O calor e as avarias

oscarcc

New member
Impressionante o número de avarias mecânicas hoje ao longo da A1 e da A2.
Constatei que todos os carros avariados tinham mais de 10 anos e eram quase todos franceses (Peugeot e Citroen).
O mais novo era curiosamente uma passat.

pessoal a ir para férias, carros com certa idade e apertar com eles com as temperaturas que estão para chegar ao destino mais rápido é natural que acabem na borda da estrada...

Hoje saí de casa pelas 6:30 e fiz 75 Km em nacional com o ponteiro da temperatura de refrigeração a rondar os 86 graus. Na volta pelas 17:30, o ponteiro não baixou dos 93 graus.

Sete graus de diferença, fruto da elevada temperatura exterior. Claro que foi em velocidade moderada, mas vi muitos a puxarem pelas mecânicas como num dia de temperatura normal. Mas estas temperaturas puxam muito mais pelo sistema de refrigeração,que se não estiver em boas condições acabará por falhar.

Ainda por cima a maioria dos carros modernos já nem vem com ponteiro da temperatura do liquido de refrigeração. Trazem apenas uma luz avisadora,que quando acende, já foste...

Topolino qual é a marca do teu carro?
Tenho ideia que os franceses têm um sistema de refrigeração mais frágil que os demais, por isso mesmo o maior número de incidências.
Já tive vários Vag e independentemente da temperatura exterior o ponteiro da temperatura não sai dos 90°.

Tenho ideia que os franceses têm um sistema de refrigeração mais frágil que os demais, por isso mesmo o maior número de incidências.
Já tive vários Vag e independentemente da temperatura exterior o ponteiro da temperatura não sai dos 90°.

Citroen

O último problema que tive num carro, foi indiretamente causado pelo calor.
Devido ao calor levava o AC no máximo. O consumo de electricidade era muito alto devido à ventoinha do arrefecimento e da ventilação. Acontece que o alternador estava a carregar pouco e não chegava para o consumo.
A bateria acabou por descarregar e a ventoínha de arrefecimento deixou de ligar. Enquanto foi na estrada a deslocação do ar arrefecia o radiador. Assim que parou no 1º semáforo acendeu logo a luz da temperatura.

Felizmente a despesa ficou só pela reparação de alternador. Podia ter sido muito pior.

Eu hoje na curta ida ao supermercado vi um Mercedes com o capô aberto (não sei o modelo) e vários carros a bufar (ventoinha no máximo).

Por acaso hoje vi vários carros a serem rebocados em poucas dezenas de kms. Nem tinha pensado nisso mas deve estar relacionado com o calor.

e quantos desses é que antes de fazerem uma viagem longa, foram ver os niveis? ou seguer levaram, nem digo liquido refrigeração, um garrafão de água para emergencias?

mais grave que carros com +10 anos é carros com 2 ou 3 anos... porque a meu ver se perdeu o hábito de ver pequenas coisas como niveis de "água" oleo, pressão de pneus... antes de uma viagem mais longa.

e com este calor abrasador (no entroncamento marcou 48º) sempre a fundo AC no máximo... é correr riscos, a meu ver, desnecessários...

Depende. O 2.0 HDI que surgiu já em 1998 tinha um sistema de refrigeração brutal. Sempre muito fresco, intercooler dos bons, etc.

Já o antigo 1.9 TD 90cv apesar de ser de guerra tinha um sistema de refrigeração algo picuinhas.

De resto e para alem do velhinho 1.4D 50 e 53cv nunca ouvi falar em sobreaquecimento PSA até porque desde inicios de 2000 todas as marcas começaram a trazer grelhas frontais muito abertas para os carros respirarem bem. Eu diria que juntas queimadas e afins foi coisa que a industria automovel deixou enterrado nos anos 90.

É preciso ver é que muitas vezes os PSA e fiat's e afins com alguns anos, são por vezes com manutenção deixada para 2º plano e em situações mais exigentes é o que se sabe.

Se a malta nem os pneus troca com a devida regularidade , quanto mais com o liquido do radiador por ex..." está ao nível ? então siga "...nem importa o estado do liquido nem nada.

E muitos outros carros não avariam porque só andam nas voltinhas do dia a dia em sitios sem transito.

Num dia de muito transito e calor em lisboa é vê-los a encostar, independentemente da marca.

