O "arrependimento" GPL

O que acaba por ser irrelevante o que se vê ou não com dístico.

Irrelevante ?

é o que explica a afirmação do dci80 que foi considerada ofensiva por alguns.

Eu conheço um universo de umas largas dezenas de pessoas (refiro-me a conhecer mesmo, não virtualmente) e só me lembro de um caso de uma que teve um carro a GPL, portanto tenho muito pouco contacto com casos reais.

Mas olhando para os carros com distico, a maior parte são carros com uns anos e muitos já com uma aparência gasta.

Mas como referi aí para trás, este tema está gasto ! é fácil perceber os prós e os contras e ver se se adaptam ao nosso caso.

Mas tens que concordar que um gajo diz que só vê sucatas a GPL e haver logo meia dúzia de gajos que ficam indignados tem uma certa graça [:D]

P.S.: Vi e fotografei um Alfa Montreal, a ver se ponho as fotografias no teu DB ou noutro sitio - isso sim é tema

Última edição:
Irrelevante ?

Eu conheço um universo de umas largas dezenas de pessoas (refiro-me a conhecer mesmo, não virtualmente) e só me lembro de um caso de uma que teve um carro a GPL, portanto tenho muito pouco contacto com casos reais.
Correcção: 100% Irrelevante![:D][:D][:D]

Mas tens que concordar que um gajo diz que só vê sucatas a GPL e haver logo meia dúzia de gajos que ficam indignados tem uma certa graça [:D]
Porque é que alguém há-de concordar com observações ignorantes?:rolleyes:

O meu carro já vai com quase 244000km, dos quais 228500km a gpl e estou com uma média que vai dos 23000km a 25000km ano e com um custo que vai dos 5.60€/100km a 6.10€/100km.

Pode ser velho, sempre já são 12 anos em cima, ou como se diz, sucata, mas esta sucata até agora, nunca me deixou apeado! Para mim chega e bem.

Eu quero um carro que me satisfaça, não ao vizinho!

Ahh, quanto ao cheiro... Por acaso achei cómica a discussão. Quem diz que o carro a GPL não estava a funcionar a gasolina? É só gente sapiente [:D]
O escape do meu, quando funciona a GPL, tem um cheiro absolutamente neutro e o ar saí num fluxo quase continuo e com frequência regular.
Já a gasolina, o ar saí aos soluços e cheira, literalmente, a peido. Exactamente como quando estamos na festinha na aldeola e começam a deitar os foguetes**
... Aquele cheirinho saudável a enxofre e a cancro.
**- não os foguetes do traseiro, mas os de pólvora [:cool:]

Está visto que o teu carro é uma das sucatas que aqui se fala, porque os meus carros antigos (e mesmo mota) a gasolina trabalham a gasolina certinhos que nem um relógio, emanando o cheiro a gasolina que em muitos posts por aqui é tido quase como um perfume afrodisíaco para petrolheads.

Irrelevante ?

Mas olhando para os carros com distico, a maior parte são carros com uns anos e muitos já com uma aparência gasta.

É completamente irrelevante, para esta discussão, o número de carros a GPL que se vêm na estrada com o dístico.
No entanto, a forma como foi sugerida a afirmação, revelou o intuito de querer denegrir a imagem dos GPL, transmitindo a ideia que os únicos veículos a GPL são as sucatas.:confused:
É esta última parte que fica mal na foto.

Mas como referi aí para trás, este tema está gasto ! é fácil perceber os prós e os contras e ver se se adaptam ao nosso caso.

100% de acordo.

Concordaria com o que dizes se o post tivesse sido informativo ou como uma mera observação de alguém que isenta no que toca a este assunto.
Não é o caso.
O post serve claramente como arma de arremesso.

P.S.: Vi e fotografei um Alfa Montreal, a ver se ponho as fotografias no teu DB ou noutro sitio - isso sim é tema

Laranja?
Coloca lá as fotos no meu DB ou no tópico da Alfa Romeo.[;)]
É por essas coisas que ainda volto a este fórum.[:cool:]

Está visto que o teu carro é uma das sucatas que aqui se fala, porque os meus carros antigos (e mesmo mota) a gasolina trabalham a gasolina certinhos que nem um relógio, emanando o cheiro a gasolina que em muitos posts por aqui é tido quase como um perfume afrodisíaco para petrolheads.

Também concordo que se cheira a "peido", então alguma coisa está mal.

