O "arrependimento" GPL

Eu não perdi o poder de argumentação, eu falei de algo que é evidente no mercado português. O caso dos TSI é muito específico, são dos poucos motores turbinados a gasolina a circularem em Portugal. A maioria são todos atmosféricos e de base ainda bastante simples enquanto os diesel já há muito que não se aguentam das pernas sem turbo.Têm ainda intercooler, EGR, MAF, injectores muitíssimo mais caros que nos otto (e agora extremamente mais caros com a chegada dos piezo e das bombas common rail), os FAP, volante bi-massa para atenuar as vibrações e efeito esticão devido à descarga de binário e por aí fora. Em muitos casos, uma mera avaria num diesel a nível de turbo ou injectores dava para comprar um motor otto inteiro com a injecção incluída. Só aqui fica um ponto decisivo.

Obviamente que muitos motores a gasolina têm EGR e MAF, o meu disso tudo só tem MAF. A questão está na facilidade com que se deterioram num motor a gasóleo vs um motor a gasolina. A GPL então praticamente nenhuns vapores sujos destroem os filamentos da MAF ou entopem a EGR, Vi a MAF do meu que limpei aos 112 000 kms e agora aos 139 000 a GPL está completamente limpa, a rede reluz como nova na mesma. Num diesel era para esquecer como vi num Golf TDI de um amigo que foi limpa sensivelmente na mesma altura. Ao fim de 19 000 kms estava preta.

Um diesel não anda sempre a avariar, ninguém vem para aqui dizer isso nem sei onde o leram.
Agora que face a um motor otto atmosférico e minimamente simples um diesel de última geração é muito mais sensível e problemático não existirão grandes dúvidas, só avaria o que existe para avariar. Toda a gente quer carros que andem muito e que gastem muito pouco mas isso tem um preço, o da fiabilidade bem inferior. O turbo tem demasiado trabalho e o pobre do motor de tão pequeno e limitado que é pouco pode fazer por si só a menos que seja muito pouco abusado. Mais vale um otto 1.8 ou 2.0 atmosférico que a menos que seja bem esfregado, consegue consumos mais que aceitáveis face aos diesel actuais.
A opção GPL permite basicamente ter o dobro do consumo face a andar a gasolina.

Se o veículo for sempre tratado em lençóis de seda, abasteçer gasóleo ultimate, não existir um mínimo descuido com as revisões e seja levado, o dono esperar uns segundos antes de arrancar a frio e antes de o desligar aguardar um pouco e o levar a passar em AE de vez em quando para fazer as suas necessidades, aí sim os problemas vão ser muito retardados.
Um diesel "à antiga" aguentava tudo e mais alguma coisa (como muitos otto) mas os novos são de facto muito, muito mais problemáticos e irão bem mais ao doutor.

Realmente acho piada ao teu tipo de discurso. Faz uns bons milhares de quilómetros num diesel e verás que não é assim. Os otto também têm componentes que avariam e caros também. Como já disse várias vezes, o meu tem 255000km. 0 probelmas por ser diesel. Não ando com ele nas palminhas, nem pouco mais ou menos. Só tenho o cuidado de fazer as revisões a tempo e horas. Antes deste um outro com 300000km. De motor 0 problemas. E andava sempre no prego. Lá em casa uns 3 diesel que fizeram centenas de milhares de quilómetros. Problemas? 0. ottos que passaram lá em casa? problemas atrás de problemas. Não digas a ninguém mas já trabalhei numa oficina de marca premium (a tua) e nem te passa os berbicachos que também apareciam nos otto.

Realmente acho piada ao teu tipo de discurso. Faz uns bons milhares de quilómetros num diesel e verás que não é assim. Os otto também têm componentes que avariam e caros também. Como já disse várias vezes, o meu tem 255000km. 0 probelmas por ser diesel. Não ando com ele nas palminhas, nem pouco mais ou menos. Só tenho o cuidado de fazer as revisões a tempo e horas. Antes deste um outro com 300000km. De motor 0 problemas. E andava sempre no prego. Lá em casa uns 3 diesel que fizeram centenas de milhares de quilómetros. Problemas? 0. ottos que passaram lá em casa? problemas atrás de problemas. Não digas a ninguém mas já trabalhei numa oficina de marca premium (a tua) e nem te passa os berbicachos que também apareciam nos otto.

