O "arrependimento" GPL

Já tive vários carros a GPL (mantenho ainda um), e do ponto de vista do utilizador, as desvantagens são:

- proibição de estacionar em parques cobertos (mesmo sem autocolante não convém estacionar pois a multa é pesadota)
- baixa autonomia comparado com os Diesel, a não ser num carro que tenha já muito baixos consumos a gasolina e que tenha um depósito de GPL bem grande
- Devido à baixa autonomia, visitas mais regulares à bomba
- Abastecimento demorado e regra geral, em bombas não tão "confortáveis" como os restantes combustiveis (sem proteção para chuva, distantes do pagamento, sem iluminação eficiente)
- Roubo de espaço da mala ou do pneu suplente
- Mais um sistema para "aturar" ao nivel de manutenção e avarias
- Mais uma oficina para "aturar"
- Aturar as manias das oficinas e mecanicos "comuns" face aos sistemas GPL
- Mais um sistema a introduzir possibilidade de falha na mecânica do automóvel, ou seja, aumento da probabilidade de avaria
- Maior exigência de certos componentes da viatura, levando a superior custos de manutenção com estes.

Bom post !

É por isso que referi que cada um deve fazer o seu julgamento, para muitos isso são peanuts, para mim são grandes desvantagens [;)]

Lá por casa houve um Stilo Abarth a GPL e fazia médias entre os 12-14l/100 e estamos a falar de 1300kg de carro
Com sistema GPL são mais de 1400 kg de tara faxavôr (1411).
Sem sistema são 1340 kg de tara.

Também o carro teve de voltar a visitar a oficina de instalaçao. Mas uma delas foi programada para recalibração do sistema, e outra, não programada, já não me recordo bem porquê (vou averiguar)
Filtro aos 20.000? 30.000?
(Mas esse está previsto).

Nota: 12-14 litros já é muita lavoura Eh Eh
O teu mano anda desaparecido, mas dáva-lhe uso Eh Eh

Não invalida em nada o GPL como boa solução, mas é importante ver "o filme todo" em vez da lenga-lenga de meter uma data de fotos de carros excelentes convertidos para GPL e dizer "não gostem metam na borda do prato"

Não podes ver o "filme todo", porque o filme tem que ser pessoal; ou seja, caso a caso.

Cada pessoa que pensar ter / converter carro a GPL tem que fazer um estudo sobre a sua relação e situação com o automóvel.

E é assim: para cada pessoa, a lista de inconvenientes vai ser maior ou menor.

A primeira coisa a ver, é verificar se existem bombas onde se mora e por onde se anda.

A segunda pensar bem no estacionamento:
- utilização frequente de parques proíbidos para GPL,
- eventuais problemas se viver e quiser continuar a usar um parque de condomínio ranhoso.

Nota: Dizer que GPL rouba mala, é um dos factores discutíveis:
- Alguns sistemas fazem a vez do suplente apenas;
- Muitas pessoas nesse carro não usam a mala ou fazem-no de um modo minímo, sem qualquer transtorno;
- Algumas pessoas ficam mesmo prejudicadas pelo espaço "roubado".

Última edição:
Não podes ver o "filme todo", porque o filme tem que ser pessoal; ou seja, caso a caso.

Cada pessoa que pensar ter / converter carro a GPL tem que fazer um estudo sobre a sua relação e situação com o automóvel.

E é assim: para cada pessoa, a lista de inconvenientes vai ser maior ou menor.

Mas para que isso aconteça, é necessário ouvir os argumentos de quem efectivamente utiliza o GPL há algum tempo, mas ouvir não só dos que gritam os benefícios e sussurram os inconvenientes, mas sim de quem também fala em alto e bom tom dos mesmos (como aconteceu aqui de um modo pouco usual - seja dita a verdade).

Mas para que isso aconteça, é necessário ouvir os argumentos de quem efectivamente utiliza o GPL há algum tempo,

Depois de 260.000km a gpl num táxi em Lisboa:

Inconvenientes:

Demora muito superior à gasolina/gasóleo no abastecimento;

Se não se perceber minimamente de mecânica vão aparecer oficinas que todos os problemas se devem ao gpl (nem que seja uma rotula da direcção),

O facto de se andar a retirar o dístico para estacionar em parques subterrâneos;

As velas de ignição duram menos;

Também tenho a gasóleo, mas a lista de inconvenientes é maior...

Mas para que isso aconteça, é necessário ouvir os argumentos de quem efectivamente utiliza o GPL há algum tempo, mas ouvir não só dos que gritam os benefícios e sussurram os inconvenientes, mas sim de quem também fala em alto e bom tom dos mesmos (como aconteceu aqui de um modo pouco usual - seja dita a verdade).

Epá, isso está mais do que sabido.
Eu sempre disse que o abastecimento é o pior.
Também digo que uma Babe é complicado meter GPL, a não ser que se meta sempre na mesma bomba e tenham pessoa que abasteça.

Claro que quem tem aquelas situações que eliminam logo o GPL, nem pensa... passa à frente.

Se não se perceber minimamente de mecânica vão aparecer oficinas que todos os problemas se devem ao gpl (nem que seja uma rotula da direcção)

Pois, isso é de rir, mas típico na mentalidade Tuga.

Se um carro estiver a GPL ou então se tiver mudado o óleo e filtro fora da marca... se tiver um problema de travões a culpa é do GPL e porque não fez na marca.
(E fazem cada asneira nas marcas) :sh)

Hoje em dia quem não perceber está tramado.
E revisões que passam um pano e não trocam material nenhum consumível??? [:D]

Não só o medo, mas consumos muito altos por comparação a gasolina. Os instaladores falam em % muito baixas, mas que não correspondem à % reais. Por exemplo um 316i que já foi 3 vezes para ser afinado no espaço de 6meses e 5k km. Esse mesmo 316i a fazer consumos de 14l/100 a gás. Desde carros que falham mesmo em andamento em baixas, mesmo saindo da oficina recentemente. Outros que me dizem que altera o comportamento do motor, uns dizem que fica com mais força mas menos embalo, outros que anda mais, outros que anda menos.

