia, aliás foi esse artigo que me levou a comprar esse número na altura.
As contas são muito diferentes das que mencionaste e nesses 9,6 litros está já incluído o tal litro a cada 100 kms de gasolina que serve para manter os injectores lubrificados.
Mesmo que ignore a média apresentada pelo rantamplan (para já, essa é a mais importante para este tópico) podemos analisar os seguintes dados apresentados pela revista:

Consumo médio a gasolina: 7.5L
Consumo médio a GPL: 9.6L

Só aqui vejo uma diferença de 28%, bastante superior aos 15 a 20% que eles mencionam…

Mesmo que se analisem apenas os números directos, falamos em 2.1L a mais a cada 100km a GPL, para o caso da revista no caso do rantamplan, se aplicarmos os mesmo 28% de aumento de consumo, passamos dos 9L para 11.5L.

Afinal não fica muito longe dos 12L que disse acima.

Mesmo assim a poupança equivalia a 50% face à gasolina numa altura em que ainda era bem mais barata do que agora.

Estávamos em Julho de 2008, não foi a altura do pico do preço dos combustíveis? Qual o preço do litro do GPL na altura? [;)]

Eu não sou contra o GPL, aliás, já o tive no passado, e posso voltar a ter no futuro, mas convém sempre fazer as contas bem feitas.

No caso do rantamplan, acho que ele deve ficar quieto.

Se nos carros novos comprar Diesel nem sempre compensa, comprar usado então é muito mais difícil compensar quando comparado com o GPL.

Como já referi, só vejo carros usados a Diesel com muitos mais km (anunciados) do que os mesmos modelos a gasolina muito mais baratos, com muitos menos desgaste e com desempenho semelhante.

Em quase todos os casos a diferença de preço é de tal ordem que compensa largamente os habituais €1500 da conversão para GPL e ainda sobra! Isso significa que compensa DESDE O KM ZERO em relação ao Diesel.

Enquanto que há garantias, a manutenção dos motores a Diesel é barata [;)] o problema é o pós-garantia... os motores a gasóleo hoje em dia são tão complicados para conseguirem ser mais silenciosos, menos poluentes, mais económicos e permitirem mais performance dos que noutros tempos, e o reverso da medalha são as válvulas EGR, medidores de massa de ar, turbos e o pior de todos: o filtro de partículas que, quando avaria, facilmente vai para os mil e tal euros de conserto/substituição.

Eu cá para mim prefiro um motor a gasolina atmosférico e de de mecânica simples, e se for a GPL então... [br:)]

. É realmente essencial ter um veículo diesel (com todos os problemas e custos que os mais modernos poderão vir a trazer a curto/médio prazo devido a sistemas antipoluição ou sistemas de injecção e sobrealimentação caríssimos?.
]

Mas onde raio é que tu te baseias para afirmares isso tão categoricamente? É nisso que tu perdes todo o teu poder de argumentação a favor do GPL. É que isso que tu dizes é do mais falso que há.

É realmente essencial ter um veículo diesel (com todos os problemas e custos que os mais modernos poderão vir a trazer a curto/médio prazo devido a sistemas antipoluição ou sistemas de injecção e sobrealimentação caríssimos?

por muito que queira concordar contigo, neste ponto acho que não estás correcto. O motor TSI tem quase todos os componentes "problemáticos" dos diesel, à excepção da FAP... E infelizmente mais marcas estão a ir precisamente pelo mesmo caminho (ex. renault, opel, ford, etc.). A renault não vende o megane atmosférico, o novo focus é turbinado, a VW já quase não tem atmosféricos no seu lineup, etc e tal. Por isso, essas diferenças que apregoas como vantagens das carros a gasolina (que são atributos para a utilização do gpl) vão cada vez mais deixar de existir.

os motores a gasóleo hoje em dia são tão complicados para conseguirem ser mais silenciosos, menos poluentes, mais económicos e permitirem mais performance dos que noutros tempos, e o reverso da medalha são as válvulas EGR, medidores de massa de ar, turbos e o pior de todos: o filtro de partículas que, quando avaria, facilmente vai para os mil e tal euros de conserto/substituição.

Eu cá para mim prefiro um motor a gasolina atmosférico e de de mecânica simples, e se for a GPL então... [br:)]

Novamente, a tendência actual para miniaturização dos motores está a fazer com que mesmo os motores a gasolina comecem a ter turbos. Quanto a MAF e EGR, julgo que alguns a gasolina também as têm, pelo que não é linear a sua inexistência em motores a gasolina. Resta a FAP, que de facto pode dar dores de cabeça.

