O "arrependimento" GPL

Hipers?

Sobre o GPL já fui mais preconceituoso do que sou. Tenho colegas que o têm e recomendam.

Para mim o maior contra é mesmo perder a mala (andar sem suplente faz-me alguma confusão, mas enfim....)

Onde é que posso ver melhor a informação sobre os TSI e o GPL. Quem sabe, num futuro médio/longo venha para cá uma Alhambra/Sharan das novas a Gasolina [:p] 5000€ de diferença no momento da compra para a 2.0 TDI é muita coisa.....

Eu não posso responder por sistemas para TSI, agora o que posso é dizer que toda a gente que conheço que tem entrado no GPL está mais do que satisfeita.
Eu se calhar até nem estou satisfeito ou deixo de estar, porque o GPL não alterou nada a minha relação com o carro.
A mala está igual.
Nos Shoppings paro onde sempre parei, e por acaso até posso parar a GPL.
Em certos sítios sempre levei outro(s) carros, etc.

A diferença é que o carro anda sempre com uma pessoa fantasma dentro (70 kg de peso extra).
(Mas 18 kg fui buscar a 4 jantes e cerca de 20 kg ao suplente).
E principalmente que consigo fazer pelo menos 100 kms com 10 €, em vez de 20 €... que seria já insuportável.
Por outras palavras: sem ser a GPL não usaria este carro.
Podia tê-lo, mas para fazer "20 kms ao Sábado".

Algumas pessoas até como o "Lobito" que é um coleccionador e bota tudo a gás, Jaguar, SAAB Cabrio, etc. [;)]

O meu problema com o GPL vai ser escolher um carro/carrinha a gasolina usada com 2/3 anos em estado impecável até ao final do ano para converter.

Não se trata propriamente de uma questão tabu, é uma realidade sobretudo nos automóveis mais antigos. O cheiro a gás expelido dos carros convertidos não dá para disfarçar até mesmo em ambientes abertos. Há sempre uma maior probabilidade de haver uma fuga com este sistema. Até o próprio abastecimento exige cuidados redobrados em relação à gasolina e diesel. O resto é treta.

[:)] essa do cheiro....[:D][8b] o nickname foi bem escolhido...

Quanto ao tema do tópico tenho gpl no meu 318is ha cerca de 20 000km, não estou arrependido mas tem alguns inconvenientes que para alguns poderam nao importar enquanto que para outros elimina a possibilidade de fazer a transformação.

-A proibição de estacionamento nos parques o que as vezes pode ser chato embora a mim não faça grande diferença.
-O abastecimento demora sempre no minimo o dobro de um abastecimento a gasolina/diesel, primeiro porque as próprias bombas têm metade ou quase da velocidade das gasolina/diesel segundo porque "ninguem" vai por 5 e 10euros de gpl mas sim encher o depositio todo e terceiro porque geralmente só há uma bomba por cada posto de abastecimento.
-A chatisse de saber que se andarmos sem o dístico pudemos apanhar uma multa (sem bem que até agora fui mandado parar duas vezes pela policia e numa nem viram isso, na outra viram e falaram mas não multaram).
-Se viajarmos muito pelo pais e para sítios que não conhecemos é chato andar á procura de uma bomba se for necessário, para mim mais uma vez não é problema.
-A perda da roda suplente (pode ser resolvida com o liquido repara furos mas que se for um furo muito grande pode não resultar).

Actualmente abasteço gpl em Braga a .64cent enquanto que a gasolina 95 mais barata anda á volta dos 1.55, a minha média real em cidade anda nos 11-11.5/100km e em nacional e autoestrada 9-9.5l/100km. a instalação pode ser cara mas abastecer 50l gpl com 32euros o que me dá para entre 450-550km sabe bem...tem que se fazer as contas a ver quanto tempo ou km demora a amortizar o investimento, e como já disseram o que deve estar a trabalhar bem a gasolina antes de por o gpl pois a instalação deste pode trazer ao de cima problemas do carro.

Sabe sim. Pelo inconfundível cheiro a gás que esses carros emanam.

Caro Sucateiro, se algum veiculo a GPL te cheirar a gás, então é porque está com algum problema de fuga ou queima.
Caso esteja a 100%, não notas, a não ser que sejas mesmo conhecedor.
Há quem consiga, pelo cheiro, distinguir a queima de um veículo a gás de um a gasolina/gasóleo.
Não será o teu caso com certeza.

Quanto ao cheiro.

Não há a possibilidade de no Verão com o carro estacionado à torreira do sol, num depósito cheio, com o calor que expande o GPL, o sistema libertar pequenas quantidades?

Quanto ao cheiro.

Não há a possibilidade de no Verão com o carro estacionado à torreira do sol, num depósito cheio, com o calor que expande o GPL, o sistema libertar pequenas quantidades?

Epá, os depósitos têm uma tolerância desgraçada.
Por isso mesmo já escrevi que não entra sempre a mesma quantidade.
Está relacionado com a Temperatura e depois com a Pressão e Volume, por "PV=nRT".
Eu já meti 57 litros com muito frio, mas também já meti só 35 litros naqueles dias tórridos.
A maior parte do ano entram sempre de 47/48 litros para cima.

