O "arrependimento" GPL

Quem tem receios do GPL deve lembrar-se que a tecnologia evoluiu imenso e continua a evoluir neste momento. O carro convertido actualmente não tem nada a ver com o carro convertido há duas décadas atrás, até deixo dois exemplos para verem as diferenças:

page6-1008-full.jpg

page6-1005-full.jpg

Netherlands-Prins_Direct_Liqui_Max_lay-out.jpg

Netherland-direct-liqui-max.jpg

2011-Ford-Falcon-EcoLPi-Engine-Specs.jpg

Alternative_Fuel_Innovations_engineer_large.jpg

Última edição:
De facto contam-se pelos dedos de uma mão os carros novos que vi com o dístico GPL; a maior parte são carros velhos. Isto deve-se ao facto de o GPL ser uma compra perfeitamente racional para quem tem um carro mais velho pois, como não tem impacto sobre a desvalorização, é sempre a poupar. Nos carros novos já nao será assim.

O que consideras um carro velho???

É assim, novos mesmo eu só vejo Chevrolets (o ACP tem alguns) e cheguei a ver Subarus Bi-Fuel.
Os Correios têm Renaults Kangoo a GPL. A Policia chegou a ter Punto 1.1 GPL, etc.

As pessoas esperam pelo fim da garantia para instalarem GPL, portanto com 2 anos na maior parte dos casos, alguns 3.

Eu por exemplo instalei quando o carro tinha 5 anos.
Teve a ver com o custo da gasolina ultrapassar um certo nível que me recusei a aceitar.
Ou "parava" o carro ou convertia a GPL.

Pelo que vejo no fórum Autogás, pelo que vi nas 5 vezes que meti os pés num instalador:
1 - Quando fui conversar sobre a instalação
2 - Quando deixei o carro
3 - Quando levantei o carro
4 - Quando fui fazer a revisão gratuíta dos 3000 (que foi apenas verificação, pois estava tudo OK.
5- Quando fui trocar o Filtro.

Pelos carros que vejo a meter GPL nas bombas.

Pelos carros que vejo nos cafézinhos do fórum Autogás...

O grosso dos carros a GPL são carros que neste momento têm entre 5 e 10 anos.
E normalmente são versões topo das suas gamas ou então se não são o topo sempre com motores enormes para os nossos padrões, Mercedes, Volvos e assim.

Agora se vocês acham que Volvos S70 T5, Jaguares S, ou um Mercedes C260 com 7/8 anos são sucatas... epá... [:D]

Isto para mim é acima de tudo lazer [;)]

Sim, para quase todos.
Aliás acho que não chega a existir propriamente alguém que trabalhe aqui, nem mesmo os Administradores.

Agora para além de lazer, serve para ajudar e partilhar informação.
"Ajuda a pessoa X que amanhã essa pessoa pode ajudar-te a ti."

No caso deste tópico que eu saiba o objectivo era o pedido de ajuda de uma pessoa, para a viabilidade ou não de conversão de um VW Golf TSI.

Se vês antes como lazer / te ris em casa porque algumas pessoas se indignam por ao fim ao cabo estarem a chamar sucatas (sem razão) aos seus carros, não vejo qual o interesse???

Se alguém tem interesse no mal estar dos outros, isso então não é bonito.

Eu não tenho que adivinhar nada. O facto é que os que têm dístico são sucatas.

O teu clio 2 DCI também é uma sucata. Espero que tenhas noção disso.

Disclaimer: A comparação que fiz foi igual à que tu fizeste. Se para ti TODOS os carros que vês com distico são sucatas, para mim também todos os clios 2 DCI que vejo são sucatas tambem.

Edit: Tenho um carro que consome gasolina 98 e 2 diesel cá em casa. Não está a gás porque os KM que faz não justificam o investimento. Mas pelo menos não tenho palas nos olhos.

Última edição:
O teu clio 2 DCI também é uma sucata. Espero que tenhas noção disso.