Hoje saí de casa pelas 6:30 e fiz 75 Km em nacional com o ponteiro da temperatura de refrigeração a rondar os 86 graus. Na volta pelas 17:30, o ponteiro não baixou dos 93 graus.

Sete graus de diferença, fruto da elevada temperatura exterior. Claro que foi em velocidade moderada, mas vi muitos a puxarem pelas mecânicas como num dia de temperatura normal. Mas estas temperaturas puxam muito mais pelo sistema de refrigeração,que se não estiver em boas condições acabará por falhar.

Ainda por cima a maioria dos carros modernos já nem vem com ponteiro da temperatura do liquido de refrigeração. Trazem apenas uma luz avisadora,que quando acende, já foste...

Eu quero acreditar que os que não trazem termómetro analógico do liquido do radiador, são minimamente inteligentes para avisar em luz, quando aquilo se aproxima de valores perigosos.

Os antigos é que quando acendia a luz sem ponteiro, era algo do " já foste ".

O meu antigo Xantia 1.9TD , tinha ponteiro da temperatura e ainda tinha luz amarela e depois luz vermelha, nada mau. E tambem tinha termómetro do óleo. O meu C5 a mesma coisa : radiador e óleo.

Não percebo esta pancada de as marcas esconderem tudo ou meterem em menus do CB. Acho que pressão do turbo, termómetro do óleo e do liquido do radiador devia ser tudo no painel principal e sem estar escondido. Assim como voltímetro como tinha o meu C5.

Desta forma ajuda a detectar previamente anomalias! Se calhar as marcas não estão é interessadas nisso.

Depende. O 2.0 HDI que surgiu já em 1998 tinha um sistema de refrigeração brutal. Sempre muito fresco, intercooler dos bons, etc.

Já o antigo 1.9 TD 90cv apesar de ser de guerra tinha um sistema de refrigeração algo picuinhas.

De resto e para alem do velhinho 1.4D 50 e 53cv nunca ouvi falar em sobreaquecimento PSA até porque desde inicios de 2000 todas as marcas começaram a trazer grelhas frontais muito abertas para os carros respirarem bem. Eu diria que juntas queimadas e afins foi coisa que a industria automovel deixou enterrado nos anos 90.

É preciso ver é que muitas vezes os PSA e fiat's e afins com alguns anos, são por vezes com manutenção deixada para 2º plano e em situações mais exigentes é o que se sabe.

Se a malta nem os pneus troca com a devida regularidade , quanto mais com o liquido do radiador por ex..." está ao nível ? então siga "...nem importa o estado do liquido nem nada.

E muitos outros carros não avariam porque só andam nas voltinhas do dia a dia em sitios sem transito.

Num dia de muito transito e calor em lisboa é vê-los a encostar, independentemente da marca.
Juntas queimadas e afins! Vou pelos afins. Esqueceste-te da barracada que foi com o C4 1.6 hdi 110 CV, que a propósito das grandes grelhas e bem abertas, tinha dificuldades de refrigeração no intercooler. Ficavam com 80 e tal cavalos em dias quentes.

No final dos anos 80, apanhei um calor brutal na Grécia. Ao ver a temperatura a subir no motor, a solução que usei, foi ligar o aquecimento no máximo para dissipar calor. A coisa resultou. O pior era o calor no habitáculo mas como não havia AC e os vidro iam abertos, lá se aguentou aquele acréscimo de temperatura.
A máquina era uma coisa destas:

mazda-818-sedan-front-side-concours-delegance-paleis-het-loo-2016-2-271169.jpg

Last edited:
Ainda esta semana entre o final do ic 20 é o aqueduto contei 8 carros na berma, o que é qualquer coisa de anormal.

Descura se muito a manutenção e as coisas acontecem

No final dos anos 80, apanhei um calor brutal na Grécia. Ao ver a temperatura a subir no motor, a solução que usei, foi ligar o aquecimento no máximo para dissipar calor. A coisa resultou. O pior era o calor no habitáculo mas como não havia AC e os vidro iam abertos, lá se aguentou aquele acréscimo de temperatura.
A máquina era uma coisa destas:

mazda-818-sedan-front-side-concours-delegance-paleis-het-loo-2016-2-271169.jpg
Quantas e quantas vezes se teve que recorrer a esse truque nos idos anos 80.
Valia tudo. E chegava-se a todo o lado.

Back