Consumo médio a gasolina: 7.5L
Consumo médio a GPL: 9.6L

BrunoD, esses 9,6 litros são "altos" aparentemente porque já contêm os 8,6 litros de GPL (aumento de 1,1 litros face a andar só a gasolina) e o tal litro de gasolina a cada 100 kms que serve para lubrificar os injectores mantendo-os minimamente activos.
Sempre que essa gasolina é injectada obviamente que o carro não gasta GPL, senão estaria a consumir ambos em simultâneo.
Ou seja, mesmo fazendo as contas em Euros pelos preços mais altos do mercado, seriam:
7,5 litros de gasóleo normal da Galp (10,90€)
8,6 litros de GPL da Galp + 1 litro de gasolina SC95 (7,08 do GPL + 1,664 da SC95 que dá um total de 8,74€ aos 100).

Estas são as minhas contas, não vejo qualquer perda de dinheiro em usar GPL vs a versão TDI. E estamos a comparar carros com grandes diferenças em termos de potência o que neste segmento já se nota bem em aceleração. O som e ausência de matraquear são (digo eu) louvores do TSI e defeitos de nascença das versões diesel. Bem como a maior faixa de rotação disponível que tanto gozo pode dar a quem dela quiser fazer uso. Agora vai de cada um, para quem nunca quer passar das 2000 rpm pouco deve interessar, para quem gosta de passar e bem daí faz toda a diferença.
Agora cada caso é um caso, obviamente que tudo depende do facto de o utilizador abastecer gasóleo num hiper (mais barato) ou de abastecer GPL com recurso a descontos ou em postos mais baratos (na casa dos 60 ou 70 cêntimos). Isto tem um impacto decisivo nos custos e vai do caso de cada um.
Alerto ainda para a paulada que os combustíveis por certo vão levar em Portugal. Ninguém sabe se o gasóleo não fica mais alto que a gasolina, o cenário tem mudado imenso e a UE parece decidida a travar a "corrida ao diesel" que por cá passou e que começa a atenuar em alguns países:
http://www.dn.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1830874

O GPL em Portugal continua a ter uma expressividade quase nula, daí ser peixe miúdo e pouco visível aos olhos de quem (como agora) pretende caçar impostos a todo o custo. Relembro mas não o desejo, o ISP do gasóleo até se tornar igual ao da gasolina ainda tem muuuito por onde aumentar e já se fala em mexidas nos ISP. Uma equiparação dos ISP neste momento atiraria o gasóleo para perto dos 2€ por litro, não há motor poupado que lhe resista. Teve a sua fase de poupança e o GPL quando surgiu era para competir com a economia da gasolina, não com a do gasóleo. Hoje em dia supera a economia do gasóleo, mesmo tendo subido bastante nas bombas de referência. Isto está tudo uma trapalhada e ninguém adivinha o que o próximo executivo pode fazer.

Quanto aos custos de conversão aconselho o rantamplan a contactar este instalador:
http://www.gpltrofa.com/

Não quero fazer publicidade mas foi lá que ambos os carros cá de casa foram convertidos (Astra 1.4 e A3 1.6) e ficou tudo por 1400€ em cada carro já com inspecção incluída. O valor da conversão de GPL depende muito do custo de mão de obra e esta casa para mim é excepcional nisso e no profissionalismo, daí que ficaram até hoje como doutores das viaturas cá de casa que felizmente se têm portado bem. Experimenta, creio que é possível arranjar mais barato que 2000€

Novamente, a tendência actual para miniaturização dos motores está a fazer com que mesmo os motores a gasolina comecem a ter turbos. Quanto a MAF e EGR, julgo que alguns a gasolina também as têm, pelo que não é linear a sua inexistência em motores a gasolina. Resta a FAP, que de facto pode dar dores de cabeça.

MAF e EGR já o A3 1.6 do user GPL utiliza, por exemplo.

Mas onde raio é que tu te baseias para afirmares isso tão categoricamente? É nisso que tu perdes todo o teu poder de argumentação a favor do GPL. É que isso que tu dizes é do mais falso que há.

Eu não perdi o poder de argumentação, eu falei de algo que é evidente no mercado português. O caso dos TSI é muito específico, são dos poucos motores turbinados a gasolina a circularem em Portugal. A maioria são todos atmosféricos e de base ainda bastante simples enquanto os diesel já há muito que não se aguentam das pernas sem turbo.Têm ainda intercooler, EGR, MAF, injectores muitíssimo mais caros que nos otto (e agora extremamente mais caros com a chegada dos piezo e das bombas common rail), os FAP, volante bi-massa para atenuar as vibrações e efeito esticão devido à descarga de binário e por aí fora. Em muitos casos, uma mera avaria num diesel a nível de turbo ou injectores dava para comprar um motor otto inteiro com a injecção incluída. Só aqui fica um ponto decisivo.

Obviamente que muitos motores a gasolina têm EGR e MAF, o meu disso tudo só tem MAF. A questão está na facilidade com que se deterioram num motor a gasóleo vs um motor a gasolina. A GPL então praticamente nenhuns vapores sujos destroem os filamentos da MAF ou entopem a EGR, Vi a MAF do meu que limpei aos 112 000 kms e agora aos 139 000 a GPL está completamente limpa, a rede reluz como nova na mesma. Num diesel era para esquecer como vi num Golf TDI de um amigo que foi limpa sensivelmente na mesma altura. Ao fim de 19 000 kms estava preta.

