"O cantinho das motos"-

Ando a fugir de fazer um teste nessa coisa. [:D]

A minha opção seria sempre a R manual...

Deve estar para sair também uma nova DesertX com o novo motor sem ser desmo que é outra que quero evitar testar...

Será que no futuro ainda vai haver duas R aqui no tasco? 😬

Relativamente à Ducati, testei no ano passado uma Multistrada V2 com o novo motor e não me encantou, não levaria o meu dinheiro...
Mas também nunca conduzi uma DESMO para poder comparar.

Last edited:
Nunca conduzi uma pelo que não me posso manifestar, mas o novo motor é um grande avanço face ao anterior! Com menos cilindrada tem melhor resposta e é mais leve, só falta ser fiável, mas isso o tempo o dirá!

PS: a minha experiência resume-se à nova Multistrada V2S! Adorei a moto...

Esteticamente, um retrocesso 🤷
A anterior tinha pormenores únicos de design, a somar aos mecânicos e quadro em treliça.

Essa até pode ser mais eficaz...mas não será por aí que se vai vender mais (acho eu!).

Não consigo ter opinião sobre a estética, assim de repente a antiga parece-me mais bonita, mais trail, esta parece mais enduro, talvez vendo ao vivo goste mais.

O abandono do quadro em terliça e do comando de válvulas desmo, é uma pena, mas entendo que as novas soluções são melhores.

Também me desagrada a suspensão traseira que até pode funcionar melhor, mas prefiro uma ancoragem direta na escora do que meia duzia ligações e rolamentos a apanhar poeira, lama e calhaus logo ali à frente da roda traseira.

O que me parece bastante bom é o acesso ao filtro de ar. Na antiga tinha que se desmontar o depósito... Pessoalmente, valorizo mais esta "feature".

Mais uma revisão feita na hd. Está quase a fazer 10 anos.

Quase com 20k kms, foram vistas as velas e pastilhas travagem (tudo em bom estado). Levou óleo motor e respectivo filtro, lavagem do filtro de ar e óleo dos travões. Neste último capítulo, e segundo a oficina, têm lá aparecido algumas motos com as membranas da bomba do abs presas. Negligenciar o óleo dos travões não ajuda, mas segundo eles é o facto de raramente se usar o abs, leva a que as membranas colem, ou lá como disseram...

Na prática com o computador ligado, força a bomba do abs a trabalhar. Se pensar na matéria, não me lembro de ter acionado o abs na roda da frente e mesmo na traseira, creio ser muito raro.

Pronta para mais um ano.

Cump.

já tenho a minha "menina" 534.74 euros

perguntei se era normal avariarem assim os 3 sensores de velocidade da DCT

até perguntei se fosse algum problema electrico, não deu resposta, coisas que acontecem disse ele

ele só disse que eram 3 sensores de velocidade iguais , 2 deles davam sempre erro, e o outro lá ia funcionando de vez enquanto

quando não tenho a minha motinha é um transtorno enorme, andar em transportes públicos..etc...dass....

quanto a preferir caixas automaticas seja em motas ou em carros, não sei mas acho que é um efeito da idade, cada vez mais detesto conduzir carros....meter mudanças, alterar mudanças, andar sempre ali com o braço.....

agora não desejo outra coisa, nos carros tenho CVT : têm um defeito que pode desagradar a muitos, são muito ruidosas

na mota o sistema DCT é bom, talvez a minha com a idade não seja tão perfeita, 54.000km, do ano 2016/2017

( e lembrem-se companheiros com DCT....desengatar a mota, colocar no neutro, antes de colocar no descanso lateral )

mas sinto-me contente de a ter de volta, espero que não se estrague por bons tempos

boas curvas

Olá.

Pois esse parafuso é manhoso. Ainda fiquei 2 vezes quase entalado com essa avaria, mas depois de uma leitura na internet percebi a manha da burra e nunca mais me entalou. A minha era a 700 de 2012. Uma das vezes foi no stand quando ía para a propôr à troca. A burra não queria mudar de dono e pregou-me essa partida....

Bastava desligar a mota e andar uns metros para a frente ou para trás e também havia um truque com o pôr a trabalhar pressionando o manipulo do travão.

Tenho novamente DCT e caneco, também sou dos que me rendi aos automaticos, quer na mota quer no carro.

O parafuso parece que é barato, o problema é o trabalho que aquilo dá para substituir. Essa dos sensores já é a 1a vez que ouvi/li acontecer.

As CVT têm o defeito, ou tinham, não sei se mantêm, do desgaste da correia metálica. Com o tempo davam chatice.

Olá.

Pois esse parafuso é manhoso. Ainda fiquei 2 vezes quase entalado com essa avaria, mas depois de uma leitura na internet percebi a manha da burra e nunca mais me entalou. A minha era a 700 de 2012. Uma das vezes foi no stand quando ía para a propôr à troca. A burra não queria mudar de dono e pregou-me essa partida....

