Eu não perdi o poder de argumentação, eu falei de algo que é evidente no mercado português. O caso dos TSI é muito específico, são dos poucos motores turbinados a gasolina a circularem em Portugal. A maioria são todos atmosféricos e de base ainda bastante simples enquanto os diesel já há muito que não se aguentam das pernas sem turbo.Têm ainda intercooler, EGR, MAF, injectores muitíssimo mais caros que nos otto (e agora extremamente mais caros com a chegada dos piezo e das bombas common rail), os FAP, volante bi-massa para atenuar as vibrações e efeito esticão devido à descarga de binário e por aí fora. Em muitos casos, uma mera avaria num diesel a nível de turbo ou injectores dava para comprar um motor otto inteiro com a injecção incluída. Só aqui fica um ponto decisivo.
Obviamente que muitos motores a gasolina têm EGR e MAF, o meu disso tudo só tem MAF. A questão está na facilidade com que se deterioram num motor a gasóleo vs um motor a gasolina. A GPL então praticamente nenhuns vapores sujos destroem os filamentos da MAF ou entopem a EGR, Vi a MAF do meu que limpei aos 112 000 kms e agora aos 139 000 a GPL está completamente limpa, a rede reluz como nova na mesma. Num diesel era para esquecer como vi num Golf TDI de um amigo que foi limpa sensivelmente na mesma altura. Ao fim de 19 000 kms estava preta.
Um diesel não anda sempre a avariar, ninguém vem para aqui dizer isso nem sei onde o leram.
Agora que face a um motor otto atmosférico e minimamente simples um diesel de última geração é muito mais sensível e problemático não existirão grandes dúvidas, só avaria o que existe para avariar. Toda a gente quer carros que andem muito e que gastem muito pouco mas isso tem um preço, o da fiabilidade bem inferior. O turbo tem demasiado trabalho e o pobre do motor de tão pequeno e limitado que é pouco pode fazer por si só a menos que seja muito pouco abusado. Mais vale um otto 1.8 ou 2.0 atmosférico que a menos que seja bem esfregado, consegue consumos mais que aceitáveis face aos diesel actuais.
A opção GPL permite basicamente ter o dobro do consumo face a andar a gasolina.
Se o veículo for sempre tratado em lençóis de seda, abasteçer gasóleo ultimate, não existir um mínimo descuido com as revisões e seja levado, o dono esperar uns segundos antes de arrancar a frio e antes de o desligar aguardar um pouco e o levar a passar em AE de vez em quando para fazer as suas necessidades, aí sim os problemas vão ser muito retardados.
Um diesel "à antiga" aguentava tudo e mais alguma coisa (como muitos otto) mas os novos são de facto muito, muito mais problemáticos e irão bem mais ao doutor.
Realmente acho piada ao teu tipo de discurso. Faz uns bons milhares de quilómetros num diesel e verás que não é assim. Os otto também têm componentes que avariam e caros também. Como já disse várias vezes, o meu tem 255000km. 0 probelmas por ser diesel. Não ando com ele nas palminhas, nem pouco mais ou menos. Só tenho o cuidado de fazer as revisões a tempo e horas. Antes deste um outro com 300000km. De motor 0 problemas. E andava sempre no prego. Lá em casa uns 3 diesel que fizeram centenas de milhares de quilómetros. Problemas? 0. ottos que passaram lá em casa? problemas atrás de problemas. Não digas a ninguém mas já trabalhei numa oficina de marca premium (a tua) e nem te passa os berbicachos que também apareciam nos otto.