"O cantinho das motos"-

Sempre vais para a Zontes? Visualmente e até ao toque não há reparos possíveis pelo contrário parece um produto premium...mas não sei se estás disposto a dar esse salto ao vazio...

Primeiro quero ver se passo no exame. Depois esperar pela eicma para ver as características do salto no vazio e depois dormir sobre o assunto durante o Inverno[:D]

https://www.jn.pt/local/noticias/be...em-colisao-no-ip2-na-vidigueira-11471378.html

Este tipo de acidentes, arrepia-me sempre. É preciso ter cuidado.
Eu de moto tento ser ainda mais cuidadoso a conduzir do que que quando conduzo carros, mas numa situação destas não há cuidado que nos valha, vais descansado da tua vida e o condutos do carro pelos vistos lembrou-se de fazer inversão de marcha num IP! Que se pode fazer?! [s)]

Numa das últimas vezes que fui à concentração de Faro, liga-ma a minha mulher ais eu ia pelo caminho, para saber se estava tudo bem, pois já estava a passar nas notícias que havia motociclistas mortos em acidente a caminho de Faro, quando cheguei lá abaixo já soube pormenores da história e o acidente foi novamente põe estupidez dos automobilistas, estava uma zona em obras, com semáforos a fazer o comando para passagem para a estrada com apenas uma via, o pessoal das motos apanhou o semáforo vermelho e parou e veio um carro no outro sentido, perdeu o controlo e varreu-os a todos! Estavam parados, sem fazer mala a ninguém, sem culpa nenhuma e sem hipóteses...[s)] Eu tinha passado lá uns 30 minutos antes e também fiquei parado no mesmo semáforo, o pensamento foi logo: olha podia ter sido eu! :sh)

No caso desse acidente acho que até é indiferente ir de carro ou de mota, veja-se que o condutor do automóvel também faleceu e a mulher está em estado grave com lesões internas.
Que será daquelas crianças de 5 e 8 anos? [s)]

Ontem aconteceu-me uma situação caricata junto à saída das da a44 para as Devesas (em frente à Decathlon). Ia a sair do túnel de Gaia e vejo um carro completamente atravessado no meio da via rápida a uns 100/200m. 4 piscas, abrando para uns 20 km/h e o que era? Um cão que andava desorientado a correr no meio da via rápida :sh)
O que ainda não percebi foi o carro atravessado numa zona até algo perigosa, se foi despiste ou tentativa de apanhar/desviar do cão.

No caso desse acidente acho que até é indiferente ir de carro ou de mota, veja-se que o condutor do automóvel também faleceu e a mulher está em estado grave com lesões internas.
Que será daquelas crianças de 5 e 8 anos? [s)]

Ontem aconteceu-me uma situação caricata junto à saída das da a44 para as Devesas (em frente à Decathlon). Ia a sair do túnel de Gaia e vejo um carro completamente atravessado no meio da via rápida a uns 100/200m. 4 piscas, abrando para uns 20 km/h e o que era? Um cão que andava desorientado a correr no meio da via rápida :sh)
O que ainda não percebi foi o carro atravessado numa zona até algo perigosa, se foi despiste ou tentativa de apanhar/desviar do cão.

Curioso essa referência ao cão, eu quando tinha a RT andava na boa e com prazer até aos 140-150 km/h, se me começasse a aproximar dos 200km/h começava a pensar no que me iria acontecer se rebentasse um pneu, tivesse uma avaria de repente ou um animal se atravessasse à frente da moto e em vez de ter prazer a andar de moto começava a stressar um bocado mas a verdade é que mesmo se isso me acontecesse a 140km/h eu ia para a "sucata" na mesma mas a verdade é que nem pensava nisso...tive a minha RT sete anos e a verdade é que os dedos das mãos chegam e sobram para contar as vezes que andei a mais de 190 km/h e a moto chegava a essas velocidades com muita facilidade, apesar de não ser muito potente.

E tive uma vez uma situação em que ia com a minha mulher à pendura em AE a rolar a cerca de 130km/h e tive que me desviar de repente de uma pá que estava no meio da estrada! Se fosse a muito mais velocidade o mais provável é que não estaria cá para contar a história pois mesmo aquela velocidade passei perto da pá...depois disto ainda perdi mais a vontade de rolar rápido de moto, daí que para mim hoje em dia qualquer moto que ande na casa dos 140km/h sem dificuldades chega bem para mim. [;)]

Por acaso ontem ia de carro, hoje é que tirei a mota da garagem, e apanhei chuva.