Quanto ao cheiro afrodisíaco, eu considero-me apreciador de motores a gasolina mas nem por isso acho o cheiro da queima afrodisiaco.[:D]
No entanto, sempre melhor do que o emanado pelo irrespirável gasóleo queimado.[:p]

Também concordo que se cheira a "peido", então alguma coisa está mal.

Quanto ao cheiro afrodisíaco, eu considero-me apreciador de motores a gasolina mas nem por isso acho o cheiro da queima afrodisiaco.[:D]
No entanto, sempre melhor do que o emanado pelo irrespirável gasóleo queimado.[:p]

Cheire ao que cheirar, trabalhar aos soluços não diz nada do combustível mas sim do estado do carro. [:D]

Quanto ao irrespirável, é como tudo...

Vai ao cabo da roca num Domingo de bastante sol e vais ver o que é cheiro a gasolina...

...nem o vento da serra de Sintra consegue disfarçar! [:cool:]

Concordaria com o que dizes se o post tivesse sido informativo ou como uma mera observação de alguém que isenta no que toca a este assunto.
Não é o caso.
O post serve claramente como arma de arremesso.

Arma de arremesso ou não, é uma realidade!

Até podem andar os Ferrari e Porsche todos do país a funcionar secretamente a GPL, mas a esmagadora maioria dos que estão devidamente identificados coincidem com a imagem de carros já com uns bons anos em cima e o tal aspecto algo gasto.

Se isso mostra alguma coisa, é que andarão muitos automóveis bons e recentes a GPL, mas não ostentam o "orgulho GPL" que por aqui reina. [;)]

Arma de arremesso ou não, é uma realidade!

Até podem andar os Ferrari e Porsche todos do país a funcionar secretamente a GPL, mas a esmagadora maioria dos que estão devidamente identificados coincidem com a imagem de carros já com uns bons anos em cima e o tal aspecto algo gasto.

Se isso mostra alguma coisa, é que andarão muitos automóveis bons e recentes a GPL, mas não ostentam o "orgulho GPL" que por aqui reina. [;)]

Não sei se é realidade ou não.
As medições por olhómetro são falaciosas.
Pelo que eu vejo não posso concordar com o que foi dito.
Vejo carros a GPL tanto antigos como modernos.

Estou farto de ver este argumento: Porque é que o gás é superior? Se tem mais octanas, anda o mesmo, aumenta o consumo, e ainda dizem que o rendimento é superior... não vejo aqui nada de superior.
O GPL, face à gasolina comercial:
- tem maior resistência a pré detonação
- contém mais energia potencial química
- queima a temperaturas mais altas logo tem uma combustão mais eficiente
- vaporiza espontaneamente na injecção logo tem uma combustão mais eficiente
- tem menos carbono logo polui menos
- é praticamente livre de impurezas logo polui menos e não suja a mecânica

Na questão da energia é preciso ter uns conhecimentos básicos de química. Uma reacção química não se baseia em volumes ou pressões, baseia-se em matéria, em massa ou quantidade de partículas (mol). Para saber a energia produzida numa combustão interessa saber a quantidade de moléculas de combustível e oxigénio disponíveis, não interessa à partida se estas ocupam 10 ou 100cm3 de espaço.

Um motor a GPL irá normalmente ter um consumo superior, para a mesma energia produzida, porque o GPL é muito menos denso, tem menos matéria por unidade de volume (1l de gasolina tem aproximadamente 0.75Kg de matéria, um litro de GPL aproximadamente 0.5Kg).

Mas enquanto 1Kg de gasolina liberta (idealmente) cerca de 44.5KJ de energia, 1Kg de GPL liberta cerca de 46KJ de energia.

Depois o GPL também tem uma estequiometria diferente da gasolina (a relação ideal entre combustível e oxigénio). O GPL precisa de mais oxigénio (1g de gasolina precisa de 14.7g de ar, 1g de GPL precisa de 15.8g de ar), logo não se pode injectar tanto combustível no mesmo motor (poder pode-se, mas o que estiver a mais não queima).

Como referi, o GPL queima a temperaturas superiores e queima no estado gasoso (a gasolina não vaporiza completamente) e isto faz com que a combustão seja mais eficiente, e o motor a GPL acaba por ter performance semelhante, mesmo queimando ligeiramente menos combustível (em massa, em volume queima sempre mais mas quimicamente e em termos de cálculo de eficiência o volume é irrelevante).