Eu falei claramente acerca dos diesel de última geração e perante eles o teu dci é medieval. O 1.6 do meu nem se fala, é pré-histórico. Se isto é mau? Para ti não sei, para mim prefiro algo pré-histórico em que consiga mexer eu próprio do que uma montra tecnológica em que só na marca me dão com "o gato" quando aparece algum problema.
Compra um common rail com FAP e depois vem cá contar quanto te ficaram outros tantos kms como fizeste no teu e todas as aventuras que tiveste. Te asseguro que não tem nada a ver. Só em termos de injectores e bomba injectora common rail apenas com muita sorte nunca terás problemas (que quando aparecem são a doer):
http://www.dieselinjectorsuk.co.uk/common-probs-common-rail.html
Agora junta-lhe o filtro de partículas (que nunca vais ver nenhum carro a gasolina ou GPL a usar) e a sobrealimentação que é cada vez mais abusada porque a malta quer sempre mais potência a partir de um bloco diesel. Para não falar de outras coisas como a referida EGR que os gasolinas também têm quase todos actualmente mas que dificilmente terão problemas, ao contrário dos diesel que têm uma queima bem mais suja.

Eu não queria levar esta discussão para o típico e mais que desgastado GPL vs Diesel, visto que tudo se cinge a quem tem ou teve carro a GPL dizer os problemas que lhe apareceram. Ou melhor, se ficou arrependido de ter convertido o carro.
Para mim diesel usado ou novo está completamente fora de questão, não se pode obrigar alguém a andar em algo que não gosta só porque o vizinho tem. E ainda este fim de semana andei num E350 CDI, que continua a não me fascinar nadinha (tendo em conta a pipa de massa que custa) por muito que a marca o tenha filtrado de forma a não parecer tanto um diesel. Face a uma versão a gasolina como deve ser (lembro-me agora do S600 a GPL em que andei) é para esquecer. Nem precisava de ir buscar tanto dinamite para comparações.
Fico muito bem servido com as propostas pré-históricas que ainda vão andando pelo mercado de usados e não coloco nenhuma marca de parte. Um dia que a opção GPL deixe de existir, se isso acontecer, bem ando a gasolina embora pense melhor antes de tirar o carro da garagem [;)]

Última edição:
Confesso que não foi de propósito (nem poderia ser), mas hoje encontrei-me em trabalho com uma pessoa com quem tinha almoçado há cerca de um ano, e do qual me recordo de dizer que detestava o diesel e por isso tinha comprado um Golf TSI.

Hoje ao voltar a falar com ele, fiz-lhe a pergunta "então, o TSI já rola a diesel?" no intuito de brincar com ele, esperando-o ouvir dizer "isso é para tractores" ou coisa parecida.

A resposta que eu tive (e também para o nosso amigo comum) foi:
- "porr@, não se pode andar de carro! Tu já viste o preço da gasolina?
Um gajo mete 20 euros e aquilo mal mexe o ponteiro..."

Confesso que não era isto que eu estava à espera de ouvir, sobretudo porque quem compra um TSI cheio de cavalos e os usa (como é o caso) deverá estar preparado para isso, ou então escolhe em função do que pode ter.

Essa conversa do diesel que se desfaz em peças já está para lá de gasta, e quando se fala em TSI como exemplo do oposto só pode ser para rir.
Para quem não sabe o que é uma EGR e porque é que ela foi implementada nos motores, aconselho uma pesquisa no nosso amigo Google, onde irão descobrir que elas existem há imenso tempo em motores a gasolina.

Os turbos estão cada vez mais presentes nos automóveis a gasolina, desde os mais pequenos, aos maiores motores (veja-se a BMW quer nos 135i/M1 ou mesmo nos pesos-pesados da série 7).
Só não vê que o motor a gasolina "simples e com pouco por onde avariar" está a ser uma coisa ultrapassada.