Sobre o acidente, inversões de marcha e coisas do género, é bastante comum esse tipo de manobras repentinas não sinalizadas, se a malta de descuida já foi.
E no caso das motas ainda pior. No verão ia eu numa nacional a chegar a Amarante e de repente vem um carro no sentido contrário que vira no cruzamento mesmo à minha frente. Travagem de emergência, buzinadela e mandei o lá para um sítio pouco recomendado. Uns tempos antes outra idêntica, ainda nas primeiras semanas de mota, não fui fazer companhia ao porcos dentro de uma carrinha de um talho porque travei e desviei-me a tempo da carrinha.
Apartir daí, quando passo nesse sítio (entrada urbana para via rápida), vou quase sempre na faixa da esquerda por razões de segurança, é que a maior parte da malta não sabe controlar o momento de entrar nas se/via rápida/VCI, e como a via é curta, metem-se à frente e acabou. Se aos carros fazem isto, as motas simplesmente não existem.

Em princípio está decidido, vou meter um pneu atrás igual ao que tenho para não ter modelos diferentes atrás e à frente. Dunlop Trailmax.
Ainda pedi orçamento para Metzeler Tourance, que dava uma diferença de 15€ para baixo, mas para trocar os 2 são mais 80€.

Perguntei pelos Mitas E07, mas não tinham em stock nem aparece nos fornecedores.
Os restantes ficavam todos a preços idênticos ou mais caros que o Dunlop.

Ainda pergunto-me eu, porque é que a mulher não quer mais andar de moto. Já tive 2 amigos que faleceram, por inversões de marcha ilegais de carros.

Eu nunca faria uma inversão de marcha de carro, moto ou a pé, num local onde não se pode, não sei o que essa gente tem na cabeça, ainda para mais ia com crianças.

E faz quase 6 semanas, que não pego na moto, dasss, esperemos pelo bom tempo.

Ainda pergunto-me eu, porque é que a mulher não quer mais andar de moto. Já tive 2 amigos que faleceram, por inversões de marcha ilegais de carros.

Eu nunca faria uma inversão de marcha de carro, moto ou a pé, num local onde não se pode, não sei o que essa gente tem na cabeça, ainda para mais ia com crianças.

E faz quase 6 semanas, que não pego na moto, dasss, esperemos pelo bom tempo.

Às vezes não tens a sensação de pareceres o maluquinho que vai dar a volta ao bilhar grande só para não fazeres inversão de marcha ou marcha atrás num sítio que não podes?
Ainda hoje me aconteceu o mesmo, falhei o sítio onde queria/podia estacionar, e toca a ir dar a volta ao quarteirão, esperar em 2 ou 3 semáforos para voltar ao mesmo sítio [:D]

Por acaso não, cada vez mais na defensiva e mais ciente dos perigos, o que me faz perder um certo prazer na condução, é raro ir a conduzir descontraído, vou sempre tenso e tento seguir as normas de velocidade/estrada, nem sempre fui assim, acho que é com a idade, se tiver de percorrer mais 2/3 kms faço-o, mas nem sempre fui assim.

Por acaso não, cada vez mais na defensiva e mais ciente dos perigos, o que me faz perder um certo prazer na condução, é raro ir a conduzir descontraído, vou sempre tenso e tento seguir as normas de velocidade/estrada, nem sempre fui assim, acho que é com a idade, se tiver de percorrer mais 2/3 kms faço-o, mas nem sempre fui assim.

Eu por acaso só com a 125cc em Via Rápida ou AE é que me sentia tenso a andar de moto, pois sentia que se precisasse de sair de um aperto a moto não tinha potência para isso, com a Forza já vou sempre à vontade apesar de não ser muito potente, mas se precisar de ir até aos 130-140 km/h ela vai.
Se não conseguisse ir descontraído acontecia-me isso que dizes, perdia o prazer de ir andar de moto e para isso preferia não andar, até porque na verdade ao ter feito o investimento na Forza em termos puramente económicos, é dinheiro que nunca vou recuperar, foi numa de não meter tantos km "sem prazer" no MX-5 e o gostinho de andar em 2 rodas.

Tiger? GS? Naaa... É uma Vortex RX3S 400 [:D]

images

Eu de moto tento ser ainda mais cuidadoso a conduzir do que que quando conduzo carros, mas numa situação destas não há cuidado que nos valha, vais descansado da tua vida e o condutos do carro pelos vistos lembrou-se de fazer inversão de marcha num IP! Que se pode fazer?! [s)]