Supondo que seja um sistema indicado ao motor em questão é completamente absurdo o aumento verificado... o aumento máximo expectável para a conversão (num sistema de injecção sequencial) são cerca de 27% mantendo as performances praticamente intactas.

99% das falhas em baixas tem a ver com falhas de ignição (velas, cabos, bobines). Algo a reter é que dificilmente umas velas "normais" fazem mais de 25.000~30.000km a gpl.

bom era um sistema diferente de abastecimento
é que ter que la andar sempre com a mão no botão não da com nada

Pior é:

- a quantidade de gás que entra ser incerta.
- Estado de algumas agulhas (é preciso ter força mesmo, por isso falo das Babes na questão de abastecer).

- Algumas bombas são muito lentas a debitar.

Ainda não me aconteceu, mas se estiverem meia dúzia de carros para abastecer, demora muito tempo a abastecer, pagar, tirar o carro.
O máximo que me aconteceu foi um carro à minha frente.

Parece que contrariamente ao que alguns fãs (fanáticos?) querem fazer passar, existem alguns inconvenientes aborrecidos e contados por quem efectivamente tem carros a GPL.

Não invalida em nada o GPL como boa solução, mas é importante ver "o filme todo" em vez da lenga-lenga de meter uma data de fotos de carros excelentes convertidos para GPL e dizer "não gostem metam na borda do prato".[:vm)]

Eu até acho que me consigo expressar bem pessoalmente, mas aqui no fórum (in)felizmente existem pessoas que o conseguem fazer muito melhor que eu e estes 2 parágrafos são um exemplo. Obrigado

Em defesa do GPL, devo dizer que esse aumento de consumo não me parece credível na perspectiva de um aumento "normal" na conversão de gasolina para GPL.

Acredito muito mais que hajam problemas com a instalação e/ou com o carro que provoquem esse aumento gigantesco dos consumos.

Mas isso sei eu e disse-o logo quando referi o assunto. O que convém não esquecer é que enquanto um homem de barba rija resolve o assunto masculamente em casa ou na oficina e lida com a situação, esse carro até pertence a uma menina que não percebe nada de carros nem quer perceber e sente-se assustada e com pouca confiança no carro. E o problema ser prévio ou não ser, ou até não ter nada a ver com o gpl, a única coisa que vem ao de cima é que se gastou dinheiro e o carro ficou pior. Isto é a visão de um utilizador diferente de muitos de nós que temos uma noção de como as coisas se processam. E isto vem complementar:

Adicionalmente, todo o processo de despiste do problema e afinações para ficar "no ponto" são efectivamente coisas que pedem o seu tempo e paciência.

Que muitos e muitas não têm, nem querem ter. Querem pegar no carro, querem andar com ele e pronto. Oficina seja para mudar um pisca ou um motor não, não e acabou e só pensar nisso é motivo de stress.

Eu pouco ou nada sei sobre gpl e ate me confesso um pouco preconceituoso em relaçao ao tema mas no lugar do autor do topico, eu deixava o carro ficar como estava.

1º, porque 10mkm a 17mkm ´´e a media dita aceitavel para um carro a gasolina;

2º Partindo do principio que o gpl custa 80cents o L e a gasolina 1,60, e partindo do principio que o carro bebe 8L com gasolina e 12L com gpl, tens um gasto aos 100km de 12,8€ para a gasolina e 9,6€ para o gpl que dara para uma media de 17km anuais uma diferença de apenas 544€. Partindo do principio que este raciocinio esta correcto, ao fim de 4 anos tinhas o investimento pago.

3º Factor desvalorizaçao: tendo em conta a quantidade de pessoas cepticas ao gpl, se quiseres vender o carro, quase de certeza que teras mais dificuldades em o fazer. Nao sei se da para "eliminar provas" do gpl, mas mesmo assim, sera um dado a ter em conta.

4º: Ja li (e vale o que vale) que os tsi nao se dao bem a gpl.

Pondera bem isso[;)]

2º Partindo do principio que o gpl custa 80cents o L e a gasolina 1,60, e partindo do principio que o carro bebe 8L com gasolina e 12L com gpl, tens um gasto aos 100km de 12,8€ para a gasolina e 9,6€ para o gpl que dara para uma media de 17km anuais uma diferença de apenas 544€. Partindo do principio que este raciocinio esta correcto, ao fim de 4 anos tinhas o investimento pago.
De 8 para 12, vai lá vai, só são 50% de diferença :sh)

Ora experimenta agora fazer essas contas com 8l de gasolina vs 9.5l de GPL (e já é ser generoso). E já agora só a título de curiosidade também com os preços nuns postos mais baratos invés de estações de serviço, algo como 1.5€ para gasolina e 0.7€ para GPL.

Última edição:
De 8 para 12, vai lá vai, só são 50% de diferença :sh)

Ora experimenta agora fazer essas contas com 8l de gasolina vs 9.5l de GPL (e já é ser generoso). E já agora só a título de curiosidade também com os preços nuns postos mais baratos invés de estações de serviço, algo como 1.5€ para gasolina e 0.7€ para GPL.

12L era aquilo que estavam a falar. Limitei me a agarrar no exemplo.

E estas desactualizado. A gasolina esta hoje a custar 1,61L em qualquer posto da galp, cepsa, bp e repsol.

Diz me onde arranjar gasolina a 1,5€ que vou la agora.

Voltar
Superior