Disclaimer: A comparação que fiz foi igual à que tu fizeste. Se para ti TODOS os carros que vês com distico são sucatas, para mim também todos os clios 2 DCI que vejo são sucatas tambem.

Edit: Tenho um carro que consome gasolina 98 e 2 diesel cá em casa. Não está a gás porque os KM que faz não justificam o investimento. Mas pelo menos não tenho palas nos olhos.

Se um carro com 7 anos é sucata então que farão os que vejo com 15, 20 e mais anos completamente mal estimados. São os que vejo com o dístico. (até a minha eesposa que não percebe nada de carros comenta o mesmo) Agora se há grandes bombas a GPL sem dístico.... Será que os donos têm vergonha?

O mais engraçado no meio disto tudo é que nunca me apresentei contra o GPL. Ao contrário de muitos defensores de GPL que afirmam a pés juntos que os diesel só avariam e tal.

Última edição:
Se um carro com 7 anos é sucata então que farão os que vejo com 15, 20 e mais anos completamente mal estimados. São os que vejo com o dístico. (até a minha eesposa que não percebe nada de carros comenta o mesmo) Agora se há grandes bombas a GPL sem dístico.... Será que os donos têm vergonha?
Também há sucatas a GPL na estrada, como há sucatas a gasolina e sucatas a gasóleo. Portugal nunca foi um país de grandes carros e a coisa está cada vez mais difícil...

Vejo muitos Volvos, e36s e 190Es a GPL, mas também vejo muitos e36s, 190Ds e Audi 80s a gasóleo, e muitos Punto I, Ibiza II, Polo III a gasolina.

O que não vês a GPL é carradas de A4s 2.0TDI, 320ds e C220CDIs de frota como vês a gasóleo, mas como deves entender esses não são muito representativos do verdadeiro parque nacional, ou muito menos do real poder de compra do português mediano [;)]

Excluindo estes, devem continuar a haver mais carros recentes a gasóleo que a GPL, mas na minha opinião recente =\= bom. O mercado português só quer é gasóleo (os carros a gasóleo novos vendem o dobro dos a gasolina, e desses que se vendem a gasolina os que não são modelos de entrada são uma minoria) por isso é natural que nos carros recentes este domine.

Entre um Golf 1.6TDI novo ou um e46 330i usado e gaseificado, eu não precisava de pensar duas vezes, por isso lá ia contribuir com mais uma sucata com uma porrada de anos [:p]

E andava sem dístico, não porque tenho vergonha de andar a GPL, mas porque fica piroso e é discriminação descarada.

Última edição:
acho que depois de 7 paginas é a altura de fazer a pergunta certa

realmente alguem ja se arrependeu de ter o carro a gpl????

é que vamos em 7 paginas mas só ai 1 ou 2 ou 3 users é que responderam, de resto foi falar em sucatas, com sucateiros a mistura e tudo

Mas será que alguma vez hás-de perceber que quase ninguém anda com a treta do autocolante por causa das restrições idiotas que isso implica?:rolleyes:

Sim, para quase todos.
Aliás acho que não chega a existir propriamente alguém que trabalhe aqui, nem mesmo os Administradores.

Agora para além de lazer, serve para ajudar e partilhar informação.
"Ajuda a pessoa X que amanhã essa pessoa pode ajudar-te a ti."

No caso deste tópico que eu saiba o objectivo era o pedido de ajuda de uma pessoa, para a viabilidade ou não de conversão de um VW Golf TSI.

Se vês antes como lazer / te ris em casa porque algumas pessoas se indignam por ao fim ao cabo estarem a chamar sucatas (sem razão) aos seus carros, não vejo qual o interesse???

Se alguém tem interesse no mal estar dos outros, isso então não é bonito.

Vou ter que te fazer um desenho [:D]

O que dizes sobre ajuda, partilha, aprendizagem nem comento porque é obvio e todos sabemos.