Numa das últimas vezes que fui à concentração de Faro, liga-ma a minha mulher ais eu ia pelo caminho, para saber se estava tudo bem, pois já estava a passar nas notícias que havia motociclistas mortos em acidente a caminho de Faro, quando cheguei lá abaixo já soube pormenores da história e o acidente foi novamente põe estupidez dos automobilistas, estava uma zona em obras, com semáforos a fazer o comando para passagem para a estrada com apenas uma via, o pessoal das motos apanhou o semáforo vermelho e parou e veio um carro no outro sentido, perdeu o controlo e varreu-os a todos! Estavam parados, sem fazer mala a ninguém, sem culpa nenhuma e sem hipóteses...[s)] Eu tinha passado lá uns 30 minutos antes e também fiquei parado no mesmo semáforo, o pensamento foi logo: olha podia ter sido eu! :sh)

Há pouco mais de 2 anos também houve um casal daqui da terriola que morreu num acidente no mínimo surreal, que envolveu 2 motas e 2 carrinhas.
Esse casal tinha ido a uma concentração qualquer para a zona do Montijo, se não estou em erro, juntamente com um empregado e a filha deste (que eram os ocupantes da outra mota). Na viagem de regresso, vinham eles descansados da vida quando num cruzamento uma carrinha que ia em sentido contrário ligou os piscas, encostou-se à linha e parou, à espera que as motas passassem para poder passar. Foi então que uma segunda carrinha mandou uma valente passa por trás da que estava parada, tendo esta dado um safanão e colhido as motas.
Resultado: O rapaz, que ia na mota da frente com a mulher dele, morreu logo ali. Quanto a ela, morreu ao chegar ao hospital. Já o empregado dele, que ia na outra mota com a filha, partiu uma perna, enquanto que a rapariga apenas ficou ferida.

Por acaso ontem ia de carro, hoje é que tirei a mota da garagem, e apanhei chuva.

Sobre o acidente, inversões de marcha e coisas do género, é bastante comum esse tipo de manobras repentinas não sinalizadas, se a malta de descuida já foi.
E no caso das motas ainda pior. No verão ia eu numa nacional a chegar a Amarante e de repente vem um carro no sentido contrário que vira no cruzamento mesmo à minha frente. Travagem de emergência, buzinadela e mandei o lá para um sítio pouco recomendado. Uns tempos antes outra idêntica, ainda nas primeiras semanas de mota, não fui fazer companhia ao porcos dentro de uma carrinha de um talho porque travei e desviei-me a tempo da carrinha.
Apartir daí, quando passo nesse sítio (entrada urbana para via rápida), vou quase sempre na faixa da esquerda por razões de segurança, é que a maior parte da malta não sabe controlar o momento de entrar nas se/via rápida/VCI, e como a via é curta, metem-se à frente e acabou. Se aos carros fazem isto, as motas simplesmente não existem.

Tal como aquela rotunda de 2 saídas de que falei há pouco tempo. Mesmo em horas de ponta há muita malta que vem do Carregado que tem a mania de fazer a rotunda por dentro para sair na 1ª saída que é em frente (do lado direito tem é um anexo, o que não conta como saída) e depois toca a fazer um "chega para lá". De mota já levei 2 "chegas para lá", fora as que já levei de carro.

É isso, e as ultrapassagens dentro da mesma via.
Há muita malta que ao ultrapassar uma mota dentro da mesma via, se de repente precisar de se desviar de um carro que venha no sentido contrário não hesita em atirar-se para cima da mota. Por isso é que quando vou com um grupo para os passeios, nós vamos sempre aos pares nas estradas nacionais, para a "coluna" ser mais curta e principalmente para fazer os carros irem completamente para a via contrária para nos ultrapassar. É igualmente por isso que sempre que ando na motorizada vou sempre no meio da minha via. As ultrapassagens são para serem feitas na via contrária, ponto final. Aliás, para se ultrapassar uma viatura de 2 rodas tem de se dar no mínimo 1,5 metros de distância lateral.

Mas o engraçado disto tudo é que o nosso código permite a ultrapassagem dentro da mesma via de automóveis a veículos de 2 rodas, mesmo perante uma linha contínua desde que não pise a mesma. Já o contrário (haja o motociclista que diga que nunca faz isto) não é permitido, apesar de ser muito mais fácil um carro atirar-se para cima de uma mota do que o inverso. No entanto, onde estão os 1,5 metros de distância quando um carro ultrapassa uma mota na mesma via sem pisar a linha divisória? Há coisas dos diabos, não há?...

Eu também já me deixei de isso de andar o mais à direita possível da faixa de rodagem quando ando nas IP ou AE. Um gajo leva cada razia que nem é bom pensar e depois não temos muito mais espaço para desviar se o carro que nos está a ultrapassar se mandar para cima de nós, pois as bermas costumam estar bastante sujas e depois é fácil de perder o controlo da moto quando se vai a mais de 100km/h.
Assim vou a meio da faixa de rodagem e se mesmo assim o carro decidir fazer-me uma razia, ainda tenho um espaço bom à minha direita para me meter.

Back