Dizes isso porque não és tu que pagas €160/mês de combustível para fazer uns míseros KM. Claro que, havendo alternativa mais barata que compense, opto pela alternativa.
Realmente o sistema é caro e complexo, o que me mantém de pé atrás pois nem todos os instaladores sabem fazer a instalação e, além disso, a recuperação do investimento é mais demorada. Seria talvez melhor trocar por um carro usado a diesel (ai a heresia) na volta dos €18000-€190000 que mantivesse um custo por cada 100KM comportável.
Já sei que o diesel está a €1.44 mas os consumos dos carros a diesel são menores
do que o correspondente a gasolina. O meu 1.4 TSI gasta 9L/100KM (percurso misto) e a variante diesel consegue médias de 6L. A nível de preço do combustível por cada 100KM, o diesel/GPL ficar a mesma coisa.
Não me leves a mal, mas em 2009 tu abriste um tópico sobre a compra de um carro do segmento B, onde o meu conselho foi:
Eu iria sempre para um segmento C a diesel.
A diferença de qualidade do segmento B para o C é apreciável, bem como a melhor capacidade destes últimos em rolar suavemente em AE.
Eu pensaria num Focus, Astra, Leon e Golf.
Não faltam bons candidatos.
Um pouco depois, tinhas este resumo:
Olá a todos! Antes de mais deixem-me agradecer as respostas até agora! De entre as diversas propostas saliento o seguinte:
(a) G.Punto 1.3 MJet -> decididamente o favorito para o segmento B. Gostei do carro, é prático e económico e conseguem-se bons preços no mercado de usados.
(b) Golf V -> o meu favorito mas uma compra quase impossível! Os motores 1.9TDI são caríssimos no mercado de usados e acho uma asneira de todo o tamanho dar € 18000 por um carro com 100.000KM (ainda para mais quando penso fazer 120.000KM com ele no mínimo). Por outro lado, relativamente aos motores a gasolina FSI ou TSI, ainda não encontrei um instalador GPL que saiba fazer instalações em motores de injecção directa.
(c) Focus -> carro que nunca considerei e sobre o qual gostaria de saber maiores informações.
(d) Peugeot 308 -> gosto da estética do carro e já andei com um 206 durante 7 anos mas fiquei um pouco reticente pois o carro estava num estado miserável ao fim de 7 anos; só dava problemas e tanto eu como a minha Mãe andavamos com cuidado e nunca o submetemos a uma utilização intensiva. Fiquei com a ideia de que são carros bonitos mas fraquinhos que se deterioram facilmente.
(e) Astra -> gosto muito do modelo GTC mas desconheço as motorizações a gasolina e a fiabilidade da marca em geral. Alguém pode dar-me informações mais apuradas?
(f) Leon -> sei que é o Golf dos pobres! Alguém pode dar-me mais informações sobre o carro?
Dácia -> fora de questão pois acho-o feio como a noite!
Mais informações sobre qualquer um destes veículos e recomendações serão inteiramente bem vindas!
Ora...
Não pretendendo apontar o dedo a nada nem ninguém, tu não compraste o Golf a gasolina (e de conversão mais complexa) à cegas. Já nessa altura tinhas conhecimento desse facto, que inclusivamente realçaste mais tarde nesse mesmo tópico.
No entanto, respondeste ao BrunoD com a frase "Dizes isso porque não és tu que pagas €160/mês de combustível para fazer uns míseros KM. Claro que, havendo alternativa mais barata que compense, opto pela alternativa.".
Concordarás que falta aqui alguma coerência. [

]
Aqui tens diversas hipóteses:
a) Comprar o diesel caríssimo no mercado de usados que é uma asneira (asneira essa que hoje reconsideraste);
b) Continuar a alimentar o TSI com a boa gasolina, e isso tem o custo expectável (ninguém nunca achou que os combustíveis iriam baixar de preço, certo?);
c) Fazer a conversão para GPL e começar já a poupar, mas tentando não poupar na conversão em si, já que facilmente andas tipo bola de ping-pong entre o instalador GPL e quem te assiste o carro;
Na minha opinião, a troca por diesel agora faz pouco ou nenhum sentido!
Porquê?
- Porque se na altura davas 18.000 euros por um com 100.000 km, hoje com o valor que te dão pelo teu TSI compras um com 200.000 (marcados...);
- Se acrescentares dinheiro ao valor do teu para comprar um diesel, gastas logo à cabeça um valor que daria para um diferencial de gasolina ainda grande;
Entre o andar a gasolina ou converter para GPL, entra só o facto (importante) de "quantos km tencionas fazer com o carro".
É que nota que 160 euros por mês em gasolina são 1920 €/ ano, considerando que nas férias andes o mesmo e a situação (utópica) do preço dos combustíveis de manter inalterado durante esse ano.
Se falares em 3 anos, tens garantidos mais de 6000 euros em gasolina!
Ora, se fizeres a conversão já, e mesmo que gastes 2000 euros, diria que no espaço destes 3 anos metes seguramente dinheiro ao bolso. [

]
Se estiveres a pensar desfazer-te do carro bastante antes disto, então fica quieto, mas tem mais atenção ao carro que comprares a seguir, tendo como preocupação o futuro próximo e não o presente.
Reforço que esta minha intervenção não tem o tom de "eu tinha razão" ou "foste avisado", mas sim de reflectirmos um pouco na altura de se fazer recomendações de carros para os outros, porque apesar de eu não partilhar desta maneira de estar na vida e no fórum, "com a carteira dos outros eu também sou rico". [

]