O balofo em numeros... (Peso do 159 vs. concorrencia)

Melhor em quê?
Conforto? Consumos? Luxo?
Pois são.
Mas tudo o que dissem em cima são coisas supérfluas para mim.
AQuilo a quem dou mais valor é ao prazer, à "pica" que os carros de outrora dão.

Isso tudo e comportamento, agradabilidade de condução, segurança, etc, etc. Tou-me a ***** para a pica quando ando a maior parte do tempo no trânsito ou então em viagens na AE a velocidade cruzeiro.

Por curiosidade, qual é o peso do Alfa Spider?

É q dá me a ideia que sem aquele "cu" do brera o spider deve tar mais levezinho apesar dos reforços do chassis.

cheers[;)]

Podes fazer exactamente o mesmo com os de "ejaculação precoce", basta mudar de mudança, citando-te: "Há sempre uma mudança certa para a situação certa", a faixa utilizavel de rotações com força é a mesma num e noutro.

Cumps

Isso não é bem assim...

Em condução desportiva a capacidade de fazer rotações conta muito para o prazer de condução. Também por isso os gasolinas superam em grande margem os fumarolas neste tipo de condução.

A reagir tão bem como o JTDm lá em cima só conheço o 20d 163 cv da BMW (talvez este reaja ainda melhor).

É a minha opinião.

Isso não é bem assim...

Em condução desportiva a capacidade de fazer rotações conta muito para o prazer de condução. Também por isso os gasolinas superam em grande margem os fumarolas neste tipo de condução.

A reagir tão bem como o JTDm lá em cima só conheço o 20d 163 cv da BMW (talvez este reaja ainda melhor).

É a minha opinião.

E é perfeitamente respeitavel e alias, até concordo em quase tudo ;).

Só critiquei o facto de falarem sempre mal dos tdi e não sei bem porque! Há uns tempos 1ou 2 anos, os tdi eram amorfos abaixo das 2000 e depois explodiam e não sei quê. Depois surgiram outras propostas como o 1.9 jtdm que ainda eram piores nisso e agora já não faz mal e além disso, ainda falam mal do 2.0tdi 140cv quando o motor é dos melhores desta gama. Os problemas iniciais estão resolvidos.

Pela experiencia que tenho nestes motores, o 2.0 tdi 170cv é mais "irmão" do 1.9 JTDm 150cv que do 2.0tdi140cv!!

Já experimentei estes 3 motores e o 2.0tdi 140cv é mais linear e suave que qualquer um dos outros dois seja o "irmão" de 170 ou o 1.9jtdm, além de que é muito mais poupado. Se agora podesse trocar de carro para outro leon, seria um FR mas só de aspecto e suspenções pois o motor prefiro o 2.0 de 140.

Não andamos sempre em altas, isso equivale a 10% (se tanto!!!) da nossa condução diaria e o de 140 nunca desilude nessa faixa (desde que não se passe das 4200-4400rpm) e é muitooooo mais agradavel na faixa normal de utilização na estrada (1500-2500).

Já o de 170 é muito parecido com o 1.9jtdm, amorfo (inexistente) em baixas para mandar um coiçe por volta das 2000!!!

Isto numa condução normal não é agradavel.

São todos bons motores têm todos os seus pontos fortes e fracos pelo que me parece um pouco descabido deitar abaixo um ou outro sem razões validas.

P.S. por muito bem que um motor reaja "lá em cima", não se esqueçam que é um diesel, que tem red-line e que ele não dura muito com esse tipo de condução. Pra lá do red-line não me interessa minimamente, nessa altura passa-se de mudança...

Cumps

o meu carro actual, para ficar a par desses, precisa de levar 4 pessoas "medias" a bordo!

nao admira que, apesar de ter 115cv, se despaxe minimamente bem com 1a ou 2 pessoas (que e o normal), bem melhor que os de cilindrada equivalente actuais!
sao do mesmo segmento...

Isso não é bem assim...

É a minha opinião.
Esquceste-te do TDCI 155CV, melhor q esse 2...motorização, claro está...

Isso não é bem assim...

É a minha opinião.
Só quem já conduziu um JTD até ao limite é que sabe do que falas.
Pessoalmente nunca conheci um motor a gasóleo com tanto apetite por "altas".
Claro que não se compara a um motor a gasolina mas quem quiser uma aproximação, é por aqui...

159 1.9JTD = 1530
A4 2.0 TDI = 1450
320D = 1505
C 220 CDI = 1540
C5 2.0HDI = 1498
Accord 2.2 i-CTDi = 1477
X-Type 2.0D = 1502
IS 220d = 1585
Vectra = nd
407 2.0hdi = 1505
Laguna 2.0dci = 1420
Avensis Sedan 2.0 D-4D = 1500
Passat 2.0 TDI = 1457
S40 2.0D = 1460

Acho que muito pessoal não tem noção destes numeros...
Agurado comentarios.

Penso que o números não mentem. O Alfa 159 é de facto um carro pesado. Eu diria que é o mais pesado do seu segmento uma vez que apenas é superado pelo Mercedes e pelo Lexus. Mas estes dois têm motores com maior cilindrada (2.2 face a 1.9) o que, por si só, implica um maior peso da unidade motriz.

quando eu cejo que um clio dos novos 1.2 é mais pesado que um primera P10 2.0 , Penso que está tudo explicado!!!

a segurança e as mariquices têm todas um duplo preço.....o monetário e o peso!

O pior de tudo, parece-me, é tratar-se duma tendência que não mostra sinais de vir a mudar brevemente. Ou aparece algum construtor com ganas de mudar as coisas e marcar uma posição, esperando que os outros o sigam para manter a competitividade, ou os carros vão continuar a engordar.