Mais arroz?

Agora o problema é o cheiro a gás? OI? Ou as operações stop à saída do parque?

Jesus menino, lembram-se de cada uma...

Vamos lá a um post "lúcido" (ou seja, as desvantagens toooodas), fruto da minha experiência:

Desvantagens:

-Ter um deposito com autonomia para 400km (como nunca atestava a gasolina nem sei qual é a autonomia máxima)

-Rede de postos (tenho 1 a 500 mts de casa, mais 3 no caminho diário, também não se aplica)

-Proibição nos parques (tenho garagem em casa, não se aplica, não ando com o tó, sim, sou um fora da lei)

-Arrancar a GPL (ponho o carro a trabalhar, tiro da garagem, fecho o portão, na 1ª curva já vai a GPL)

-Dificuldade de abastecimento (não me faz confusão, alem de que nas bombas onde meto o funcionário vem abastecer)

Mas lá está, cada caso é um caso!

Tal como avariam (tanto ou até mais) ou carros a gasóleo e a gasolina, não há "vacas sagradas".

Não entres por aí. É nesse mito que eu acho que entras mal.

Quanto aos mitos que já deu para ler por aqui existem por isso mesmo, porque há quem os alimente e só conheça o Renault 5 a carburador com kit "old school" que o avô adaptou para GPL pelo Manuel GT não credenciado.

Em regra os carros que se veem a GPL tem tudo menos de novos. Só se veem é sucatas.

Estes tópicos em que se apontam os mais variados defeitos imagináveis ao GPL têm sido recorrentes nos últimos meses, é chover no molhado. Pior do que isso é apontar defeitos e não ter carro a GPL, é exactamente a mesma coisa que ir ali para o tópico dos híbridos ou dos carros eléctricos cascar naquilo porque o vizinho diz que não prestam.
Já estive para me chatear mais com isto, agora pouco me aquece ou arrefece porque bem servido com o GPL já eu estou. Não sou instalador nem vendedor de carros a GPL, quem não gosta ou tem medo de comprar um não compra. Quem gosta compra, é o mercado a funcionar.

Para quando tópicos sobre os defeitos e arrependimento de quem comprou carros a gasóleo, híbridos, eléctricos e por aí fora? Dos carros a gasolina não vale a pena falar porque são exactamente a mesma coisa que os carros a GPL, excepto ficarem pelo dobro dos custos em termos de deslocação.
Todas as tecnologias têm os seus defeitos e a tecnologia do GPL não é isenta, embora tenha melhorado brutalmente com a injecção directa líquida que os tornou melhores em tudo do que os carros a queimarem gasolina. Isto para não falar na concepção de motores com taxas de compressão mais altas que aí sim tirariam todo o proveito dos motores a GPL.
No nosso mercado, para quem faz kms suficientes para que esses custos pesem na carteira, ou opta por um motor razoável a GPL, um motor pequeno a gasóleo ou um microscópico motor a gasolina. Agora cada um vê as coisas como quiser, alguns dos "defeitos" deram pelo menos para rir.
Comprem um e depois venham cá falar com conhecimento de causa.

p.s.: Quem converte o carro em instaladores manhosos que não rematam nada na afinação de estrada do GPL obviamente que vai ter consumos elevados e diz que o carro não anda como deve ser. Por isso no tópico do GPL no Diário de Bordo o pessoal tem aconselhado os instaladores com melhor feedback dos quais o carro vem obrigatoriamente como deve ser.
Praticamente qualquer instalador converte um carro para GPL. O problema é saber por esse carro a andar igual ou melhor do que a gasolina. E há muitos neste país que sabem e já mexeram nos melhores bólides que podem imaginar. Tive o prazer de ver alguns ao vivo e confirmo, acreditem que os donos nunca mais querem outra coisa quando o serviço ficou bem feito [;)]

Não sabes do que estás a falar, de todo. Ou só é a GPL se tiver o dístico colocado na traseira? O que defines como "sucata"? [;)]
É bom ver os do costume cascarem nos tópicos sobre o GPL, não falham um há meses! E curiosamente nem sabem o que isso é.
Se há estes contras todos face ao GPL este país nunca na vida vai "engolir" andar de carro eléctrico!

Última edição:
Em regra os carros que se veem a GPL tem tudo menos de novos. Só se veem é sucatas.
As sucatas que vês a GPl só sabes que usam gás porque têm o dístico.
Nem sonhas os automóveis fantásticos que por aí andam movidos a gás.
Se calhar até já te babaste por um e nem sabes.

Tenho um e faço normalmente 8,5L em cidade e 7l em AE.Tanto dá para fazer menos como mais, é apenas uma questão de "pé direito"[;)]
Em relação ao tópico e depois de ler o artigo da Autofoco desta semana, eu ficava de pé atrás.Quem o escreveu parece ter algum conhecimento da tecnologia TSI.

O carro gasta tanto como o da minha mãe que só tem 75CV! Tenho feito médias de 9L: 10L no pára-arranca da cidade ou pequenos percursos com o motor a frio e 8L em AE (140KM/h). Se fores a 100KM/h com a 6ª numa AE plana consegues consumos de 6L-7L.