Um diesel não anda sempre a avariar, ninguém vem para aqui dizer isso nem sei onde o leram.
Agora que face a um motor otto atmosférico e minimamente simples um diesel de última geração é muito mais sensível e problemático não existirão grandes dúvidas, só avaria o que existe para avariar. Toda a gente quer carros que andem muito e que gastem muito pouco mas isso tem um preço, o da fiabilidade bem inferior. O turbo tem demasiado trabalho e o pobre do motor de tão pequeno e limitado que é pouco pode fazer por si só a menos que seja muito pouco abusado. Mais vale um otto 1.8 ou 2.0 atmosférico que a menos que seja bem esfregado, consegue consumos mais que aceitáveis face aos diesel actuais.
A opção GPL permite basicamente ter o dobro do consumo face a andar a gasolina.

Se o veículo for sempre tratado em lençóis de seda, abasteçer gasóleo ultimate, não existir um mínimo descuido com as revisões e seja levado, o dono esperar uns segundos antes de arrancar a frio e antes de o desligar aguardar um pouco e o levar a passar em AE de vez em quando para fazer as suas necessidades, aí sim os problemas vão ser muito retardados.
Um diesel "à antiga" aguentava tudo e mais alguma coisa (como muitos otto) mas os novos são de facto muito, muito mais problemáticos e irão bem mais ao doutor.

MAF e EGR já o A3 1.6 do user GPL utiliza, por exemplo.

Só tem mesmo MAF e a nível de sonda lambda só tem uma, a anterior ao catalizador. Para mim quanto mais simples, melhor [;)]
Qualquer atmsoférico a gasolina se aproxima mais da fiabilidade e custos de manutenção/reparação de um 190D do que um turbodiesel common rail com DPF de última geração. Não tinha paciência para certas "manias", o carro é para me servir e não para eu o servir a ele. A manutenção que lhe faço é do mais barato possível e não se queixa, até já falhei várias vezes em algumas coisas mas o coitado lá se aguenta.
ia ter dificuldade em ter uma montra de tecnologia e servir as suas vontades como vejo acontecer com muita gente que me rodeia. A minha próxima compra será certamente outro atmosférico e espero ainda encontrar um de concepção e tecnologia mínima, bem simples e barato de reparar. Ao trato que lhe dou bem arranjo forma de o reparar de forma barata ou até se arranja um outro motor em caso extremo, num diesel high tech andava certamente com mais medo de o esfregar quando o dinheiro me sai do bolso. É apenas a minha forma de ver esta indústria, para mim é um motor maior e tremendamente simples (o que tenho é pequeno, mas ainda assim pouco complexo) em vez de um motor pequeno e carregado de esteróides com recurso a imensa tecnologia e soluções mecânicas. Infelizmente o mercado vai no sentido oposto e o cliente tem de estar preparado para conviver com ele a menos que passe "a fava" para quem for comprar um cancro usado.

Última edição:
Só tem mesmo MAF e a nível de sonda lambda só tem uma, a anterior ao catalizador. Para mim quanto mais simples, melhor [;)]
Qualquer atmsoférico a gasolina se aproxima mais da fiabilidade e custos de manutenção/reparação de um 190D do que um turbodiesel common rail com DPF de última geração. Não tinha paciência para certas "manias", o carro é para me servir e não para eu o servir a ele. A manutenção que lhe faço é do mais barato possível e não se queixa, até já falhei várias vezes em algumas coisas mas o coitado lá se aguenta.
ia ter dificuldade em ter uma montra de tecnologia e servir as suas vontades como vejo acontecer com muita gente que me rodeia. A minha próxima compra será certamente outro atmosférico e espero ainda encontrar um de concepção e tecnologia mínima, bem simples e barato de reparar. Ao trato que lhe dou bem arranjo forma de o reparar de forma barata ou até se arranja um outro motor em caso extremo, num diesel high tech andava certamente com mais medo de o esfregar quando o dinheiro me sai do bolso. É apenas a minha forma de ver esta indústria, para mim é um motor maior e tremendamente simples (o que tenho é pequeno, mas ainda assim pouco complexo) em vez de um motor pequeno e carregado de esteróides com recurso a imensa tecnologia e soluções mecânicas. Infelizmente o mercado vai no sentido oposto e o cliente tem de estar preparado para conviver com ele a menos que passe "a fava" para quem for comprar um cancro usado.

Por acaso tinha ideia que o 1.6 8V a partir de 98 tinha EGR, mas posso estar a fazer confusão.

De qualquer forma, o que não faltam aí, são carros a gasolina atmosféricos, da década de 90 com EGR.

Quanto á tecnologia, o que diria um dono de uma 4L do teu carro na altura em que saiu?

Voltar
Superior