Isso não é bem assim...
Em condução desportiva a capacidade de fazer rotações conta muito para o prazer de condução. Também por isso os gasolinas superam em grande margem os fumarolas neste tipo de condução.
A reagir tão bem como o JTDm lá em cima só conheço o 20d 163 cv da BMW (talvez este reaja ainda melhor).
É a minha opinião.
E é perfeitamente respeitavel e alias, até concordo em quase tudo

.
Só critiquei o facto de falarem sempre mal dos tdi e não sei bem porque! Há uns tempos 1ou 2 anos, os tdi eram amorfos abaixo das 2000 e depois explodiam e não sei quê. Depois surgiram outras propostas como o 1.9 jtdm que ainda eram piores nisso e agora já não faz mal e além disso, ainda falam mal do 2.0tdi 140cv quando o motor é dos melhores desta gama. Os problemas iniciais estão resolvidos.
Pela experiencia que tenho nestes motores, o 2.0 tdi 170cv é mais "irmão" do 1.9 JTDm 150cv que do 2.0tdi140cv!!
Já experimentei estes 3 motores e o 2.0tdi 140cv é mais linear e suave que qualquer um dos outros dois seja o "irmão" de 170 ou o 1.9jtdm, além de que é muito mais poupado. Se agora podesse trocar de carro para outro leon, seria um FR mas só de aspecto e suspenções pois o motor prefiro o 2.0 de 140.
Não andamos sempre em altas, isso equivale a 10% (se tanto!!!) da nossa condução diaria e o de 140 nunca desilude nessa faixa (desde que não se passe das 4200-4400rpm) e é muitooooo mais agradavel na faixa normal de utilização na estrada (1500-2500).
Já o de 170 é muito parecido com o 1.9jtdm, amorfo (inexistente) em baixas para mandar um coiçe por volta das 2000!!!
Isto numa condução normal não é agradavel.
São todos bons motores têm todos os seus pontos fortes e fracos pelo que me parece um pouco descabido deitar abaixo um ou outro sem razões validas.
P.S. por muito bem que um motor reaja "lá em cima", não se esqueçam que é um diesel, que tem red-line e que ele não dura muito com esse tipo de condução. Pra lá do red-line não me interessa minimamente, nessa altura passa-se de mudança...
Cumps