A parte do índice de octanas mais elevado é simplesmente desperdiçada porque os motores não são modificados para tirar partido dele (sobretudo porque os motores são híbridos gasolina-GPL e se fossem modificados para funcionar às 105-110 octanas do GPL não podiam queimar gasolina). Se a modificação fosse feita a combustão seria ainda mais eficiente.

Por isso sim, do ponto de vista químico e esquecendo a questão do armazenamento (a grande vantagem dos combustíveis líquidos), o GPL é largamente superior à gasolina comercial.

Última edição:

Na questão da energia é preciso ter uns conhecimentos básicos de química. Uma reacção química não se baseia em volumes ou pressões, baseia-se em matéria, em massa ou quantidade de partículas (mol). Para saber a energia produzida numa combustão interessa saber a quantidade de moléculas de combustível e oxigénio disponíveis, não interessa à partida se estas ocupam 10 ou 100cm3 de espaço.

Um motor a GPL irá normalmente ter um consumo superior, para a mesma energia produzida, porque o GPL é muito menos denso, tem menos matéria por unidade de volume (1l de gasolina tem aproximadamente 0.75Kg de matéria, um litro de GPL aproximadamente 0.5Kg).

Mas enquanto 1Kg de gasolina liberta (idealmente) cerca de 44.5KJ de energia, 1Kg de GPL liberta cerca de 46KJ de energia.

Depois o GPL também tem uma estequiometria diferente da gasolina (a relação ideal entre combustível e oxigénio). O GPL precisa de mais oxigénio (1g de gasolina precisa de 14.7g de ar, 1g de GPL precisa de 15.8g de ar), logo não se pode injectar tanto combustível no mesmo motor (poder pode-se, mas o que estiver a mais não queima).

Como referi, o GPL queima a temperaturas superiores e queima no estado gasoso (a gasolina não vaporiza completamente) e isto faz com que a combustão seja mais eficiente, e o motor a GPL acaba por ter performance semelhante, mesmo queimando ligeiramente menos combustível (em massa, em volume queima sempre mais mas quimicamente e em termos de cálculo de eficiência o volume é irrelevante).

A parte do índice de octanas mais elevado é simplesmente desperdiçada porque os motores não são modificados para tirar partido dele (sobretudo porque os motores são híbridos gasolina-GPL e se fossem modificados para funcionar às 105-110 octanas do GPL não podiam queimar gasolina). Se a modificação fosse feita a combustão seria ainda mais eficiente.

Por isso sim, do ponto de vista químico e esquecendo a questão do armazenamento (a grande vantagem dos combustíveis líquidos), o GPL é largamente superior à gasolina comercial.

Não menosprezando de todo o resto do post que foi esclarecedor e pelo qual agradeço a informação concreta, de acordo com a parte que sublinhei vou reformular a pergunta,

Onde é que em termos práticos se torna mesmo superior? Já que com a mesma quantidade de combustível se anda menos km... ou se se precisa de muito mais espaço e na prática não melhora a perfomance dos carros?

Eu também posso dizer que gasolina dos carrinhos telecomandados é melhor. Ou urânio. Mas se num carro normal não é melhor, qual a relevância desta teoria para quem realmente converte o carro a gpl?

Eu não me identifico com o user dci80 porque temos uma postura perante o gpl diferente, mas ele aqui há tempos referiu que gpl seria opção para ele quando viesse de fábrica e os carros preparados para isso. Mas a refutação a esse comentário na altura lembro-me que foi o mesmo que aqui anda. Chapa uma imagem duma tabela de vendas italiana e dizem que lá também é aftermarket bla bla bla Afinal o homem tinha alguma razão no que dizia... Não deixa de ser uma adaptação.

Dos melhores posts que li nesta thread! Os meus parabéns!

Só não me responde à questão: será que vale a pena a instalação? O meu problema consiste na consideração de outros factores para além do reduzido factor económico de € X/100KM. Estou a pensar em temas como a desvalorização na altura da troca, problemas mecânicos e afins.