O downsizing obriga a isso, e obriga a soluções diferentes.

Honestamente, eu não tenho dúvidas nenhumas que certos motores a gasolina quando convertidos para GPL serão agradáveis de utilizar e com um custo claramente inferior ao diesel.

Mas também honestamente, não sei se o TSI (e afins) serão os melhores carros para converter para GPL, e honestamente, eu a comprar um carro com a conversão em vista (algo que não descarto como possibilidade) não olharia para um TSI (por muito que goste do conceito do motor).

Não conferi as contas do BrunoD, mas como conheço o poder de análise dele, não vou agora refazer contas (que me parecem reforçar a ideia de que a conversão do TSI não será a mais vantajosa de todas).

É por isto que me parece que o carro foi mal escolhido para a função.
Uma coisa que eu aprendi é que as coisas relacionadas com a compra de um carro usado devem ser bem estudadas antes da compra, não depois.

Se em vez de um Golf TSI estivéssemos a falar de um 307 1.4 16v (exemplo aleatório), a dúvida do GPL nem existiria. [;)]

Não sei que tratamento é que dão aos vossos carros para terem tantos problemas, diesel ou gasolina..

Cá em casa devemos ter muita sorte, nem a ibiza diesel que já vai com 180mil, nem o passat, que ja vai com 140 ou 150 a gasolina deram problemas.

Antes disso o Frontera 2.5tds, também não deu.

Antes o Rover 214 e o PUG 205 XAD também não deram problemas.

É trocar óleos, filtros e uma bateria ou outra e o ocasional fusivel/lampada e anda tudo a rolar como o aço:)

A Ibiza principalmente, é de guerra, já passou por 4 maçaricos recem encartados nos seus 10 anos de vida e siga. Mas também é 1.9 sdi, logo é menos um turbo.

Todos os carros, diesel, gasolina, gpl ou até mesmo a óleo fula podem avariar, não é por aí que escolho ou deixo de escolher um carro no mercado.

Não me leves a mal, mas em 2009 tu abriste um tópico sobre a compra de um carro do segmento B, onde o meu conselho foi:

Ora...

Não pretendendo apontar o dedo a nada nem ninguém, tu não compraste o Golf a gasolina (e de conversão mais complexa) à cegas. Já nessa altura tinhas conhecimento desse facto, que inclusivamente realçaste mais tarde nesse mesmo tópico.

No entanto, respondeste ao BrunoD com a frase "Dizes isso porque não és tu que pagas €160/mês de combustível para fazer uns míseros KM. Claro que, havendo alternativa mais barata que compense, opto pela alternativa.".

Concordarás que falta aqui alguma coerência. [;)]

Aqui tens diversas hipóteses:

a) Comprar o diesel caríssimo no mercado de usados que é uma asneira (asneira essa que hoje reconsideraste);

b) Continuar a alimentar o TSI com a boa gasolina, e isso tem o custo expectável (ninguém nunca achou que os combustíveis iriam baixar de preço, certo?);

c) Fazer a conversão para GPL e começar já a poupar, mas tentando não poupar na conversão em si, já que facilmente andas tipo bola de ping-pong entre o instalador GPL e quem te assiste o carro;

Na minha opinião, a troca por diesel agora faz pouco ou nenhum sentido!
Porquê?
- Porque se na altura davas 18.000 euros por um com 100.000 km, hoje com o valor que te dão pelo teu TSI compras um com 200.000 (marcados...);
- Se acrescentares dinheiro ao valor do teu para comprar um diesel, gastas logo à cabeça um valor que daria para um diferencial de gasolina ainda grande;

Entre o andar a gasolina ou converter para GPL, entra só o facto (importante) de "quantos km tencionas fazer com o carro".
É que nota que 160 euros por mês em gasolina são 1920 €/ ano, considerando que nas férias andes o mesmo e a situação (utópica) do preço dos combustíveis de manter inalterado durante esse ano.

Se falares em 3 anos, tens garantidos mais de 6000 euros em gasolina!