Bastava desligar a mota e andar uns metros para a frente ou para trás e também havia um truque com o pôr a trabalhar pressionando o manipulo do travão.

Tenho novamente DCT e caneco, também sou dos que me rendi aos automaticos, quer na mota quer no carro.

O parafuso parece que é barato, o problema é o trabalho que aquilo dá para substituir. Essa dos sensores já é a 1a vez que ouvi/li acontecer.

As CVT têm o defeito, ou tinham, não sei se mantêm, do desgaste da correia metálica. Com o tempo davam chatice.

A DCT num motor de 4 cilindros deveria ser uma suavidade enorme, porque a caixa é muito rápida. Será que a CB1000GT será contemplada com uma DCT ou e-clutch?

A DCT num motor de 4 cilindros deveria ser uma suavidade enorme, porque a caixa é muito rápida. Será que a CB1000GT será contemplada com uma DCT ou e-clutch?

Só para lembrar que a Honda tem o cvt montado no boxer de 6 cilindros da Gold Wing. [:D]

Houvir aquela mota a trabalhar é uma coisa extraordinária pela suavidade que inspira.

...

Existem agora as E-CVT, que é um sistema planetário acopolado a 2 motores elétricos. Não tem correia.

Só para lembrar que a Honda tem o cvt montado no boxer de 6 cilindros da Gold Wing. [:D]

Houvir aquela mota a trabalhar é uma coisa extraordinária pela suavidade que inspira.

Que eu saiba a Goldwin em comercialização tem uma dct de 7 velocidades.

Que eu saiba a Goldwin em comercialização tem uma dct de 7 velocidades.

Pois tem, eu é que pensei uma coisa e escrevi outra porque estava a pensar na outra resposta. Isto é a PDI dá um desconto. [:D]

Para não abrir outra resposta, sim o E-CVT que eu saiba também só existe nos carros era o que eu queria dizer, mas parece-me brilhante como aquilo elimina a correia.

Nunca conduzi uma pelo que não me posso manifestar, mas o novo motor é um grande avanço face ao anterior! Com menos cilindrada tem melhor resposta e é mais leve, só falta ser fiável, mas isso o tempo o dirá!

PS: a minha experiência resume-se à nova Multistrada V2S! Adorei a moto...

Fiz um curto test Ride numa V2S e não gostei de muitas coisas. Já não me lembro se na altura escrevi aqui a minha opinião, mas não me convenceu, não era mota que levasse o meu dinheiro...

As únicas coisas que gostei foram o conforto e ergonomia do assento e a facilidade de condução.

De resto: materiais, tinha bastantes ruídos parasitas na frente, chocante numa mota nova desse valor, apesar de ser d eteste. materiais não me pareceram do melhor que se faz.
Suspensão: era uma V2S, portanto eletrónica e não mexi nos ajustes, mas achei-a um bocado mole em percursos normais e depois dura a passar nas lombas e buracos, basicamente o contrário do que deveria ser.

Motor, estava à espera de algo com mais força em baixas e idealizava também: mais "áspero". Mas pelo contrário, achei-o um bocado suave demais, fácil de levar em qualquer rotação. Fez-me muito lembrar a Transalp 750 em alguns aspectos.
Foi a primeira Ducati que conduzi, fiquei desiludido, confesso. Talvez a coisa mude quando experimentar uma das "velhas" 😂

Não é moto que me leve o dinheiro...
A nova Desert X deve seguir pelo mesmo caminho.

Olá pessoal, tudo bem?
Venho aqui para me aconselhar convosco.

Em Fevereiro comprei um capacete LS2 FF811 Vector II (209,90€) em promoção. Face ao que eu tinha passei para um capacete em tudo muito, muito melhor.
Só que por incúria/ignorância, não fiz o registo no site da LS2. Diz que é preciso fazer o registo até 15 dias após a compra para ter acesso à garantia de 5 anos.

E está-me a acontecer o que por vezes acontece em vários capacetes independentemente da marca pelo que andei a ler: quando chove, passa-me um pouco de água entre a borracha e a viseira. Ontem até foi pior porque a água entrou entre o Pinlock e a viseira. Tive de desmontar tudo.
A borracha está macia. Fiz aquele teste de meter uma folha de papel e fechar a viseira e a folha realmente nem passa com a viseira fechada. Ainda assim aquilo não tem afinação. Até por curiosidade fui ver e a borracha vende-se à parte também.

Como proceder? Vou lá à loja, ainda que não tenha feito o registo no site da marca?
Sinceramente acho que vão-se estar a borrifar. Não chove torrencialmente, nem nada disso, mas é chato. o meu anterior capacete de 90€ não me deixava entrar a água.

De resto estou muito contente com o capacete.

Olá pessoal, tudo bem?