O que parece não estar muito claro é que não faz sentido alguém indignar-se ou ficar ofendido porque num fórum de automóveis alguém escreve que os carros a GPL são maioritariamente sucatas.

Não faz sentido e é ridículo demonstra uma insegurança que não compreendo muito bem, mas a que acho graça. É que parece que algumas pessoas precisam do reconhecimento dos outros e de preferência publico para alimentarem o seu sentido de segurança.

Se um carro com 7 anos é sucata então que farão os que vejo com 15, 20 e mais anos completamente mal estimados. São os que vejo com o dístico. (até a minha eesposa que não percebe nada de carros comenta o mesmo)

Tenho um presentimento que a tua esposa percebe mais de carros do que tu.
Estás sempre a dizer asneiras.

O que parece não estar muito claro é que não faz sentido alguém indignar-se ou ficar ofendido porque num fórum de automóveis alguém escreve que os carros a GPL são maioritariamente sucatas.
Para ti não faz sentido que as pessoas não achem piada a que se fale do que não se sabe?!:eek:

Bem, sendo uma delas, já não devia ser surpreendente,:rolleyes:

2 carros convertidos, o 1º fez mais de 200.000 kms a GPL e o 2º mais de 100.000 kms. Ambos continuam a rolar.

Estou arrependido? É óbvio que não.

acho que depois de 7 paginas é a altura de fazer a pergunta certa

realmente alguem ja se arrependeu de ter o carro a gpl????

é que vamos em 7 paginas mas só ai 1 ou 2 ou 3 users é que responderam, de resto foi falar em sucatas, com sucateiros a mistura e tudo

Arrependido? Foi a melhor coisa feita até hoje e mais virão [;)]
Rantamplan, adiciona uma sondagem ao tópico que deve ajudar. Mas só para ser respondida por quem tem ou teve carros a GPL, quem nunca teve não vale!

Última edição:
Agora se há grandes bombas a GPL sem dístico.... Será que os donos têm vergonha?

Eu não desejo nem me regozijava de ver os donos dos seus novíssimos 535D, 320CDI, A6 TDI e por aí fora com um letreiro de cor berrante na traseira a dizer "viatura a gasóleo" e fossem proibidos de estacionar em parques subterrâneos.
Se isso fosse obrigatório e os carros a GPL não usassem qualquer identificação ias ver quantos diesel identificados apanhavas nas ruas. Era ver quantos não infringiam a lei, tal como acusas os assassinos dos carros a GPL que andam sem dístico. E ao contrário dos carros a GPL que são impossíveis de identificar face aos a gasolina, toda a gente conseguia ouvir e cheirar que andavam ali uns diesel sem dístico.

Não me revejo nesse tipo de desejo do azar ao vizinho mas vejo aqui muita gente que pensa assim e andam constantemente a gozar que não pode estacionar o carro ou anda com um letreiro. Infelizmente neste país corrupto as coisas são diferentes do resto da Europa e as pessoas pensam imediatamente que se o carro está "marcado" então é perigoso. A nossa legislação remonta aos tempos em que as conversões de GPL eram tão evoluídas como a instalação do fogão de cozinha, ou seja, é jurássica e totalmente ridícula. Algo como isto:

204081d1254840760t-there-such-thing-called-safety-india-gas.jpg

Desculpa mas as pessoas não têm a mínima vergonha de que saibam que o carro está a GPL (isto dito por alguns das grandes " bombas" que conheço. Têm sim vergonha de usarem um letreiro horrendo que já nem os carros comerciais usam hoje em dia. Coloca-te no lugar deles e diz-se se não tinha vergonha de usar um letreiro a dizer "carro a gasóleo" quando os carros a gasolina e a GPL não usavam nada. É o inverso da questão, todos sabemos que adoras as leis em vigor e é mais uma forma de justificares o teu gosto pelo gasóleo. Senão não andavas sempre nestes tópicos a lembrar o que toda a gente já sabe.

Última edição:
Voltar
Superior