Ora, se fizeres a conversão já, e mesmo que gastes 2000 euros, diria que no espaço destes 3 anos metes seguramente dinheiro ao bolso. [;)]

Se estiveres a pensar desfazer-te do carro bastante antes disto, então fica quieto, mas tem mais atenção ao carro que comprares a seguir, tendo como preocupação o futuro próximo e não o presente.

Reforço que esta minha intervenção não tem o tom de "eu tinha razão" ou "foste avisado", mas sim de reflectirmos um pouco na altura de se fazer recomendações de carros para os outros, porque apesar de eu não partilhar desta maneira de estar na vida e no fórum, "com a carteira dos outros eu também sou rico". [;)]

Do que tu te foste lembrar!!!! LOL Quanto aos teus comentários:

(1) Eu falo na instalação e não no preço da mesma. Pensava que seria o mesmo valor. Não é a questão da instalação em si mesmo considerada mas sim do valor mais elevado da mesma que me leva a reconsiderar.

(2) Quando comprei o TSI tinha umas necessidades; actualmente as minhas necessidades mudaram e estou a fazer muitos mais KM do que fazia antes com previsões de aumento dos KM. Daí que as soluções tenham que mudar.

(3) O Golf TDI é claramente o meu favorito mas realmente é muito caro. Daí que pense numa alternativa mais barata a diesel e com menos KM como um MiTo (o meu favorito nesta altura).

(4) Eu já fiz essas contas e sei que meto dinheiro ao bolso no espaço de 3 anos. Só não sei se a poupança que faço no imediato vai ser perdida na altura da retoma do veículo com a desvalorização inerente a um veículo GPL.

Em todo o caso, obrigado pelo comentário útil, ponderado e reflectido!

Eu não perdi o poder de argumentação, eu falei de algo que é evidente no mercado português. O caso dos TSI é muito específico, são dos poucos motores turbinados a gasolina a circularem em Portugal. A maioria são todos atmosféricos e de base ainda bastante simples enquanto os diesel já há muito que não se aguentam das pernas sem turbo.Têm ainda intercooler, EGR, MAF, injectores muitíssimo mais caros que nos otto (e agora extremamente mais caros com a chegada dos piezo e das bombas common rail), os FAP, volante bi-massa para atenuar as vibrações e efeito esticão devido à descarga de binário e por aí fora. Em muitos casos, uma mera avaria num diesel a nível de turbo ou injectores dava para comprar um motor otto inteiro com a injecção incluída. Só aqui fica um ponto decisivo.

Obviamente que muitos motores a gasolina têm EGR e MAF, o meu disso tudo só tem MAF. A questão está na facilidade com que se deterioram num motor a gasóleo vs um motor a gasolina. A GPL então praticamente nenhuns vapores sujos destroem os filamentos da MAF ou entopem a EGR, Vi a MAF do meu que limpei aos 112 000 kms e agora aos 139 000 a GPL está completamente limpa, a rede reluz como nova na mesma. Num diesel era para esquecer como vi num Golf TDI de um amigo que foi limpa sensivelmente na mesma altura. Ao fim de 19 000 kms estava preta.

Um diesel não anda sempre a avariar, ninguém vem para aqui dizer isso nem sei onde o leram.
Agora que face a um motor otto atmosférico e minimamente simples um diesel de última geração é muito mais sensível e problemático não existirão grandes dúvidas, só avaria o que existe para avariar. Toda a gente quer carros que andem muito e que gastem muito pouco mas isso tem um preço, o da fiabilidade bem inferior. O turbo tem demasiado trabalho e o pobre do motor de tão pequeno e limitado que é pouco pode fazer por si só a menos que seja muito pouco abusado. Mais vale um otto 1.8 ou 2.0 atmosférico que a menos que seja bem esfregado, consegue consumos mais que aceitáveis face aos diesel actuais.
A opção GPL permite basicamente ter o dobro do consumo face a andar a gasolina.