Em Fevereiro comprei um capacete LS2 FF811 Vector II (209,90€) em promoção. Face ao que eu tinha passei para um capacete em tudo muito, muito melhor.
Só que por incúria/ignorância, não fiz o registo no site da LS2. Diz que é preciso fazer o registo até 15 dias após a compra para ter acesso à garantia de 5 anos.

E está-me a acontecer o que por vezes acontece em vários capacetes independentemente da marca pelo que andei a ler: quando chove, passa-me um pouco de água entre a borracha e a viseira. Ontem até foi pior porque a água entrou entre o Pinlock e a viseira. Tive de desmontar tudo.
A borracha está macia. Fiz aquele teste de meter uma folha de papel e fechar a viseira e a folha realmente nem passa com a viseira fechada. Ainda assim aquilo não tem afinação. Até por curiosidade fui ver e a borracha vende-se à parte também.

Como proceder? Vou lá à loja, ainda que não tenha feito o registo no site da marca?
Sinceramente acho que vão-se estar a borrifar. Não chove torrencialmente, nem nada disso, mas é chato. o meu anterior capacete de 90€ não me deixava entrar a água.

Onde foi que compraste? A garantia mínima de 3 anos tem de contemplar isso.

Olá pessoal, tudo bem?

1 - Água entre o pinlock e a viseira, não deve acontecer. os pins que fixam o pinlocksão excêntricos na parte que segura o próprio pinlock para serem rodados e o pinlock fica perfeitamente estanque e encostado à viseira.
Deixar secar bem o pinlock que aquilo é um celuloide qualquer ou coisa do género.

2 - Da mesma foram alguns capacetes têm normalmente um ajuste da fixação da viseira de forma que fique bem encostada à borracha e estanque. A menos que a borracha esteja danificada revê se não é um problema de afinação da fixação da viseira.

Onde foi que compraste? A garantia mínima de 3 anos tem de contemplar isso.

Comprei em Lisboa, na Iba Megastore. O mais certo é passar lá num fim de semana destes.

1 - Água entre o pinlock e a viseira, não deve acontecer. os pins que fixam o pinlock são excêntricos na parte que segura o próprio pinlock para serem rodados e o pinlock fica perfeitamente estanque e encostado à viseira.
Deixar secar bem o pinlock que aquilo é um celuloide qualquer ou coisa do género.

2 - Da mesma foram alguns capacetes têm normalmente um ajuste da fixação da viseira de forma que fique bem encostada à borracha e estanque. A menos que a borracha esteja danificada revê se não é um problema de afinação da fixação da viseira.

1 - O pinlock já vinha com o capacete, embora quem o tenha montado foi o rapaz lá na loja na altura da compra. Secalhar a qualidade também pode não ser grande coisa, digo eu!

2 - Estive a ver isso e não encontro nenhuma afinação. Entretanto já encontrei alguns relatos na net com o mesmo problema no mesmo modelo que o meu. A borracha não parece ter nenhum corte visível e está macia, não está seca/ressequida.

Muito obrigado a ambos!
Hei-de postar desenvolvimentos.

Passei por uma situação, no mínimo insólita, e que poderia ter-me causado um acidente. Troquei o pneu da frente há cerca de 2 anos, na ultima revisão, pedi para verificarem se era melhor trocar o pneu. Viram, disseram que os 5000kms se calhar não aguentava, mas ainda tinha para mais um bocado. Na passada quarta-feira, 2500kms depois da revisão, ao ver a dimensão do pneu, verifiquei que ele estava completamente gretado. Um pneu comprado há menos de 2 anos, do que vi, com ano de fabrico de semana 13 de 2021, e está um canho. Marquei já para hoje a troca do dito, e vou perguntar que raio se passou ali. como é que um pneu com 5 anos após o fabrico, está naquele estado. O pneu é um dunlop arrowmax qualquer coisa, e tirando isto, não tinha razões de queixa. Confesso que uma vez que eles eram relativamente recentes, e os anteriores não tinha tido este tipo de problemas, não estava a reparar no estado da borracha. A moto durante o verão apanha algum sol, é normal envelhecer assim tão rápido os pneus?

image.png

image.png

image.png​​​

essa marca e modelo é conhecida precisamente por esse defeito, se pesquisares um pouco vais encontrar muito relatos iguais ao teu, inclusive em 2024 e 2025, a dunlop teve vários recalls a alguns modelos de pneus por fissuras prematuras.
há casos de malta que conseguiu a substituição do pneu de forma gratuita, mas a resposta mais comum (para escaparem à troca) é que essas fissuras são meramente estéticas...

de resto, de forma geral, veririfcar sempre a pressão, tentar evitar que esteja parado na mesma posição muito tempo, se possivel evitar exposição excessiva ao sol, etc, são gestos que ajudam a preservar a qualidade da borracha

Back