Obrigado

Os carros a gasolina estão brutalmente desvalorizados, portanto há que ter isso em conta. Segundo, há de facto muita gente sem dinheiro para adquirir um usado diesel (sempre caríssimos, mesmo que martelados e cheios de problemas) e por isso optam por poupar ao converter o seu carrito já com alguns anos para GPL que vem das suas mãos.
Depois, é totalmente infundado e falacioso vir dizer que determinada percentagem de carros a GPL são sucatas ou têm x anos. O "olhómetro" não tem o mínimo de credibilidade, peguem no registo dos carros averbados como bifuel e vejam as estatísticas. Outra coisa, em cerca de 50 000 carros que circulam em Portugal a GPL Auto temos menos de 250 carros à venda no Stand Virtual.
Isto quererá dizer ou que vão todos para o lixo ou então quem os tem não os vende por norma, se são muito económicos e o comprador adquiriu (pelo preço de um diesel) uma viatura bem mais potente e de um segmento acima, para quê trocar?

Saliento as partes a negrito. De facto contam-se pelos dedos de uma mão os carros novos que vi com o dístico GPL; a maior parte são carros velhos. Isto deve-se ao facto de o GPL ser uma compra perfeitamente racional para quem tem um carro mais velho pois, como não tem impacto sobre a desvalorização, é sempre a poupar. Nos carros novos já nao será assim.

Só me pergunto se a desvalorização a GPL se vai manter nos próximos anos pois, com a sobrevalorização dos diesel e a desvalorização dos carros a gasolina, o GPL não será uma alternativa perfeitamente viável e credível para o comum dos mortais.

Por outro lado: o "olhómetro" não tem qualquer valor estatístico; seria interessante fazer um levantamento dos veículos bifuel que estão registados em PT e depois ver a média das idades. Não sei se o registo automóvel permite fazer isso online; vou investigar.

Em todo o caso: obrigado a todos pelas úteis contribuições! Mantenham o tópico vivo pois a discussão está a ser interessante!

Vocês só vêem carros velhos ?

Eu vejo um pouco de ambos, pese embora se veja carros mais velhos a dominar mas nada de especial.

Por acaso nestas últimas duas semanas guiei, duas sucatas a GPL.[:p]
Só não fiquei com elas porque a parte de dentro dos carros estavam todas estragadas mas mecanicamente devia estar tudo ok pelo que me pareceu.

Laguna de 1998 1.6 16v.
Civic de 1998 1.4.

Mas só vi estas farroncas porque eram as únicas que davam para o meu bolso.[:D]

Dos melhores posts que li nesta thread! Os meus parabéns!

Só não me responde à questão: será que vale a pena a instalação? O meu problema consiste na consideração de outros factores para além do reduzido factor económico de € X/100KM. Estou a pensar em temas como a desvalorização na altura da troca, problemas mecânicos e afins.

Obrigado

Eu não sou o SRLA mas deixo aqui os meus 2 cêntimos.

No caso da desvalorização não é por ter kit GPL que desvaloriza mais... pelo contrário. Mas não é como, por exemplo, no standvirtual em que um carro vale 1000 euros mas como tem GPL metem-no a 2000/2500. E lá continuam para venda... lol

Em relação aos problemas mecânicos não deves ter problemas. Quando se faz uma conversão para andar a GPL o que se está a fazer é a alterar o COMBUSTÍVEL e a maneira como ele chega ao motor. Apenas e só. Quer isto dizer que, se tiveres algum problema, aparecerá independentemente se estar a usar gasolina ou GPL (salvo excepções... mas nem vou por aí senão era outro tópico LOL)

Deves é ter consciência que os primeiros tempos são para afinação da mistura e, provavelmente, terás que fazer umas visitas ao instalador para afinar os parâmetros.

PAra terminar... GPL all the way!

Já sentia a falta de posts em que realmente se aprende alguma coisa.
Obrigado SRLA, acabaste de salvar o tópico. Os fóruns quando são usados para aprendizagem e troca de experiências são do maior valor para os seus utilizadores [;)]

Agora vir para aqui ligar a anti aérea contra determinado tema que não nos agrada é perfeitamente dispensável, vá lá que o tópico ainda teve alguns posts de grande esclarecimento e o rantamplan pode ver a melhor opção para ele.

Estive a consultar alguns sites de veículos usados e já se encontram bastantes TSI convertidos para GPL mesmo sendo motores bastante recentes (isto no caso de quem os está a vender).

Quanto a desempenho dos motores TSI a GPL, aqui ficam alguns exemplares:

A ires converter o carro aconselho a Mastergas em Gaia sendo tu do Porto. Bom feedback têm eles de terem mexido em quase todo o tipo de motores até hoje.