Se o veículo for sempre tratado em lençóis de seda, abasteçer gasóleo ultimate, não existir um mínimo descuido com as revisões e seja levado, o dono esperar uns segundos antes de arrancar a frio e antes de o desligar aguardar um pouco e o levar a passar em AE de vez em quando para fazer as suas necessidades, aí sim os problemas vão ser muito retardados.
Um diesel "à antiga" aguentava tudo e mais alguma coisa (como muitos otto) mas os novos são de facto muito, muito mais problemáticos e irão bem mais ao doutor.

Jarod GOSTA disso.

(para onde foi a opção "gosto"?!?!?!?)

...

Essa conversa do diesel que se desfaz em peças já está para lá de gasta, e quando se fala em TSI como exemplo do oposto só pode ser para rir.
Para quem não sabe o que é uma EGR e porque é que ela foi implementada nos motores, aconselho uma pesquisa no nosso amigo Google, onde irão descobrir que elas existem há imenso tempo em motores a gasolina.

[;)]

Já os fiestas em 94 as tinham. Aliás a Ford fez campanhas sobre o uso de EGR em toda a sua gama.
E a reutilização dos gases de escape para a queima na câmara de compressão já há muito que é utilizada.

Eu acho que o 1.4 TSI não gasta 12, porque 12 gasta o meu, que tem 2446 cc.
E não gasta 11 porque não conduzo a GPL como conduzia a Gasolina; nomeadamente passei a fazer centro do Porto e antes não fazia, usava outro carro.

Nota: também não me parece o melhor dos carros para converter... mas se ele curte o carro será cavalo a apostar.

O Gugul está a confundir maf com fap[:D]

Maf é um sensor que está na admissão de ar, logo após o filtro de ar.

Egr, mesmo a gasolina dão problemas, que por norma se resolvem com uma limpeza[;)]

Cump.

Eu acho que o 1.4 TSI não gasta 12, porque 12 gasta o meu, que tem 2446 cc.
E não gasta 11 porque não conduzo a GPL como conduzia a Gasolina; nomeadamente passei a fazer centro do Porto e antes não fazia, usava outro carro.

Nota: também não me parece o melhor dos carros para converter... mas se ele curte o carro será cavalo a apostar.

Só se poderiam tirar mais conclusões caso o teu carro estivesse nas mãos dele.

É um pouco ingrato comparar consumos, porque tudo muda, até mesmo para pessoas que fazem os mesmos trajectos e com carros iguais, quanto mais em situações completamente diferentes.

Ou seja, para já, os 9L são o número que se pode ter em consideração para este caso.

Além do mais, no caso do TSI não se pode aplicar a regra do 1L ou 2L de incremento de média, pois a somar a tudo, ainda passa de injeção directa (que é muito responsável pelos consumos razoáveis deste motor) a injeção indirecta...

Não se podem tirar TODAS as conclusões mas podemos tirar algumas.
Para gastar 12 no 1.4 TSI é preciso dar-lhe bastante.

13 litros então já é consumo de Berlinas grandes L5 e V6.

Ok, então vamos seguir a tua lógica.

Este carro segundo as tuas contas gastaria quanto a GPL, sabendo que o mesmo carro a gasolina, faz uma média de 9L, com um dos sistema de injeção mais evoluídos do mercado?

ottos que passaram lá em casa? problemas atrás de problemas.
Isso é que é azar, ou então falta de sorte... Eu tanto em carros a gasolina como a diesel (sim já tive carros a diesel, Clio 1.9d que morreu nas minhas mãos com 350.000kms e Astra 1.7td que ainda hoje anda com 260.000kms) nunca tive problemas com com os carros...

Se tenho confiança nos novos motores diesel? Não... não é preciso ser eng. pra saber isso, basta frequentar fóruns e ler DB´s, manutenção cara e electrónica a mais. Os ottos pra lá caminham tambem, cada vez há mais electrónica e cada vez mais problemas haverão com custos astronómicos, mas a escolher, prefiro um otto... o barulho do motor é outra coisa e a mim dá-me mais prazer de condução...

O GPL não é a melhor invenção a seguir à roda, mas de momento pra mim... é a melhor opção!

Voltar
Superior