Não esquecer que, para o mesmo motor, um carro mais pesado implica maiores consumos, outro motivo pelo qual interessa ao consumidor final começar a ter carros mais leves.

Penso que o números não mentem. O Alfa 159 é de facto um carro pesado. Eu diria que é o mais pesado do seu segmento uma vez que apenas é superado pelo Mercedes e pelo Lexus. Mas estes dois têm motores com maior cilindrada (2.2 face a 1.9) o que, por si só, implica um maior peso da unidade motriz.

nunca ninguem disse que o 159 é leve.
isto apenas vem esclarecer que o excesso de peso é uma tendência e não um problema deste ao daquele modelo/marca.

motor de menor cilindrada não implica por si só motor mais leve. de qualquer maneira, se virmos por aí, também podemos ver pelo lado que o 159 é maior que esses dois.

Última edição:
Já existem algumas tendências positivas.
O ´serie 5 actual é em média mais leve 70kg que o seu antecessor.
O Mx-5, apesar de maior, aumentou apenas 10kg, graças à optimização de vários componentes.
O novo Mazda 2, parece que emagreceu 100kg em relação ao que ainda está à venda, mas é uma info que necessita de confirmação.
O Jag XK, recorrendo ao aluminio é mais leve que o XK8.
O novo TT, também recorrendo ao aluminio, ficou mais leve.
O novo for2 manteve basicamente o mesmo peso, apesar de ser 20cm mais comprido.

São gotas num oceano, mas haja alguém que comece a dieta.

De qualquer maneira, mesmo não recorrendo a materiais exóticos, é possivel retirar com alguma facilidade 100kg a qualquer automóvel.

Poderia-se substituir as janelas laterais em vidro por elementos em policarbonato de alta resistência.

O advento dos "twin-discs", substituindo os convencionais travões de disco fontais, apesar de recorrerem ao aço, conseguem mais eficácia com menor peso.

O "downsizing" dos motores, também permite ganhar peso, ao recorrer a motores de menor dimensão.

A substituição de paineis da carroçaria em aço por outros em compositos plásticos ou bio-plástico, que além de permitir menor peso, permite maior resistência a toques urbanos. Basta ver os paineis frontais do Clio III ou o novo X5, em que um painel plástico substitui parte do parachoques e todo o guarda lamas dianteiro.

Estruturas em aço de alta resistência (boxster e 911, por exemplo), mas do tipo space-frame (multipla, bravo), permitindo não só menor peso, mas maior modularidade.

Uso de leds, que ocupam menos espaço e pesam consideravelmente menos que os conjuntos de halogéneo/xenon.

Soluções não faltam, só é preciso investigar...

nunca ninguem disse que o 159 é leve.
isto apenas vem esclarecer que o excesso de peso é uma tendência e não um problema deste ao daquele modelo/marca.

motor de menor cilindrada não implica por si só motor mais leve. de qualquer maneira, se virmos por aí, também podemos ver pelo lado que o 159 é maior que esses dois (penso eu).

Sim claro, é uma tendência. E se o maior peso fôr sinónimo de melhor qualidade de construção e melhores materiais, mais equipamento, melhor insonorização, etc. então até nem será própriamente mau. As performances e os consumos é que se ressentem (não há milagres).

Já em relação ao motor de menor cilindrada não implicar por si só menor peso, discordo contigo. Em condições técnicas idênticas (bloco e cabeça no mesmos materiais) o motor de menor cilindrada terá obrigação de ser sempre mais leve.

Sim claro, é uma tendência. E se o maior peso fôr sinónimo de melhor qualidade de construção e melhores materiais, mais equipamento, melhor insonorização, etc. então até nem será própriamente mau. As performances e os consumos é que se ressentem (não há milagres).

Já em relação ao motor de menor cilindrada não implicar por si só menor peso, discordo contigo. Em condições técnicas idênticas (bloco e cabeça no mesmos materiais) o motor de menor cilindrada terá obrigação de ser sempre mais leve.

claro, nessas condições, mas actualmente as marcas adoptam já diferentes soluções, de modo que não se pode assumir por si só que um motor de maior cilindrada será automáicamente mais pesado.

claro, nessas condições, mas actualmente as marcas adoptam já diferentes soluções, de modo que não se pode assumir por si só que um motor de maior cilindrada será automáicamente mais pesado.

Pois não. Não se deve assumir por si só que um motor de maior cilindrada seja automáticamente mais pesado (vê o caso do HONDA que é o motor diesel mais leve da sua classe, muito por culpa dos materiais empregues no seu processo de fabrico). Agora deve-se assumir que um carro com um motor de menor cilindrada tem obrigação de não ser mais pesado que a concorrência (isto, claro está, pressupondo que a qualidade de construção está ao mesmo nível).

Mas o ALFA é o que tem o motor com menor cilindrada! E aí já se pode tirar algumas conclusões. É que se tivesse um motor maior, o peso ainda seria superior. Aliás, para efeitos comparativos, podias dizer-me qual é o peso do ALFA 159 2.2 jtdm?

NOTA: Não entrem em guerras. Não estou a dizer que o motor HONDA é melhor que o do ALFA. Apenas referi que é o mais leve da sua classe.

Última edição:
as tendências são para os carros de topo de gama baixarem de peso ou manterem, aumentando as funcionalidades e eficácia através da utilização de materiais leves (e caros)!

os carros de gama média, começam cada vez mais a vir com extras que há 10 anos equipavam os carros de gama alta, e como nos primeiros os extras são mais importantes que o peso ou a eficácia..........vão ficando mais pesadinhos!

[:p]

Voltar
Superior