Os consumos do carro são muito bons atendendo ao peso, potência e comportamento: não esquecer que se trata de um pequeno familiar e a resposta do motor é muito satisfatória! O problema é mesmo a gasolina a €1,61 e o facto de ter que fazer no mínimo 250KM por semana (com tendência a aumentar). Não é nada difícil gastar €200/mês em combustível com percursos que não justificam tamanho gasto! Havendo alternativas mais baratas e fiáveis, prefiro converter-me!

Obrigado, pelo que tenho visto, a arredondar para cima contaria com uns 8,5 para utilização exclusivamente citadina, mas como faria 55% cidade - 45% AE e via rápida, talvez baixasse, mas parece-me que os consumos não seriam grande preocupação.

Já agora, ao longo da vida dos vossos bólides, deram algum problema?

As sucatas que vês a GPl só sabes que usam gás porque têm o dístico.
Nem sonhas os automóveis fantásticos que por aí andam movidos a gás.
Se calhar até já te babaste por um e nem sabes.

Neste fórum só falta um Alfa a GPL para ser a pipocada final, talvez os dois temas com mais preconceitos daqui. Vejo recorrentemente falar mal da Alfa quem nunca teve um. Quem os tem pelo que leio aqui, gosta. Vejo recorrentemente falar mal do GPL Auto, quem o usa, gosta por norma embora existam sempre excepções.
A menos que as pessoas sejam masoquistas e defendam algo que é uma péssima opção para elas próprias, por essa lógica neste tópico tínhamos já muitos masoquistas nos quais me incluo.
À beira da experiência de utilização por parte de quem usa GPL Auto, as opiniões baseadas no diz que disse valem um redondo 0. Tal como vale 0 todo e qualquer argumento que eu possa tecer acerca de um carro eléctrico que nunca tive.

Quando se fala de deixar 100€ na bomba ou 50€ (nem falo de carros que exigem gasolina 98), todos esses preconceitos saem muito, muito caro a quem os alimenta.
E para mim que ando bastante com o carro ser forçado a andar a gasóleo, não obrigado. Recuso-me a aturar os "defeitos" que essa tecnologia representa face aos motores otto.
Se tivesse o dinheiro que vejo aqui muita gente gastar em carros a gasóleo o que eu comprava a GPL, ui ui! E bem vivia com as "espinhas" que o vizinho diz que têm.

Última edição:
Alguém que feche este tópico, é impossível manter uma discussão seria sem descambar.

É sempre a mesma conversa.

Podes crer, até já sei a lista de cor da bíblia dos defeitos do GPL [:D]
Quantas vezes me vêem a mim a comentar diários de bordo de carros a gasóleo ou a discutir as motorizações dessa tecnologia? Se não me interessa para rigorosamente nada não comento, façam por favor o mesmo em relação ao GPL. Quem desdenha quer comprar...ou é só mesmo para dizer mal? Não dá para entender certas atitudes que vejo aqui, só falta sacarem do lança rockets quando virem um carro a GPL na rua se é assim um perigo público que "cheira a gás" e tudo. As pessoas não têm o direito a escolherem a tecnologia que pretendem usar para se movimentarem? De doutrina de gasóleo e gasolina já estou eu farto.
A menos que se divirtam com isto e continuem eternamente a criticar algo que nunca tiveram e têm medo de vir a ter :sh)

Última edição:
Neste fórum só falta um Alfa a GPL para ser a pipocada final, talvez os dois temas com mais preconceitos daqui. Vejo recorrentemente falar mal da Alfa quem nunca teve um. Quem os tem pelo que leio aqui, gosta. Vejo recorrentemente falar mal do GPL Auto, quem o usa, gosta por norma embora existam sempre excepções.
A menos que as pessoas sejam masoquistas e defendam algo que é uma péssima opção para elas próprias, por essa lógica neste tópico tínhamos já muitos masoquistas nos quais me incluo.
À beira da experiência de utilização por parte de quem usa GPL Auto, as opiniões baseadas no diz que disse valem um redondo 0. Tal como vale 0 todo e qualquer argumento que eu possa tecer acerca de um carro eléctrico que nunca tive.

Quando se fala de deixar 100€ na bomba ou 50€ (nem falo de carros que exigem gasolina 98), todos esses preconceitos saem muito, muito caro a quem os alimenta.
E para mim que ando bastante com o carro ser forçado a andar a gasóleo, não obrigado. Recuso-me a aturar os "defeitos" que essa tecnologia representa face aos motores otto.
Se tivesse o dinheiro que vejo aqui muita gente gastar em carros a gasóleo o que eu comprava a GPL, ui ui! E bem vivia com as "espinhas" que o vizinho diz que têm.

Ainda não há 159SW tbi à venda no standvirtual[:)]

Quanto ao cheiro.

Estando o deposito 80% cheio são precisos cerca de 8 minutos de um carro em chamas para o depósito atingir a temperatura de abertura da válvula de expansão (22 bar), não me parece expectável que possa acontecer mesmo com o carro "à torreira".

Voltar
Superior