Estes tópicos em que se apontam os mais variados defeitos imagináveis ao GPL têm sido recorrentes nos últimos meses, é chover no molhado. Pior do que isso é apontar defeitos e não ter carro a GPL, é exactamente a mesma coisa que ir ali para o tópico dos híbridos ou dos carros eléctricos cascar naquilo porque o vizinho diz que não prestam.
Já estive para me chatear mais com isto, agora pouco me aquece ou arrefece porque bem servido com o GPL já eu estou. Não sou instalador nem vendedor de carros a GPL, quem não gosta ou tem medo de comprar um não compra. Quem gosta compra, é o mercado a funcionar.
Para quando tópicos sobre os defeitos e arrependimento de quem comprou carros a gasóleo, híbridos, eléctricos e por aí fora? Dos carros a gasolina não vale a pena falar porque são exactamente a mesma coisa que os carros a GPL, excepto ficarem pelo dobro dos custos em termos de deslocação.
Todas as tecnologias têm os seus defeitos e a tecnologia do GPL não é isenta, embora tenha melhorado brutalmente com a injecção directa líquida que os tornou
melhores em tudo do que os carros a queimarem gasolina. Isto para não falar na concepção de motores com taxas de compressão mais altas que aí sim tirariam todo o proveito dos motores a GPL.
No nosso mercado, para quem faz kms suficientes para que esses custos pesem na carteira, ou opta por um motor razoável a GPL, um motor pequeno a gasóleo ou um microscópico motor a gasolina. Agora cada um vê as coisas como quiser, alguns dos "defeitos" deram pelo menos para rir.
Comprem um e depois venham cá falar com conhecimento de causa.
p.s.: Quem converte o carro em instaladores manhosos que não rematam nada na afinação de estrada do GPL obviamente que vai ter consumos elevados e diz que o carro não anda como deve ser. Por isso no tópico do GPL no Diário de Bordo o pessoal tem aconselhado os instaladores com melhor feedback dos quais o carro vem obrigatoriamente como deve ser.
Praticamente qualquer instalador converte um carro para GPL. O problema é saber por esse carro a andar igual ou melhor do que a gasolina. E há muitos neste país que sabem e já mexeram nos melhores bólides que podem imaginar. Tive o prazer de ver alguns ao vivo e confirmo, acreditem que os donos nunca mais querem outra coisa quando o serviço ficou bem feito [

]