Um texto estrangeiro já antigo sobre os mitos do GPL, algo que ainda predomina imenso por cá:

Over the years, just like in many other fields, a whole library of Old Wives Tales and Myths has grown up around LPG conversions. A few of these have their roots in fact, but many are born of nothing but ignorance.

• It’s dangerous !
Well so is petrol and diesel, not to mention hurling yourself along the road at high speed in a tin can on wheels ! The reality is that gas can be dangerous if you mistreat it, just like any other volatile substance - but it you treat it right then it’s really no more dangerous than petrol.

• You always lose a lot of power
Well there’s a grain of truth in there, but mostly it’s because it’s so easy to get the conversion or setup wrong. You have to get the mixture right, and the ignition right - if you don’t then you can get a noticeable power reduction. Common problems are getting the wrong mixers and having a weak mixture, and having the ignition too retarded.

• You get worse fuel consumption
Depends on how you measure it ! On a distance/volume basis (eg miles per gallon) then this is true, but on a distance/weight basis then it isn’t. Propane is 0.5kg/l while petrol is 0.7kg/l - so you get 40% more petrol by mass for a given volume. Propane has a much higher calorific value which partially offsets this, so you typically end up doing about 10% less miles/gallon

• They never run right and backfire all the time
Well so did some petrol engines back in the days of carburetors ! With the universal adoption of fuel injection and high powered electronic ignition, there is now much less fuel in the inlet system and so good backfires are hard to get. Unless you go for an LPG injection system, there is a large volume of gas/air mixture in the inlet which will go BANG in a big way if you manage to light it. But there are two common causes that will trigger a backfire in the first place - poor ignition and a weak mixture. Ignition problems are not uncommon since petrol is very forgiving of a bad setup, but when you turn over to gas, you need a good hot spark and you need the mixture right - if either of these are wrong then you don’t ignite the charge in the cylinder and you build up to the conditions for a backfire.

• They never run properly on petrol afterwards
Well again there can be a grain of truth, but in many cases this is because the engine was, to be polite, past it’s best to start with ! Many old engines rely of the ring of carbon deposits around the cylinder to act like a piston ring - the original rings having worn quite badly. When you run on gas, the burn is clean and the old carbon deposits burn away (especially if you have a weak mixture) and this extra piston ring disappears - with a consequent loss of compression. In reality the engine is overdue for repairs, but of course it has to be the gas that caused it !
A second issue is to do with the carbs - when you run on gas, the petrol is shut off and the carbs run dry. With designs like the SU, there are moving parts (the needle in the jet) that start to wear more without the lubrication from the petrol, and in all designs the seals can dry out.
On injected engines, the injectors should get exercised each time the engine is started, and such problems should be rare.

• There’s nowhere to fill up !
Well that can be true if you live/drive in the middle of nowhere, or in Wales on a Sunday. But in something like 8 years of driving on gas, I’ve seldom had real problems. It is true that you have to plan ahead, employing the common technique of “look for somewhere to fill when the warning light comes on” is likely to lead you with an empty tank - though you can alway carry on on petrol.

• It’s a waste of money, the cost will go up tomorrow/next week/next year/whenever
Well it’s true that the tax has gone up, but not by much. People have been telling me I’m wasting my time and money for 8 years, and in that time I’ve enjoyed having a V8 for the same fuel costs as a concrete mixer engine. As of 2007, the Chancellor has a plan to decrease the tax differential by something like 1p/l a year for the next few years - and at that rate it will take a few years yet for gas to catch up with petrol.

• You can’t get insurance
Now that can be a problem, with a few insurers still playing the “it’s strange and scary” card. Most insurers are quite happy to insure a converted vehicle as long as you have a certificate for it.

Mais um bom artigo:

500-tuning.jpg

http://www.torquecars.com/news/lpg-conversions.php

Quem continuar a ter preconceitos que se lembre que até há poucos anos atrás poucos queriam ouvir falar em gasóleo mas a poupança relativamente à caríssima gasolina e o avanço da tecnologia fez o mercado correr em força para essa alternativa.
Agora começa a ser a vez do GPL também em Portugal, no resto da Europa já começou a "bombar" há muito quer por interesse dos Estados, dos utilizadores, das petrolíferas, marcas automóveis, gente ligada ao ambiente e por aí fora. A curto prazo, é a única alternativa além do gasóleo para quem faz muitos kms cá em Portugal.

Última edição:
Voltar
Superior